Litespeed Sewanee by Phalhas

Phalhas

New Member
Epá isto anda animado. E tudo por causa do guiador...

Sim, confirma-se, é um de 560mm e não o considero pouco largo. Os maiores dão-me a sensação de ir de avião. Gostos...
Acredito que um mais largo, e mais alto, provavelmente fazia melhorar nas descidas, por exemplo, mas pela experiência que tenho prefiro assim, a subir nota-se bastante a vantagem, mas repito são gostos e nesta questão particular dos guiadores, nem discuto muito pois teria de andar a experimentar vários para conseguir emitir uma opinião ainda mais válida e mais completa. O sim porque sim, ou o não porque não, ou como muita gente, porque ouviu dizer ou leu na net para mim não serve...
Em relação a essa história da respiração nem comento.

Nozes o meu Canis, aliás o da bike, eheh, é um de 120 tpi e estou a gostar bastante, boa opção para trás, rolador e com bastante aderência.

Obrigado a todos pelas vossas opiniões e comentários. São importantes.
Por várias vezes coloquei a hipótese de deixar de partilhar os meus projectos e ideias mas é isto que faz sentido, para mim, num fórum.

Deixei de ser moderador mas continuarei a partilhar e a debater com quem quiser até eu achar que vale a pena.

Grande abraço
Rui Ermitão
 

pimentoski

New Member
Patitos, a expressão "fechar a caixa" provavelmente não é a melhor, nem sequer a mais correcta, mas ainda nesta volta a frança que acompanhei do inicio ao fim lembro-me perfeitamente de ser referido que em algumas etapas de montanha o alberto contador por exemplo usava guiadores mais largos para facilitar a respiração... e isso notava-se bem, a bicicleta tinha um guiador gigante e até estéticamente desproporcionado mas se ele usava por alguma razão era. ser der 1% de rendimento extra pode ser o suficiente, 1% em 1 hora são 36 segundos, a diferença entre o Contador e o Shleck este ano foram 39 segundos...

claro que aogra não vamos todos usar guiadores de 1 metro para respirar melhor, mas acredito que em testes e estudos feitos em laboratório um guiador de 580 pode ser melhor que um de 560 por exemplo...

claro que cada atleta há de ter o seu tamanho ideal e cada um vai-se sentir melhor com o seu tamanho certo, mas tu e mais malta sabem bem que tanto no BTT como no Ciclismo 1cm de diferença no avanço, no espigão de selin, no guiador, etc, etc, faz diferença...

lembro-me quando era menos batido e tinha um avanço com 110mm e achava que era "feio" e comprei um com 80mm para ficar mais bonito, nessa volta fiquei com dores horriveis nas costas... fiz mais uns testes e acabei por usar um de 100mm, no guiador a mesma coisa, tinha um de 580mm e comprei um com 550mm (Ritchey WCS em 25,4), foi o pior upgrade de sempre... nem a descer nem a subir aquilo era bom, voltei para os 580mm e agora até tenho um de 600mm mas porque uso bar-ends.
 

Conguito

New Member
Epá isto anda animado. E tudo por causa do guiador...
Por várias vezes coloquei a hipótese de deixar de partilhar os meus projectos e ideias mas é isto que faz sentido, para mim, num fórum.

Rui Ermitão
Ora aí esta uma boa decisão, são sempre bem vindas as opiniões de quem realmente dá uso as coisas, inumeras vezes dou inicio a posts e a meio desisto de os publicar pois já sei que darão páginas de off topic.

Existem alguns posts com verdadeiro sumo e de pessoas que usam as bikes, o exemplo do Marreiros e Marco Pinho etc
Neste tipo de tópicos podemos tirar ideias e apreender com as suas experiências, com os seus erros.

Infelizmente tambem existem autênticas montras de vaidades e com muita pena minha são mais este tipo de tópicos os mais numerosos.
 
Last edited:

pimentoski

New Member
também concordo, e por vezes até tenho medo de vir dizer asneiras, mas normalmente falo baseado no que sei, no que testei, sempre andei de bicicleta e faço BTT há quase 20 anos... Cheguei a ter bicicletas sem suspensao de 2x5... depois umas 3x6... depois uma com amortecedor no avanço... etc, etc... travões de ferradura, cantilever, v-brake, hidráulicos, disco mecânico e disco hidráulico passei por tudo, até usei pratos ovais em 1998...

também sei ouvir o que os profissionais dizem, se o Marco Chagas dá opiniões a comentar a Volta a França eu acredito, estamos a falar de um dos melhores ciciclistas portugueses de sempre, recordista da volta a portugal, até em vitórias anuladas devido ao doping. isto tudo por causa da teoria da respiração e do tamanho do guiador.

quanto ao resto há tópicos para mim obrigatórios, nomeadamente este, o do marreiros, as opiniões do David Raquel, do Jebas e mais alguns que sem dúvida sabem do que falam, os tópicos para medir pilinhas também os vejo mas ai interesso-me menos.
 

Conguito

New Member
Em resposta ao pimentoski que e deu uma grande recordação também tive um avanço desses quando tinha 16 anos brutal!! Era tranz x a marca

59635.jpg


Voltando a tópico, essa bike é simplesmente fantástica e linda
 

pimentoski

New Member
cezinho: sabes perfeitamente... não vou dizer quais são, mas toda a gente sabe que há ai tópicos que é só palha e não se desenvolve nada, tópicos que já foram bloqueados e que já tiveram post's apagados várias vezes por serem completamente off-topic, por falar em off-topic peço desculpa ao Phalhas por estar a fazer isso no tópico dele, vamos voltar ao assunto principal, e já agora manda-me os links das lojas por pm. :)

conguito: o meu avanço era menos sofisticado, o sistema de amortecimento era uma banal anilha de borracha, parecido com este:

girv.25.4.jpg
 

nogueira.nuno

Active Member
:eek:fftopic:
Se era um Girvin tinha tudo e mais de sofisticado.
As anilhas de borracha (Elastometros) usados nos avancos e ate espigoes de Selim na altura foram o que iniciou e impulsionou o desenvolvimento dos amortecedores nos quadros e suspensoes nas Bicicletas.
Ate esse sistema de aperto do avanco no tubo das suspensoes/forquetas esta a regressar mas em espigoes de Selim.

Desculpa Phalhas ;)
 

Batas

New Member
Elastometros quando eram vendidos a metro! Porque à unidade eram elastómeros. :p
Ai... Como queria um proflex 857 naquela altura...
 

nogueira.nuno

Active Member
Vai-te lixar, mas ok, tens razão!! Hehehe
Sim, dos Polímeros vêm os Elastómeros, não dás um Grama a ninguém :), mas obrigada na mesma pela correcção.

Eras tu e muita gente continua ainda a quere-las!
 

João Marinho

New Member
Aqui vai o meu bitaite então,

Durante anos usei guiadores estreitos rectos e dizia que me sentia bem assim. Este ano passei para um lowrise de 640mm e posso-vos dizer que foi dos melhores mudanças que podia ter feito.

Esteticamente depende dos gostos de cada um, mas gosto do look. Ganho em estabilidade, em segurança, em conforto e apenas perco ligeiramente, muito ligeiramente a rolar, mas provas de BTT a rolar não são muito o meu forte :)

Não digam ''NÃO'' só porque não. Testem, experimentem, comparem, analisem, ponderem porque isso de usar porque o fulano ou beltrano usa não basta.

Rui, a bike está muito bem conseguida!

Love the Ride
 

RTC

Super Moderador
Aqui vai o meu bitaite então,

Durante anos usei guiadores estreitos rectos e dizia que me sentia bem assim. Este ano passei para um lowrise de 640mm e posso-vos dizer que foi dos melhores mudanças que podia ter feito.

Esteticamente depende dos gostos de cada um, mas gosto do look. Ganho em estabilidade, em segurança, em conforto e apenas perco ligeiramente, muito ligeiramente a rolar, mas provas de BTT a rolar não são muito o meu forte :)

Não digam ''NÃO'' só porque não. Testem, experimentem, comparem, analisem, ponderem porque isso de usar porque o fulano ou beltrano usa não basta.

Rui, a bike está muito bem conseguida!

Love the Ride
X2
Nunca pensei que me desse tão bem com a mudança.
Das 3, ainda tenho uma com um guiador recto de 56cm's. Já me faz tanta diferença que parece que desaprendi de andar, principalmente a descer. :)

Mas com esta alteração tive que alterar também de gripshift para triggers, pois lowrise com gripshift não combina. :s

Desculpem o offtopic...
 

RTC

Super Moderador
RTC, não combina porquê?
Os cabos roçam no guiador ou assim?

Abraço ;)
Não Kamoes. Não combina por uma questão de ergonomia.
Regra geral os guiadores lowrise têm um recuo de 9º contrariamente aos rectos que normalmente têm 5º. Ora isso vai alterar a posição das maõs/braços que colocas no guiador. Os pulsos assentam nos punhos com outro ângulo, mais baixo. E esta posição trabalha melhor com triggers do que com gripshift.
Pelo menos comigo é assim.
Mas só experimentando para perceber bem o que tentei explicar. ;)
 

Kamoes

Active Member
Certo, já percebi ;)

Nem tinha pensado nisso... O recuo é maior e ficamos com o pulso mal apoiado(descentrado) no gripshift ;)

Obrigado.
 

Phalhas

New Member
Epá vocÊs não dão hipóteses, um gajo distrai-se um pouco e pimba...

Vá não se estiquem com o off-topic. Sem dúvida que a questão do guiador merecia um tópico sobre o tema.

João e Rene, compreendo e acredito que um guiador sobre elevado e mais largo compense e seja melhor do que inicialmente possa parecer. Sem dúvida que a experiência é a melhor conselheira. Defendo isso há muito. Mas nem sempre temos a oportunidade de testar tudo o que queremos. Fica prometido que um dia destes testo um guiador desses, mas não abandono os gripshifts.

Até vos posso adiantar que na minha Sewanee poderia ser uma óptima solução pois ela tem a testa com ângulo fechado e a descer nota-se...

Abraços
Rui
 

ny12xx

Super Moderador
Os pulsos assentam nos punhos com outro ângulo, mais baixo. E esta posição trabalha melhor com triggers do que com gripshift.

Companheiro RTC

Em tantos posts que já por aqui li, nunca me tinha deparado com tal afirmação. Nunca na vida isso me passaria pela cabeça, mas com os fundamentos que apresentas, não tenho dúvida nenhuma de que nos estás a dar uma informação válida. Estou sempre a aprender.

Phalhas, peço-te desculpa por mais um off-topic.

Tens uma belissima bike

Um abraço

NY
 

Phalhas

New Member
Voltando ao tópico e aos upgrades, neste caso também relacionado com o peso...

Desta vez não é nada para baixar o peso mas sim para melhorar o projecto.

Algo com que sonhava desde o início deste projecto e que queria juntar ao quadro, algo intemporal (vamos ver).

DSC_4853.JPG


DSC_4857.JPG


Peso - 1485g completas.

A Sewanee com este upgrade deverá ficar nos 9200g, nada mau...

Espero que gostem.

E repito aos mais esquecidos, o peso não é tudo...

Abraço
Rui

Ps. Além desta pequena alteração, lol, a Sewanee recebeu um desviador XTR topswing, baixou cerca de 20g.
 

Patitos

Active Member
9200g, deus MA, libre de ter uma bike tão rexunchudinha, gordinha como essa......dasseeeeeee.
;) Depois dá o feedback das rodas nos trilhos.
Abraço
Paulo
 
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