Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos - 02 e 03 Outubro

jcaiado

New Member
Uma palavra apenas BRUTAAAAAAAAALLLLLLLLLL. O problema dos dorsais passou-me ao lado, porque foram levantados durante a semana por um colega... alguns estragos menores na bike, consegui romper a frente do selim de tanta terra que por ali passou e pastillhas travão traseiro completamente destruidas, mas a bike é para isso mesmo! Dois ou 3 sustos motivados pela lama, mas não passaram disso mesmo. Algmas zonas de dificuldade tecnica motivados pelo condições climatericas, mas aí compete aos participanates avaliarem o risco e desmontar para ultrapassar um obstaculo ou fazer uma descida de pedregulho não é vergonha mas sim sinal de prudencia. Por fim pedalar com os cranks debaixo de agua e a meter nelas (mudanças) 5*
 
Last edited:
ADOREI... Se pudesse repetia, mas não hoje é claro.... LOL

Apenas fiquei sem travão de trás nas ultimas descidas, após o km 60, as pastilhas foram-se e só tinham 500km. De resto foi sempre a bombar!
 
Olá
Respeitem a opinião de todos!
Depois de fazer cerca de 100km até Barcelos debaixo de chuva, com esperança de melhoras na questão do vento e de ponderar em assembleia-geral improvisada pelo BTTBRANDOENSE ficou decidido em não participar, pois não estavam reunidas as condições mínimas de segurança.
A organização não tem culpa alguma pois S.PEDRO é que manda.
Para aqueles que se queixaram da chuva e do vento, acontece o mesmo nas provas de Verão, queixam-se do pó, das pedras soltas, do calor, das más marcações.
Por isso agradar a gregos e troianos e muito difícil.
Felicito a todos aqueles que participaram e também à organização pelo empenho.
Até para o ano!!!
 

sandmen

Member
muito bom mesmo estive para desistir na partida 30m apanhar chuva forte custa pouco , mas por insistencia de um colega fiz a prova e não me arrependo, muita chuva, lama e vento, o btt não é só andar a beira mar ou com tempo seco pedalar é todo o ano,a organização esteve bem, boas marcações, gente nos cruzmentos a controlar o transito e a indicar quando mudavamos de direcção, como não tive problema com os dorsais(asw 8h não havia filas) a única falha foi mesmo nos controles o primeiro não existiu no segundo tavam 2 elementos a ditar os nº de quem passava a um 3, no 3 cume nem vi control ´so no final me disseram que tambem existia, deveriam usar outra tecnica parar todos e com furador marcar o ponto de control, para aqule pessoal que não foi com medo de estragar a corrente, cassete,etc, um pouco de óleo que não deixa a lama agarrar é uma maravilha ( OBRIGADO HUGO) as mudanças entram sempre uma maravilha, e a minha bike não é toda xpto só tenho DEORE atrás porque a frente nem isso. resumindo, ADOREI, proximo ano com chuva ou sem ela tou lá.
 

jmmribeiro

New Member
Pois é, já sabia que ia chover forte, mas tal facto não me impediu de cumprir todo o ritual inerente a um dia de prova. Às 8H15 já a minha Merida estava encostada às grades dianteiras da partida, mas depois... fui ouvindo aqui e aí, da lama, das árvores partidas, do vento no cimo dos cumes, fui vendo a falta de ambiente, os amigos a desistirem, a família a aconselhar ponderação, pelo que perdi a Fé e não fui.

Foi uma decisão em consciência, mas ainda agora estou incomodado comigo próprio, com uma sensação interior muito estranha, pois foi a primeira vez que assim decidi. Também vos digo que ver a partida duma prova é meio nostálgico, pois dá voltade de reverter a nossa decisão, mas está feito, resta-me dormir bem para amanhã treinar de novo e esperar pelos próximos embates.

Parabéns a todos os participantes e à Organização (que se adivinhasse já tinha ganho o euromilhões, mas fazer coincidir duas provas com dois alertas da Protecção Civil, é quase tão dificil, e isso já aconteceu).

Até para o ano, nem que chova.

José Ribeiro "Power".
 

Jorge Dias

New Member
Foi muiiiito bom.

-sinalização excelente, mas mesmo excelente:D

-já tinha o peitoral pelo que não comento, assim como o almoço, pois não estive presente

Quanto à questão da segurança, nunca senti qualquer problema. É verdade que estava vento, que a chuva era mais que muita, mas como já referiram anteriormente, o andamento que cada um leva é que pode dar mais ou menos segurança. Para bem da nossa integridade física, porque a mental já era:p, temos que nos adaptar às circunstâncias. E quando parti fui para ver no que dava. Tinha combinado com um colega que se fosse muito complicado ia para a estrada e vinha embora. Levava pneus para piso seco:mad: (a minha oficina deixou-me pendurado, pois já tenho os novos pneus encomendados desde meados de Setembro) pelo que fui ainda com mais cuidado. É verdade que algumas descidas mais complicadas fui com ela à mão, e daí não veio nenhum problema, nem fiquei envergonhado:mad: quando os outros passavam a abrir:cool:, só fiquei (ainda) com os pés mais enlameados.

E lá acabei os 3 Cumes. Fica a promessa (e é para cumprir:exacto:, que para o ano estarei nos 5.

Uma palavra final para a organização:

Foi a 1ª participação num evento de BTT dos AMIGOS DA MONTANHA, mas seguramente que muitos mais farei.

Obrigado pela manhã espectacular que passei em Barcelos.

Jorge Dias
 
Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos 03 de Outubro

Aos Amigos da Montanha.

Olá companheiros! Pois eu vim do Alentejo "Santiago do Cacem" (fiz qualquer coisa como 500 km até Barcelos e mais 500 km de regresso) e só tenho a dar-vos os parabéns pela v/ coragem e organização. que foi exelente.
Quem quer, gosta e sabe o que é andar de BTT sabe muito bem que as organizações não têem culpa do tempo, ou se gosta ou fica-se em casa, e eu posso dizer-vos que é a terceira vez consecutiva que participo no v/ evento e felicito-vos, apesar de tudo. Apesar do tempo (bastante agreste e de acordo com as previsões meteorológicas já era esperado) não foi motivo impeditivo para a realização do evento.
Há por aí muita malta que curte mais o sofá do que estes eventos, para esses o meu conselho vai para o sofá.
Pela parte que me toca, e que já ando há alguns anos nisto, podem contar comigo para o próximo ano.
Há três anos anos participei sózinho, no ano passado mobilizei um grupo de oito alentejanos para participar e ficaram deslumbrados, este ano voltei sózinho e não estou arrependido.
Aproveito para vos convidar a participarem num evento que a nossa Associação está a organizar e que vai ocorrer no próximo dis 14 de Novembro em Santiago do Cacem, e que se trata do XI Passeio organizado pelos "Chaparros BTT Team Associação" com dois percuros de andamento livre.
Se pensarem nisso basta entrarem no nosso site www.oschaparros.com e inscreverem-se, vão ver que não se vão arrepender.

As minhas felicitações,

Nelson Gomes
Os Chaparros BTT Team Associação.
 

tojo22

New Member
de manha ainda tive coragem de romar a abarcelos para participar nesta maratona. Contudo, pessoalmente achei k n estavam reunidas as condiçoes mínimas para participar. n é por medo à chuva, pois este ano fiz a prova Guarda e estava -1º, sepins fiquei sem calços e lama até pescoço, entre outras claro. Mas nitidamente hoje metia medo a velocidade vento e quantidade chuva. Claro está k tbem n achava sensato a organização adiar um evento deste tamanho, nem ser responsabel pelo mau tempo.....fica o desafio para o proximo ano...será k tinham capacidade logistica para 3000 participantes???? para o ano conversamos...parabéns aos corajosos...
 

Jazz

Member
Olá a todos!

Eu fui dos que se levantou, olhou para a janela, respirou fundo e siga para Barcelos para participar na melhor maratona do ano (na minha opinião e é claro, das que participo). A chuvada foi tremenda e compreendo que tenha desencorajado muita gente, mas eu já estava decidido a participar outra vez nesta maratona desde que o fiz pela primeira vez no ano passado. E, meus amigos, foi espectacular! É claro que se tem de ter mais cuidado nas descidas, mas é sem dúvida uma forma diferente de fazer uma maratona!

A entrega dos dorsais foi um pouco desorganizada, têm de rever isso para o ano, mas de resto, desde sinalização, a trilhos, reforço, simpatia da organização, bloqueio das estradas para o pessoal passar, foi tudo exemplar! Uma nota para os croissants que estavam a dar no reforço e que me fizeram pensar duas vezes se ficava ali a comer meia dúzia ou se continuava.

Adorei a prova, felizmente correu tudo bem e espero que assim se tenha passado com o resto dos participantes.

Para o ano lá estarei, até pode nevar!
 

pedal

New Member
Ena Ena pá 2010.

Este ano não pude ir acompanhar o carrisimo Nelson Gomes. GRANDE ALENTEJANO.

Dai vir ver o recaldo do evento e chego à conclusão pelo que li, que para o ano que vem estou ai outra vez com o Nelson a curtir esses singles e subidas de dureza, com ou sem chuva, vento ou trovões....

Certamente que quem participou chegou ao fim e disse ..."mas que aventura, foi medonho mas já está...venha mais aventura."

Pessoal as organizações não querem certamente mal a ninguem, e certamente não controlam o tempo...AINDA BEM QUE ASSIM É!!!. Era o caus total se controlassem, nem controlam certos elementos exteriores que ocorrem repentinamente.

Mas cabe a cada um zelar por si, sem duvida que sim, mas, não obriguem as organizações a alterar tudo em dois dias.

Força Amigos da montanha, vocês são bons nisso. Para o ano estou estamos .............

pedal
 

zende

New Member
Boas!

Fui mais um dos que se deslocou até ao estádio para ver se havia prova, ou se seria desmarcada.
Compreendo que desmarcar um evento desta natureza é praticamente impossível.
Fui buscar o dorsal, que de facto podia ter uma entrega mais celere. Inicialmente ia apenas buscar o kit, mas depois no convivio com o povo, lá me decidi a participar.
O inicio foi pouco molhado, chguei até a ter calor e desejar alguma chuva para arrefecer. Não era preciso era ser tanta!!!
Fiz os 3 cumes pela primeira vez e gostei. Tenho de repetir o percurso com tempo seco, pois não deu para apreciar a paisagem!
Descobir da pior forma o que é estar na hora errada no sitio errado, quando nuam zona de árvores e vento forte levei com um ramo no capacete! Fiquei com o pescoço um bocado dorido, mas tudo passou, pelo menos até agora...
 

sparki

New Member
Olá a todos!

Nem a chuva torrencial, nem o vento agreste me impediram de participar no evento.
Confesso que me custou levantar às 06:30.
Também foi penoso apanhar semelhante carga de água antes sequer de ser dada a partida.
Mas, meus caros, valeu a pena.
Como diz o meu camarada dos ZANGÕES-BTT, foi épico! E se foi!
A lama era imensa, a água caía em excesso e o barulho do vento até assustava; ou seja, espectacular!
Nunca, em situação alguma, senti que a minha segurança estava ameaçada.
Foi demais.

Quanto à organização, só tenho 3 pontos negativos a apontar e que devem ser revistos:

- a entrega dos dorsais deveria ser mais célere e organizada;
- o método adoptado nos postos de controlo tem que ser mais eficaz e eficiente;
- os banhos: a água não estava quente e os balneários não tinham grandes condições. Alguns deles só tinham apenas umas cadeiras.


Até para o ano, nem que caia granizo e o vento levante paralelos do chão!
 

RicardoTerminal

New Member
Eu fiz os 5 cumes e achei 5*****, o percurso era muito fixe e mais fácil que o do ano passado, mesmo com chuva, vento e lama, lama que não era assim tanta, pelo menos para mim, que todos os anos faço a Maratona do Mondego, lama a sério só na parte final do percurso dos 5 cumes!

De resto, a rever, o funcionamento do secretariado, a falta de control zero e com chuva não é com marcadores é com agrafadores ou furadores!!

De resto tudo impecável, bons banhos e um almoço 10*, parabens à organização!!
 
E

elden carones

Guest
Meus,

eu fui dos que se levantou de manhã, olhou pela janela e concluiu que o tempo estava uma miséria, que pegou no telemóvel e tinha 4 mensagem de amigos ditos corajosos a desmarcarem-se. Mesmo assim fiz o ritual normalíssimo, carregar a bike, tomar o pequeno almoço e rumar a Barcelos para uma manhã fantástica. O BTT é isso mesmo, sol e chuva, calor e frio, pó e lama e claro companheirismo e aventuraaa.
Quanto à organização, o levantamento do meu dorsal correu sem problemas pois levantei-o durante a semana, os croissants, digam-me onde os encomendaram porque são deliciosos e quero voltar a repetir ;D. Só tenho um reparo a fazer, a lavagem das bikes era no estádio, mas poderiam ter disponibilizado umas mangueiras junto à chegada porque muitos carros estavam no largo da feira e como os bombeiros estavam logo ali ao lado, maneira de armazenar água não seria problema. Pró ano lá estarei novamente, desta feita espero que com mais gente!!!
 

narg

New Member
Pontos positivos
- Reforço bem bom ;) também era menos gente, podíamos comer 6 ou 7 croisants à vontade
- Marcações
- Pessoal nos cruzamentos/entroncamentos

Pontos Negativos
- Falta de controlo
- Falta do primeiro ponto de agua (eu sei que a agua era muita mas não era para beber) iniciei a prova sem agua (burrice minha) e tive de aguentar 22 Km's sem ela
- Falta de sinalização para o local dos banhos
Durante a semana um colega meu trouxe o dorsal, pelo que nao me fazia passar pela cabeça que os banhos eram no estádio novo podiam ter alertado o pessoal que era melhor deixar lá os carros para tomar banho.
Andei perdido por Barcelos à procura do Estádio Novo e nao fui o unico, cheguei inclusive a dar banho as bicicletas para meter no carro num fontanário
nao

Resumindo, de todas as vezes que fui esta foi das que pior correu, foi o tempo (vcs não tem culpa) e o mesmo deverá ter condicionado também os meios técnicos que vc's possuíam, até o pobre do fotografo se viu tramado para tirar fotos sem estragar a maquina.
 

nuno22

New Member
boas...
eu so tenho bem a dizer de tudo...
- na entrega dos dorsais esperem 5min se tanto, fui cedo para para o levantar.
-partida, a horas e bem organizada, tal como a chegada
- reforço excelente, tudo o que era necessario
- trilhos muita agua e lama ( muito fixes), e muito bem marcados, muitas fitas, setas e avisos de perigo
-os controlo iniciais eram para ser feitos com marcadores mas devido a chuva nao foi possivel, entao mais ou menos ao 3cume existia um jipe com dois tipos da organizaçao a disser os numeros dos dorsais e o do jipe anotava num pc.
- o caminho para o estadio estava sinalizado com setas nas rotundas, e tambem nao era dificil bastava seguir a sinalizaçao ja existente
- banhos e comida excelente e tambem bem organizada.
- no estadio existia uma zona de lavagem das bikes que estava sinalizada tal como os banhos.

nao criticei a sorte sei saber...
 
Parabens a toda a organização

Tudo 5 estrelas quato ao tempo eles não tiviram culpa´pena k alguns bttistas só fizeram 2 cumes e não 3 antes 4 km da meta deram-me a classificação de 35º na chegada a meta deram-me 41º resumindo 6 artistas aproveitaram como as canetas não escreviam para atalhar mas no 3º cume foram tirados os nº dos dorsais espero k a organização retifique o socedido.
Lamento a ausencia do GRANDE Diogo Sá do Btt Valongo k parteu a clavicula no Geo Raid Montalegre na semana passado umas rápidas melhoras é o k desejo FORÇA DIOGO....
Quero também dar os parabéns ao amigo Nelson Sousa pela Vitória nos 5 cumes....ele merecia....
Para o ano deia chuva deia sol Btt Margens do Cavado estará presente....

Sérgio Magalhaes
 
Cheguei a Barcelos com um temporal horrivel, assisti à partida e dps de ver tantos valentes n resisti a calçar os sapatos e ir atrás do prejuízo.

Cortei para os 3 cumes... Tb n exageremos, vestir a jersey e ir para aquela chuva tocada a vento já foi puxado :)
 

PenduluM

New Member
Boas

Quero começar por dar os parabéns à organização, nao tive nenhum problema com o levantamento do dorsal pois fi-lo durante a semana.
Os trilhos estavam muito bem sinalizados e partiu-se a tempo e horas.

Quanto ao tempo, estava espetacular para mim mas um pouco duro para a bike. Vi algumas avarias, quedas e afins, infelizmente. Fazer BTT em rios durante 48 km não é fácil sobretudo nas descidas, onde por baixo de agua se escondiam buracos, regos e pedras. Estive para cair umas 5 vezes mas felizmente nao se passou nada.

Nota negativa para o controlo de tempos, pouco antes da meta era segundo um menbro da organização o 29º, na meta o 37º...

Em suma, das melhores provas onde já participei, pena que a condução debaixo de agua nao desse para ver a paisagem, nem sei se passei por campos, florestas ou arrozais...


;)
 
Top