Maior ecopista do país avança já esta semana

apcmo

New Member
Hoje, no Jornal de Notícias:

Maior ecopista do país avança já esta semana
Viseu, Tondela e Santa Comba Dão dividem custos da obra
TERESA CARDOSO

O concurso público para a construção da maior ecopista do país, com meia centena de quilómetros, é lançado esta semana. Terça-feira, as câmaras de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão definem quanto paga cada uma.

A obra está orçada em cinco milhões de euros. Três serão financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Os dois restantes divididos pelos três municípios envolvidos. Cada um pagará em função dos quilómetros de ecovia que atravessam o respectivo concelho.

Amanhã, pelas 16 horas, no Solar do Vinho do Dão, na sede de distrito, as câmaras de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão assinam o protocolo que as vincula ao projecto e onde é definido o montante que cada uma irá pagar.

"Estamos a falar da maior ecopista do país, com meia centena de quilómetros, que incluem os 7,5 já construídos no concelho de Viseu, desde a cidade até Figueiró. Um empreendimento amigo do ambiente que justifica este esforço intermunicipal", explica Carlos Marta, autarca de Tondela e presidente da Associação de Municípios Dão Lafões, promotora do projecto.

A mesma fonte adianta que, ainda esta semana, em dia a designar, será lançado o concurso público da obra que, após a adjudicação, prevista para o início do ano, terá seis meses para ficar pronta. O que significa que a ecopista poderá estar operacional já a partir do próximo Verão.

O financiamento proveniente do QREN deixou de fora, nesta fase, os 600 mil euros necessários à requalificação do interior das estações de caminho de ferro ainda existentes no antigo ramal do Dão. "Mas assegura todos os arranjos exteriores" garante Carlos Marta.
 

ruimssousa

New Member
Relacionado com este assunto:

ECOPISTAS. Corredores verdes, I Seminário Regional - Viseu
SEMINÁRIO MAIOR DE VISEU, Largo de Santa Cristina, Viseu

21 e 22 de Novembro de 2008

INSCRIÇÕES: Online no sítio Câmara Municipal de Viseu www.cm-viseu.pt

Objectivos

Em termos gerais, com este fórum pretende-se avaliar e explorar o potencial que as Ecopistas assumem enquanto infra-estrutura ao serviço da promoção do desenvolvimento territorial, patrimonial e turístico. Através da rede de Ecopistas enquanto motor dinamizador, assente num conceito de multi e intermodalidade este fórum pretende envolver os responsáveis políticos, decisores locais e população em geral numa aposta firme e conjunta na valorização, preservação e revitalização do património nacional, sendo dado particular enfoque à região envolta às linhas do Dão, do Vouga e do Mondego.

Paralelamente pretende-se que o Fórum proporcione um espaço de encontro, reflexão e de partilha de experiências e saberes, contando com o contributo de investigadores, personalidades e especialistas nacionais e estrangeiros, nas áreas temáticas em consideração, potenciando uma abordagem integrada e enriquecedora, no âmbito da mobilidade ciclo-pedonal e da acessibilidade universal.

Particularmente dirigido aos responsáveis pela concretização das acções, pretende-se ainda disponibilizar um conjunto de linhas orientadoras à organização de candidaturas a fontes de financiamento e à potenciação de parcerias Público-Privadas.

Informação: programa



Não encontrei no site onde fazer a inscrição, se alguém vir que diga...
 

José Martins

Administrator
Para beneficio de todos e em especial do pessoal da zona, faço votos que a construção referida no titulo não fique parada nem leve tanto tempo como a Ecopista Évora - Mora, que dá-me ideia que daqui a uns bons anos ainda estará na fase actual.
Posso parecer pessimista, mas não acredito que a tal rede europeia de Ecopistas, nem sequer a Ibérica, se concretizem.
 

freddie

New Member
Eu que sou de santa comba dao estou radiante!!! :D É só pena ser um caso isolado! mas a esperança é a última a morrer...
 

pratoni

Active Member
Eu também estou expectante, dado que as minhas raízes também são de santa comba dão e, quando se concretizar esta iniciativa, é mais uma desculpa para levar a bike comigo de férias... :D
 

esponja

New Member
Pois é! A vontade até era muita mas é pena que uma vez mais, parece que não passava disso mesmo! É que até agora não se vê praticamente nada...
E se voçês se congratulavam pela ligação a Tondela ou Santa Comba Dão a mim parece que mais uma vez nos vamos encolher (talvez de vergonha!!) pelos responsáveis políticos das nossas terras. E eu que o diga, que nasci em Santa Comba, trabalho em Tondela e vivo em Viseu... :(
Talvez me engane e daqui a algum tempo demos umas voltas pela futura Ecopista totalmente reabilitada, até porque a beleza do percurso vale mesmo isso. Enquanto não a arranjam continuamos a dar uso (e abuso) às suspensões pela pista fora... o pior é o traseiro :lol:
 

Narciso Magalhães

Active Member
Vai ser a maior ecopista do país porque, infelizmente, ainda não se avançou com a construção da Ecopista Chaves-Vila Real, que terá qualquer coisa como 60Km de extensão. Para já só ainda existe o troço Pedras Salgadas-Vila Pouca de Aguiar.

Fico contente por verificar que cada vez mais são construidas ecopistas no nosso país.
 

apcmo

New Member
Hoje no "Jornal de Notícias" encontra-se esta notícia:

Ecopista vai arrancar em três concelhos
00h30m
TERESA CARDOSO


A construção da ecopista do Dão, com mais de meia centena de quilómetros, arranca na próxima quarta-feira, dia 24, com frentes simultâneas de obra em três concelhos do distrito: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

A arranque dos trabalhos será assinalado, em dia de S. João, com cerimónias distintas mas sequenciais em cada um dos três concelhos: às 14.30 horas em Viseu, na sede da Junta de Freguesia de S. Cipriano; uma hora depois na antiga estação de caminhos-de-ferro de Tondela; e, às 16.30 horas, em Santa Comba Dão, junto à estação de Vimieiro.

Já com 7,5 quilómetros construídos no concelho de Viseu, entre as freguesias de S. Salvador (Vildemoinhos) e de S. Cipriano (Figueiró), a ecopista do Dão será uma das maiores do país, com um total de 56 quilómetros de via e a ligação de três municípios.

Orçamentada em cinco milhões de euros, a obra foi candidatada pela Comunidade Interurbana Municipal (CIM) de Dão-Lafões, promotora do projecto, a financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Ao concurso público da obra, lançado em Novembro do ano passado, concorreram várias empresas. A adjudicação da empreitada, que deveria ter ocorrido dois meses depois, sofreu alguns atrasos.

"O processo burocrático para o início dos trabalhos é complexo e moroso. Desde a análise das propostas, às reclamações e vistos do Tribunal de Contas. Há muita formalidade a ser cumprida até que as condições estejam reunidas para pôr tudo a andar", explicou Carlos Marta, presidente da Câmara de Tondela e da CIM de Dão Lafões.

A autarquia viseense, na sequência do consórcio estabelecido entre os três municípios, foi escolhida como dona da obra.

Dos cinco milhões de investimento previsto, três serão disponibilizados pelo QREN. "O resto será assumido por cada uma das câmaras em função dos quilómetros de via que passarão pelos respectivos concelhos", esclareceu Calos Marta.

A Ecopista do Dão, a concluir no prazo de 240 dias após o lançamento, para além de aproveitar integralmente a plataforma do antigo ramal ferroviário, inclui a requalificação e revalorização ambiental de estações e envolventes.


Para os da região os meus parabéns!

Paulo
 

Andre_Mad

New Member
Grande noticia! Ainda no outro dia discuti isto aqui, noutra thread.

Venha ela que concerteza a malta adere. E que sirva de exemplo para o resto do país. :)
 

koddok

New Member
Boas iniciativas...espero que aumentem em número e qualidade....

Vamos ver quando é que esta fica pronta...com mais atrasos e menos atrasos...:D
 

NITSA

New Member
Realmente que sirva de EXEMPLO para alguns....


Andam a prometer uma ciclovia entre Alfeizerão e São Martinho do Porto em Alcobaça há quase 10 ANOS :!:

-e há um mês e meio depois de terem dito que agora é que era.....meteram postes a passar cabos telefónicos no sítio onde diziam qua ia passar a ciclovia.

Reza a história que continuam a dizer que vão fazer......mas que têm alguns problemas para resolver primeiro :shock:

Como o livro do Guiness voltou a estar na moda eu sugeria arpoveitarem os postes para criar a PRIMEIRA CICLOVIA EM GINCANA DO MUNDO :!:

Seria uma maneira original de "contornarem" os problemas que eles próprios criam

Haja paciencia!
 

pratoni

Active Member
Já andava a ficar preocupado por não ouvir mais notícias relativas a esta ecopista, que espero vir a frequentar em breve, e que fosse mais um projecto para por na gaveta. :roll:

Como é ano de eleições, tenho esperança que possa vi a ser realmente efectuada, vamos lá a ver é quando ficará finalizada... :wink:
 

koddok

New Member
NITSA said:
Realmente que sirva de EXEMPLO para alguns....


Andam a prometer uma ciclovia entre Alfeizerão e São Martinho do Porto em Alcobaça há quase 10 ANOS :!:

-e há um mês e meio depois de terem dito que agora é que era.....meteram postes a passar cabos telefónicos no sítio onde diziam qua ia passar a ciclovia.

Reza a história que continuam a dizer que vão fazer......mas que têm alguns problemas para resolver primeiro :shock:

Como o livro do Guiness voltou a estar na moda eu sugeria arpoveitarem os postes para criar a PRIMEIRA CICLOVIA EM GINCANA DO MUNDO :!:

Seria uma maneira original de "contornarem" os problemas que eles próprios criam

Haja paciencia!

Estou curioso em relação a esse projecto, pois por acaso vou muitas vezes andar para os lados da nazaré e alcobaça....fazer o percurso até à Praia da Vieira e Vieira de Leira, e assim era uma boa maneira de variar no percurso
 

usaralho

Member
Porque é que uma ecopista custa 100.000€ por km? Não estou a dizer que é muito ou pouco, só gostava de ver explicados estes valores :?:
 

koddok

New Member
usaralho said:
Porque é que uma ecopista custa 100.000€ por km? Não estou a dizer que é muito ou pouco, só gostava de ver explicados estes valores :?:

Já somos pelo menos 2 com essa questão
 

Andre_Mad

New Member
Isso é uma boa questão. Mas acho que não deve ser vista de uma forma tão simplista assim.

Nos valores estão incluidos a construção de unidades de apoio ao longo da ecopista (que tem aquele piso especial), recuperação das fachadas exteriores das estações da CP desactivadas e imagino que haja algumas areas que necessitam de consolidação para não se tornarem perigosas, nomeadamente algumas pontes ferroviarias que estão desactivadas há algum tempo.

Mas mesmo assim continuo a achar mto... Mas antes nisto que em estádios de futebol.
 

Andre_Mad

New Member
quarta-feira, 24 de Junho de 2009 | 20:31

Maior ecopista do país vai ligar três concelhos de Viseu


Os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão vão no próximo ano ficar ligados por uma ecopista, a maior do país, com 49,5 quilómetros, que vai ocupar o desactivado ramal ferroviário do Dão.
A autarquia de Viseu tem já abertos 7,5 quilómetros de ecopista, tendo-se iniciado hoje a empreitada que levará a construção dos restantes 42 quilómetros, no âmbito de um projecto intermunicipal, orçado em cerca de cinco milhões de euros.

«Hoje estamos a fazer, sem comboio, o primeiro intercidades», afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.

No prazo de oito meses, as populações dos três concelhos deverão passar a dispor desta infra-estrutura que, na opinião de Fernando Ruas, «é um paradigma da sociabilização».

«Não há nenhuma barreira, não há classes sociais. As pessoas não levam carros, nem fatos e vão do mundo rural para a cidade e da cidade para o mundo rural», contou, baseando-se na experiência de dois anos com o troço já construído em Viseu, por onde terão passado 600 mil pessoas.

Fernando Ruas considera que é também factor de desenvolvimento, contando que onde antes só havia «montes de silvas», hoje «não há jardim ou horta junto à ecopista que não estejam arranjados».

O autarca explicou que serão também requalificadas as antigas estações e outros equipamentos da antiga linha ferroviária, como a Ponte de Mosteirinho e o túnel da Póvoa de Catarina, no limite com o concelho de Tondela.

O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, lembrou que a ecopista é um «sonho antigo» do seu concelho, que chegou a estar na gaveta durante dois anos no tempo do seu antecessor.

Congratulou-se por, entretanto, as três autarquias terem decidido avançar para um projecto intermunicipal, ficando a infra-estrutura com 150 mil potenciais utilizadores.

«É, sem dúvida, um projecto que serve de exemplo a futuras colaborações entre municípios», considerou.

O presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, lembrou que este é «o primeiro grande projecto» feito em consórcio por três autarquias no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.

O autarca espera que os três concelhos fiquem com «uma grande via de turismo, lazer e recriação».

Diário Digital / Lusa
 

bastos

Member
Ecopista do Dão! Excelente ideia e obviamente de aplaudir. Vejamos o bom exemplo do troço da ciclopista do Vouga entre a Foz e Paradela, ou seja o aproveitamente desta linha férrea, entretanto desactivada. É pena é não ter continuado por mais uns bons quilómetros. Claro que a cereja em cima do bolo, seria a sua conclusão até Viseu.
 
Top