Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

JRSB

Member
Já muito se falou aqui sobre as falhas da organização, eu sou estreante num evento desta dimensão, logo á partida acordei com um dos meus colegas que iríamos nas calmas para fazer a meia sem stress e revelou-se a melhor decisão...

Se não acho que se deva criticar o percurso dadas as limitações existentes pelo temporal e quantidade de inscritos, a assistência e abastecimentos deixaram muito a desejar... já nem falo na abelha que me picou no pescoço quando ia a subir para o abastecimento sólido?!?!? :D

Gostei de saber que havia barras e geles no abastecimento, ao menos que alguém tenha tido direito a eles, a mim ainda me calhou água e bananas... parece que mesmo assim sou sortudo!!

Graças a Deus não tive problemas mecânicos nem furos, nunca tinha visto tanta gente com o desviador traseiro pendurado... :(

Acabei a meia sem fazer batotas em 4h26 e com o sentido do dever cumprido, não atrapalhei muito os mais rápidos e também não fui atrapalhado quando consegui subir de bicicleta o que muitos subiam a pé, pelo contrário, as pessoas desviavam-se e incentivavam, eu fiz o mesmo quando chegou a minha vez, curiosamente a coisa mais desagradável que presenciei foi de um concorrente mais rápido com a mania que todos tinham que lhe sair da frente e a tratar mal as pessoas... obviamente que os mal educados não são só os que não saem da frente!!

Acho piada aos que criticam a lama e o percurso... não se conseguem meter 2000 bicicletas no buraco de uma agulha e a lama faz parte do BTT, eu não estava á espera de tanta lama, ainda disse muitas asneiras á pala disso, mas encarei como mais um obstáculo a ultrapassar... e ultrapassei!!

Mais uma palavra para os que atalharam pelo alcatrão, cruzaram a meta, foram classificados e ainda se gabam disso... PARABÉNS, SÃO UNS SENHORES!!

A organização é fraca, as falhas nos abastecimentos e no controlo de passagens não lembra a ninguém mas mesmo assim os duches eram quentes, as massagens foram razoáveis e o almoço comeu-se... se para o ano voltarei? talvez não...
 
Amigo Sucapa... A ideia é mesmo essa, e se recordar-se a Maratona de Ourém foi exactamente a mesma coisa. Arrancámos no sábado as 07h00 para colocar todas as setas de pó de pedra e estava um dia fantástico. a partir da hora de almoço, começou a chover e acho que só parou aí na 4ª... Que tempo existe para alterar o percurso por pior que esteja?? meio dia?? é que não são só fitas... são licenças, pontos coordenados com autoridades, ...

Não creio que seja sequer uma questão de cartões de visita (no nosso caso não foi, de todo. Os nossos "cartoes de visita" estariam bem mais a Oeste em teoria)... creio que simplesmente nem 2 ou 3 dias quase chegam para mudar um percurso, quanto mais umas horas...
 

Diogo112

Member
Só posso tecer um comentário, Ainda bem que não fui!

50km com 1000D+, não me parece muito, mas com o terreno como está descrito é sofrimento.

Na zona de Loures/Malveira, o terreno é muito barrento e voltas com mais de 1000D+, por estas bandas são peanuts, mas quando chove, valha-me a santa doi muito.

Não se zanguem, as taças do fim de semana devem é ser bebidas à mesa com os amigos.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Bom dia pessoal

Até me admira como é que o atleta em causa, não saiu com os da frente ?? :) é um "enorme" familiar da organização :)

é um belo truque, sair cá da frente, com aquele IMC e conseguir passar á frente a centenas deles logo na primeira subida eheh

A esta hora, estão os organizadores a terem enormes sonhos de terror que nem conseguem dormir, ou por outro lado, até dormem mais descansados por saber que nós ficámos todos "lixados" por não ter conseguido, na maioria, acabar uma Meia Maratona que até se fazia bem se não fossem as condições do percurso.
 
Last edited:
S

ssimoes

Guest
Bom dia, ainda bem que não fui ao evento em questão, como o tempo não está para engordar os gulosos preferi ir à prova de Idanha mas tive amigos que foram a esta e as opiniões não podiam ser as piores só me dizem que para o ano que vem não vão de certeza, só um opinião de bttista já velhote será que alguém desta organização alguma vez fez BTT??????? se calhar nem bike têm LOLLOLLOLLOLLOL. Há por ai muitas provas organizadas por clubes amadores mais baratas mas com uma organização 5 estrelas, para acabar sempre achei que esta prova é mesmo uma caça aos euros para o ano pensem bem antes de ir porque os euros estão cada vez mais caros
 

Rui Marçal

New Member
Hugo e Crex,

Essa foi muito bem vista em relação ao "familiar" do Srº Carlos Pereira. Muito mau mesmo...

Há uma situação muito engraçado com este tópico. Há muita malta que começou a escrever no fórum só devido a este evento de tão mau que foi, lol...
 

t@ndre

New Member
Agora percebo algumas opiniões do pessoal que fez a meia maratona apenas depois de ver o video....

o calvário de quem fez a maratona apenas começou após o abastecimento.... e não antes, essa até se fez bem.. o problema foi mesmo depois... onde nunca tinha visto tanta gente parada a indicar que ia desistir....
 

noody_here

New Member
BTT-TV tem o video disponível.

Outro pormenor sobre alguma malta aqui que se queixou de picadelas de abelha; terá a ver com aquela fila de colmeias que estava junto da estrada antes da Zona de Abastecimento?????:fpalm:
Aqui tb alguma coisa estava menos bem, ou as colmeias estavam mal posicionadas ou a malta do pedal não tinha nada que passar por ali a perturbar o trabalho dos pobres animais!!!!
 

amestrong

New Member

Caros amigos, aqui fica o meu rescaldo:

Verifico que muita gente não gostou devido ao terreno enlameado, muitos desistiram porque iriam estragar o material... ISTO É QUE É RIDÍCULO!
Se não queriam estragar material fossem fazer o passeio de cicloturismo (Lisboa - Santarém) que decorreu na mesma data!
Partida: 5 estrelas! confusão para muitos daqueles que teimam em chegar em cima da hora da partida... e são mts a pensar assim.
A bela subida a separar imediatamente o trigo do joio ;) Excelente!

Percurso:
Posso dizer que fiz os 80 ou mais... (não tenho conta kms nem gps) fiz 5h20 e fiz 4º no meu escalão (45 anos) :#1:
Realmente foi uma maratona mt durinha, sabia de antemão que devido ás condições atmosfericas na noite anterior que seria o cenário provável de encontrar.
A lama foi mesmo o unico obstaculo dispensável :p mas foi para todos! eu fiz aquilo tudo pelo trajecto principal (sem desvios á lama) com a bike às costas e ainda me dói o ombro :D é a vida!!! quem corre por gosto ... ;)
Ainda tive direito a uma queda brutal num single track, sorte cair na lama :hahaha:
Não seria preciso levar uma oficina atrás, mas a falta de experiência de muitos levou-os a entrarem nesta aventura sem levarem o material (obrigatório para bttistas) como por exemplo óleo! que neste caso foi imprescindível ...

O almoço:
Quem criticar um almoço destes, nunca foi a passeios btt ou então deve estar a brincar :( Aquilo não era um casamento!!
Quando cheguei ao salão (muito bom) houve alguma disciplina nas mesas (bom) já se encontrava mais de uma centena de pessoas a almoçar.
Com a espera necessária e compreensível, comi uma sopinha, repeti o arroz de pato, uma pernita de frango e ainda fiquei tentado a ir ao cação com puré que tinha um cheiro divinal! :p apenas não o fiz porque ja tinha marchado 2 de Bridão tinto (14º) :cheers: mt bom!! :exacto: não é só pedalar!!
Fico triste, qd para aqui vem malta criticar só pk o café não era bom :tungas: não à necessidade!! eu optei por ir beber um cafezinho com um amigo que fiz durante o almoço.

Por mim, (não é ser do contra) faço o rescaldo muito positivo!! Adorei
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Então o colega amestrong acha normal que numa maratona de BTT os participantes sejam obrigados a percorrer um total de quase 1km com a bike ás costas para ultrapassar terrenos de barro gradados, porque é igual para todos?

De todos os participantes dos 80 km, deve ser o único que avalia positivamente esta maratona.

Mas afinal isto era uma prova de BTT, ou de levantamento de pesos? Fico na dúvida.
Mas numa coisa tem razão, quem corre por gosto... não cansa.
Eu não fui lá por gosto porque já sabia que esta prova não tem trilhos nem paisagens para se a fazer por gosto, fui lá para aproveitar um bom momento de forma e me comparar com os atletas federados, e pela entrada na feira. Como o meu resultado já estava comprometido (confesso que a musculação não é o meu forte), desisti do percurso por opção.

Da lama não achei muita piada ao inicio mas depois até gostei, exige mais técnica tanto a subir como a descer, dos evitáveis terrenos de barro gradados é que dispenso. Já agora, tomei banho nas piscinas e foi impecável.

Quem achou isto uma boa maratona de BTT, com certeza nunca foi a Idanha-a-Nova, ou a Estremoz, ou a Tábua.
 
BTT, isto!?!?! No way josé

No final disto tudo, acabo a confirmar que, se não tivesse chovido e em consequência não viesse a malfadada lama, esta teria sido uma prova perfeita e um percurso maravilhoso de… BTT (!??!)

Eu lamento muito desiludir quem assim pensa mas não!
Isto nunca seria um percurso de BTT.
Seria um percurso ideal de ciclocross ou para as roda 29, mas jamais um percurso de BTT.

Aliás, um dos motivos porque a roda 29 vai fazendo o seu caminho é, precisamente, porque, hoje em dia, a grande maioria dos praticantes são pessoas que gostam- ou gostariam- de participar em provas de estrada.

Apreciam o cicloturismo de roda fina em alcatrão- o que lhe queiram chamar- e isso nota-se em muitos pormenores; como o apreciarem as rodas grandes, o enviarem lixo para o chão e preferirem os percursos direitos, largos e sem dificuldades.
Não me digam é que isto é BTT, porque não é!!!
Lama, pedra, estradões, single tracks, drops vertiginosos e subidas de fazer rebentar o pulmão, tudo isto é BTT. Lamento informar.
 

commendatore

New Member
Aliás até houve quem a classificasse com. Um 4.6 em 5 !! Sem lama devia dar um 7 em 5 possíveis. Concordo com alguns pontos q descreves. Btt é duas rodas e a natureza. O resto é conversa!
 
Top