Lapierre X-Control 310

lpsferreira

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Desde 11 de Maio está com cerca de 1400 km, a grande maioria em estrada.
Finalmente acertei com o setup ideal para mim na Fox FX100. Agora sim estou contente com a suspensão, estava meio desanimado com o trabalhar da suspensão devido a nunca ter encontrado a forma ideal de trabalhar a meu meu gosto. Deve ter sido em Setembro que o consegui de desde então dá-me muito mais prazer pedalar na LaPierre.
Este facto talvez se devesse ao facto de andar a fazer a maioria dos Kms na rigida e como estava sempre com uma dor que me atormenta nas costas, tive mesmo de me voltar para a LaPierre e encontra o tal Setup que me dê gozo de pedalar nela! :wink:
A suspenção traseira é realmente muito, mas mesmo muito boa, eu como gosto de abusar um pouco a descer, com este tipo de suspensão traseira estou perfeitamente seguro de que não ficarei mal. A sensação de absorção é a mesma que tenho quando pedalo na NOMAD. O amortecedor traseiro é o LaPierre e de facto não noto falta de nenhum bloqueio nem nada que se pareça.
Não funciona como uma rigida, parece que sim, mas é apenas ilusão, mas enquanto de rigida fico todo lixado, como desde as férias (final de Agosto) nunca mais pedalei de rigida, quase que esqueci o que me atormenta nas costas.
Neste momento coloquei os Notubes The Crow (pneus) na rigida e estou com os seguintes pneus:
Frente : Maxxis Crossmark 2.10 (não tubeless) com liquido Notubes, aconselho vivamente nesta altura do ano. 5*, rolam muito bem e agarram ainda melhor
Trás: Schwalbe Racing Ralph 2.10 (não tubeless) com liquido Notubes. Funciona bem, rola bem e tracciona onde é necessário, deve gastar rapidamente.
Neste momento a bike está com cerca 11,900Kg.
Está a saber tão bem andar nela, que parte das vezes fico a olhar para a NOMAD com pena de a deixar lá parada e levar esta.
 

lpsferreira

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A última actualização da LAPierre:


LaPierre X-Control 310 - 11,400 Kg

QuadroLaPierre X-Control 310, 100mm de curso, tamanho 46
AmortecedorLaPierre
SuspensãoRock Shox SID WC Poploc 100mm
Caixa direcção Cane Creek
AvançoRace Face Evolve XC - 100mm
GuiadorScott Hot Pro (Recto)
PunhosCane Creek (mais pequenos para utilizar com os punhos rotativos X0)
Travão dianteiro Hayes Nine, 160mm (Discos XTR 960)
Travão traseiroHayes Nine 160mm (Discos XTR 960) d
Desviador dianteiroShimano XT M770
Desviador traseiro SRAM X-0 caixa média
Manípulos mudanças SRAM X-0 gripshift
Cassete Shimano M770 XT, 9-velocidades, 11-32d
CorrenteSRAM 971
PedaleiroFSA K-Force Light 170mm
Pratos 22 x 32 x 44, 4-parafusos, 104/64mm
EixoFSA Rolamentos Cerâmicos
Pedais Shimano 540
ArosDTSwiss 4.2D
Cubo dianteiro240S
Cubo traseiro240S
RaiosDT Swiss Competition 2.0-1.8
Pneu dianteiroCrossmark Kevlar 2.1 (adaptado tubless com liquido NoTubes)
Pneu traseiroRacing Ralph Kevlar adpatado Tubless com liquido NoTubes
Selim Selle Itallia Prolink Gel Flow
Espigão Zoulou Carbono/Titânio 31,6X350mm
Aperto espigãoWodman de 34.9mm

Depois de mais umas trocas a LaPierre X-control 310 está neste momento com cerca de 11,400Kg. Próxima meta: Sub-11


A suspensão tem muito poucos km e apenas estrada, pelo que não faço ideia o que vale, nem tão pouco fui testar as suas regulações. Vamos ver se a redução de peso em relação à Fox é compensada com um igual trabalhar ou se tenho de voltar atrás.
A tramsmissão foi alterada para a SRAM e até ao momento não tenho grande coisa a apontar, a não ser que na maratona do Mondego com lama a sério, não deixou de funcionar nunca!
O Pedaleiro FSA K-Force Light vamos ver como se comporta, para já está a ficar riscado demais para o meu gosto, mas pode ser da lama....


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Antes destas últimas alterações que lhe retiraram algum peso (Pedaleiro, suspensão, guiador) a bike estava muito interessante de conduzir. A ver se agora fica de igual modo pelo menos, mas de preferência que melhore!
 
Está muito bonita a bicicleta!
Essa Sid fica a matar! Parabéns!

Para começar a reduzir peso acho que podias logo começar por trocar os travões... muito bons travões por sinal, mas um bocadinho pesadotes.

Bruno Silva
 

lpsferreira

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Os travões realmente serão das primeiras coisas a trocar (não sei como nunca os troquei, pois ao tempo que pensei nisso e tenho alterado outras coisas).
 

marky27

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Cuidado com o Crossmark adaptado a Tubeless, eu tive um exactamente igual 2.1 Kevlar montado na traseira num aro XM819 e não me durou nem 300 km, rasgão lateral enorme junto à parte que encaixa no aro. Os pneus Maxxis na versão Kevlar têm uns flancos muito frágeis para este tipo de invenções.
 

lpsferreira

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A conversão do Crossmark Kevlar em tubless já está desde Agosto, já são uns bons Kms e como é na frente não costuma existir tanto problema, o pneu traseiro costuma ter mais esse tipo de problemas.
 

Fábio A.

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Esteticamente está brutal !
A Sid "encaixa" aí perfeitamente .. :wink:

A escolha de componentes também está bastante porreira, tens ai uma bela máquina :)

Cumpz
 

lpsferreira

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Merecia uns travões mais leves, umas pernas melhores, menos peso no dono, merecia tanta coisa!!!!!! :evil:
Agora um novo dono??? :lol:

Ainda se fosse uma dona jeitosa, até lhe fazia o jeito de dar um empurrãozinho. :mrgreen:
 

lpsferreira

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Mais umas compras e menos peso (ainda que ache muito):

Quadro LaPierre X-Control 310, 100mm de curso, tamanho 46
Amortecedor LaPierre
Suspensão Rock Shox SID WC Poploc 100mm
Caixa direcção Cane Creek
Avanço Race Face Evolve XC - 100mm (Syntace F99 - parafusos titanio - 94 gr)
Guiador Scott Hot Pro (Recto)
Punhos Cane Creek (mais pequenos para utilizar com os punhos rotativos X0)
Travão dianteiro Hayes Nine, 160mm (Discos XTR 960)
Travão traseiro Hayes Nine 160mm (Discos XTR 960)
Desviador dianteiro Shimano XT M770
Desviador traseiro SRAM X-0 caixa média
Manípulos mudanças SRAM X-0 gripshift
Cassete Shimano M770 XT, 9-velocidades, 11-32d
Corrente SRAM 971
Pedaleiro FSA K-Force Light 170mm
Pratos 22 x 32 x 44, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo FSA Rolamentos Cerâmicos
Pedais Shimano 540 (Exustar PM- 25 - 286 gr)
Aros DTSwiss 4.2D
Cubo dianteiro 240S
Cubo traseiro 240S
Raios DT Swiss Competition 2.0-1.8
Pneu dianteiro Crossmark Kevlar 2.1 (adaptado tubless com liquido NoTubes)
Pneu traseiro Racing Ralph Kevlar adpatado Tubless com liquido NoTubes
Selim Selle Itallia Prolink Gel Flow (SLR XC Gel Flow - 177 Gr)
Espigão Zoulou Carbono/Titânio 31,6X350mm
Aperto espigão Wodman de 34.9mm
Apertos Rodas - Wodman 96 gr ( KCNC vermelhos Titanio - 44gr)


Está neste momento com 11,14 kg. Vai ter de continuar a emagrecer!

Esteve entre os dias 22 de Fevereiro e o dia 26 de Março sem andar, pois partiu o link superior traseiro e o triângulo traseiro rachou. Tratado no importador nacional (embora o quadro fosse comprado em Espanha) ao abrigo da garantia sem problema algum, bom serviço!
 

lpsferreira

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Mais algumas alterações efectuadas e agora já com um peso bem abaixo dos 11kg (mais propriamente 10,38Kg.

As últimas alterações foram efectuadas a nível de travões e rodas.

Os travões foram substituídos pelos Formula R1 e respectivos discos de 6 parafusos. O peso total de discos, travões, parafusos e adaptadores cifrou-se nas 599 gr, aqui retirei mais de 300 gr ao anterior conjunto composto pelos Hayes Nine e discos XTR centerlock.
Ainda andei muito pouco com eles, mas não notei falta de acamarem primeiro, talvez não tenha efectuado descidas em que se exija deles de verdade. São minimalistas e bonitos, os parafusos vermelhos dão um toque muito interessante.


As rodas são as da Action Sports (Fun Works N-Light NoTubes ZTR Olympic disc 1390g Laufradsatz), com um peso de 1402 gr. sem apertos. Estas ainda não as experimentei pois chegaram no dia anterior à minha queda e não quis ir para uma meia maratona experimentar material novo 8acho que fiz mal). Estou ancioso de experimentar e ver como se portam. Cubos vermelhos e cabeças de raio vermelhos para dar algum gosto de olhar para elas.

Travões

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Rodas


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Bike completa


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Agora aguardo o regresso para poder analisar o material e desfrutar dele, pois foi para isso que o comprei.
 

alexb

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Está mesmo muito bonita!
Depois conta como se portam essas rodas, até porque me parece que há muita gente interessada em saber isso. E já agora o mesmo dos travões porque tenho ouvido algumas opiniões menos boas e gostava de saber mais opiniões.
 

lpsferreira

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Obrigado pelos elogios, mas de momento estou triste por não poder desfrutar dela. Espero que no máximo dentro de 1 mês possa estar de regresso à terra (ou pelo menos ao alcatrão).
Tenho uma vontade terrível de experimentar as rodas e ver como se portam os travões.
 

JorgeSantos

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As melhoras pá!!

Realmente essa "coisa" sofreu uma anorexia grave!! Vê lá se as rodas aguentam com o teu peso :lol:

Bela bike que tens aí! Parabéns! :wink:
 

lpsferreira

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Pois é, emagreceu a bike está a engordar o dono. Vou ver se compro o raio de uns rolos para começar a rolar. Já vão 3 kg a mais desde a queda!!!!!!!
 

Ivo

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Boas,

Como adquiri uma Lapierre x-control 210, e sendo o quadro igual a este, resolvi acordar este tópico, em vez de abrir um.

A aquisição desta bicla, foi de certo modo influenciado por um negócio que um familiar meu fez. O meu familiar comprou um quadro Specialized EPIC Marathon de 2008 por uma pechincha (com direito a factura e tudo) e fez-me reacender a vontade de comprar um quadro de suspensão total e colocar lá o material da minha antiga bicla, a Trek 4500 que me acompanha desde 2006 e que tantas alegria e empenos me deu.

Andei a sondar uns quadros usados e, ou não me agradavam, ou saiam fora do budget. Até que surgiu a Lapierre 210 um pouco acima do que pretendia gastar, mas em vez de ser só o quadro, era uma bike completa. O valor não era muito acima do estipulado, e tendo em conta que aproveitando o material ficava com duas bikes prontas a rolar, resolvi partir para o negocio. Vi a bicla em casa do vendedor, estava em bom estado, só tinha uns arranhões normais de uso. Experimentei-a e fiz negócio.

Mal tive tempo, toca a desmontar as bikes e juntar o melhor das duas na Lapierre que ficou com o seguinte material:



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Guiador, avanço e espigão e assento: Lapierre
Suspensão da frente: Rock Shox Reba SL
Suspensão de trás: Lapierre
Pedaleiro: Truvativ Stylo GPX
Travões: Formula Oro
Rodas: Mavic CrossRide
Shifters: Deore
Desviador Trás: XT invertido
Desviador Frente: LX
Cassete: SRAM, modelo logo abaixo da melhor.
Corrente: SRAM, modelo logo abaixo da "hollow pin"
Punhos: Bontrager xxx lite

Levar a bicla "ao monte" foi uma bela surpresa. Eu tinha um receio do bombear típico das biclas de suspensão total, visto que esta não têm bloqueio. Fiquei alegremente surpreendido ao constatar que a bike praticamente anula o efeito de "bombeio", quer a subir, quer a andar em plano com mais ou menos força nos pedais. No entanto, quando é necessário lá está a suspensão a trabalhar, nas lombas nas covas nos saltos, a subir a descer.



Uploaded with ImageShack.us

Se a subir se comporta muito bem, com a suspensão sempre a trabalhar, mantendo assim sempre a tracção (notável a maneira como consegui fazer subidas técnicas cheias de pedras, onde normalmente com a TREK era obrigado a desmontar), a descer torna-se um míssil. Esta bike tem uma capacidade de descida impressionante, estou sempre no controlo da situação, a agilidade é fantástica, e associada a sua estabilidade faz-me sentir seguro mesmo quando estou próximo dos limites. Bem em single tracks (de preferência rápidos ;) ) huuuuhhhhuuuuu, têm de experimentar!!!!

Nota: Se experimentarem um bike destas, regulem como deve ser o amortecedor traseiro em função do vosso peso, senão podem transformar uma excelente volta de bike, numa experiência desagradável...


Cumps,

Ivo

P.S: Espero não ter desenterrado o tópico em vão.
 
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