Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

DaniPacheco

New Member
A minha opção (infelizmente é a última), por já andar nisto há muitos anos, por já ter visto e conhecido e enfrentado muitos "Ricardos Marinheiros", espero e creditem que não estou a ser irónico, estar enganado e que alguém finalmente se lembre da apoiar o btt com um projecto olímpico. Mas de momento a opção é mm a última...

Abraço
 

Patitos

Active Member
Uns 10km ao lado de Lance Armstrong para despertar portugal para a luta contra o cancro era uma boa opção.
O NÃO é sempre garantido
 

bob76

New Member
A minha opção foi no Ricardo Marinheiro, pois de momento parece me o atleta com mais ambição, condições e querer, tudo fará para lá estar pois parece-me que tem o trajecto bem definido e há por ali muito profissionalismo, qualidade e trabalho, quando assim é as coisas tornam se mais fáceis. Mas se não for ele que seja outro e que represente com dignidade a nossa pátria, espero sinceramente ver o nosso btt-xco representado em Londres, força rapazes!!!
 

Moniz82

New Member
Curiosidade.

Um dia destes, lembrei-me de dar uma vista de olhos, pelo Plano de Actividades e Orçamento para 2009, da Federação Portuguesa de Ciclismo, então na página 53 do referido documento, despertou-me curiosidade, o que a seguir transcrevo:

"Vamos criar uma Selecção Nacional que progressivamente irá aumentar a sua internacionalização, adequada aodesempenho desportivo dos atletas. Desenvolver uma estrutura de apoio à Selecção de BTT, onde pretendemos melhorar as condições logísticas e de acompanhamento à Selecção nas deslocações às provas internacionais.
O trabalho a desenvolver para a época de 2009 tem como principal objectivo o aumento progressivo da qualidade e desempenho dos atletas pertencentes à Selecção Nacional de BTT."


5.2.1 Composição das Selecções Nacionais de BTT​

SELECÇÃO NACIONAL DE BTT (XCO – CROSS COUNTRY OLÍMPICO)​

Elites Masculinos Sub-23 Masculinos Juniores Masculinos
• David Rosa • Tiago Ferreira • David Rodrigues
• Luis Pinto • Ricardo Marinheiro

In, Plano de Actividades e Orçamento 2009 (versão 8/11/2008).


Qual a semelhança entre os atletas que a Federação visa apoiar enquando Selecção e os atletas escolhidos da votação?

Resp. A semelhança é tão grande que deixa de existir e deixa de existir porque não faz sentido encontrar semelhanças no que é igual.

O curioso, é que apenas li este documento na sexta feira dia 24 de 2009 e idealizei a votação no dia 20 de Dezembro de 2008, para depois a publicar no dia 1 de Janeiro. Agrada-me saber, que os escolhidos da votação, são os mesmos a quem a federação visa apoiar, não com isto querendo dizer, que não venha a colocar na votação no dia 1 de Janeiro de 2010, um novo atleta que demonstre grandes desempenhos em 2009 e ambição em estar presente em Londres 2012.



Saudações aos já Saudados BTTistas e que estão fartos de assim serem saudados, por um tipo que teima em colocar uma palavra nova a cada escrita, que serve de eixo de simetria entre Saudações e BTTistas e que hoje não se lembrou de nenhuma meritória de tal função.
 

Rogério Matos

New Member
Selecção Nacional de XCO prepara época no Vimeiro

UVP-FPC

A primeira sessão de trabalho da UVP-FPC com atletas de alto rendimento de BTT da disciplina de Cross-Country Olímpico (XCO) decorre no próximo fim-de-semana (6 e 7 de Fevereiro) no Vimeiro (Lourinhã). O trabalho de campo a efectuar com os betetistas que se encontram na primeira linha para representar a Selecção Nacional nas diversas competições internacionais programadas para 2009 visará, entre outros elementos, a recolha dados fisiológicos na pista de ciclismo da Malveira, segundo uma metodologia que irá valorar a evolução de cada atleta durante o ano. O alojamento dos atletas e responsáveis decorrerá na Residencial Braga.

Este método, já utilizado com sucesso no acompanhamento do ciclismo de estrada - Portugal venceu em 2008 a Taça das Nações, mais importante troféu Sub-23 por selecções,- irá dotar alguns dos melhores atletas de XCO com as bases de trabalho e planificação rumo à estreia competitiva de atletas nacionais na disciplina de XCO nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Recorde-se que a disciplina de Cross-Country integra o programa olímpico desde 1996.

Para a concentração no Vimeiro foram escolhidos os seguintes atletas:

Juniores
Ricardo Paulo Reis Marinheiro
David Miguel Costa Rodrigues

Sub-23
Tiago Jorge Oliveira Ferreira
Diogo Beatriz Gomes Afonso

Elites
Luis Alberto Leão Pinto
David João Serralheiro Rosa

Juntamente com o seleccionador nacional Paulo Pais e atletas, estarão presentes na concentração, o Coordenador Técnico Nacional BTT/BMX Alexandre Almeida, o médico Javier Resa, o professor de educação física Luis Lopes e o mecânico Miguel Caetano.

“Este primeiro estágio dá continuidade ao trabalho realizado desde há alguns anos com os atletas mais jovens do btt nacional. Estamos no início de um novo ciclo olímpico, temos desde cedo definir prioridades e preparar alguns dos nossos atletas para as grandes provas internacionais. Este estágio será seguido de mais duas concentrações semelhantes ao longo do ano, visando acompanhar os atletas que estejam nas melhores condições para representar a Selecção Nacional”

Paulo Pais, Seleccionador Nacional de BTT
2009-02-03

in: http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=1047&pag=1
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Rogério Matos said:
Este método, já utilizado com sucesso no acompanhamento do ciclismo de estrada - Portugal venceu em 2008 a Taça das Nações, mais importante troféu Sub-23 por selecções,- irá dotar alguns dos melhores atletas de XCO com as bases de trabalho e planificação rumo à estreia competitiva de atletas nacionais na disciplina de XCO nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


Que mudança radical de discurso na Federação... finalmente vê-se atitude e ambição e reconhecimento público de que o XCO é desporto nobre poi é desporto olímpico... bem haja!!!!!
O discurso pequeno e da pequenez parece que acaba aqui, passa-se em definitivo ao discurso audaz da atitude da vitória... é bonito assumirmo-nos em termos de Federação iguais a tantos outros... é um pouco esta a fórmula da vitória, mas com apenas um pouco de discurso na mistura da argamassa que constrói atletas olímpicos de bom nível... sendo que 90% dessa argamassa é feita de muito e bom trabalho... esperemos que não seja só no discurso que se queira estar ao nível de quem vai tendo sucesso, pois as metas e os pódios só conhecem um tipo de discurso... o do trabalho correcto, minuncioso, pormenorizado e extremamente bem planeado e estruturado a curto, médio e longo prazo... não há tempo para amadorismos e distrações que deitem tudo a perder como o caso por exemplo das partidas de todos os nossos atletas no Campeonato do Mundo que não permtíu trazermos um grande e motivante brilharete em 2 ou 3 resultados muito bons e 1 super resultado que ficaram adiados por amadorismo e falta de atenção ao pormenor...







Para falar directo e apenas como adepto deste desporto, pergunto... quem é e o que raio fez o atleta Diogo Afonso para ser convocado para Sub-23 à frente de Militão, Ricardo Vicente e tantos outros Subs de valôr, que trabalham e mostram resultados há anos, quando este atleta nem sequer ainda correu em Subs e passou pelos 2 anos de Juniores sem uma vitória ou um 2º lugar que fosse, e no Mundial apenas fez 74º e correu apenas 46 minutos pois só fez 2 voltas e logo foi dobrado???????????? Porque é que este atleta continua na Selecção agora em Subs, à frente de verdadeiros Subs, se nem júnior capaz foi????? Haverá resposta concerteza, mas ninguém que acompanhe corridas e resultados poderá atribuír esta convcatória a esses resultados... será prémio pelos fantásticos resultados do Europeu e Mundial onde andou na cauda do pelotão?????????? Penso que há falta de respeito pelos Subs a sério, e além de que esta convocatória de um tipo que nem para a grande equipa Black Crastovães teve valôr e foi a andar, é desmotivante para o pelotão Nacional em geral, quer sejam cadetes ou elites, que sentem ao ver esta situação que se calhar não adianta ser o melhor para estar na Selecção.
Em Espanha o Umbert Almenara, o júnior que limpou tudo em Espanha, agora em Sub não foi convocado por 2 razões... uma que é Sub novo e tem que mostrar ainda nas primeiras corridas o que anda no pelotão de Subs para merecer ser um Sub de Selecção, e a outra é que só fez más classificações no 2º ano de júnior nos mundiais e no europeu, e em Espanha não se premeia o incussesso... ao contrário de cá...
Repito... FALA O ADEPTO DE BTT-XCO...não se confunda esta opinião com outra qualquer actividade ou ligação que eu tenha no Btt, mas é vergonhoso um tipo que não anda nada e ainda por cima tem uma sombra negra da suspeição em cima da qual por via dos fracos andamentos numca se conseguíu ver livre, ser convocado à frente de atletas bons e rápidos que seriam ainda melhores e mais rápidos se motivados com uma convocatória como o caso flagrante do eternamente esquecido José Militão, que anda sempre em 3º e 4º da geral, sabe mexer naquilo a sério, anda a sério, tem corpo de atleta a sério e parece que não existe e convocam um tipo que não bate este ano já como Sub23, o melhor cadete português ou espanhol...


Paulo Marinheiro
 

alexmg

New Member
Boa tarde,

Realmente vejo obrigado a concordar consigo e a dar-lhe razão nalguns pontos que referiu, sem crer tirar o valor ao Diogo pois acho-o um bom atleta.
Mas este ponto que refere
Em Espanha o Umbert Almenara, o júnior que limpou tudo em Espanha, agora em Sub não foi convocado por 2 razões... uma que é Sub novo e tem que mostrar ainda nas primeiras corridas o que anda no pelotão de Subs para merecer ser um Sub de Selecção, e a outra é que só fez más classificações no 2º ano de júnior nos mundiais e no europeu, e em Espanha não se premeia o incussesso... ao contrário de cá...
é algo que concordo.

Uma pergunta que já lhe ando para colocar à algum tempo Sr.Paulo, Gostaria que explica-se como se processa a aquisição de pontos para participação dos JO 2012, a partir de que ano os pontos necessário. Se for possivel esclarecer agradecia.

Boas pedaladas
 

Moniz82

New Member
Alex, eu mesmo tenho esse trabalho em Banho Maria, já imprimi a legislação e ando a estuda-la, a mesma é extensa e a que existe é relativa ao apuramento para os jogos Olímpicos 2008, não sei se será a mesma, ou se irá sofrer alterações, visto que a colecção de pontos começará, salvo erro em 2010. Contudo o Sr. Paulo Marinheiro deve saber melhor que eu como estão as coisas, por isso junto-me a ti e peço uma partilha dos seus conhecimentos.

Cpts

António Moniz
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
A forma de qualificação para os Jogos de 2012 ainda não saíu... todos os dias clico no www.uci.ch para ver se já há novidades, mas segundo se consta, contarão todos os anos do ciclo olímpico, ao contrário de Pequim que foram só os de 2006 e 2007. No nosso caso português, penso que quantos mais anos forem, mais quantidade de pontos serão acumulados no total e obrigará a um maior investimento para estar em muitas provas e beneficiará países que têm atletas permanentemente e competir lá fora em provas de topo ou seja... todos os países excepto nós...
Vamos ter vida dura de qualquer das formas pois se vamos este ano a 3 Taças do Mundo com a Selecção, o que em terms de Federação não é mau mas as equipas não fazem a outra parte tentando dar mais 2 ou 3, mesmo que os nossos melhores tirassem 1º lugar e acumulassem muitos pontos, os outros todos vão a todas as Taças do Mundo e a mais 20 corridas na Suiça, em Espanha, e França, na Alemanha e etc... e os nossos acho que não vão saír este ano outra vez... e se sairem os pontos que trarão serão muito poucos, pois só para começar a ganhar lugar de partida na Taça do Mundo que permita a melhor do Mundo sequer não ser dobrado, são 3 ou 4 provas, pois até o Absalon se partisse de lugar 230 que foi o lugar que partíu o atleta português que há 2 anos fez a Taça do Mundo de Champerry... até o Absalon era dobrado... é muita gente à tua frente... a acumular com o nível do pessoal actual, a coisa está muito dura mesmo.

Os anteriores atletas a quem foi prometido apoio pela Federação para estarem nas olimpíadas de Pequim, onde ao Tiago Dias até estágios no Centro de Alto Rendimento da UCI o Presidente da Federação prometeu em público em Avis, devem estes anteriores atletas promessas estar a rir-se destes novos anjinhos que acreditam em promessas e sonhos irrealizáveis... assim como estes actuais se rirão dos que sonharão para 2016 e assim em diante, pois não é apenas com 3 provas na Taça do Mundo que vais lá...e a Federação não tem que fazer tudo, as equipas nada ajudam nisto, os atletas preferem correr e ganhar cá do que levar porrada lá mesmo que as equipas os queiram levar e etc... O Vegeta, o Nélio, o Tiago Dias se lerem isto devem perceber o que digo quando eles olham para estes sonhadores que nada têm e riem-se se calhar com pena, revendo-se neles próprios e nos seus sonhos que NINGUÉM APOIOU... os atletas deixem de sonhar, e os outros... deixem de enganar as pessoas metendo-lhes sonhos que eles sabe impossíveis de realizar com as condições que lhes dão...


cumprimentos,
paulo marinheiro
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
DaniPacheco said:
A minha opção (infelizmente é a última), por já andar nisto há muitos anos, por já ter visto e conhecido e enfrentado muitos "Ricardos Marinheiros", espero e creditem que não estou a ser irónico, estar enganado e que alguém finalmente se lembre da apoiar o btt com um projecto olímpico. Mas de momento a opção é mm a última...

Abraço


... aliás... já estava tudo dito pelo amigo Daniel, um dos que foi e conheceu outros grandes cracks a quem foi metido o sonho também e como agora... a 4 anos dos Jogos.




paulo marinheiro
 

atx.team

New Member
quem é e o que raio fez o atleta Diogo Afonso para ser convocado para Sub-23 à frente de Militão, Ricardo Vicente e tantos outros Subs de valôr, que trabalham e mostram resultados há anos

:exacto: :exacto: :exacto: :exacto: :exacto: :clap: :clap: :clap:
 

tono

New Member
"Repito... FALA O ADEPTO DE BTT-XCO...não se confunda esta opinião com outra qualquer actividade ou ligação que eu tenha no Btt, mas é vergonhoso um tipo que não anda nada e ainda por cima tem uma sombra negra da suspeição em cima da qual por via dos fracos andamentos numca se conseguíu ver livre, ser convocado à frente de atletas bons e rápidos que seriam ainda melhores e mais rápidos se motivados com uma convocatória como o caso flagrante do eternamente esquecido José Militão, que anda sempre em 3º e 4º da geral, sabe mexer naquilo a sério, anda a sério, tem corpo de atleta a sério e parece que não existe e convocam um tipo que não bate este ano já como Sub23, o melhor cadete português ou espanhol..."

Acho errado o que diz o Sr.Paulo Marinheiro. O Diogo é um bom atleta e este ano andou à frente de muitos sub-23 tal como o Ricardo. Falar de "sombra negra de suspeição" é ridiculo.
Quanto aos sub-23 que menciona os únicos que foram sempre regulares foram o David Rosa e o Tiago Ferreira, os outros ou chegavam na frente,isto é, nos 10 primeiros ou desistiam . Enquanto que o Diogo foi sempre atleta de podio.

"Porque é que este atleta continua na Selecção agora em Subs, à frente de verdadeiros Subs,..."
Eu respondo, porque para além de ser um bom atleta, tal como o david e o Ricardo, a Selecçaõ aposta na Formação. Por essa prespectiva de ideias nem o Ricardo teria lugar quando passou de cadete a Junior. Haviam lá melhores Juniores que ele.

"e além de que esta convocatória de um tipo que nem para a grande equipa Black Crastovães teve valôr" , pelos vistos não foi só ele que naõ teve valor...

Quando menciona Espanha, para mim não é nenhum exemplo, uma prova lá correm menos atletas do que em Portugal, não vejo nada de especial. O caso de esse Junior não ser convocado prende-se talvez pelos resultados e não deve ser só isso. o comportamento e dedicação também é importante.
Li no Jornal de ciclismo que Rocio Gamonal, campea de espanha de ciclocross não foi levada aos campeonatos do Mundo. Será que consegue explicar o porquê? Espanha não será exemplo. Se forem ver as classificações da Copa de espanha verifiquem quantos atlletas correm.

Cumprimentos
 

Paulo.Cabanas

New Member
Pode ser que sirva...

"La RFEC ha confiado y confía plenamente en las prestaciones deportivas, a nivel mundial, de Rocío Gamonal, en disciplinas ciclistas como BTT o carretera, y agradece el esfuerzo que dicha corredora realiza en el ciclocross nacional, ayudando con su excelente participación a proyectar y relanzar esta área deportiva, pero, en esta ocasión, se ha considerado por el seleccionador nacional que, actualmente, sus prestaciones deportivas en esta concreta disciplina de ciclocross, están alejadas del rendimiento medio que exigiría su participación en el Campeonato del Mundo, criterio de selección deportiva que es respetado y respaldado por la Dirección Técnica de la RFEC."

Falta de prestaçoes????
 

Fario

New Member
Mas alguém ouviu dizer que esta selecção de Atletas estava fechada e que mais ninguém entrava para a Selecção Nacional, ou que esta era a selecção final seja para o que for??????

Isto é mesmo à Tuga, quando não agrada, o vizinho reclama!!! ...deitar a baixo é que é bonito!!! ...

Durante a minha vida de atleta, embora noutro desporto que não o BTT, estive sempre ligado a selecção Nacional.
Fui sempre seleccionado para os trabalhos de selecção durante 11 anos consecutivos e nem sempe fui campeão nacional. Fui várias vezes Internacional e cheguei mesmo a ouvir o Hino Nacional num Europeu. Tudo isto graças a um trabalho ardo e constante, não só a nível pessoal mas também ao nível da selecção com o seu trabalho intensivo para melhorar os rendimentos dos atletas.
Por estas razões achei que poderia dar o meu contributo para um assunto que quase sempre é polémico.

O mais importante, nas escolhas e convocatórias, para um seleccionador Nacional é fazer com que o seu grupo de trabalho possa ter margem de progressão e evoluir de forma a atingir o seus objectivos, que normalmente será sempre a médio e longo prazo, e normalmente o grupo de trabalho não está fechado. Chamasse a isto trabalhos de Selecção e não da Selecção.

Nem sempre os atletas na altura da sua selecção estão nas melhores condições físicas, mas por serem atletas de topo e alguns até com caracteristicas que fazem deles super atletas, tem uma grande margem de progressão nas suas carreiras e por essas razões podem ser chamados aos trabalhos de selecção, para serem testados fisica e psicologicamente, de acordo com os trabalhos e objectivos do selecionador Nacional.
Muitas vezes não chegam a concluir os trabalhos de selecção e em alguns casos deixam, mesmo de fazer parte da mesma. Ou então muitas vezes, bem trabalhados por pessoas capazes até podem vir a ser grandes surpresas na Selecção. Quantos casos destes já não existiram em vários e diferentes desportos ???

Por estas razões, acho de muito mau gosto, sem necessidade e até mesmo uma falta de respeito, criticar os atletas que estão ao serviço dos trabalhos de Selecção Nacional.

Lançar criticas sobre atletas, que não têm culpa nenhuma de terem sido apostas do seleccionador Nacional, só vai desmoralizar e atrasar ainda mais a preparação e os trabalhos de Selecção, e volto a repetir de Selecção.

Por isso, como dizia o outro ...deixem o Mantorras jogar...

Apenas acrescento que a única pessoa criticável neste assunto será somente o Seleccionador Nacional, principal responsável pelos resultados obtidos, e nunca os Atletas por eles eleitos.
 

marau

New Member
meus senhores isto é um estágio um simples estágio onde o selecionador vai tirar as suas conclusões deichem trabalhar o homem. depois vesse os resultados, ainda se o diogo fosse um atleta que anda-sse lá para trás era uma coisa, ele até se tem safado bem. e tambem isto não é nenhuma ida a uma prova oficial, é trabalho de seleção. se algum atelta dos que vai ao estágio não cumprir com as exigencias pedidas é claro que secalhar numa próxima esse atelta já não contará nos trabalhos de seleção.

venham provas que aí é qeu se vê os resultados.


cumprimentos lisandro sousa
 
[Enviado por: tono

Quanto aos sub-23 que menciona os únicos que foram sempre regulares foram o David Rosa e o Tiago Ferreira, os outros ou chegavam na frente,isto é, nos 10 primeiros ou desistiam . Enquanto que o Diogo foi sempre atleta de podio.

secalhar os atletas de k falas,até fizeram corridas da taça de maratonas tanbem,kem sabe...
secalhar esses atletas de k falas desistirem numa ou noutra corridas á custa de kedas...
secalhar esses atletas foram tao regulares no nacional como na taça,ao contrario de outros...

outros há k passam a epoca aki a perseguir o "paulo marinheiro" no forum,e na taça nada fazem...
Mas dps xegam ao nacional e fazem 3º,e só por isso ja se axam no direito de vir pra aki tentar mandar os outros abaixo...
treinar + e escrever menos, e secalhar havia + 3º lugares sem ser no nacional...

e por aki me fiko.

e fim de :eek:fftopic:

:back2topic:
 

MTS

New Member
Boa noite

Tono concordo contigo.

Já tinha manifestado a minha opinião no inicio e sinceramente já estava que esta MERDA acaba-se com as acusações de costume, por a pessoa do costume (Paulo Marinheiro).

Pessoal moderador cabe a vocês por um pouco de ordem nisto para acabar com as acusações sem anexo que são feitas a alguns atletas, porque se a malta está no forum para isto, mais vale criarem outro forum titulado FORUM DOS F.D.P. que vivem a tentar fod....... os outros. :evil:

Meus amigos um dos objectivos deste forum é para a malta conviver em harmonia......................

Isto É UM ESTÁGIO DA SELECÇÃO não é uma convocatória para ir representar a selecção. Até lá muita coisa pode mudar......

Cumprimentos
Marco Rosa
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
... tudo conversa fiada. Esse tipo o único dia em que andou alguma coisa foi porque foi preparado em 5 dias com quimicos... o resto é história de graxa...




paulo marinheiro
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
... e sobre... "acusações do costume"... relativamente a este tipo... alguém quer reabrir a o tema?????????

É que 2 anos antes dessa famosa prova, o tipo tinha ZERO vitórias contra os mesmos do costume... 2 anos depois dessa prova a única coisa que ganhou foi os pulmões carregados de pó dos do costume... estranho não... mas ainda se fosse NÃO GANHAR mas andar perto compreendia-se, mas antes da dita prova há 2 anos, carregava 4 minutos, depois da dita prova ou desiste empenado como no Nacional de 2007 ou carrega como neste ano 8 minutos de média, e chegou em Portugal aos 10 minutos, pois no Mundial foram literalmente HORAS dos do costume... se calhar "SENTÍU-SE BEM" naquele dia, sentiu-se MUITO bem... deve ter sido da água ou do bolinho de abóbora que comeu na noite anterior...

... se calhar é mesmo melhor não reabrir o tema... se calhar é mesmo melhor "esquecer"...

2 anos... 2 anos para provar em pista que aquilo não foi como 2 ORGANIZADORES de provas e 1 DIRECTOR DA FEDERAÇÃO DISSERAM a quem quis ouvir, e o bom senso de quem não é urso também disse... 2 anos para se chegar novamente perto da roda para provar que aquilo foi limpo, que quem falou o nome dele estava errado, ele anda forte de origem... e nunca mais se cá chegou... nem que fosse para mostrar que afinal anda mesmo..."todos estavam errados, aquilo é natural, ele voltou a andar" nunca conseguíu convencer NINGUÉM sem ser os amigo,... 2 anos e nunca mais víu a roda sequer...

Está dito o que está dito... para bem da paz no Btt, é melhor ficar por aqui, mas Srs... não temo falar sobre o assunto e reabrir o tema... tranquilamente e sem medo...


paulo marinheiro


ps. não acredito em tipos que sá andam no Nacional... e este não acreditar não tem base psicológica... tem base fisiológica!!!!!!
 
Top