maratonas versus meias maratonas

pepebapty

New Member
Já há uns tempos que andava para colocar este tema mas hoje tenho algum tempo ( o boss está de férias! ehehehe) e cá vai:

Tenho 36 anos, fui atleta federado ( atletismo ) entre os 12 e os 19 anos chegando a ser campeão distrital em 1986 em corta-mato. Andei de bicicleta desde os 9 anos até aos 18/19 anos. Depois veio a faculdade e abandonei o desporto. Foi uma estupidez mas foi mesmo assim. Há cerca de 2 anos voltei ao desporto, inicialmente caminhadas diárias, trekking na montanha, caminho de Santiago a pé... Até que há 1 ano e meio comprei uma btt. Como tenho uma vida profissional muito ocupada ando de btt aos sábados e domingos de manhã cerca de 40-50 Km cada dia. Por vezes faço um passeio nocturno, por estrada, mas com a btt no circuito de Vila Real.
Até à data fiz 1 maratona ( Bila Bikers 2006 - 30º lugar ) e 3 meias maratonas ( Aventura21 2006 - 91º lugar; Rota do Presunto 2006 - 10º lugar; Maratona de Coimbra - 11º Lugar e Aventura21 2007 - 7º Lugar ). Nesta última um companheiro de lide "gozou" um pouco com o meu 7º lugar pois disse que as meias maratonas eram para os "fracotes" e para quem não tinha t***** para andar 80 Km. A resposta foi um sorriso cinico da minha parte! Pois para afirmações idiotas as melhores respostas são o silêncio!

Agora uma coisa é certa: Eu participo e participarei sempre em meias maratonas e actualmente com objectivos de boas classificações, divertimento e não massacrar o corpo pois, com sinceridade, fazer 80 Kms em Btt a um ritmo rápido eu faço, o pior é que como não me sinto preparado para obter bons resultados, pois não treino com muita regularidade, acabo uma maratona de 80/90 Kms, provavelmente dentro dos 30/40 primeiros, e ando 2 semanas a queixar-me das costas e por ai fora...

Um exemplo: No caminho Francês de Santiago em Abril do ano passado andei 110 Km numa das etapas a um ritmo quase sempre elevado. No dia seguinte era a chegada fiz 35 Km também a um ritmo elevado para chegar a horas da missa do peregrino e, caros amigos, eu cheguei a Santiago todo roto e empenado! Nos dias seguintes doia-me o corpo todo e até uma contratura dorsal eu arranjei com a brincadeira! Resultado: Parei 3 semanas e decidi que só participo em 1/2 maratona e treino 40/50 Km mas a treinar bem e com objectivos claros.

A pergunta: Vejo pessoal a fazer 8 horas nas maratonas! Muitos cheios de dor, cãibras, desidratados... Isto é saudável? Para isso existem passeios onde se pára para apreciar a paisagem, comer uma sandezita, beber uma cervejola! As maratonas e as meias maratonas não têm cariz competitivo? Eu acho que têm!

Deixo aberta a discussão.

Boas pedaladas

Pedro
 

cesarazul

New Member
Boas,

Eu cá, partilho da tua opinião, também me passo quando um gajo houve "cenas" dessas, que as meias são para os fraquitos, mas depois fazemos uma maratona e ficamos à frente desses tais, que são uns gajos potentes que fazem maratonas e ficam cheios de dores e caimbras...
Eu gosto de andar de bike, dá-me prazer, não gosto de sobrer e como existe sempre o bixinho da competição, gosto de ficar também bem classificado!

Em relação ao treino, eu faço o seguinte, treino para maratonas e vou para as meias, assim chego ao fim bem das pernas e ainda com força para mais....

Uma verdade seja dita, tenho essa opinião mas ainda não tive oportunidade de o fazer, vou neste momento dedicar-me as 1/2, pois tenho vindo a fazer as maratonas.

Este ano foi:
Maratona de Ribeira de Frades 70Km - 109º (Dores mosculares e caimbras, foi o sesultado de ter feito 40k no dia anterior :oops: )
Maratona de Coimbra 70Km - 26º (Resolvi não abusar e manter um ritmo constante, fez-se bem)
Raid Angarna 51Km - 30º (Também se fez bem, mas eram 1900m de acomulado em 51km :shock: )

É assim, até 50/60 ou 70 se não for muito puxado ainda se faz bem, mais que isso, não!!!

A proxima vai ser a do Infobtt em Brenha, vou fazer os 35Km e vamos ver então como me safo nas 1/2.

Abraços
César Azul
 

350plus

New Member
Depende muito da perspectiva do participante não?

Primeiro, existe o caso daqueles que não tem real compreensão das suas capacidades e da dureza do percurso. Este é o pior caso, que pode fazer até com que essa pessoa não torne a entrar noutra maratona... Na minha opinião os principiantes devem ser sempre incitados a entrar em provas ligeiramente abaixo das suas capacidades! Só assim se fomenta um gosto por ir mais cada vez mais rápido. Sofrer para aprender só se justifica em alta competição

Depois tens o caso daqueles que são competitivos por natureza! Só pensam na meta e concentram as forças todas em chegar lá. Existe quem compete com outros e quem compete consigo mesmo. Não mudam de ideias e são só felizes assim. Eu sei isto porque sou um deles! :D

Finalmente tens o pessoal que mais se diverte com o btt, que são aqueles que levam o passeio pelo passeio. Tiram fotos, conversam etc. Para esses as tais 8 horas que falas nem são assim tao más! Ao fim ao cabo sao 8 horas de passeio! E com calma tudo se faz... Espero um dia conseguir passar para este grupo :mrgreen:

É assim que vejo o panorama das maratonas, diferentes tipo de pessoas tem velocidades e objectivos diferentes....
 

jcpingas

New Member
Olá caros colegas BTTistas,

Partilho inteiramente as vossas opiniões e tambem sou um adepto incondicional da 1/2, e este ano mesmos sendo federado, os passeio/maratonas em que vou participar situam-se todos na casa dos 40/50 km.
Ainda este fds, participei nas ABAS DA GEADA (Stª. Catarina - Tavira), e no início ainda ponderei fazer os 60km. mas após fazer os 1ºs. 23 km decidi e bem optar pelos 25 km. e ainda bem, para minha surpresa :D, cheguei em 1º, depois ainda tomei um banho quentinho, almocei e bem, pronto para regressar a casa, quando os colegas que optaram pelos 60 km. ainda pedalavam.
Coloquem na vossa agenda para 2008, ABAS DA GEADA, organização e precursso 5*****.

Boas pedaladas a todos.
J.Pingas
CC Loulé
 

JCSC

Member
Epa nos tambem vamos à Meia do Sobral de MA no proximo fim de semana, para chegarmos a tempo do porco no espeto.

Para fazermos a maratona tinhamos de esperar primeiro pelo almoço e depois ir para a prova. É que a malta vai pelo convivio e ja ficamos satisfeitos com os 30 kms.
 

vacalouca

Member
JCSC said:
Epa nos tambem vamos à Meia do Sobral de MA no proximo fim de semana, para chegarmos a tempo do porco no espeto.

Para fazermos a maratona tinhamos de esperar primeiro pelo almoço e depois ir para a prova. É que a malta vai pelo convivio e ja ficamos satisfeitos com os 30 kms.

Ora nem mais :mrgreen:
 

helio69

New Member
Eu creio que isto vai mesmo do gosto de cada um...

Há pessoal que gosta mais da competição como me parece o papebepty e que têm noção das suas capacidades. Assim, escolhem as meias visto saberem que em distâncias maiores a sua performance vai ser inferior.

Outros há que gostam da competição mas são uns atletas sem grande queda para a coisa. Não têm noção do seu limite e capacidade, acabando por querer mais sem saberem como lá chegar. Normalmente não produz resultados nem saúde. Creio que fazer 80 km em ritmo elevado é algo que deve ser feito em consciência, pois se o nosso corpo não estiver preparado os resultados para a nossa saúde podem ser desastrosos...

Ainda há os que embora participem nas maratonas de 80 ou 100 km vão com um espirito mais desportivo, nas calmas, tentando apenas percorrer o trajecto sem grandes problemas, no seu ritmo e sem preocupações de maior com a tabela. Basicamente o seu adversário é ele próprio na medida em que tenta bater as suas próprias posíções e não passar à frente do gajo que vai em 1.º... Não me parece má politica.

E claro, existem ainda aquele grupo em que me insiro... Vai-se lá para o gozo. Os tempos são uma curiosidade e o que se quer é ver paisagem, rir um bocado, empenar um bocadinho o corpo... Laser...

Alguém vai dizer a um jogador de futsal que aquilo não é de homens... Ou a um corredor de 5km que as maratonas de 40 e tal é que são porreiras e de macho! :s

Pois meus caros, se assim for, então eu digo... Maratonas de 100 km para chegar em primeiro? Bah, o que é bom é o passeio ali da aldeia, com tinto antes, durante e depois de pedalar, em que a comida energética é constituida por sandes de torresmos!!!! Isso sim é de homem! :mrgreen:
 

rzoig

New Member
Boas Pessoal!

A minha opinião sobre as 1/2 e as maratonas completas assenta sob uma perspectiva não-competitiva. Assim, chegar à meta é um mero acaso pois o que conta realmente é o prazer do passeio. Gosto certamente de testar os meus limites e de me sentir em forma, logo, se a condição fisica for boa o resultado tb será razoável (ou bom! :mrgreen:).

Agora digam-me lá se apreciam verdadeiramente a natureza quando se atiram determinados a não parar num daqueles cai-de-costas ou ainda fazem o caminho sempre a forçar. Eu não sei como é com vocês, mas qd vou com companheiros mais rápidos fazer um qualquer trilho, no final não me lembro de metade!!

Portanto vocês agora já chegaram à conclusão: "Ah, este parceiro gosta de fazer as meias-maratonas e de chegar a tempo à mesa do almoço"... ERRADO!

Se o corpito aguentar, eu gosto mesmo é das maratonas! é mais tempo a andar de Bike, mais paisagem descoberta, mais trilhos para voltar a experimentar, enfim, mais tempo de divertimento!

Agora... não me venham falar em competição. Eu nem me dou ao trabalho de tentar saber em que lugar chego!

Boas Pedaladas Pessoal!
8)
 

fg

New Member
Como se vê.... há várias maneiras de encarar a questão e TODAS ELAS SÃO VÁLIDAS.
Cada um estabelece os seus objectivos, que tanto podem ser a nível competitivo como social ou pessoal. De curtição das paisagens, de encontro de amigos que não pedalam juntos há uns tempos, de picanço com os adversários do costume, de nada disto ou de tudo isto, em 30, 40, 60, 100km, tanto faz! É preciso é que cada um se sinta bem consigo mesmo e respeite as perspectivas diferentes.
Divirtam-se e pedalem bastante!
 

PedroSilva

New Member
sinceramente.. eu so participo nas maratonas (maratonas completas) porque geralmente a partir da divisao da meia maratona para a maratona é que o percurso começa a valer mesmo a pena.. mesmo a nivel paisagistico.. pelo menos.. na minha ainda fraca experiencia neste campo assim aconteceu!! inscrevi-me sempre na maratona (foram 5 ate agora...) e em todas as 5 so começou a valer mesmo a pena a partir do ponto em que á a divisao da maratona para a meia maratona... o caso mais folgante foi na figueira... meia maratona praticamente nao saiu da aldeira.. e so apos a divisao é que se pode disfrutar verdadeiramente do que haveria la para experimentar!!!! (nao tou a fazer uma critica má a esta maratona!! muito antes pelo contrario!! foi a que eu mais gostei ate hoje!!!!!)
 

miguelromao

New Member
Eu nunca fiz uma 1/2 maratona sempre fui para as maratonas mas sempre com um objectivo pelo GOZO demore o tempo que demore.
E todas elas tem um sabor diferente mas sempre especial por ter terminado, esta é a minha escolha e não sou nem mais nem menos daqueles que fazem as meias é uma questão de gosto e objectivos.
 

ZeTT

New Member
Eu normalmente opto pelas distancias médias entre 40 km e 60 km até porque o objectivo é chegar com o menor empeno possivel e a horas do almoço.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Eu partilho da opinião dos que acham que é sobretudo uma questão pessoal.

Como disse o FG existem N formas de encarar as coisas, e todas elas são válidas, e quanto a mim, só nos compete a nós julgarmos qual o significado que aquilo tem para nós, as bocas foleiras dos outros é para entrar a 100 e sair a 200.

Não temos que partilhar todos as mesmas motivações.

Eu faço as maratonas completas porque me dá gozo passar mais de 5horas seguidas a pedalar, porque vou para fora (cá dentro :lol:), e tento conhecer ao máximo as paisagens e os trilhos, a refeição, os tempos, e até mesmo os banhos são um bocado secundários para mim, eu curto mesmo é andar lá satisfeito, a tirar fotos, a pensar no que vou escrever posteriormente, a pensar na morte da bezerra, acompanhar um colega do pedal com andamento semelhante ao meu, puxar por ele, chegar ao fim, sei la, acho que se resume na palavra que o Miguel Romão empregou: gozo.

Como acho que este gozo é subjectivo e depende da personalidade de cada um de nós, compreendo e aceito qualquer definição de gozo que seja diferente da minha.
Já me mandaram bocas foleiras que se podem comparar a essa da "falta de tesão para fazer maratonas completas", tipo "Vai mas é treinar para não te andares a arrastar para fazer 100km", mas estou-me mesmo a marimbar para essas bocas, a minha perspectiva é aquela que escrevi acima, e como já estou "naturalizado" como Alentejano, há que fazer as coisas com calma e apreciá-las.

Se a tua natureza é competitiva, e achas que as meias maratonas te satisfazem por completo, e que as maratonas causam-te sofrimento desnecessário marimba-te no que os outros pensam ou dizem.

São perspectivas, e as perspectivas são como as .... cada um tem a sua :mrgreen:

Boas pedaladas.
 

jose

New Member
Viva

Nunca fiz uma maratona sempre optei pelas meias-maratonas, o que acho curioso é que quando me estou a aproximar do final desejo que o mesmo não apareça tão rápido.

Provávelmente por receio nunca me aventurei em grandes distâncias, este fim de semana vou fazer a ligação Minas S. Domingos - Castro Marim com um total de 98 km, estou com algum receio mas ao mesmo tempo desejando que chegue a hora.

Prefiro as maratonas, uma vez que podemos andar á nossa vontade, também defendo as contagens de tempo realizados.
Este ano no nosso III Raid BTT "Por terras de Mato" vamos ter contagens de tempo, e também vamos oferecer umas lembranças aos primeiros classificados.

Boas Pedaladas

BTTFERROBICO
 

RTC

Super Moderador
miguelromao said:
Eu nunca fiz uma 1/2 maratona sempre fui para as maratonas mas sempre com um objectivo pelo GOZO demore o tempo que demore.
E todas elas tem um sabor diferente mas sempre especial por ter terminado, esta é a minha escolha e não sou nem mais nem menos daqueles que fazem as meias é uma questão de gosto e objectivos.
Revejo-me nesta opinião :wink:
 

ICC

New Member
Meias, inteiras, passeios... seja o que for, ando pelo gosto de andar, pelo descobrir, pelas fotos (sim, levo sempre máquina fotográfica comigo e gosto de registar para depois recordar), pelo convívio, ... Classificação? Que é isso?
 

A.M.F

New Member
Eu só faço treinos para meias-maratonas,porque é totalmente impossível fazer treinos muito longos por causa do trabalho
 

Gualdinof

New Member
Boas

Na minha opinião participo pelo prazer e para conhecer novos trilhos, uma dessas formas é fazer o maior nº de km´s possível e conhecer o mais possível, obviamente se o objectivo fosse os lugares, tentaria e treinaria para ganhar, como tenho 33 e não tenho de modo nenhum perfil de atleta de alta competição deixo isso para que o é e dedico-me a fazer os 80 Km, as vezes mais e outras menos, com maior ou menor empeno.

Mas garantidamente que irei para para comer, conviver, e desfrutar o mais possível desses trilhos para os quais me propus a ir e que não conhecia.

Agora sofrer com caimbras etc.... realmente não sei se será um divertimento, mas eu o ano transacto levei 8 horas para fazer a maratona de Idanha-a-Nova, e não tive uma única caimbra e até fiz a ultima parede montado na burra.

Cumpts. GAF
 

simaooliveira

New Member
Viva!

Pessoalmente tanto faço meias maratonas como completas. Não ando atrás do resultado, vou pelo prazer de pedalar. Agora há alturas que nos sentimos melhor fisicamente e as maratonas completas não metem medo... noutras alturas o pessoal faz uns jantarinhos antes dos passeios e o melhor é fazer uma meia maratona.

Abraços e até breve
 
Top