Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

Racingdoc

New Member
Boa tarde a todos

Faço minhas as palavras do paulo_strike_ribeiro.....
Sem mais nem menos

Boas pedaladas (de preferência com lama, pó, pedra....subidas para tentar não fazer a pé....e descidas para tentar descer sem tirar o pé)
 

Rui Marçal

New Member
Que bem que falou o Paulo Ribeiro.

Que saudades do PNSAC, dos singles de Sintra, das subidas da Arrábida, dos trilhos do Sicó.

Quando penso nessas voltas, ainda hoje sorrio. Isso chama-se BTT e contato com a natureza. Estradões é só o meio de transporte para lá...
 

Jon Lord

New Member
Boas, vim aqui porque tenho que dar os parabéns ao BTT-TV pelo excelente video que ilustra fielmente o que foi a prova, concordo aqui com vários tipos de comentários sejam a favor ou contra, Santarém nunca foi uma boa prova de BTT, os trilhos são sempre muito limitados, toda a gente deveria saber isso porque todos anos têm sido assim, Santarém é um todo, quem vai desfrutar o dia em volta da bike e amigos sai sempre satisfeito porque as condições para que isso aconteça estão sempre reunidas.
 
L

lveloso

Guest
Como rescaldo posso dizer que me correu bem por ter andado entre os primeiros, apenas apanhei um congestionamento num single muito estreito no início e parei na zona de abastecimento completamente degradada em que quase não dava para arrancar de novo. De resto não houve complicações de maior gravidade.

Estou completamente de acordo com quem diz que tanto o primeiro como o último merecem o mesmo respeito daí achar inconcebível que não houvesse no MÍNIMO umas águas para quem ía mais atrás.

O percurso estava mau mas era impossível alterá-lo numa manhã (noite), não obstante, não foi esse o motivo do mau desempenho da organização.
Nesse campo é de realçar a logística muito escassa em certos pormenores que já foram falados (abastecimentos, banhos, lavagem de bikes, assistência técnica, estacionamento confuso, boxes, etc.)

De positivo posso realçar a entrega atempada dos dorsais da primeira fase e o almoço, se calhar porque não bebi café!! :) A cronometragem esteve excelente, pelo menos para quem está de consciência tranquila, claro!!

Acho que muita gente está a usar a sua convicção pessoal para cometer algumas injustiças. Uma pessoa que goste de singles à partida não vai gostar de uma prova dita Maratona (XCM). Já se sabia de antemão que com a quantidade de gente que ía participar teria de haver estradões e estradões, seria inevitável. Eu adoro singles, mas sinceramente já esperava algo deste género, logo não me posso queixar.

Isto nunca seria um percurso de BTT.
Seria um percurso ideal de ciclocross ou para as roda 29, mas jamais um percurso de BTT.

Aliás, um dos motivos porque a roda 29 vai fazendo o seu caminho é, precisamente, porque, hoje em dia, a grande maioria dos praticantes são pessoas que gostam- ou gostariam- de participar em provas de estrada.

Apreciam o cicloturismo de roda fina em alcatrão- o que lhe queiram chamar- e isso nota-se em muitos pormenores; como o apreciarem as rodas grandes, o enviarem lixo para o chão e preferirem os percursos direitos, largos e sem dificuldades.

Com todo o respeito pelo amigo Paulo Ribeiro, BTT é tudo isto e lá por este percurso ter ficado assim não quer dizer que não seja BTT. Lamento desiludir mas Ciclocross é BTT, assim como XCM, XCO, XCE, DH, Enduro...etc etc! Até pessoal em SS e tandém houve! E já agora 29 não é para quem gosta de estrada, é para quem se sente confortável numa 29. Eu tenho uma 26, mas já experimentei uma 29 e a mim assenta-me que nem uma luva mas também conheço quem não se tenha adaptado.
 

amestrong

New Member
Boas palavras as do Iveloso!
FiCaçador, os btts nao são iguais e têm montes de adversidades, aquele "obstaculo" da lama foi pontual aconteceu como acontece em qualquer maratona btt e são estas peripécias que nos fazem falar e contar histórias...
Uns dizem que isto era para ciclocrosse ou 29er, e isto não era btt... depois dizem que deveria ter lama!, drops, single tracks... se assim fosse numa prova desta dimensão seria bonita a confusão! eheheheh :) uns dizem que deveria ter subidas, outros dizem que tinha muitas subidas e que tinha mta altimetria!
Eu acho que á muita gente a opinar mas sem ideia formado sobre o assunto, ou então apenas gostam de estar para aqui a postar...
Eu já fiz Serpa160 mais k uma vez e o percurso nunca é igual, fiz maratonas que parecem downwill e outras com todo o tipo de terreno...
O Vitor Gamito anda "de 29er" lá no Brasil e anda com ela à mão e a cair quedas e não o vejo a criticar nem a reclamar cafés, etc como alguns para aqui vem contar!
O Vencedor desta maratona "Nuno Inacio" caiu e ficou bem magoado, mas chegou ao fim cheio de sangue e nao reclamou que o terreno tinha buracos nem lama...

Cumps,
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Vou discordar, o que aconteceu ali apenas nos 80 km com o barro gradado (e não lama, lama a mim não me incomoda) não acontece em mais nenhuma maratona.
E se acontecesse em qualquer outra maratona "pirata" como alguns chamam, essa maratona estava condenada nos anos seguintes.
Mas não acontece, porque essas maratonas são organizadas por associações sem fins lucrativos que têm um nome a defender e o interesse em mostrar o que há de melhor na sua região. Os únicos números que interessam a essas associações são o número de participantes sorridentes no final.
Se o responsável por este percurso fosse competente, saberia que aquela zona de barro gradado seria um risco, estaria atento ás previsões meteorológicas e teria arranjado uma alternativa ao barro gradado, o que segundo quem conhece bem a zona até era bastante fácil.

O que aconteceu ali nos 80 km não foi uma história para contar, foi uma notícia para contar.

Já agora, ciclocross não é BTT, ciclocross é ciclocross!
 

Rui Marçal

New Member
O Ficaçador tem toda a razão,

A parte gradada era facílimo de evitar. Até eu já sabia isso. Bastava única e simplesmente ter uma pessoa no estradão a mandar o pessoal ir em frente. Ao fim de 300m voltava-se a entrar no estradão. Mais, a malta dos 80km fez um estradão que tinha um barro do piorio. Toda a malta que por lá passou sabe o que é aquilo quando chove. Ora, se a organização se preocupasse ou se andasse de bike também saberia disso, e, se havia esse risco deveriam ter alternativa, pelo menos aqui.

Não há desculpas para o mau funcionamento das boxes.

Não há desculpas para a falta de comida e águas. Em conversa com um colega meu, que foi dos últimos a chegar, disse que não havia nada quando lá chegou...Se a água sobrar este ano, guarda-se para o ano que vem, não se estraga, isso é o mínimo.

Não há desculpas, para quem está ao longo do percurso não saber para que lado é Santarém e não saber quantos km faltam.

Não há desculpas, para quem precisou de assistência, ligou e não apareceu ninguém.

Não há desculpas para a falta de sinalização e de ter havido muitos enganos. Isto vi eu no centro de Santarém, com malta há toa sem saber para onde era o CNEMA, lol...

Com tanto estradão e alcatrão que há, não há desculpa para o percurso ser quase igual ao de há 3 anos.

Choveu é verdade e isso é mau e ninguém pode prever. Mas o que disse em cima não é culpa da chuva, é culpa da desorganização.

E, já agora, não há desculpa para não retirarem as fitas que deixaram espalhadas ao longo de mais de 100km. Sinceramente não sei se já as tiraram, mas se for a pouca vergonha dos outros anos, deveram por lá ficar.
 
L

lveloso

Guest
Sim ciclocrosse é ciclocrosse embora as parecenças sejam evidentes. No fundo é mais todo o terreno que o próprio BTT quase.

O percurso não era o ideal mas para mim o pior não foi por aí. Foi a isso que me referia, visto que não houve respeito pelos participantes em outros aspectos mais importantes para mim.

Não sou "parente" da organização mas também já vi supostas associações "sem fins lucrativos" cobrarem uns euros para depois não terem consideração pelos participantes ao ponto de arrumarem os insufláveis da meta antes de metade deles acabar e depois dar uns sacos com publicidade lá dentro.

Apenas em jeito de brincadeira, claro, a foto com a bicicleta na mão é irónica!
 

Diogo_fcr

New Member
Boa noite. Vou dar a minha opinião. Já há quase 5 anos que não fazia uma maratona de Btt. Voltei de novo e logo em Santarém. Já sabia que a lama podia marcar presença, pois marca presença em Santarém de ano para ano na maratona do festival bike. Antigamente pelo que leio ainda era pior quando a maratona se desenrrolava no lado de Almeirim. Os quilometros inciais não gostei de serem em alcatrão mas mais tarde aqui no forum percebi que foi para levar a maratona para o outro lado de Santarém e se desenrrolar no triangulo, Santarém-Rio Maior-Alcanena. Até á zona de Abastecimento correu tudo bem, excepto a lama e um pau que se meteu na cassate eme apanhou o cabo das mudanças. A sorte é que senti logo força ao pedalar e deu para parar e tirar o pau. São tudo coisas normais em Btt. Os que dizem que dava para aterar a maratrona não sabem da logistica que encarrega fazer isso de um dia para o outro. A única coisa que poderia ter sido feita eram algumas pequenas alterações de última hora e ao preparar a maratona sabendo que normalmente é uma maratona feita todos os anos praticamente em piso molhado, escolher caminhos que aguentassem melhor com a chuva.

Parei antes da subida que a Btt-tv falou, onde já vinhamos de uma descida cheia de lama, depois de um single curto que passava entre dois terrenos e depois tinha uma pequena subida até ir aum caminho plano á esquerda e depois virar á direita para inicio de subida. Ai parei e aindei uns metros e fui ter com um pessoal que estava a lavar as bikes. A água vinha de um cano b em largo de rega. Ajudamo-nos todos e lavamos ai muitos as biciletas. Ai entrei na subida onde a btt-tv disse que muita gente parou. Nessa subida e antes dela vi muita gente com drop-outs partidos.Até brincaram comigo porque trazia a bike muito limpa e a dizerem que tinha atalhado e eu simplesmente informei que lá em baixo podiam ter lavado as bikes. ;)

A zona de abstecimento poderia ter sido pensada para a estrada antes da mesma, para não ficar toda cheia de lama. Quando cheguei lá ainda havia tudo, óleo que coloquei na corrente e assim evitei gastar o meu que levava. Muita gente deve ter isso em mente em maratona, levar aquele pequenos recepientes do tipo das máquinas de custura comercializam e que a faher na feria até estava a vender. Eu comprei logo na sexta e utilizei no dia seguinte uns quilómetros mais á frente.

Ainda estive para virar para a meia maratona logo a seguir á zona de abastecimento e encurtar o caminho, mas como vinha para me superar virei para os 80km´s e gostei. Existiu para mim uma maratona depois da separação e antes da separação... Muito menos lama e trilhos muito mais bonitos! :) Tinhamos single tracks, descidas vertiginosas e subidas técnicas e apanhamos um single técnico , com uma entrada linda, por baixo do viaduto da auto estrada com uma ponte pedonal bem estreitinha, no final dese single,uma subida em single bonita e bem técnica. Adorei o percurso. Fomos a um marco geodesico, estavamos no ponto mais alto da zona e a vista era maravilhosa, depois andamos por terrenos agriculas com uma tonalidada de cores espectacular.

Na zona de abastecimento 2 encontramos o grande e jovem Ciclista Nuno Ferreira, do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. Um rapaz impecávél que veio a fechar o percuro comnosco. Obrigado Nuno! :) Eramos 4, eu, ele, Luis nascimento e o senhor Arcenio e viemos a andar e na conversa e foi expectacular vir com eles mesmo ficando nos últimos. Sinto-me heroi porque metade dos federados desistiram, e metado dos participantes da maratona na classe promoção (320 á partida), terminamos 155. Mesmo assim ainda houve um senhor que terminou mais tarde que nós e que o Ciclista Nuno Ferreira não veio a fechar o percurso com ele, porque alguém da organização o informou mal e por isso ele fechou o percurso comnosco. Queria agradeçer nos abastecimentos 2 e 3 ainda estar o staff á nossa espera que foram de uma simpatia tremenda dando-nos força e apoio. Também gostei muito de O Senhor José Maria Nicolau vir na parte final do percurso e até ao CNEMA sempre atrás de nós, caso houvesse algum problema, a fim de nos tranpostar caso quisessemos desistir.

Terminamos a maratona com 8h12m o que penso que conseguiria ter tirado 1h30m caso o percurso não me tivesse obrigado a parar tantas vezes. Os banhos estavam exelentes, pois para primeira vez, optei pelo felling e por já ter visto relatos de outras maratonas que os contentores eram uma tetra, por deixar o carro junto ás piscinas de santarém e assim apanhei água quente ás 18h. :)

Balanço final. Gostei do percuro, podiam ter sido mudados alguns sitios da maratona mas lama é lama e temos de estar preparados para isso, ou então não é btt. Para o ano Voltarei. Não gostei de saber que os últimos não tiveram água nem óleo para a corrente, mas penso que a organização terá em conta esse aspecto para o ano. Além diso pelo que soube hoje por malta habituada á competição, disseram-me que é capaz de ter falatado a água porque os federados se puseram a lavar a bike com as garrafas de água e depois não havia para os últimos.

Cumprimentos a todos e para o ano espero que nos encontremos todos de novo.
Obrigado ao User CREX por partilhar os facebooks onde vão apareçendo fotos da maratona. Aproveito para informar que a reportagem da maratona vai para o ar na rtp2, nos próximo f-d-s na rtp 2, dia 27, entre as 18h20 e as 18h42 no desporto 2.
 

golias

Member
...

Bem!, o que vai para aqui!! já são 18 páginas! :) não vou ler isto tudo, mas pelo que li, acho que está tudo dito.
fui pela 1ª vez e tenho muito receio deste eventos "mega"..., como sempre, falta sempre qualquer coisa.
em relação ao percurso, não dou culpas á organização, até porque acho que houve muito alcatrão!. A lama foi culpa da imensa chuva horas antes apenas.
Quem tem medo ou quer poupar material fique em casa, ou neste caso volte atras para ver a exposição que é bem boa, só participa quem quer.
Quem quer competir... nem devia comentar isto mas há uma federação e um calendário próprios para tal, ali deve haver acima de tudo respeito. Nem percebo aquela conversa do olha à direita, olha o centro... Passa por cima!!
Dou culpas à organização, embora não tenha sido comigo, pela falta de água e alimentos (inadmissível!!), falta de assistência a quem desiste, balneários horríveis, mau almoço (não optei!), enfim! não são coisas para eventos deste nível!
A ideia que tenho destes eventos, infelizmente, continua na mesma!, são empresas que querem fazer dinheiro á custa de quem quer passar um dia bom a fazer aquilo que mais gosta.
Eu posso dizer que, felizmente para mim, foi um dia muito bem passado por não ter tido mazelas físicas e materiais, de resto, fico com memórias para contar! :)

...
 

bdiniz

New Member
Sorteio

Diz o regulamento:

"25) Serão sorteados alguns artigos a definir, o sorteio será realizado através da retirada de senha ou bola pela organização antes partida."

Será que foi mais um bluf da organização ou houve sorteio e saiu tudo à casa?
 

fragas

New Member
Boas pessoal

Aqui fica o meu rescaldo após já ter participado em varias edições deste evento e já ter dado o benefício da dúvida á organização:

Partida: Antes da hora, muito embora a minha box estivesse correcta foi lamentável que não fosse igual para todos e existiram "casos especiais" á custa dos outros.

Percurso: Não se pode agradar a gregos e troianos nem tão pouco se podem alterar as condições climatéricas mas até eu já tinha visto que provavelmente iria chover (vi na net) sabia que o percurso iria ser pesado, lama já contava com ela, barro daquela forma é que não, mas uma organização com a rodagem desta deveria ter articulado um plano alternativo a certas partes do percurso, outra foi o número de kms/acumulado não ter sido o anunciado, fica o reparo.

Abastecimento: Fui dos primeiros e ainda havia de tudo barras gel fruta etc, contudo pelos vistos não chegou para todos, isto era fácil com a adopção de sacos individuais em papel contendo barras gel etc, distribuídos a cada participante, em Portalegre no ano passado foi assim e creio que resultou... Mais um reparo.

Controlo : Aqui grande falha, anunciar um controle chip todo xpto e depois não se verificar nenhum posto de controlo em TODA a meia-maratona é triste...mas mais triste é quem atalhando chega á meta todo contente e é classificado da mesma forma não consigo compreender a satisfação de quem obtém um pódio sabendo que não foi conquistado apenas e só pelo seu esforço, neste campo fiquei com a ideia que a organização revelou uma falta de interesse pelos participantes da meia maratona.

Banhos: Eu tomei com água quente mas já muitas foram as provas que tomei com água bem fresquinha...neste campo não posso fazer qualquer crítica.

Almoço: Este ano não justificou o preço, não estava mau mas pelo preço poderia estar bem melhor, do café então...péssimo.

Conclusão: Fiquei com a ideia que a importância dada aos participantes da meia-maratona foi tão simples e só de serem fonte de rendimento nada mais (posso estar enganado até que me convençam em contrario), este ano a organização foi francamente má e se já tinha dado o benefício da dúvida no passado, desta vez não o vou dar, para o ano não contam comigo. Se fosse outra organização amadora ainda poderiam ter desculpas mas não é o caso...

Abraço de igual forma a TODOS
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas a todos

@ fragas, aquele café era bem pior do que o que se bebe quando vamos de avião :) ao menos tinhamos uma boa paisagem naquele primeiro andar, a sr.ª de calça preta de cabedal justa ao corpo a ver quem vinha almoçar :)

Para 2014, vou pedir emprestada uma Fixie e safo-me bem melhor!!
 

Spaceboy

Member
bdiniz, uns largos minutos antes da partida, não sei precisar bem, lembro-me de ouvir nos spe​akers atribuição de brindes a uns números.

Se saíram à casa já não sei, mas pela qualidade dos artigos, não sei se foi necessário! :)
 

gandula

New Member
gun_hugo_dale , FOI BEM FIXE VER O JONI BRANDAO A LAVAR AS BIKES AO PESSOAL E MUITOS NEM FAZIAM A MINIMA DE "QUEM ERA AQUELE RAPAZ COM CAMISOLA DE CAMPEAO" :D

DE RESTO JA FOI TUDO DITO POR AQUI, ESTOU A DISPOSIÇAO PARA MOSTRAR MAIS UMAS COISAS DO PNSAC ;) PARA QUEM ESTIVER INTERESSADO

ATÉ UM DIA DESTES
 
J

JGFA

Guest
Boas a todos
Registei-me no forum com vontade de dizer muita coisa, mas nao me vou alongar, o que leio por aqui e so coisas negativas e ainda por cima de pessoas que nem fizeram a maratona, posso dizer que foi dura , muito dura, mas tb posso dizer que pra fazer maratonas nao podem ser esse tipo de pessoas que apenas so sabem criticar e na hora de pedalar ficam a dormir, maratonas sao para pessoas com espirito duro, deixem-se de sempre criticar e vao mas é andar de bike...
 
Top