Maior ecopista do país avança já esta semana

Gaija

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Narciso Magalhães said:
Vai ser a maior ecopista do país porque, infelizmente, ainda não se avançou com a construção da Ecopista Chaves-Vila Real, que terá qualquer coisa como 60Km de extensão. Para já só ainda existe o troço Pedras Salgadas-Vila Pouca de Aguiar.

Fico contente por verificar que cada vez mais são construidas ecopistas no nosso país.

Não está construida mas tem troços bem cicláveis :)
 

cax

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Aposto que os municípios que estão a gastar tanto dinheiro nessa fantástica Ecopista, a maior do país, de certeza que já criaram condições para que se possa circular em segurança de bicicleta nessas cidades :lol:
 

HL||ARQ

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Cax, isso querias tu e a maioria de nós...

Mas o que está na moda e rende votos são as ecopistas (tanto para pedestres, ciclistas ou mesmo para agricultores bem como curiosos que lá passearam apenas na inauguração). A bicicleta como meio de transporte ainda não está na agenda dos concelhos nem tão pouco nas cabeças dos candidatos.
 

jnoiva

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usaralho said:
Porque é que uma ecopista custa 100.000€ por km? Não estou a dizer que é muito ou pouco, só gostava de ver explicados estes valores :?:

Olá, para teres uma ideia do que está envolvido na construção de uma ecopista pode consultar este documento que é uma memória descritiva do projecto da ecopista do Tâmega cujo custo rondará os 150.000€/km :

http://www.fpcub.pt/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=220

Digo-te em termos de comparação que um km de auto-estrada tem um custo aproximado que varia entre os 3.000.000€ e os 5.000.000€ consoante a zona de implantação.

A maior ecovia não irá ser a do Algarve? http://www.ecoviasalgarve.org/index.php?
 

cax

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jnoiva said:
Olá, para teres uma ideia do que está envolvido na construção de uma ecopista pode consultar este documento que é uma memória descritiva do projecto da ecopista do Tâmega cujo custo rondará os 150.000€/km :

E qual será o custo de uns quantos litros de tinta e alguns sinais de trânsito para tornar cicláveis as cidades envolvidas no projecto? :shock:
 

Andre_Mad

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cax said:
jnoiva said:
Olá, para teres uma ideia do que está envolvido na construção de uma ecopista pode consultar este documento que é uma memória descritiva do projecto da ecopista do Tâmega cujo custo rondará os 150.000€/km :

E qual será o custo de uns quantos litros de tinta e alguns sinais de trânsito para tornar cicláveis as cidades envolvidas no projecto? :shock:

Como se isso fosse o suficiente...
 

cax

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Andre filipe said:
Como se isso fosse o suficiente...

Na maioria dos casos é o suficiente. Em Amesterdão fazem assim
biking_kids.JPG


Não tenho nada contra as ciclovias, antes pelo contrário, só acho que uma casa não se começa pelo telhado.

As cidades do projecto até são pequenas e no seu centro este sinal
C3a%20-%20Transito%20proibido%20a%20automoveis%20e%20motociclos%20com%20carro.JPG
pode fazer maravilhas.
 

dream_word

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eu sou de Viseu e sinceramente, antes de sinais teriam que mudar a mentalidade das pessoas, pura e simplesmente as pessoas não respeitam, se vais encostado ainda apitam para encostar mais, se vais a fazer uma rotunda cortam-te a passagem, estacionam e abrem a porta sem ligar a nada, se for um carro já ligam como é bicicleta ela que se desvie, cruzamentos é esquecer, entroncamentos é esquecer na mesma, tanta coisa para mudar que não muda simplesmente com sinais que sejamos sinceros, muitas vezes já nem se olha para eles.

Quanto a ecopista de viseu sinceramente para andar serve, para correr já começa a ficar pior para andar de bicicleta não serve, barreiras de madeira que obrigam quase uma pessoa a parar para contornar, por muito ágil que se seja tem que se abrandar muito a velocidade, e em alguns casos
basicamente abranda-se para contornar a barreira começa-se a ganhar velocidade nem 20 segundos se anda até aparecer outra.
 

jv-

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Existe uma estatística, que não me recordo bem dos valores, que é algo como:
Com o dinheiro que gastas a construír um km de autoestrada em Portugal, consegues construír 500 na Austrália.

E porquê? Não é por causa dos políticos corruptos, e do Sócrates, e do Cavaco, e do zé da esquina.


Morfologia do Terreno.
 

Andre_Mad

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cax said:
Andre filipe said:
Como se isso fosse o suficiente...

Na maioria dos casos é o suficiente. Em Amesterdão fazem assim
biking_kids.JPG


Não tenho nada contra as ciclovias, antes pelo contrário, só acho que uma casa não se começa pelo telhado.

As cidades do projecto até são pequenas e no seu centro este sinal
C3a%20-%20Transito%20proibido%20a%20automoveis%20e%20motociclos%20com%20carro.JPG
pode fazer maravilhas.

Permite-me discordar. Se olhas para essa foto e apenas vês a tinta na estrada, não estás claramente a ver toda a dificuldade que envolve a redução/remoção de faixas de rodagem para automoveis e tudo o que isso implica nas artérias adjacentes. Exemplo: para se fechar uma via da Av. da Liberdade para transito de bicicletas, imaginas tudo o que seria necessário fazer para o transito naquela zona não se tornar totalmente caótico?

E não podes comparar a morfologia de Amsterdão com a maioria das cidades de Portugal.

Já agora: Viseu não é tão pequena como imaginas. Em termos de desniveis tb não se aproxima, nem de perto nem de longe, da facilidade que uma cidade holandesa apresenta. E, apesar de não ter um transito caótico, as ruas não são largas o suficiente para que viaturas motorizadas e bicicletas tenham passagem facilitada.

Alem disso, tirando a questão prática, quem raio quer andar de bicicleta por lazer pelo meio de uma cidade quando à volta tem sitios espectaculares em comunhão com a natureza? :p

dream_word: por acaso não tenho nada essa ideia. Mas vou estar mto mais atento a esses sinais quando regressar a viseu.
E tens razão em relação às barreiras (tb me irritam profundamente) mas estou esperançado que o novo lanço da ecopista já não necessite de tantas barreiras assim e possamos pedalar por km's sem haver um cruzamento com uma estrada ou algo do genero.
 

dream_word

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Podes eu se calhar reparo mais pois não me escapo de andar na cidade, pois moro no centro da cidade, ou seja indiferente por onde eu queira ir tenho que passar por carros e ruas movimentadas de Viseu.
 

HL||ARQ

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Párem de pensar na bicicleta como objecto de lazer. Párem...

A bicicleta é muito mais que um "brinquedo", é um meio de transporte (saudável, sustentável e ecológico). Enquanto pensarmos que a bicicleta é para diversão, não vai haver respeito por ela. Assim, haverá sempre quem te mande encostar, quem te "corte" nas rotundas e tudo mais que reclamamos.

A bicicleta é urbana! Mas tem a variante BTT, Estrada e outras... mas na sua essencia são urbanas!

Concordo com o CAX, é no interior das cidades que têm de aparecer os percursos para bicicletas. Radicalizando, as ecopistas são guetos!
 

Andre_Mad

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Mas o que é que impede a utilização de bicicletas nos centros das cidades? A falta de civismo dos outros utilizadores das vias? Quem me garante que havendo ciclovias os problemas não se mantêm?

O problema não é a existência de ciclovias ou não! O problema é de "conhecimento" por parte de toda a gente que as bicicletas têm todo o direito de estar na estrada e têm tantas prioridades quanto os outros. Mas enquanto houver ciclistas que insistem em saltar de passeios para as estradas, das estradas para os passeios, ultrapassarem limites de velocidade, passarem vermelhos e borrifarem-se nas prioridades, então fica mais dificil para os condutores (como a maioria de nós é) de respeitarem os ciclistas.

Agora achar que as ciclovias/ecopistas que ligam cidades e distritos é menos bom que ciclovias nos centros urbanos, isso não concordo nada!
 

cax

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Alem disso, tirando a questão prática, quem raio quer andar de bicicleta por lazer pelo meio de uma cidade quando à volta tem sitios espectaculares em comunhão com a natureza? :p

Quem quiser ir para o trabalho, quem quiser ir para a escola, quem quiser ir ao cinema, quem quiser ir às compras, etc, etc...

Eu sei que Amesterdão tem umas condições extrordinárias para bicicletas, mas vejamos por exemplo Zurique, bem mais acidentada que Viseu:
3194605689_55cabd4d74.jpg


e aqui, bem no centro de Viseu, não seria possível?
thumb.aspx


Compete-nos a nós Cicloactivistas mudar as mentalidades e fazer com que a bicicleta seja aceite como um meio de transporte credível e viável, tanto na vertente lazer como de meio de transporte efectivo. É que os nossos políticos quando pensam em bicicletas só pensam em grandes obras para enriquecer os patos bravos.

Vejam http://www.forumbtt.net/index.php/topic,61428.0.html para perceberem melhor o que quero dizer.

Já agora, oxalá nos possamos brevemente encontrar na nova ciclovia e pedalar em segurança e conforto nessas lindas paisagens do Dão.
 

Andre_Mad

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Já tinha visto o teu post e realmente é incrivel como algumas autarquias fazem as coisas sobre o joelho apenas para "ir nas modas".

Acho que a questão da visão da bicicleta como meio de transporte efectivo passa mais pela mudança das mentalidades das pessoas e pelo ensino de qualidade para a malta que tira a carta, do que propriamente em haver ciclovias ou não em comunhão com as estradas "normais".

Nada impede, a mim ciclista, de usar a estrada como via para me deslocar dentro e fora das cidades. É perigoso? É! Porquê? Falta de civismo. O que não significa que não haja esse perigo numa vulgar ciclovia adjacente a uma estrada. Até pode nos dar uma falsa sensação de segurança... Mas já estou bastante off-topic.

Quanto a questão da região do Dão e o teu desejo, da proxima vez que lá for, já espero levar a minha bicicleta para finalmente explorar os arredores de Viseu. Seja por ciclovia, seja por estrada, enquanto houver pernas vou faze-lo. E espero encontrar mais amigos "foristas" com vontade de partilhar as belezas do Dão.
 

usaralho

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Desculpem lá mas eu sou completamente contra as ecopistas, principalmente aquelas feitas sobre antigas linhas de caminhos de ferro. São apenas construídas para calar o povo visto que ninguém para e pensa um bocadinho na hipótese (agora também já seria um bocado tarde) de reabrir essas linhas de caminho de ferro. Além disso para andar a pedalar, caminhar ou correr na natureza não é necessário um tapete vermelho, uma pista de terra batida basta, para quem não quer ir para terreno acidentado. Se reparem na ecopista de Sernada, está tão bem feita que se esqueceram de escoar a agua que escorre das paredes do monte.
É um atirar areia para os olhos, os nossos olhos, que já chateia!
 

Andre_Mad

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Quer me parecer que a manutenção de um terreno de terra batida usavel por ciclistas e corredores (já nem falo dos demais utentes desta ecopista que usam skates, patins, bicicletas de estrada, etc etc) seria bastante mais complicada e dispendiosa que uma pista em tartan...

Quanto a não haver ligação ferroviária a Viseu, é inadmissivel não haver! Mas antes aproveitar essa linha abandonada para algo em prol das populações do que esperar décadas que a CP se lembre de reactivar a linha do Dão.
 

Gaija

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usaralho said:
Desculpem lá mas eu sou completamente contra as ecopistas, principalmente aquelas feitas sobre antigas linhas de caminhos de ferro. São apenas construídas para calar o povo visto que ninguém para e pensa um bocadinho na hipótese (agora também já seria um bocado tarde) de reabrir essas linhas de caminho de ferro. Além disso para andar a pedalar, caminhar ou correr na natureza não é necessário um tapete vermelho, uma pista de terra batida basta, para quem não quer ir para terreno acidentado. Se reparem na ecopista de Sernada, está tão bem feita que se esqueceram de escoar a agua que escorre das paredes do monte.
É um atirar areia para os olhos, os nossos olhos, que já chateia!

Lá venho eu falar de Chaves... A linha de comboio foi desactivada e arrancada mas o terreno ficou perfeitamente ciclável pois ficou uma pista de terra. e é preciso mais do que isso? Só pedia que abrissem caminhos alternativos nas partes onde a autoestrada cortou a antiga linha férrea e mais nada. Sem grandes alaridos e muito menos despesas...


Andre filipe said:
Permite-me discordar. Se olhas para essa foto e apenas vês a tinta na estrada, não estás claramente a ver toda a dificuldade que envolve a redução/remoção de faixas de rodagem para automoveis e tudo o que isso implica nas artérias adjacentes. Exemplo: para se fechar uma via da Av. da Liberdade para transito de bicicletas, imaginas tudo o que seria necessário fazer para o transito naquela zona não se tornar totalmente caótico?

Permite-me a mim discordar. Não deves ter reparado mas a Av. da Liberdade perdeu uma faixa de rodagem para automóveis :) agora a Avenida tem uma faixa bs em toda a sua extensão... e vai mais além já que a rua do Ouro tb perdeu uma faixa... Por isso até é possível!
 
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