Lisboa-Fátima

FMCurto

Active Member
A minha máquina fotográfica é o telémovel,GPS e radio/mp3 (ponho um phone só e gosto de ir a ouvir o PRIMO aos sabados de manha) e como já disse fiquei sem baterias.Não é stress é só vontade de conhecer os limites, e não me deu na bolha ir e pus-me a estrada à maluca no outro, fiz o que aconselho a outros que me falam no mesmo trajeto a fazerem com alguma antecedência: a linha de comboio é praticamente paralela (e plana) até Tomar aos caminhos de Santiago,é uma boa ideia fazer uns testes para ver como se sentem em distancias grandes.Ir e voltar a Santarém é quase a mesma distancia (sem o acumulado) e dá para perceber bem qual o nosso melhor ritmo a adoptar,é apenas a minha opinião pessoal mas julgo que o conseguir dosear o esforço para adotar um ritmo mais lento do que conseguimos é o verdadeiro busilis da questão.
Durante alguns fins-de-semana fui "treinando" e voltando de comboio cada vez mais longe, se me sentisse muito cansado ou algum azar mecanico tinha sempre uma estação de comboio para a frente ou para tras a pequena distancia.De maneira que metade do percurso já conhecia de olhos fechados.
DE facto a parte do PNSAC é talvez a mais engraçada e ai parei bastantes vezes tal como em algumas terriolas para pedir indicações ou entabular conversa durante um café.Aliás,como estava sem GPS tinha mesmo de ter os olhos bem abertos para estar atento as setas.
 

juik

New Member
Certo, cada um tem a sua postura sobre a bicicleta, respeito mas nada me impedirá de ser critico. Como a de andar de phones enterrados nas orelhas em vias com tráfego. Já vi tantos que já nem ligo, cada um tem o direito de ser atropelado como quiser. Giro é gajos nas maratonas com o rádio a pilhas às costas a debitar muitos db's, é mesmo qualidade de vida.
 

FMCurto

Active Member
:fpalm:

O Lisboa-Fátima não era para mim um fim em si mesmo, aliás era um treino (que correu mal) para ver se conseguia fazer todo o caminho que está no site "www.caminho.com.pt": Lisboa-Aveiro (onde tenho familia) mas que por razoes de tempo e logística (e sim tb desafio pessoal) andava com ideias de o tentar em dois dias parando em Leiria (onde tb tenho familia).
Isso das maratonas não sei, nunca fui a nenhuma pq gosto mesmo é de andar sozinho ao meu ritmo e tb não vejo necessidade de me andar a medir com outros, para descobrir caminhos já há por ai muita informação.
Já gora qualquer coisa util,o caminho do site mas editado para remover a "confusão de pontos": http://quikmaps.com/gpx/210286
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Já não dava para editar: se alguem precisar dos atlas para Trekbuddy pode enviar PM.
Lx-Aveiro-Sertã são 1,8Gb com zooms do google maps hybrid 10/12/13 terreno/14/15 terreno/16.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo João Maia, o caminho desde o Pavilhão de Portugal, vindo até Sacavem/Trancão, passando por Vialonga, Alverca, Vila Franca, depois passas a ponte Marchal Carmona, entras na Leziria e é sempre a andar, o terreno é plano, faz-se bem, só depois de Santarem é que começa a subir, ai sim é que podes tirar umas fotos á maneira, com belas paisagens...

Eu fui em 2011, mas o track passava na Nacional 10, desde Caniços/Póvoa/Alverca até Vila Franca de Xira, penso que seja este o percurso marcado...
 
Olá amigos, neste fds fizemos o lisboa-fatima :) em dois dias. O 1º dia até alcanena, mais ou menos 130 km's e o segundo dia até fatima e depois até á estação de comboio de Seiça(Oure) e deu aproximadamente 53kms.
Posso dizer que adorei a travessia, o 1º dia até santarem é simples, mas a partir de santarem para alcanena, começa alguma dureza! Sempre com paisagens bonitas, tivemos sorte porque não apanhamos muito calor em ambos os dias, mas o vento ia sempre contra nós :( Foi a unica parte chata, mas com espírito tudo se fez!.
Aconselho as pessoas que saem de fatima e vão apanhar o comboio a apanharem em Seiça, pois de fatima até lá é quase tudo sempre a descer e recta! Para alem de seiça ser uma vila bonita e simpatica :)
Muito obrigado a todos pela ajuda e informações e agora é começar a pensar nos caminhos de santiago!!
Um abraço companheiros.
 

nunoelisiario

New Member
bem le ai que passas a ponte marchal carmona, isso não é verdade pois já fiz lisboa- fátima 2 vezes e vai-se sempre por a leziria sim, mas depois de o passadiço de alhandra, passas o jardim de v.f de xira viras à esquerda e segues as setas amarelas em direção a azambuja.
 

rp23

Member
Boa noite camaradas foristas, o nunoelisiario tem razão no que diz, pois o trek Lisboa-Fatima não atravessa a ponte Marchal Carmona, mas sim passa-se junto a ela pela margem norte.

Alguma duvida está aqui o trek que eu fiz (trek original) num dia, com um suplemento até Caixarias, foi ai que apanhamos o comboio para Lisboa.

Já o fiz 3 vezes, duas vezes em dois dias e uma vez em um dia.

Fazer em dois dias para mim é o melhor, dá para apreciar tudo, num dia é muito duro.( Fatima-caixarias são mais 27 km).

No inverno não é aconselhavel fazer a parte do rio Trancão, faz-se pela Nª10 até Povoa de S. Iria.



http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ckkghbqyhkzabtmf
 

jjjorge

Member
eu ja fiz o lisboa fatima 3 vezes e se for para fazer o caminho dos peregrinos é so seguir as setas azuis porque esta bem marcado ...eu quando fiz foi tudo num dia....
 
Top