Lubrificação de origem

oliana

Active Member
Olá pessoal.
Depois de ler muitos tópicos e por experiência própria nas bikes que tive, permite-me concluir:

A lubrificação de origem nas bikes é muito duvidosa. Muitos dos problemas que temos no futuro estão relacionados com isto.
Não se trata apenas de uma certa gama baixa ou alta de bikes. Deverá ser em todas, em quase todos os componentes.
Estes os principais alvos:

Caixas de direcção, caixas das esferas nas rodas e de eixos pedaleiros não integrados, rolamentos eixos integrados. Caixas, casquilhos e rolamentos de suspensões totais, principalmente no eixo junto ao pedaleiro. Interiores de amortecedores e suspensões.

Devido a uma revisão total na minha suspensão total conclui ainda que apenas a rock shox reba sl estava com uma lubrificação/montagem minimamente aceitável.

Os peridos de revisão não são desculpa para grande parte das situações.

Por isso amigos. Mãos á obra, porque massa consistente com fartura nos sitíos onde deve levar, não faz mal. O excesso, vem cá para fora com o aperto.

Boas pedaladas.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

peço desculpa, mas vou discordar. Eu acho que a melhor lubrificação é a de origem, é feita por profissionais, com os materiais e as doses certas.
Que todos os pontos de rotação (eixos, caixas, esferas) precisem de mais ou menos atenção, é verdade, agora, nenhum fabricante vende as bicicletas nem as monta sem a dose certa.

Um bom exemplo é a "cera" que vem nas correntes Shimano, super peganhenta, tentei sempre retirá-la para lubrificar até ler (num site da especialidade) que essa lubrificação é mais eficaz que qualquer outra que se possa fazer posteriormente.

Claro que a lubrificação de origem não dura para sempre, mas na minha opinião as peças vêm com a dose certa. Não passa pela cabeça de ninguém comprar qualquer coisa nova e abrir tudo para lubrificar, especialmente quando a fábrica já o fez.

Jepas
 

oliana

Active Member
É a tua opinião, que não me apaga as certezas.

É tão boa que muitas das peças se vão ainda dentro da garantia. Ruidos em caixas de direcção ou eixos pedaleiros. Suspensão total.
Basta pesquisar aqui no forum e ver ao fim de quanto tempo de comprar uma bike começam os ruidos.

Uma boa lubrificalção de massa consistente, é aquela que cabe em todos os espaços livres, depois do aperto certo , numa caixa de direção ou de um rolamento de roda. Não pode haver exageros aqui.

Os eixo dos rolamentos principais da minha ST, foi colocado metal com metal. Seco. Se aquilo que vi nas caixas de direção ao fim de 10 meses é uma boa lubrificação, estão explicados os ruidos que aparecem em muitos lados das bikes.

Sei o que tenho feito, e garanto que tenho poupado muitos euros em peças e em dores de cabeça. Um eixo octalink, depois de uma lubrificação minha ao fim de um ano, fez só 20 000 km sem lhe tocar. Foi com a bike para outro dono. Podia dar mais exemplos.
 

ESTIMA

New Member
Por norma a bicicleta vem com lubrificação suficiente, o problema muitas vezes são o tempo que as mesmas andam fechadas em trasportes. Depois é necessário ver que as peças são usadas, lavadas (muitas vezes á pressão) e tudo isto vai eliminando a lubrificação.
Eu por norma abuso da massa consistente em todas as peças moveis e parafusos (excepto corrente) mas faço esta operação umas 4 vezes ao ano (existem pontos que o faço mais vezes, ex. pedais e aperto dos mesmos no crenque).
 

elv1s

Member
Essa do eixo octalink interessou-me. Tenho um com 7700km, que veio com um pedaleiro deore, e já está cheio de folga. Tentei lubrificar aos 2000km, mas é selado, ou não descobri maneira de mandar massa lá para dentro. É um shimano. Não sei se irei comprar um novo eixo para montar na bike alternativa, ou uma SS mais adiante, e convinha que durasse mais km. (para esta optei por um conjunto de pedaleiro novo de gama superior)

Sugestões agradecem-se ehehe
 

tkul

Utilizador Banido
depende!

1- Correntes shimano - não vejo melhor lubrificação que a parafina com que vem.
2- Caixas de direcção - depende! Se forem de rolamentos, depende da qualidade dos mesmos.
3- BB - depende:

Sistema quadrilado --> O MELHOR! Tenho um com XX.XXX kms e com +15 anos e ainda a bombar, embora com uma ligeiríssima folga!
Sistema ISIS --> maior MERD@ que anda aí e tudo devido ao tamanho de esferas que tem de usar (limitado em parte pelo diâmetro do BB no quadro e o diam. do eixo).
Sistema OCTALINK --> um pouco melhor, dado usar esferas em vez de rolamentos - diam. um pouco maior.
Sistema exteriror --> Bom até ao momento
Sistema BB30 ou de 92mm --> deverá ser o futuro breve

4- Cubos - o mesmo que em 2

Suspensões (frente):

Depende!

A Marzocchi desde que foi para TW, tem variações "lindas" no nível de óleo. E outras também!
Ninguém faz a verificação antes de rodar... embora até devesse trocar de óleo passado uns quantos kms.

O mesmo para os amortecedores embora aqui menos crítico.

 

klaser

Well-Known Member
Estou a ficar meio apavorado com o que tenho lido por aqui.Tenho a bike há 3 meses(1000Km),andou na lama e chuva no inverno,lavei muitas vezes a mesma.O que me assusta são os cubos,tenho 2 shimano HB-RM65,que não devem ser grandes coisas,no momento as rodas não fazem barulho algum e rodam super suaves,mas gostaria de saber se é melhor abrir na mesma pra ver como anda aquilo ou esperar mais um pouco,porque não queria chegar ao ponto de desgastar minimamente os ditos,pois tenho medo do transtorno que um cubo lixado possa dar (ter de enrraiar uma roda se levar cubo novo ou comprar outra roda nova completa)..
 

nina

New Member
klaser
Como qualquer cubo de esferas (não confundir com rolamentos selados) , ou seja , tudo o que for Shimano é de esferas(regra geral), por isso necessita de uma maior atenção , por parte do utilizador. Claro que uma visita a um BOM TÉCNICO, de vez em quando, nunca fez mal a ninguem. :D
Se souberes fazer ainda melhor, poupas guita.
Em relação aos eixos pedaleiros , não tou a ver que tipo de lubrificação se possa fazer , para aumentar a longevidade do mesmo . Estou a falar a eixos quadrados e octalink.
Porque os rolamentos são "blindados", e penso eu na minha ignorância , que não se consegue abrir para fazer a tal limpeza das esferas e a sua lubrificação, tal como nos cubos.
Eu ponho massa , mas é pela a parte exterior do eixo , por causa da agua que entra pelo o tubo de selim, para não ficar em contacto directo com a caixa do eixo pedaleiro.
O que ás vezes acontece nas folgas do eixo pedaleiro, é que o pessoal , tem a mania de lavar em elefantes azuis e comp. e como agua-a-jacto+massa+inverno+lama= M#$"&A
Boas curvas dessas e das outras.........
 

oliana

Active Member
Poucas coisas no bike são inacessiveis. Os pequenos rolamentos das ST serão um exemplo.

Quanto aos rolamentos dos eixos pedaleiros integrados, já viram isto de um outro amigo ?

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,51106.0.html

Os outros quadrados, até agora não encontrei nenhum shimano que não fosse desmontável. Tambem até agora só tive shimano. Desconheço outras marcas.

É claro que lavagens á pressão com jacto directo nas caixas dá mau resultado.

Já consegui, ao desmontar e voltar a montar uns pedais, colocar mais uma esfera em cada um. Ainda estão na bike antiga.

Não, não as perdi a desmontar. :mrgreen:
 

elv1s

Member
oliana said:
...
Os outros quadrados, até agora não encontrei nenhum shimano que não fosse desmontável. Tambem até agora só tive shimano. Desconheço outras marcas.

É claro que lavagens á pressão com jacto directo nas caixas dá mau resultado.

ok... ainda não me respondeste sobre os octalink

oliana said:
Sei o que tenho feito, e garanto que tenho poupado muitos euros em peças e em dores de cabeça. Um eixo octalink, depois de uma lubrificação minha ao fim de um ano, fez só 20 000 km sem lhe tocar. Foi com a bike para outro dono. Podia dar mais exemplos.

Sobre os octalink é que estou curioso, pois aquilo é blindado, e não dá para abrir e lubrificar. Não tem nada a ver com o link anterior que puseste para os rolamentos externos XT.
nina said:
klaser
Em relação aos eixos pedaleiros , não tou a ver que tipo de lubrificação se possa fazer , para aumentar a longevidade do mesmo . Estou a falar a eixos quadrados e octalink.
Porque os rolamentos são "blindados", e penso eu na minha ignorância , que não se consegue abrir para fazer a tal limpeza das esferas e a sua lubrificação, tal como nos cubos.
Eu ponho massa , mas é pela a parte exterior do eixo , por causa da agua que entra pelo o tubo de selim, para não ficar em contacto directo com a caixa do eixo pedaleiro.
O que ás vezes acontece nas folgas do eixo pedaleiro, é que o pessoal , tem a mania de lavar em elefantes azuis e comp. e como agua-a-jacto+massa+inverno+lama= M#$"&A
Boas curvas dessas e das outras.........

E sim, claro que também lavo a minha ocasionalmente à pressão para limpar melhor certos recantos e lama persistente, mas também sou adepto de voltar a lubrificar bem os pontos sensíveis. E o eixo octalink foi o que ficou sempre sem lubrificação nova. Apesar de quando lavo à pressão evitar dirigir a agulheta para aquela zona.
Sobre as lavagens à pressão não me preocupo, pois sou eu que faço a manutenção de tudo, e posteriormente volto a meter massa nova, nos cubos/rolamentos das rodas caixa de direcção, desviador...
 

oliana

Active Member
OK elv1s. houve aqui uma pequena/grande confusão minha. O eixo é mesmo quadrado e não octalink.Telefonei a quem vendi a bike, para tirar duvidas. :|
Sendo assim não desmontei nenhum octalink.

As minhas desculpas por este precalço. Não sei assim se é possivel desmontar algum octalink.
Mas mesmo assim como sou teimoso ainda vou investigar. :roll:

Já desmontei muita coisa e com asneiras pelo meio. :mrgreen:
 

elv1s

Member
Ó meu amigo, essa chave serve para os pedaleiros hollowtech II da shimano, com rolamentos externos...

Tás um bocado baralhado sobre o que é hollowtech com octalink e hollowtech II.

Obrigado na mesma. ;)
 

oliana

Active Member
Desenterrando este tópico 3 anos depois;

Queria apenas confrontar aqueles que disseram o contrário, com as minhas experiêcias, com as quais me levam a dizer mais uma vez que a lubrificação de origem é duvidosa e em alguns casos de fraca qualidade. Os rolamentos xt duraram-me 3 anos com alguns milhares de km. Na primeira vez que os desmontei, tinham 3 mêses e já demonstravam pouca mobilidade devido á qualidade da massa. Foram revistos 2 vezes por ano. Fizeram btt com muita lama e água durante a sua vida. Os novos que são deore, foram agora abertos ao fim de 3 mêses para serem inpecionados. Para surpesa minha, estavam secos. Para uma utilização de verão praticamente sem lavagens, é incompreensível. Tenho outra bike com uns xt quase novos que só se salvaram após a minha revisão com massa de qualidade. Cubos de rodas; aumentei o tempo entre revisões.
A massa de litio, que utilizo é indicada para mecanismos deste tipo, com movimentos prolongados e muito resitente á humidade. Não é vendida nas lojas de bikes, sendo que essa igual á de origem, podem ficar com ela.

Massa a mais nos mecanismos! Defender que pode haver avarias nos mecanismos acima falados, devido a massa em excesso é desconhecimento total. Havendo massa em excesso ela é expulsa, como acontece muitas vezes, em muita maquinaria, nas primeiras utilizações. Sendo que o factor sujidade que se agarra a esse excesso, é resolvido com limpeza apropriada. E só acontece durante as primeiras saídas. E enquanto sai a massa em excesso, nunca entra sujidade.
As caixas de direção têm agradecido, pois ainda demonstram muita saúde, tal como os rolamentos.

Por isso, meus amigos, e sem levar em conta opiniões de que tudo o que vem montado de origem é muito bom, pois não é verdade, tenho absoluta confiança e convicção que a lubrificaçaõ de origem de muitos mecanismos rotativos é de absoluta falta de qualidade, ou inapropriada para determinadas utilizações.

Sendo que fui eu durante estes 3 anos que fiz as revisões a todas as caixas de direção, rolamentos da pedaleira e cubos de roda, das 4 bikes de casa.
Por isso não tenho dúvidas que anteriormente confiava demais, e ficava-me mais caro!
Boas pedaladas!
 
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ritch

New Member
Eu tb já me deparei com um eixo pedaleiro a chiar e bicicleta não tinha mais de 500kms e 6 meses de uso normal... depois de ter sido aberto e lubrificado fico bom! isto numa bicicleta de marca com nome...
 

oliana

Active Member
Ritch.
Ainda bem para os mecânicos de bikes que ainda há muita gente a confiar montagens de origem destes componentes. Haja dinheiro para pagar os arranjos!
 
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