Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

rutra

New Member
As minhas desculpas Jocas 22 ,pois não, mas mantenho o sorriso pelo sentido de humor. :)
As palavras são para o senhor Miguelcarromeu que à falta de argumentos válidos perde tempo com tretas.
Fui...
 

Amukinado

New Member
Eu nem queria dizer nada para não me chatear, mas situação é tão ridícula que vou interferir.

Pedalo regularmente por Monsanto já há coisa de 7 anos. Ando nos trilhos em questão e conheço bem quem "frabricou" os ditos saltos. Desde que comecei a pedalar em Monsanto que sempre houve vários saltos, especialmente na encosta para Pina Manique. Havia até um baloiço que desapareceu por completo (apesar de não estorvar ninguém). Ao longo deste tempo, começou a notar-se que certos trilhos estavam a ficar praticamente ao abandono. Alguns já estavam intrasitáveis, outros simplesmente já ninguém lá passava, tal o nível de deterioração. Aqui há coisa de 2-3 anos, surgiu uma pequena equipa que começou a dedicar o seu tempo livre para recuperar e manter estes trilhos que tanto gostamos. Conhecendo bem as pessoas em questão, posso dizer que a principal preocupação deles foi sempre manter as características naturais dos trilhos e, quando possível, acrescentar estruturas para aumentar a diversão e o nível de exigência dos mesmos. Obviamente que estas estruturas eram opcionais e na maior parte das situações nem sequer ficavam na linha principal dos trilhos.

Conhecendo eu bem os trabalhos em questão e os trilhos como eram antes e depois, posso dizer que:

-Não foram feitas terraplanagens (se isso aconteceu foi por erosão natural)
-Não foram feitos assim tantos saltos novos
-Não foram cortadas árvores
-Se foram cortados ramos foi para permitir que se transitasse nos trilhos (obviamente)
-Os saltos muitas vezes foram soluções encontradas para aproveitar restos de troncos podres e árvores caídas
-Algumas estruturas foram criadas para permitir passar árvores tombadas

-Os únicos novos trilhos que conheço e que foram feitos de raiz (onde foram cortadas árvores, adicionadas pontes e outras estruturas, foram feitas terraplanagens, etc. etc) foram feitos por outra entidade para uma maratona em Monsanto.

Agora se me disserem que há saltos em Monsanto que não têm razão de existir ou estão mal feitos? É pá, tenho de concordar... Todos erramos e conhecendo em bem os construtores, sei que são as pessoas mais acessíveis do mundo e as primeiras a assumir caso algo esteja mal feito, estando dispostas a modificar ou até mesmo destruir a estrutura.

Agora não concordo de todo com a sua atitude Sr. Artur. Acho de uma hipocrisia tremenda! A verdade é que se temos trilhos para andar, foi porque alguém fez a manutençao dos mesmos. Acredite que sem esta malta, neste momento tinhamos metade dos trilhos transitáveis e provavelmente menos gente a pedalar por Monsanto (e possivelmente a fazer caminhadas). Gosto de "nos" ver como guardiões do Parque Natural e não como destruidores, ao contrário da imagem que tenta fazer passar. Já foi dito anteriormente e volto a salientar, não são os saltos que são ilegais, são os trilhos! E os trilhos já existiam... não estavam era em condições.

Para terminar, problemas com pessoal das caminhadas vão sempre existir. Seja em Monsanto ou onde for. Ainda hoje num trilho do PNSAC apanhei um grupo de pedestres a subir o trilho que eu descia. Tal como é bastante comum acontecer por exemplo em Montejunto e em muitos outros sítios... É perfeitamente possível conviver com estas situações, desde que os pedestres tenham o bom senso de não andar de headphones.
 

SeteGu

Active Member
Acho que há muitos mal entendidos de parte a parte...

Dando apenas a minha opinião:
O que alguns utilizadores do fórum referiram (e bem) é que apesar da boa vontade/intenção de quem criou os saltos existe sempre o risco de (em caso de alguma coisa correr mal) os autores (alguns presentes no fórum) serem responsabilizados pelos mesmos. Por isso é importante continuar a lutar a favor da legalização dessas estruturas junto das entidades competentes.
Talvez um ou outro user tenha pecado pela insistência de fazer passar a sua mensagem. Ao fim ao cabo apenas cabe a quem é responsável ouvir o conselho e fazer dele o que bem entender.

E apesar de alguns terem também posto em causa a legitimidade de quem fez as rampas (a nível moral), do que eu percebi, ninguém está a favor do que o senhor que aparecia no video fez. Pode ser um defeito meu não saber ler nas entrelinhas.
E com ninguém incluo-me também a mim. Sou direto e frontal. No que toca à minha postura o que escrevo é exatamente aquilo que penso e não deixo nada por dizer nas entrelinhas. Se alguém concluir algo que não disse é porque certamente não me entendeu.

Quanto ao user rutra. Creio que há formas de saber se o user em questão é um clone de algum outro utilizador e caso possível seria importante averiguar. Porque se estiver a fazer passar por uma pessoa que não é... é terrivelmente grave. Assumindo eu que é a mesma pessoa:

Pois parece que nem arrependido está do que fez porque acabou por chamar a atenção. A meu ver (como já o referi) o que o senhor fez foi tão ou mais grave do que os problemas que têm vindo a ser levantados posteriormente neste tópico. Legalização, possíveis consequências para os autores, etc...
O senhor não combate a eventual falta de segurança dos saltos aumentando ainda mais a insegurança dos mesmos para que ninguém lá passe. Mas foi isso que aconteceu. Parece que felizmente (até ao momento) os seus atos não tiveram as terríveis consequências que podiam ter tido (alguém se aleijar a sério). Toda a gente erra (apesar de haver erros e erros ;) ) mas pelo menos podia emendar aquilo que fez.

Pergunta pertinente: como neste momento se encontram as rampas? Alguém, nomeadamente o rutra, já fez alguma coisa para as tornar novamente mais seguras?
 
Last edited:

Atomic22

New Member
Boas, depois de tanta tinta opiniões e vontades, julgo que apenas é preciso que todos saibamos viver em comunidade, partilhando os trilhos, saltos, infraestruturas.
Parece-me que não havendo uma entidade responsável por tais construções, uma vez que corremos o risco de um dia destes nos exigirem uma certa maquia para usufruirmos dos trilhos, uma vez que houve alguns utilizadores do fórum a defender a ideia devido a acidentes que possam existir. Se bem me lembro é para isso que existem os seguros de acidentes pessoais que tantos de nós já temos. Mas por outro lado penso que para que se minimize um possível acidente que tal à entrada dos trilhos (de ambos os lados) onde existem as infraestruturas para saltos se coloquem uma placas avisadoras, à semelhança do que acontece nas provas.
Não responsabiliza quem constrói, mas também não isenta de culpa que por lá pretende passar e tem uma queda.
Com tal medida poder-se-ia partilhar tudo com todos e conviver e praticar desporto que é a grande finalidade das várias modalidades do BTT. Abraço.
 

alkimmista

New Member
Senhor Artur aka Senhor do Monsanto, por o parque natural de monsanto ser de todos é que tens de respeitar os saltos que existem, tens de respeitar quem gosta de saltar e andar mais rapido, por o parque ser de todos é que podes passar ao lado dos saltos se ha algo que causa erozão é o vento é a chuva e o Sol, que todos os anos derruba arvores com dezenas de anos, deixa de ser fundamentalista pois não tendes razão por muito lirico que sejas continuas a ser o homenzinho que saiu de casa sozinho para ir destruir algo que é de todos, não és tu que decides o que é bom e o que é mau, tu nao és ninguem e ninguem te pediu para salvar o Monsanto, resume-te a tua insignificancia por que ninguem te elegeu como o Robin de Monsanto.

Quem faz BTT sabe dos riscos que corre, quem se mete em trilhos sabe dos riscos que corre, quem salta sabem bem os riscos que corre ninguem se mete a fazer BTT a pensar que nunca vai cair e amachucar os cromados isso não existe, a unica forma de nao ter riscos na vida é falecer porque até estar no sofá tens o risco de te dar um AVC.

Nao querem fazer doi doi joguem Damas.(atenção as tendinites)

Senhor do Monsanto eu não quero que avalies se os trilhos são ou nao perigosos para mim, eu decido se eles são ou não são,nao és tu, eu decido se vou por um ou por outro Euuuuuuuuuuuuuu. Não gosto não ando, nao faço passo ao lado, não destruo e invoco a lei

Ao contrario do que dizes não existe afastamento de Bikers de monsanto bem pelo contrario, a cada fim de semana que passa mais e mais gente lá anda, novos e velhos no desporto, novos e velhos em primaveras, homens e cada vez mais mulheres ... se alguem anda afastado és tu e que continues porque nao fazes falta e não ha nada mais recompensador do que ver malta a fazer trilhos mais dificeis pela primeira vez, sair da zona de conforto e alcancar pequenos objectivos, nem todos paramos no tempo alguns de nos gostamos de traçar objectivos e evoluir.

Faz-me confusão como é que com tantos perigos tu sobreviveste as decadas de 60 70 80 e 90 sinceramente.

Nota: Vende a bike que dá-me gonorreia só de pensar que partilho este desporto com gente como tu.
 

luisberi

New Member
Já nem me lembrava porque não vinha aqui há uns 6 anos, talvez... Era porque pensava que tinha visto de tudo um pouco aqui...

Mas só agora sim, vi de tudo. Um BTTista(?) a destruir trilhos btt!!

Se esse senhor anda em monsanto há 30 anos sabe que nesse caso especifico, na prisão, só havia um ou dois trilhos.
Apareceram mais, com saltos porque quem os fez assim os quis, e os que existiam continuaram ciclaveis graças ao esforço de alguns. Quem não gostar, não ande nos novos!!! Esse sr. nunca mexeu uma palha de certeza e no entanto perdeu uma manha a destruir... Se visse uma arvore caida a tapar um trilho durante semanas não fazia absolutamente nada, enquanto que para destruir perdeu se calhar uma manha inteira.

Adeus e até daqui a uns 10 anos... A não ser que o mundo bttista me consiga surpreender novamente... Com algo do genero:"comunidade bttista juntou 400 voluntarios para destruir todos os trilhos de monsanto, porque são todos ilegais, após um jovem ter aparecido em casa com um cotovelo esfolado em queda num salto"
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
acho que é altura do senhor reconhecer que se excedeu, pedir desculpa, combinar com os colegas e ajudar a reconstruir aquilo e ainda lhes paga uma imperial

e depois podem discutir o road gap e outros entao verdadeiros problemas de Monsanto que pensam possa existir... fica o repto ;)
 

nikasbtt

New Member
Acabo de chegar de Monstanto onde fui também para confirmar a extensão dos estragos.
Com esta polémica toda até me registei para deixar o meu testemunho e opinião.

Confirma-se que o road gap está semi-destruido e tem um pequeno tronco/ramo ao inicio a impedir e alertar para estar intrasitável.
Confirma-se que aquele pequeno drop onde se "aterra"está agora mais largo (com menos vegetação) e bem mais "achatado" do que estava à uns meses atrás, notando-se que a zona de contacto entre a descida e a estrada foi alterada de forma a reduzir o declive.

As rampas já na parte final dos trilhos a chegar já bem perto do parque de merendas é que tem uma ou outra semi-destruida, sendo que não é visivel à distancia o estrago, apresentando portanto algum perigo para alguém que vá fazer o salto.


Estes trilhos com rampas junto de pina manique são dos melhores que há em Monsanto, e apresentam escapatória suficiente para se passar ao lado nas calmas, no entanto, são trilhos notoriamente para enduro/saltos, em zonas em que normalmente os pedestres/ciclista ocasionais não se aventuram, portanto, reduzindo o risco de acidentes com "inocentes".
Portanto, ali diria que só se mete quem quer, e rapidamente se apercebe de que é uma zona "radical". São trilhos mais exclusivos e escondidos, e que pela sua inclinação acentuada não convidam o utilizador domingueiro a aventurar-se neles.

Já o road gap é uma tolice estar naquela zona pois atravessa um estradão muitas vezes utilizado por utilizadores normais/familias/etc de Monsanto, que não podem estar sujeitos a levar com uma bike em cima, ainda que o risco possa ser mínimo. Ou dito de outra forma, não podem ter medo de andar em Monsanto porque há o risco de haver bikes a voar sobre as suas cabeças em estradões de acesso e utilização normal.
 

miguelcarromeu

Active Member
Qual "Sr."?!

Mas ainda alguém acredita que o indivíduo pessoa do vídeo é o indivíduo que se registou para aproveitar a deixa?! Porque... Como é que é...? Ele quer "Lisboa Ciclista"... Mas é à maneira dele.

A hora a que foi colocado o post não era um argumento mas sim uma dica. Para bom entendedor me pala ba. Não é o caso.

Falta de argumentos está nesse monólogo monocórdico. Já foi tudo respondido relativamente às proibições.

Oh Sr "Artur", pense lá bem que ainda está a meter mais lenha na fogueira ali do "sr." Btwin. Podemos pensar que estamos bem escondidos atrás de um ecrã, mas desde que inventaram a internet (lá por 1992, nuns laboratórios suíços) deixou de haver rabos escondidos. Até podemos meter fotos giras de montanhas como perfil, mas há sempre pontas soltas. Certo?

Repito: para bom entendedor me pala ba.
 
F

fakiko

Guest
Mi .50cents.
Este roadgap no sitio exposto como está veio trazer ao de cima um pendente mais extreme que está ali a aparecer e que se deve controlar no sentido de escolher bem onde se pode movimentar.Ali está mal ! O que fazer para não irmos para conflitos e situações de incidentes com alguma gravidade?
Ou tirar/mudar o dito gap para onde não passe peões/traillers como há alguns saltos em zonas dessas ou com risco praticamente igual a 0.
Para continuar ali e gerando stress ambiental deveria ter uma cancela de entrada.Vais acompanhado e nesse grupo alguém abre e vigia a manobra (salto)Para quem vai sozinho iria-se tornar menos fluido ir abrir o salto e passar,mas se assim fosse já obrigava a desmontar da bike e de ter algum controlo(não todo)se alguém mais passava.Parece estapafurdio? Arrasa o declive.
A zona que o artista andou a destruir ,se não o vissem em flagrante agora devia já de estar a arrancar a 2ªcircular e a variante que como é obvio vieram roubar espaço ao NOSSO Monsanto.E era deixá-lo ir .De seguida arrasava a ignominia do Campo de Tiro e basicamente tudo o que não estivesse num mapa de Mosanto de há uns 40,50 ? anos.Era dar-lhe umas sementes de árvores que deveriam estar nesta mata.
A zona que ele mais estragou e que teve medo que por ali houvesse algum acidente com algum pedestre é uma zona muito frequentada pelos cagões/nas e mijões/nas que na sua incursão pela natureza no parque das merendas anexo em que fazem daquele espaço circundante uma latrina ao ar livre com dejectos e respectivos acessórios de limpeza como papel,lenços,jornal,pensos higiénicos e o que a imaginação puser mais á mão dos ditos naturistas.Esse sr devia de nesses dias de mais afluência como sejam de festas organizadas com mais de 200 pessoas andar por ali preservar a mata.Ou isso não tem impacto pois é produto bio ?
 
Eh pá...

Que novela! E já vai longa mas só hoje é que a apanhei.

Não consegui ler tudo atentamente, e menos ainda (por ser mais importante) as declarações do Rutra (Artur... deve ser!)

Ainda assim, como regular utilizador de Monsanto, e recentemente da vertente DH, deixem-me largar só umas 'postas de pescada'.

1.
O Rutra fez mal em destruir o/os saltos. Sim, fez. É o trabalho de pessoas esforçadas e certamente com boas intenções. Há um deles que atravessava um estradão. Penso que podemos ficar por este. Atravessa sim senhor e, portanto, sem sinalizações devidas, é um risco para outros utilizadores. Monsanto é de todos e deve ser respeitado. Agora... destruir por iniciativa isolada, sozinho, sem consultar ninguém, do género justiça pelas próprias mãos "porque eu é que sei" e "eu sou senhor da verdade", não. Isso não.

2.
Os saltos são na sua maioria (relativamente) recentes e na sua maioria colocados complementarmente aos trilhos. Quem quer usa, quem não quer passa ao lado. No problem. Ainda há pouco descobri junto À pedreira uma série de 3 saltos, colocados em paralelo ao trilho, mas de forma tão natural que nem eu me tinha apercebido deles.

3.
Ainda este domingo andámos nos trilhos numa mistura DH e XC. Metade de nós fazia os saltos e a outra metade passava ao lado, sem problema algum e não assustámos ninguém. Eu já ando em Monsanto vai para 10 anos a fazer XC.

4.
Não me posso alongar agora, talvez mais tarde o faça, mas quero colocar aqui uma pergunta, que eu acho pertinente:
Para além dos estradões, quantos trilhos hoje em dia tão apreciados pelo Trial Running e outros pedestres mais aventureiros existem UNICA e EXCLUSIVAMENTE por causa do BTT?? 90%? Mais? Isso não faz dos BTTistas donos desses trilhos, mas claramente as suas características condicionam a sua utilização. Se Monsanto é o que é hoje, um espaço publico e familiar, o BTT tem o seu quinhão de leão nesse feito! Antes disso, quem o conhecia, sabe bem o antro perigoso que aquilo era.

Portanto, isso não é a conversa do XC vs DH, mas quanto a BTTistas vs pedestres, eu acho que estes deviam beijar os trilhos que as rodas deixaram, de cada vez que lá forem correr!

AHAHAHAHAHA!

Desculpem, mas não resisti...

Depois volto com mais.

Boas pedaladas.
 
Bom , eu li isto tudo na diagonal pois o tópico vai muito longo.

Não vou arranjar nem culpados nem inocentes , mas há vários "Crimes" nesta questão com o referido Senhor.

Primeiro a questão da exposição mediática na forma da partilha deste video do Senhor sem a sua autorização , não é crime filmar nem fotografar , mas é crime punível por lei a partilha em locais públicos sem a autorização do visado.
Caso ele queira seguir em frente para tribunal , com toda a certeza o autor do video e da partilha terá de lhe pagar uma bela reforma dourada.

Segundo. Os trilhos novos que vão aparecendo por ai e as mais diversas plataformas para saltos que vão aparecendo também por ai são legais?
Ou seja , foi feito o licenciamento junto das entidades competentes e estas aprovaram e licenciaram?
Ou será tudo ilegal e á margem da lei , mesmo que as autoridades nesta zona estejam a fazer "Vista grossa"?

É que aqui na Arrábida por exemplo , ainda o ano passado 2 conhecidos daqui deste fórum só por andarem na "Tesourada" no parque natural da Arrábida a "Barbearem" um single que fechou da vegetação foram brindados com coima de perto de 200 Eur cada um....

Se o dito senhor deu uns pontapés numa estrutura Ilegal que não deveria ali existir pois está fora da lei pode ser acusado de algum crime?

Terão as pessoas o direito a indignarem-se e a tomarem medidas contra actos criminosos , sejam esses actos a construção Ilegal de pistas de saltos , o apanhar um ladrão ou um Vândalo em flagrante delito ou a descoberta de um acto corrupção por parte de um qualquer politico ou autarca?
Ou trocando por miúdos , Será que é indigno um Português se revoltar contra algo Ilegal e dar uns biqueiros numas tábuas que não deveriam ali estar , ou dar uns estalos num ladrão ou uns murros no focinho de um Politico ladrão?

Se calhar haviam era de haver mais.....e Portugal não era se calhar um dos países mais Corruptos e Xico-Esperto do mundo.

Atenção que eu com isto não quero nem defender nem atacar ninguém , mas pensem nisto , Tem alguma lógica esta revolta com o Senhor , quando na base existe uma construção criminosa e á margem das leis de trilhos e ou estruturas , por muito divertidas que sejam e por muito prazer que o pessoal até tenha....

Se a JUSTIÇA existisse em Portugal algum dia este debate existiria?

Nunca , pois essas estruturas nunca ali estariam e quem as tenta-se fazer seria alvo de uma Coima tal como está previsto na Lei.

Boas Pedaladas.
 

demorider

Active Member
Segundo. Os trilhos novos que vão aparecendo por ai e as mais diversas plataformas para saltos que vão aparecendo também por ai são legais?
Ou seja , foi feito o licenciamento junto das entidades competentes e estas aprovaram e licenciaram?
Ou será tudo ilegal e á margem da lei , mesmo que as autoridades nesta zona estejam a fazer "Vista grossa"?

Só andas em estradoes certo?

É que se andas em trilhos abertos pelo meio do mato desculpa que te diga mas és complice dos supostos "criminosos" e isso também é crime punível por lei.. Trilhos legais em Portugal há os do bike Park em Ponte de Lima e talvez mais nenhum.. Os que são abertos para provas muitas das vezes nem esses são legalizados e os que são legalizados só o são durante a prova..

Bora lá todos para os estradoes que é o único sitio onde se pode andar sem irmos presos.. lol

EDIT: Já para não falar que com uma mentalidade dessas podes ter a certeza que não havia nem 90% das bicicletas que há hoje em dia..
 
Last edited:

miguelcarromeu

Active Member
Mas teria sido importante a leitura integral. Evitavam-se algumas repetições.

fernando_sesimbra said:
Não vou arranjar nem culpados nem inocentes

fernando_sesimbra said:
Atenção que eu com isto não quero nem defender nem atacar ninguém

Claro que não! É notória a coerência:

fernando_sesimbra said:
Se calhar haviam era de haver mais

Quanto à legalidade dos trilhos, eu acho piada à forma retorcida e distorcida como se usa este argumento. Mas há trilhos legais em Portugal, à excepção dos recentes "Centros de BTT"?! Toda a gente circula por carreiros não oficialmente autorizados, em todo o lado do país. Mas apenas aqui se chega ao cúmulo do ridículo de ostentar este argumento para fundamentar a destruição!

Vamos extrapolar, já que esteve em voga umas páginas atrás: os castelos de areia nas praias são legais? Alguém autorizou os miúdos a construírem na areia sem licença? E o alvará? Este verão vou pontapear todos os que me aparecerem pela frente. Podem agradecer-me depois.

fernando_sesimbra said:
É que aqui na Arrábida por exemplo , ainda o ano passado 2 conhecidos daqui deste fórum só por andarem na "Tesourada" no parque natural da Arrábida a "Barbearem" um single que fechou da vegetação foram brindados com coima de perto de 200 Eur cada um....

Não estamos a falar dos mesmos dois que foram multados por andar numa zona de protecção INTEGRAL do parque, pois não?! É que não tem nada a ver com o caso.

E volto a dizer: era importante uma leitura completa do tópico para tomar conhecimento integral das partes.

Boas pedaladas por esses trilhos oficiais fora
 

Jocas22

Active Member
já entraram no "non-sense" de novo. Entao mas agora abrir trilhos é crime. Já se abriam trilhos ainda nao haviam bikes pros mais diversos usos. Inclusive na Arrábida alguns desses trilhos deram origem aos estradoes de hoje. Os caminhantes tambem os abrem, pessoal pra por as colmeias, gente pra aceder este ou aquele local como alguns trilhos religiosos com cruzes, ...
Que raio de exemplo ir buscar uma zona de proteccao integral/total pra discussao.

O senhor nunca deve ter feito um trilho aberto "ilegalmente" com o trabalho dos outros, esses bandidos que queriam era ser presos. Deve andar pela arrabida só em estradoes, deve, entao nao.

Nao vamos agora em nome da proteccao da floresta vedar aquilo e ninguem la entra... será essa a ideia?
 
Amigo , não inventes leis .........Lol
Tu só és cúmplice do que quer que seja se colaborares no acto ilegal , neste caso na abertura de trilhos e ou na construção de estruturas ilegais.

A partir dai ninguém vai preso por andar quer em estradões quer em trilhos , salvo se esses passem em zonas restritas , como temos aqui na Arrábida por exemplo a Zona de protecção Total onde até existem trilhos , alguns deles fantásticos , mas que se chamam os trilhos "200 Euros" se fores apanhado.....

Qualquer prova carece de licenciamento junto das autoridades e só se realiza com a aprovação das entidades competentes como deves saber.

Tudo o resto são Tretas....... Esta choraminguisse toda parece igual á dos que vão á Prisão de Évora indignarem-se por um Criminoso estar preso.......

Mentalidades , e não havia 90% das bikes hoje em dia.........Deixa-te de tretas , as Lojas de bikes precisam obviamente de clientes , da mesma forma que as lojas de produtos de Tunning para automóvel também precisam de clientes....
E agora temos de mudar de mentalidades e aceitar as corridas de automóvel ilegais em Estradas Publicas , ou as apostas de dezenas de milhares de euros para percursos em alta velocidade em contra-mão numa auto estrada só porque alguns amantes desta forma de adrenalina gostam do que fazem á escondida da policia e colocando em risco pessoas inocentes?

Nada disso.

felizmente neste caso dos trilhos novos e dos saltos não é nada tão radical , mas têm havido construções de estruturas e de percursos que cruzam com caminhos Públicos e que como o pessoal do DH ou do Enduro não anda devagarinho , acabam por colocar pessoas inocentes em risco , e isso nunca deveria acontecer e dai que uma coisa feita dentro da lei e onde tudo e todos fossem respeitados , só traria muito mais valias e prazer ao amante do pedal .
 

Jocas22

Active Member
vou ja sair daqui porque se percebe a kms qual a intenção.... só dizer que muitos dos trilhos na Arrabida sao abertos por um grupo que organiza uma prova com todas as licenças e autorizações. Mas sim não agradeça o trabalho dos outros, comece mais uma cruzada contra os trilhos...

oh internet... :pipocas:
 

miguelcarromeu

Active Member
Era a parte em que era importante ter lido o tópico para perceber que há diálogos no sentido de legalizar/autorizar.

E realmente tudo o resto são tretas: andamos todos em trilhos ilegais desse ponto de vista. "Enduro" ou "DH" são termos coloquiais. Ou seja, nada me impede de passar muito mais rápido de rígida em qualquer trilho e como tal também estarei a colocar os pedestres e os pardais em risco.

Mas as gostei da analogia "só és cúmplice do que quer se seja se colaborares...". Ou seja, deixa que alguns estúpidos abram e depois já podes passar porque não tens nada a ver com isso.

Clarifique-se que a treta dos 200€ não tem a ver com o facto de terem andado a podar no trilho mas sim de ser proibido lá andar, ponto final. Não tem nada a ver com o assunto em causa.

E repito, aos excelsos conhecedores da Arrábida, conheço lá vários locais com trilhos de Enduro e DH, onde se encontram pedestres com frequência. Tudo isto sem problemas.

Pedalar mais e pensar menos nas idiossincrasias era importante.
 

demorider

Active Member
oh pah tu deves ser daqueles peudo-santos que nunca excederam o limite de velocidade, nunca passou um vermelho, nunca pisou uma linha continua, etc... Ou seja NUNCA poses-te a vida de ninguém em risco...

Quanto a não haver nem 90% das bikes enganei-me, o que queria dizer é que não havia nem 10% porque as lojas ate querem vender mas se não gistar-mos de andar a passear nos estradoes não compra-mos bike.. Se fosse para andar só em estradoes tinha comprado uma mota ou um jipe..

Os trilhos das provas são todos legais? ainda bem, fico contente por saber isso é que a uns anos eu e uns colegas abri-mos um trilho de dh completamente clandestino e sem qualquer autorização de ninguém mas a 2 anos passou por lá uma prova de XC, sendo assim já esta legal.. Que boa noticia que me deste lool.. Mas é engraçado que entrei em contacto com uma organização de uma prova do campeonatode enduro para saber se podia circular lá nesses trilhos sem stress e a resposta foi de que podia mas não me garantia que não tivesse problemas com os proprietários dos terrenos porque só tinham autorização de lá circular para a passagem da prova.. e esta heim?

Já agora se comprares por exemplo um animal de estimação exótico daqueles que não se podem ter em cativeiro também não és cúmplice certo? é que não foste tu que o apanhas-te..


E engraçado vires com moralismos mas depois gostares de circular nos trilhos abertos com trabalho dos outros e ainda os acusar de criminosos..É preciso muita lata..
 
Top