Maior ecopista do país avança já esta semana

Andre_Mad

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Gaija said:
Andre filipe said:
Permite-me discordar. Se olhas para essa foto e apenas vês a tinta na estrada, não estás claramente a ver toda a dificuldade que envolve a redução/remoção de faixas de rodagem para automoveis e tudo o que isso implica nas artérias adjacentes. Exemplo: para se fechar uma via da Av. da Liberdade para transito de bicicletas, imaginas tudo o que seria necessário fazer para o transito naquela zona não se tornar totalmente caótico?

Permite-me a mim discordar. Não deves ter reparado mas a Av. da Liberdade perdeu uma faixa de rodagem para automóveis :) agora a Avenida tem uma faixa bs em toda a sua extensão... e vai mais além já que a rua do Ouro tb perdeu uma faixa... Por isso até é possível!

Pois perdeu. Mas felizmente não passo por lá à hora do ponta. Segundo parece aquilo nesta fase de férias ja é meio caotico, imagino no inverno, em plenas horas de ponta...
 

Gaija

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Andre filipe said:
Pois perdeu. Mas felizmente não passo por lá à hora do ponta. Segundo parece aquilo nesta fase de férias ja é meio caotico, imagino no inverno, em plenas horas de ponta...

talvez um bom incentivo para deixar o carro fora de Lisboa? Infelizmente o português tem de levar o carro para todo o lado né?
 

Andre_Mad

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Gaija said:
Andre filipe said:
Pois perdeu. Mas felizmente não passo por lá à hora do ponta. Segundo parece aquilo nesta fase de férias ja é meio caotico, imagino no inverno, em plenas horas de ponta...

talvez um bom incentivo para deixar o carro fora de Lisboa? Infelizmente o português tem de levar o carro para todo o lado né?

Pois... eu percebo o teu ponto de vista. Mas estas coisas não podem ser feitas em tratamento de choque...
 

bastos

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A questão é que neste país, ou as coisas se fazem assim de truz e vingam, ou não se fazem de todo. Concordo plenamente que se desincentive o uso de automóveis nos centros urbanos, se bem que em Portugal isso não passe de uma utopia.
Quanto à questão da recuperação das linhas para ciclovias, de facto não é necessário gastarem-se alguns milhares no embelezamento das mesmas, mas também não nos podemos esquecer que elas não são exclusivas para nós, mesmo estas não urbanas.

Já agora, e infelizmente para as populações mais interiores, não me lembro de um único caso de linhas reabertas pela CP após a sua desactivação.
 

apcmo

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Quando abri este tópico não contava com tanta polémica como tem vindo a aparecer e há alguns reparos que quero fazer:

É verdade que as mentalidades têm que mudar em relação ao uso dos diversos meios de transporte. E não está em jogo o uso de transportes individualistas, como o automóvel e a bicicleta, mas também se deve incentivar cada vez mais o uso de transportes colectivos para as deslocações diárias.

Há aqui colegas que são declaradamente contra as ciclovias. É uma opnião como outra qualquer e, pelo menos, têm a frontalidade de a dizerem. Mas temos de pensar naqueles utilizadores de bicicletas que não têm capacidade de irem para o monte e seus trilhos. Andar de bicicleta (e não ciclismo ou BTT) é um desporto aconselhado a todas as idades, mesmo a pessoas já na Terceira Idade, e para elas este tipo de ciclovias são importantes pois levam-nos por caminhos ainda com ar sáudável, fora dos centros urbanos, muitos deles bastante poluídos.

Em relação ao custo da ciclóvia, não conheço o projecto (não sou de Viseu e só tenho as notícias dos jornais) mas penso que não é só para a pista da ciclovia, mas também para todos os equipamentos de apoio e recuperação dos edíficios das velhas estações.

Gaija said:
... A linha de comboio foi desactivada e arrancada mas o terreno ficou perfeitamente ciclável pois ficou uma pista de terra. e é preciso mais do que isso?

O custo de manutenção de uma pista em terra batida não poderá a vir a ser maior que criar um outra em asfalto ou outro material mais "sólido"? É que com as chuvas, as pistas de terra batida ficam muitas vezes com sulcos e intransitáveis, necessitando quase sempre de manutenções sazonais.

Penso que no fundo todos temos um pouco de razão em tudo do que se disse neste tópico, mas que devemos deixar de radicalismos. Se por um lado é importatnte a criação das ciclovias e ecovias, também é importante criar meios de dissuação do uso do automóvel como meio de trasnporte individual e fomentar o uso de outros meios de transporte mais limpos e sustentáveis. E esse papel está em todos nós e não só nos organismos autárquicos e do Estado.

E agora espero por mais notícias sobre o andamento desta ciclovia!

Paulo
 
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