Liquido no camelback vs bidon na bike

margarett

New Member
Eu por acaso tava a pensar em trocar a mochilinha por um bidão porque a minha água aquece à brava, encostada às costas. Além de que com o liquido anti-furos deixa de haver necessidade de andar com um monte de ferramenta atrás, né...
 

FDura

Utilizador Banido
Faz como eu, metade água e a outra metade cubos de gelo.
Em relação ao camelbag, digo-vos uma coisa não paro para ajudar ninguém em dificuldades mecânicas :oops: , isto não é ser mau colega do BTT, mas sim eu vou super carregado e alguns chicos-espertos :grrr: vão a contar que alguém os desenrasca como aconteceu comigo á já algum tempo em que depois de desenrascar um colega desconhecido com um furo o mesmo mal agradeceu e nem me ajudou a arrumar a ferramenta, mas felizmente passados uns km passei por ele com outro furo :mrgreen:, (eu sei que nem todos são iguais a este colega, mas (gato escaldado têm medo de água quente).
 

pratoni

Active Member
FDura said:
Faz como eu, metade água e a outra metade cubos de gelo.

eu, quando está calor, ainda faço melhor, encho o mais possivel com cubos de gelo e depois acabo de encher com agua o mais fresca possível... E resulta durante um bom tempo... :wink:
 

Pedro_xpto

New Member
Boas, no domingo na maratona de Aveiras de Cima como consegui ir alguns quilometros no grupo da frente estava a reparar que o pessoal mm pro na coisa, isto é queles que têm brutas maquinas em carbono e brutos andamentos como é logico usam todos bidon e nada de camelback, e no bolso da camisola uma camara de ar e uma bombinha!!sera que isto quer dizer alguma coisa em termos de rendimento?? :roll:
 

rzoig

New Member
Pedro,

penso que são realidades diferentes. Para a malta que anda a competir ou gosta de andar em ritmo de competição e leva essa atitude a sério tudo vale. É claro que fica mais leve levar um bidãozito na bike do que uma mochila nas costa que acaba por ficar mais pesada e prejudica fisicamente pois estando encostada às costas nessa zona aquece-se mais, sua-se mais, perdem-se minerais mais rapidamente e etc e tal. Repara que em provas existem normalmente abastecimentos que permitem voltar a encher o bidão e comer qq coisa.

Para outros que gostam de dar umas voltas em bom ritmo e andam perdidos pelos montes, é necessário garantir uma certa autonomia e a mochila torna-se essencial.

Boas Pedaladas.
8)
 

khaostik

New Member
Boas, já aqui tinha postado um comentário. E voltamos a falar de peso e aceleração. Da física sabemos que quanto menor for a massa, menor a inércia,e por consequência menor será a força que temos de aplicar para termos uma aceleração efectiva.
Isto é algo que toda a gente sente na prática: com uma bicicleta mais leve temos mais aceleração.
Mas também há outro tipo de inércia que é a inércia de rotação. Este tipo de inércia é muito importante e aumenta com o quadrado do raio.
Vamos considerar dois exemplos para duas rodas com o mesmo peso:
1ro- Se as rodas tiverem muito peso no eixo e depois tiverem pouco peso nos aros e pneus, vamos ter uma inércia rotacional baixa...
2do- Se as rodas tiverem pouco peso no eixo e depois tiverem muito peso nos aros e pneus, vamos ter uma inércia rotacional alta...

Quanto à aerodinâmica que já aqui se falou.. será que é a 20 km/hora (digo esta velocidade porque é mais ou menos a velocidade média do pessoal que ganha maratonas) que vamos sentir diferença?

Bom 25 de abril,

Filipe Dias
 

joli-10

New Member
boas
eu agora prefiro usar bidon devido ao usar camelback faz transpirar bué as costas e fica-se com mais calor.
mas também não se leva material nenhum, mas acho que pelo desgaste de nós próprios agora durante o calor prefiro o bidon.
cumps
 

pepebapty

New Member
Uso sempre as duas coisas! Ou melhor uso da seguinte forma:

Treinos de inverno ( 40-50 kms BTT ): Bidon com água+0.75 l de Isostar no camelo.
Treinos de Verão ( 40-50 Kms BTT ): Bidon com água+1.5 l de Isostar no camelo
Maratonas de Inverno: Bidon com água+ 1.5 l de Isostar no camelo
Maratonas de Verão: Bidon com água+ 2.0 l ( max ) de isostar no camelo+ 0.5 a 1.0 l de água em reabastecimentos ( quando paro! ehehehehe...).

Um exemplo: Fui à maratona Rota da Liberdade ( Vila Flor ) que por acaso até venci na rota de 45 Km ( meia-maratona ) e levei 0.5 l de água no bidon e 1.0 l de Isostar no camelo e não chegou! Pois às 9 h da manhã estavam 15 graus e às 11 h já estavam quase 30! Andei 6 Km sem liquidos mas como ía na frente e com o 2º classificado a "mordiscar" não parei em lado nenhum! Na meta bebi de golada 0.5 l de água e durante a tarde bebi, à vontade, cerca de 2 litros de água...

Conclusão: Hidratação é fundamental. Levem sempre um pouco mais daquilo que esperam vir a beber! O peso não interessa desde que haja pernas!

Boas pedaladas
 

llcoelho

New Member
Pedro_xpto said:
Boas, no domingo na maratona de Aveiras de Cima como consegui ir alguns quilometros no grupo da frente estava a reparar que o pessoal mm pro na coisa, isto é queles que têm brutas maquinas em carbono e brutos andamentos como é logico usam todos bidon e nada de camelback, e no bolso da camisola uma camara de ar e uma bombinha!!sera que isto quer dizer alguma coisa em termos de rendimento?? :roll:

O que eu também tenho reparado é que essa malta mesmo pró, ao levar bidon não precisa de parar nos abastecimentos. Basta ter lá alguém com um bidon atestado e fazer a troca. Penso que será mais por isto do que propriamente pela questão do rendimento que eles optam pelos bidons. Aliás, a questão do rendimento acho que é muito relativa. Por ex. na maratona de Estremoz o Hélio Ramos ganhou com mais de 10 min. para o segundo e levava camelback... o que conta são as perninhas!!!
 
Fui adepto dos bidons pelo menos durante 10 anos.
Adquiri um Camelback, foi o melhor que podia ter feito! :arrow: Vantagens : maior capacidade de transporte de agua, de verão mantenho a agua mais fresca.

Com o bidon tanta vez que bebia agua a ferver devido ao calor aquecer a agua :shock: é so o unico inconveniente que tenho a assinalar , porque quanto ao peso como já li por aqui.... lol não é por ter ali 800 gramas a mais no quadro que se vai estragar a festa, pirosisse autentica e pensamento doentio façe ao factor peso :lol:
 

A.M.F

New Member
Eu uso o camelback dos pequenos e com agua dentro,não vale a pena levar muita agua que existe em qualquer lado,por onde passamos.Fala-se tanto em reduzir o peso das bikes,alguns betetistas levam camelback enormes ,até parecem os tropas com as mochilas
 

Narciso Magalhães

Active Member
Eu sou adepto dos bidons, apesar de nunca ter experimentado o camelback.

A.M.F said:
Fala-se tanto em reduzir o peso das bikes,alguns betetistas levam camelback enormes ,até parecem os tropas com as mochilas

:rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

JCSousa.

New Member
Boas
Eu acho que se não for para a competição pura e dura o que importa mais ou menos um pouco de peso??
Vamos é divertir-nos e apreciar os trilhos e as belas paisagensç
JC
 

kunha

New Member
não li as respostas todas mas para mim btt é com camelback. e eu até era contra...
como faço saídas longas acabei por preferir depois de experimentar o de um colega meu.
As vantagens que vi logo foi:
- maior capacidade. tenho um lobo de 2L. no verão chega no inverno raramente levo + de 1L.

Depois de começar a usar percebi - por experiência própria - que uma outra vantagem é a protecção das costas quedas.....
 
mister f said:
eu passei do camel bag para 2 bidons.
inverno um agua outro barras
verão um água outro aquarios limão.

esta de meter barras ainda nao me tinha lembrado... eu com o meu TT (alguem ja apelidou a minha bike de TT por estar toda artilhada para qualquer situação) prefiro o bidon. a vantagem do camel é poder levar a tralha la dentro, chaves, ampolas, camara e barras... a bicla fica mais bonita sem nada... mas...

as costas sofrem mais com o peso, para nao falar nas pancadas que o nosso querido rabo leva, com mais peso, maior é a pancada nas descidas mais agrestes... transpiramos mais, sentimos mais calor, quando levantamos o rabo para puxar a subir temos que suportar nas costas mais peso, os joelhos com mais peso e por aí baixo, mais peso nas articulações e etc...

Eu aposto 100% no bidon e na bolsa debaixo do assento para a ferramenta e + bolsa do quadro para extras (barras, gps, 2 camara de ar e tlm por exemplo). Fica feio, fica, mas cada um tem os seus gostos, eu sou engenheiro, sou pelo pratico.

Prefiro puxar uma bike mais pesada que ir eu pesado...
 

rucaf3

New Member
Eu uso 2 bidons , no verão um tem água e outro Isostar, no inverno como temos mais tendência para beber menos água, um é para a bateria de luz..
Quanto ao peso eu uso uma bolsa de cintura daquelas de mota (enduro) leva tudo , ferramenta, bomba, 2 câmaras de ar, kit primeiros socorros e o corta vento, nas bolsinhas de lado numa levo Mp3 mais guito e chaves na outra levo barras...
Agora, antes de ter esta bolsa tinha uma que apesar de levar menos coisa notava que tinha muito mais equilíbrio devido ás bolsas serem laterais.
Deixei o camelback devido ao peso nas costas , tornava-se incomodativo .
 
Como já aqui disse penso que um complemente o outro! Para grandes quantidades de água, sem dúvida camelbak, mas se quiser levar alguma bebida energética e/ou isotónica, terei sempre que levar também bidon, já que no camelbak não entra nada que não seja água, para não ganhar sabores!
Curtas distâncias (pouca água) o bidon é suficiente...
 

oliana

Active Member
Passeios até 2h 30 m, bidon. Para uma maratona obviamente que tudo o que é preciso de liquidos tem de ir num camelback.Para alem disso leva outras coisas necessárias para não dependermos de outros bttistas,tais como:camaras de ar, chaves, bombas, o telemóvel, barras energéticas.Claro que é um pouco mais de peso. Eu não encho totalmente o reservatório de liquidos isótonicos. Levo o resto no bidon. No caso, sempre só água, que vou enchendo nos abastecimentos.
 
Top