Bom dia Pessoal:
Eu sou o anteriormente referido neste rescaldo como “Professor João”.
Ora bem antes de começar a responder ao que já aqui foi escrito, deixem que vos diga, que fiz parte da organização das duas edições do MaiorBTTcá. Inclusive pertenci à organização do primeiro BTT realizado em Maiorca, na altura, através da Junta de Freguesia.
Só agora estou a escrever um comentário neste fórum, porque me tem sido difícil arranjar um bocado sequer, para ler os diferentes comentários, quanto mais para escrever algo.
Também da leitura que fiz das primeiras páginas, não me pareceu pertinente a minha intervenção, estava a ser uma rescaldo de um evento normalíssimo. Criticas, umas mais fundamentadas do que outras, mas todas válidas e importantes, para quem quer aprender e tentar melhorar, em futuras edições.
Muito surpreendido fiquei ao verificar que algumas pessoas, em vez de comentarem a prova em si e o dia 13 de Junho de 2010, vêm comentar acontecimentos que tiveram lugar, durante a organização do evento e que dizem respeito apenas à estrutura organizativa.
Eu sei que se não me quero molhar, não posso andar à chuva. Mas como: 1.º gosto de organizar eventos, de preferência que tenham utilidade (e este sem dúvida contextualiza-se numa causa nobre), 2.º acho a modalidade de BTT espectacular, resolvi colaborar e dar a cara e o meu esforço para que esta edição do MaiorBTTcá fosse à semelhança da primeira, um sucesso.
Gostava então de fazer alguns esclarecimentos, em nome da verdade e do bom nome da Instituição que Organizou o MaiorBTTcá e também em nome do esforço depositado por todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com a organização.
Começando pelo mais importante – a bicicleta oferecida. Não me vou alongar muito, uma vez como já aqui foi referido, a informação está disponível no site oficial da delegação de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa, e está lá desde o dia do evento, ou na pior das hipóteses, foi lá colocada no dia seguinte, e não aquando de certos comentários…
Quanto a este assunto, gostava apenas de deixar uma pergunta no ar: Qual a intenção dos referidos comentários que aqui foram feitos? É a de ajudar a Cruz Vermelha? Pareceu-me que de construtivo não têm nada…
Gostava de sublinhar que a Organização do evento recebeu a colaboração de todas as pessoas de braços abertos, e está muito grata por todas as ofertas e donativos que foram feitos.
Contiuando….
Relativamente ao facto anteriormente referido de o percurso estar ou não definido com antecedência, gostava de dizer, que desde Janeiro/Fevereiro, que a organização andou no terreno à procura das melhores opções, dos melhores caminhos. Acho que fizemos mesmo trabalho a mais.
Se calhar por isso, cometemos o erro de colocar no site a informação de que o percurso teria 72 km, quando achámos que estaríamos próximo do percurso que iríamos utilizar. Importa referir que no site estava alertado para o facto de poder haver alterações aos percursos. Quando decidimos qual o percurso a usar actualizámos a informação no site.
Quanto às marcações, foram feitas quando a organização teve possibilidades. Já percebemos pelos comentários, que podiam estar melhores, no entanto todos sabemos que este é o aspecto mais subjectivo de um BTT, e que pode sempre ser melhorado. No entanto enquanto membro da organização aceito obviamente a critica de que poderíamos ter feito uma marcação melhor do percurso. Aliás a prova em como valorizamos a vossa opinião é a promessa de que no próximo ano vamos seguir o conselho de um participante, que escreveu no questionário de satisfação o seguinte: “Para a próxima coloquem cal no percurso, do fim para o inicio, porque se não conseguirem chegar ao fim, é no final que a cal é mais precisa….”. Muito obrigado por este comentário construtivo. Não vou deixar o nome porque não sei se a pessoa acha bem que o divulgue.
Relativamente aos abastecimentos, outro dos pontos aqui referidos, gostaria de esclarecer uma coisa. Na tal reunião em que o Sr. Girão esteve presente, foram discutidos os abastecimentos, o número e a distância a que estariam um dos outros. Toda a gente na reunião, concordou que o número e a distância dos abastecimentos estaria correcta, por isso muito me espanta que venha para aqui levantar este assunto.
Quanto à informação constante na pedra…. Realmente foi um erro, mas importa lembrar que foi avisado no início da prova que as setas e indicações estavam assinaladas com o logótipo do evento. Penso que na pedra não estava desenhado a palavra “MaiorBTTcá”.
No que toca à afirmação que eu proferi numa reunião de preparação deste evento: “Vamos passar à frente, pois temos muito que fazer!”, gostava que quem a aqui colocou, informasse também do contexto em que foi proferida.
Numa reunião que teve início por volta das 20 horas, passava das 22 horas e ainda não tínhamos conseguido ultrapassar a questão do erro dos 72 Km’s. Chegou-se inclusive a uma solução, que foi da concordância de todos, mas teimosamente o Sr. Girão insistia em debater este ponto. Como estávamos a uma semana do evento, eu tinha apontados muitos outros pontos para discutir com as restantes pessoas da organização, achei por bem dar continuidade aos restantes tópicos. Gostaria no entanto de aqui referir que por várias vezes pedi a opinião ao Sr. Girão sobre a forma como deveríamos solucionar o erro dos 72 Km que tínhamos cometido, mas em momento algum o Sr. Girão se dignou a apresentar uma solução.
Essa foi uma reunião que marcou este evento ao nível da organização, muito pelo cenário negativo que foi criado pelo Sr. Girão. Inclusive, o Sr. Girão saiu da reunião a dizer que não iria colaborar com a organização, nem iria participar na prova.
Hoje, ainda estou para perceber, que mal fiz eu, ou a organização deste evento ao Sr. Girão, pessoa que não conheço de lado nenhum para além das andanças destas organizações….
Gostava de finalizar este comentário com um agradecimento a todos que participaram neste evento, principalmente aos que vivem estas provas ao ponto de aqui vir fazer comentários e dar a sua opinião, mas peço também o favor de pensarem duas vezes, porque:
1.º quem organiza fá-lo na melhor das intenções
2.º erros todos cometemos
3.º o importante é que ninguém se aleije e que todos se divirtam
Peço desculpa por ocupar o rescaldo com este esclarecimento, mas já chega de mal entendidos.
Obrigado e Bem Hajam…