Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos - 02 e 03 Outubro

#61
Uma palavra apenas BRUTAAAAAAAAALLLLLLLLLL. O problema dos dorsais passou-me ao lado, porque foram levantados durante a semana por um colega... alguns estragos menores na bike, consegui romper a frente do selim de tanta terra que por ali passou e pastillhas travão traseiro completamente destruidas, mas a bike é para isso mesmo! Dois ou 3 sustos motivados pela lama, mas não passaram disso mesmo. Algmas zonas de dificuldade tecnica motivados pelo condições climatericas, mas aí compete aos participanates avaliarem o risco e desmontar para ultrapassar um obstaculo ou fazer uma descida de pedregulho não é vergonha mas sim sinal de prudencia. Por fim pedalar com os cranks debaixo de agua e a meter nelas (mudanças) 5*
 
Last edited:
#63
ADOREI... Se pudesse repetia, mas não hoje é claro.... LOL

Apenas fiquei sem travão de trás nas ultimas descidas, após o km 60, as pastilhas foram-se e só tinham 500km. De resto foi sempre a bombar!
 
#64
Olá
Respeitem a opinião de todos!
Depois de fazer cerca de 100km até Barcelos debaixo de chuva, com esperança de melhoras na questão do vento e de ponderar em assembleia-geral improvisada pelo BTTBRANDOENSE ficou decidido em não participar, pois não estavam reunidas as condições mínimas de segurança.
A organização não tem culpa alguma pois S.PEDRO é que manda.
Para aqueles que se queixaram da chuva e do vento, acontece o mesmo nas provas de Verão, queixam-se do pó, das pedras soltas, do calor, das más marcações.
Por isso agradar a gregos e troianos e muito difícil.
Felicito a todos aqueles que participaram e também à organização pelo empenho.
Até para o ano!!!
 
#65
muito bom mesmo estive para desistir na partida 30m apanhar chuva forte custa pouco , mas por insistencia de um colega fiz a prova e não me arrependo, muita chuva, lama e vento, o btt não é só andar a beira mar ou com tempo seco pedalar é todo o ano,a organização esteve bem, boas marcações, gente nos cruzmentos a controlar o transito e a indicar quando mudavamos de direcção, como não tive problema com os dorsais(asw 8h não havia filas) a única falha foi mesmo nos controles o primeiro não existiu no segundo tavam 2 elementos a ditar os nº de quem passava a um 3, no 3 cume nem vi control ´so no final me disseram que tambem existia, deveriam usar outra tecnica parar todos e com furador marcar o ponto de control, para aqule pessoal que não foi com medo de estragar a corrente, cassete,etc, um pouco de óleo que não deixa a lama agarrar é uma maravilha ( OBRIGADO HUGO) as mudanças entram sempre uma maravilha, e a minha bike não é toda xpto só tenho DEORE atrás porque a frente nem isso. resumindo, ADOREI, proximo ano com chuva ou sem ela tou lá.
 
#66
Pois é, já sabia que ia chover forte, mas tal facto não me impediu de cumprir todo o ritual inerente a um dia de prova. Às 8H15 já a minha Merida estava encostada às grades dianteiras da partida, mas depois... fui ouvindo aqui e aí, da lama, das árvores partidas, do vento no cimo dos cumes, fui vendo a falta de ambiente, os amigos a desistirem, a família a aconselhar ponderação, pelo que perdi a Fé e não fui.

Foi uma decisão em consciência, mas ainda agora estou incomodado comigo próprio, com uma sensação interior muito estranha, pois foi a primeira vez que assim decidi. Também vos digo que ver a partida duma prova é meio nostálgico, pois dá voltade de reverter a nossa decisão, mas está feito, resta-me dormir bem para amanhã treinar de novo e esperar pelos próximos embates.

Parabéns a todos os participantes e à Organização (que se adivinhasse já tinha ganho o euromilhões, mas fazer coincidir duas provas com dois alertas da Protecção Civil, é quase tão dificil, e isso já aconteceu).

Até para o ano, nem que chova.

José Ribeiro "Power".
 
#67
Foi muiiiito bom.

-sinalização excelente, mas mesmo excelente:D

-já tinha o peitoral pelo que não comento, assim como o almoço, pois não estive presente

Quanto à questão da segurança, nunca senti qualquer problema. É verdade que estava vento, que a chuva era mais que muita, mas como já referiram anteriormente, o andamento que cada um leva é que pode dar mais ou menos segurança. Para bem da nossa integridade física, porque a mental já era:p, temos que nos adaptar às circunstâncias. E quando parti fui para ver no que dava. Tinha combinado com um colega que se fosse muito complicado ia para a estrada e vinha embora. Levava pneus para piso seco:mad: (a minha oficina deixou-me pendurado, pois já tenho os novos pneus encomendados desde meados de Setembro) pelo que fui ainda com mais cuidado. É verdade que algumas descidas mais complicadas fui com ela à mão, e daí não veio nenhum problema, nem fiquei envergonhado:mad: quando os outros passavam a abrir:cool:, só fiquei (ainda) com os pés mais enlameados.

E lá acabei os 3 Cumes. Fica a promessa (e é para cumprir:exacto:, que para o ano estarei nos 5.

Uma palavra final para a organização:

Foi a 1ª participação num evento de BTT dos AMIGOS DA MONTANHA, mas seguramente que muitos mais farei.

Obrigado pela manhã espectacular que passei em Barcelos.

Jorge Dias
 
#68
Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos 03 de Outubro

Aos Amigos da Montanha.

Olá companheiros! Pois eu vim do Alentejo "Santiago do Cacem" (fiz qualquer coisa como 500 km até Barcelos e mais 500 km de regresso) e só tenho a dar-vos os parabéns pela v/ coragem e organização. que foi exelente.
Quem quer, gosta e sabe o que é andar de BTT sabe muito bem que as organizações não têem culpa do tempo, ou se gosta ou fica-se em casa, e eu posso dizer-vos que é a terceira vez consecutiva que participo no v/ evento e felicito-vos, apesar de tudo. Apesar do tempo (bastante agreste e de acordo com as previsões meteorológicas já era esperado) não foi motivo impeditivo para a realização do evento.
Há por aí muita malta que curte mais o sofá do que estes eventos, para esses o meu conselho vai para o sofá.
Pela parte que me toca, e que já ando há alguns anos nisto, podem contar comigo para o próximo ano.
Há três anos anos participei sózinho, no ano passado mobilizei um grupo de oito alentejanos para participar e ficaram deslumbrados, este ano voltei sózinho e não estou arrependido.
Aproveito para vos convidar a participarem num evento que a nossa Associação está a organizar e que vai ocorrer no próximo dis 14 de Novembro em Santiago do Cacem, e que se trata do XI Passeio organizado pelos "Chaparros BTT Team Associação" com dois percuros de andamento livre.
Se pensarem nisso basta entrarem no nosso site www.oschaparros.com e inscreverem-se, vão ver que não se vão arrepender.

As minhas felicitações,

Nelson Gomes
Os Chaparros BTT Team Associação.
 
#69
de manha ainda tive coragem de romar a abarcelos para participar nesta maratona. Contudo, pessoalmente achei k n estavam reunidas as condiçoes mínimas para participar. n é por medo à chuva, pois este ano fiz a prova Guarda e estava -1º, sepins fiquei sem calços e lama até pescoço, entre outras claro. Mas nitidamente hoje metia medo a velocidade vento e quantidade chuva. Claro está k tbem n achava sensato a organização adiar um evento deste tamanho, nem ser responsabel pelo mau tempo.....fica o desafio para o proximo ano...será k tinham capacidade logistica para 3000 participantes???? para o ano conversamos...parabéns aos corajosos...
 
#70
Olá a todos!

Eu fui dos que se levantou, olhou para a janela, respirou fundo e siga para Barcelos para participar na melhor maratona do ano (na minha opinião e é claro, das que participo). A chuvada foi tremenda e compreendo que tenha desencorajado muita gente, mas eu já estava decidido a participar outra vez nesta maratona desde que o fiz pela primeira vez no ano passado. E, meus amigos, foi espectacular! É claro que se tem de ter mais cuidado nas descidas, mas é sem dúvida uma forma diferente de fazer uma maratona!

A entrega dos dorsais foi um pouco desorganizada, têm de rever isso para o ano, mas de resto, desde sinalização, a trilhos, reforço, simpatia da organização, bloqueio das estradas para o pessoal passar, foi tudo exemplar! Uma nota para os croissants que estavam a dar no reforço e que me fizeram pensar duas vezes se ficava ali a comer meia dúzia ou se continuava.

Adorei a prova, felizmente correu tudo bem e espero que assim se tenha passado com o resto dos participantes.

Para o ano lá estarei, até pode nevar!
 
#71
Ena Ena pá 2010.

Este ano não pude ir acompanhar o carrisimo Nelson Gomes. GRANDE ALENTEJANO.

Dai vir ver o recaldo do evento e chego à conclusão pelo que li, que para o ano que vem estou ai outra vez com o Nelson a curtir esses singles e subidas de dureza, com ou sem chuva, vento ou trovões....

Certamente que quem participou chegou ao fim e disse ..."mas que aventura, foi medonho mas já está...venha mais aventura."

Pessoal as organizações não querem certamente mal a ninguem, e certamente não controlam o tempo...AINDA BEM QUE ASSIM É!!!. Era o caus total se controlassem, nem controlam certos elementos exteriores que ocorrem repentinamente.

Mas cabe a cada um zelar por si, sem duvida que sim, mas, não obriguem as organizações a alterar tudo em dois dias.

Força Amigos da montanha, vocês são bons nisso. Para o ano estou estamos .............

pedal
 
#72
Boas!

Fui mais um dos que se deslocou até ao estádio para ver se havia prova, ou se seria desmarcada.
Compreendo que desmarcar um evento desta natureza é praticamente impossível.
Fui buscar o dorsal, que de facto podia ter uma entrega mais celere. Inicialmente ia apenas buscar o kit, mas depois no convivio com o povo, lá me decidi a participar.
O inicio foi pouco molhado, chguei até a ter calor e desejar alguma chuva para arrefecer. Não era preciso era ser tanta!!!
Fiz os 3 cumes pela primeira vez e gostei. Tenho de repetir o percurso com tempo seco, pois não deu para apreciar a paisagem!
Descobir da pior forma o que é estar na hora errada no sitio errado, quando nuam zona de árvores e vento forte levei com um ramo no capacete! Fiquei com o pescoço um bocado dorido, mas tudo passou, pelo menos até agora...
 
#73
Olá a todos!

Nem a chuva torrencial, nem o vento agreste me impediram de participar no evento.
Confesso que me custou levantar às 06:30.
Também foi penoso apanhar semelhante carga de água antes sequer de ser dada a partida.
Mas, meus caros, valeu a pena.
Como diz o meu camarada dos ZANGÕES-BTT, foi épico! E se foi!
A lama era imensa, a água caía em excesso e o barulho do vento até assustava; ou seja, espectacular!
Nunca, em situação alguma, senti que a minha segurança estava ameaçada.
Foi demais.

Quanto à organização, só tenho 3 pontos negativos a apontar e que devem ser revistos:

- a entrega dos dorsais deveria ser mais célere e organizada;
- o método adoptado nos postos de controlo tem que ser mais eficaz e eficiente;
- os banhos: a água não estava quente e os balneários não tinham grandes condições. Alguns deles só tinham apenas umas cadeiras.


Até para o ano, nem que caia granizo e o vento levante paralelos do chão!
 
#74
Eu fiz os 5 cumes e achei 5*****, o percurso era muito fixe e mais fácil que o do ano passado, mesmo com chuva, vento e lama, lama que não era assim tanta, pelo menos para mim, que todos os anos faço a Maratona do Mondego, lama a sério só na parte final do percurso dos 5 cumes!

De resto, a rever, o funcionamento do secretariado, a falta de control zero e com chuva não é com marcadores é com agrafadores ou furadores!!

De resto tudo impecável, bons banhos e um almoço 10*, parabens à organização!!
 
#75
Meus,

eu fui dos que se levantou de manhã, olhou pela janela e concluiu que o tempo estava uma miséria, que pegou no telemóvel e tinha 4 mensagem de amigos ditos corajosos a desmarcarem-se. Mesmo assim fiz o ritual normalíssimo, carregar a bike, tomar o pequeno almoço e rumar a Barcelos para uma manhã fantástica. O BTT é isso mesmo, sol e chuva, calor e frio, pó e lama e claro companheirismo e aventuraaa.
Quanto à organização, o levantamento do meu dorsal correu sem problemas pois levantei-o durante a semana, os croissants, digam-me onde os encomendaram porque são deliciosos e quero voltar a repetir ;D. Só tenho um reparo a fazer, a lavagem das bikes era no estádio, mas poderiam ter disponibilizado umas mangueiras junto à chegada porque muitos carros estavam no largo da feira e como os bombeiros estavam logo ali ao lado, maneira de armazenar água não seria problema. Pró ano lá estarei novamente, desta feita espero que com mais gente!!!
 
#76
Pontos positivos
- Reforço bem bom ;) também era menos gente, podíamos comer 6 ou 7 croisants à vontade
- Marcações
- Pessoal nos cruzamentos/entroncamentos

Pontos Negativos
- Falta de controlo
- Falta do primeiro ponto de agua (eu sei que a agua era muita mas não era para beber) iniciei a prova sem agua (burrice minha) e tive de aguentar 22 Km's sem ela
- Falta de sinalização para o local dos banhos
Durante a semana um colega meu trouxe o dorsal, pelo que nao me fazia passar pela cabeça que os banhos eram no estádio novo podiam ter alertado o pessoal que era melhor deixar lá os carros para tomar banho.
Andei perdido por Barcelos à procura do Estádio Novo e nao fui o unico, cheguei inclusive a dar banho as bicicletas para meter no carro num fontanário
nao

Resumindo, de todas as vezes que fui esta foi das que pior correu, foi o tempo (vcs não tem culpa) e o mesmo deverá ter condicionado também os meios técnicos que vc's possuíam, até o pobre do fotografo se viu tramado para tirar fotos sem estragar a maquina.
 
#77
boas...
eu so tenho bem a dizer de tudo...
- na entrega dos dorsais esperem 5min se tanto, fui cedo para para o levantar.
-partida, a horas e bem organizada, tal como a chegada
- reforço excelente, tudo o que era necessario
- trilhos muita agua e lama ( muito fixes), e muito bem marcados, muitas fitas, setas e avisos de perigo
-os controlo iniciais eram para ser feitos com marcadores mas devido a chuva nao foi possivel, entao mais ou menos ao 3cume existia um jipe com dois tipos da organizaçao a disser os numeros dos dorsais e o do jipe anotava num pc.
- o caminho para o estadio estava sinalizado com setas nas rotundas, e tambem nao era dificil bastava seguir a sinalizaçao ja existente
- banhos e comida excelente e tambem bem organizada.
- no estadio existia uma zona de lavagem das bikes que estava sinalizada tal como os banhos.

nao criticei a sorte sei saber...
 
#78
Parabens a toda a organização

Tudo 5 estrelas quato ao tempo eles não tiviram culpa´pena k alguns bttistas só fizeram 2 cumes e não 3 antes 4 km da meta deram-me a classificação de 35º na chegada a meta deram-me 41º resumindo 6 artistas aproveitaram como as canetas não escreviam para atalhar mas no 3º cume foram tirados os nº dos dorsais espero k a organização retifique o socedido.
Lamento a ausencia do GRANDE Diogo Sá do Btt Valongo k parteu a clavicula no Geo Raid Montalegre na semana passado umas rápidas melhoras é o k desejo FORÇA DIOGO....
Quero também dar os parabéns ao amigo Nelson Sousa pela Vitória nos 5 cumes....ele merecia....
Para o ano deia chuva deia sol Btt Margens do Cavado estará presente....

Sérgio Magalhaes
 
#79
Cheguei a Barcelos com um temporal horrivel, assisti à partida e dps de ver tantos valentes n resisti a calçar os sapatos e ir atrás do prejuízo.

Cortei para os 3 cumes... Tb n exageremos, vestir a jersey e ir para aquela chuva tocada a vento já foi puxado :)
 
#80
Boas

Quero começar por dar os parabéns à organização, nao tive nenhum problema com o levantamento do dorsal pois fi-lo durante a semana.
Os trilhos estavam muito bem sinalizados e partiu-se a tempo e horas.

Quanto ao tempo, estava espetacular para mim mas um pouco duro para a bike. Vi algumas avarias, quedas e afins, infelizmente. Fazer BTT em rios durante 48 km não é fácil sobretudo nas descidas, onde por baixo de agua se escondiam buracos, regos e pedras. Estive para cair umas 5 vezes mas felizmente nao se passou nada.

Nota negativa para o controlo de tempos, pouco antes da meta era segundo um menbro da organização o 29º, na meta o 37º...

Em suma, das melhores provas onde já participei, pena que a condução debaixo de agua nao desse para ver a paisagem, nem sei se passei por campos, florestas ou arrozais...


;)