Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

demorider

Active Member
O rutra destruiu rampas... não armadilhou nenhuma. É bom que isto seja esclarecido, pois haverá um tipo (ou mais) que andam a fazer isso, e não é ele.

É só impressão minha ou terás alguma coisa a ver com o dito "Sr"?
Diga-se de passagem que aquele aparecimento e desaparecimento do caro rutra desde o inicio que não me convenceu e agora aparece alguém assim tao convencido que não foi ele que armadilhou os saltos.. huummm...

Pagina 2, post #15, foto 2 e 3.. Eu chamo aquilo armadilhas, se lhe chamam outra coisa isso é lá com vocês..

O caro rutra perdeu toda a moral para falar a partir do momento em que enfiou no mesmo saco onde ele mesmo meteu o pessoal que segundo ele são um perigo.. O que ele fez também é um perigo para aqueles que vêm a descer a contar com as rampas..
 

Joseelias

Well-Known Member
Acrescento ainda outro exemplo de um potencial acidente pois o Tinric colocou as culpas de um acidente nas rampas sobre quem saltasse voluntariamente nelas, e eu dei um exemplo de um em que alguém via a escapatória obstruída e era obrigado a saltar por incapacidade de parar a bicicleta.

Alguém me explica como se resolveria a situação de um miúdo de 14 anos que com os amigos andasse a passear no Monsanto e decidisse saltar essas rampas, caísse e se magoasse com gravidade?

Será que na lei se exige a um puto na idade da estupidez ter o mesmo discernimento de um adulto e atribuir-lhe as culpas totais do salto e das suas consequências? E se os pais decidissem avançar litigiosamente contra a CML por ter no seu espaço construções que considerassem perigosas e sem sinalização?

Claro que a CML se ia descartar dizendo que não só não tinha nada a ver com aquilo como ainda por cima é proibido lá ser feito. Vai daí os pais decidem avançar com uma queixa contra desconhecidos que a CML possivelmente até iria corroborar. Isto porque qualquer estrutura deste género feita de forma oficial pela CML com certeza iria ter alguma forma de enquadramento nos regulamentos de utilização do parque para se protegerem. Do tipo, "quem utilizar as estruturas X, Y e Z tem que ser maior de idade, usar protecções adequadas e blá, blá, blá) como é normal de se ver em muitos sítios de utilização pública.

Isto é, o puto ficava paraplégico porque tinha usado uma estrutura feita à margem da lei, em terrenos controlados mas sem responsabilidade de quem gere e sem que houvesse qualquer tipo de alerta para as características e riscos no inicio do trilho que estava a usar e dos cuidados a ter, e acham que os autores iam ficar impunes se fossem descobertos?

Ou pensam que os parques tipo Whistler ou outros Bike Parks em que se fazem obstáculos não têm uma série de normas e regulamentos obrigatórios de cumprir? E inclusive seguros para acidentes por culpa do parque? Quem não os cumpre e se magoa, bom... lixa-se por responsabilidade própria. Mas quando estamos a falar de construções ilegais e não regulamentadas sobre quem é que acham que cai as culpas? É que não vai morrer solteira se não puder cair em cima de alguém.

Posso estar a dizer uma parvoíce, e se houver aqui algum advogado até gostava que desse a sua opinião. Mas até ao momento parece-me ser lógico e real se alguém avançar de forma litigiosa contra quem fez estes saltos num caso destes que as coisas vão correr mal.

E não, não estou contra o pessoal das actividades radicais. Pelo oposto, até vos estarei a ajudar a pensarem melhor sobre estes assuntos.
 

tinric

Super Moderador
...


Já agora, para quem acha que Monsanto só tem trilhos cicláveis graças a quem lá anda a construir rampas... por favor!!! No início dos anos 90, já havia trilhos mais que suficientes para se poder andar por lá horas e horas. Hoje em dia, Monsanto está demasiado alterado. Quem não perceber isto, lamento.


Aqui a minha questão (com algum desconhecimento assumido) é a seguinte...

A última vez que andei por Monsanto foi em 2007... já na altura (e sem conhecer nada) havia "carradas" de trilhos... então se como bem diz que nos anos 90 já havia trilhos mais que suficientes... a minha pergunta é porque raio, uns saltos ao lado dos trilhos, em que um gajo nem tem que se desviar... fazem comichão a tanta gente!?

Se há trilhos mais que suficientes... se não gostam de uns... porque não vão andar para os outros!? :confused:
 

tinric

Super Moderador
Joseelias... nem li o teu post até ao fim

como utilizador de muitos skate e bike parks nos tempos das BMX... o que não faltava era putos irem sozinhos para as rampas que as câmaras lá metiam, um puto que no primeiro dia se lembrou de saltar de um half pipe de quase 4 metros directo para o chão (sem bike) e ficou logo com o osso da perna fora do fato de treino... até os próprios pais "muito responsáveis" que levavam os filhos com 2 ou 3 anos, com skate ou bike mini com rodinhas para o skate park onde andavam os prós todos... (ah... mas metiam capacetes nas crianças)

Ao longo de mais de 20 anos de atividades desta natureza vi (infelizmente) dezenas de acidentes, de todo o tipo de natureza ... nunca vi ninguém ir pedir contas a ninguém... ao fim de contas vivemos numa selva... cada um por si.. cada um responsável pelas suas atitudes...

Como já disse não entro em guerras" (escolhe outro) ... apenas referi o teu nome pelo exemplo que deste de pedir responsabilidades a alguém...
 

Joseelias

Well-Known Member
Não meti um "fim de para ti :) " logo no 1º ou 2º paragrafo... para ti era só a parte da responsabilidade..

As câmaras, autarquias, juntas... o que quiseres criam skate/bike parks... só para lá vai quem quer... vai para lá, parte um braço e depois vai pedir responsabilidades a alguém!

É só nesse ponto que me estava a referir a ti.

Eu não entro em guerras, principalmente as que nem sequer são minhas... mas há por aqui muitos que aproveitam qualquer deixa para fazer uma guerra... tranquilo.

Ok, pensei que fosse assim, mas como não havia um fim ao meu "chega p'ra lá" :D foi tudo a eito... :D :D :D

Em relação a esses skate e bike parks (tal como coloquei no meu post acima) tenho a certeza que existem regulamentos de utilização, que responsabilizam os utilizadores ou os pais dos menores que os utilizam pelos riscos que lá correm. As construções estão pensadas, legalizadas e sofrem manutenção (se fosse mesmo assim...) de forma a minimizar os acidentes e os regulamentos referem-se apenas a esses equipamentos.

Se alguém alterar o local colocando novos obstáculos ou alterando os existentes, e na sequência disso um terceiro se magoar e quiser ser ressarcida pode avançar com uma acção contra desconhecidos. Em particular os pais de menores. A câmara vai-se tentar descartar da responsabilidade e mesmo assim pode ser condenada por não manter os equipamentos e as características destes de acordo com o plano original ou os requerimentos de segurança.

E quem vai sofrer a seguir se for possível apurar os responsáveis por essas alterações? Se alguém pode sofrer consequências por grafitar uma parede, imagina fazer algo ilegal que magoe seriamente alguém.
 

tinric

Super Moderador
Concordo... contigo.

Um half pipe de 4 metros num lugar público "do estado" é garantidamente uma coisa bastante segura... :D


Fim de off da minha parte.

Peace e vão mas é pedalar se puderem que está um belo dia para isso.
 

Rider Vara

New Member
Mas querem pedir responsabilidades do que??? entao mas so ha acidentes com a malta q salta das rampas??
E se um gajo q anda na sua BTT ,q não pertença ao "down will", se mandar de uma ribanceira abaixo e que por azar cai em cima de uma velha que vinha a passar na estrada de baixo e mata a velha, vão pedir responsabilidades ao planeta terra que nao tinha nada que por ali uma ribanceira para a malta cair????

Estes pseudo-moralistas dao cabo de mim...

Se nos anos 90 ja havia muitos trilhos no Monsanto pq não continuam a andar nesses e deixam os que têm rampas para quem gosta? Não gostam, é perigoso, bla bla bla, mas andam sempre lá... O inicio do mindinho tem um "salto natural" não vejo ninguem a passar lá (sem ser malta q gosta lá está), os outros tem saltos tb, nao gostam não vão, mas como quem construiu deixou alternativa agora os "alternadeiros" acham q sao donos do espaço e os outros que vão andar para outros lados....

Sugiro que se houver uma proxima abertura de um trilho que não se deixe alternativa para quem não quer saltar, assim acaba-se o perigo!!! Se há muitos trilhos desde os anos 90, quem nao salta que vá para esses e ninguem se chateia!
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ tinric

Lamento que encares a nossas trocas de opiniões, como eu querer entrar em guerras pois não é essa a minha intenção. Se achas que esse é o espirito da nossa troca de comentários então acho que esse sentimento surgiu mas não foi vindo de mim.

Eu apenas respondi. Nenhum de nós tem a palavra final, e qualquer um tem o direito de escrever uma segunda, terceira, ou décima resposta enquanto alguém achar que tem algo de útil para dizer. Sempre foi assim que eu convivi em locais de troca de opiniões democráticas e que fui aprendendo.

E se houve algum mal entendido que te tenha levado a ficar mais sensível às respostas que te dei, tenta para a próxima identificares a quem te diriges e só te respondo ao que me diz respeito.

Posto isto, não te respondo mais.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Rider Vara

A sério? Mas mesmo a sério?

Achas que comparar algo artificial feito por alguém e do qual decorrem consequências, com uma construção natural é igual em termos de responsabilidades? E mesmo assim quando algo corre mal em termos de manutenção de estruturas naturais podem haver culpados.

Então deves de estar todo contente da vida porque os responsáveis pela queda da ponte de Entre-os-Rios tenham ficado todos em liberdade quando morreram 50 pessoas na sua queda, não? No teu ponto de vista isso em nada é diferente das cheias dos anos 60 no Ribatejo, né?... Falta de manutenção, contruções ilegais, construções naturais, desastres naturais... tudo igual...

Isto não tem a ver moralismos, tem a ver com a LEI. E mesmo que sejam ilibados de um problema qualquer pelo meio já gastarem tempo e dinheiro em tribunais a justificar a sua inocência, entendes? Mas façam o que bem entenderem. Depois não se queixem.
 

FMCurto

Active Member
Já que estamos a entrar no campo das suposições mais rebuscadas volto a perguntar: bem perto do inicio deste trilho (e do roadgap) existe um porrada de colmeias, não sou apreciador dos bichos e tenho várias razões de queixa pq sou recorrentemente picado por elas.Agora essas colmeias não são naturais, são feitas pelo homem e não existiam naturalmente em Monsanto se não tivessem sido lá colocadas pelos sacanas dos apicultores que não têm respeito nenhum por que usa o parque e pode criar danos físicos graves a 3os, a CML responsabiliza-se? O melhor é destruir aquilo tudo em prol da pobres criancinhas que podem ficar desfiguradas e ver o seu futuro em risco.
Apesar de ter alguma razão posso assegurar que não o irei fazer, é só um desabafo sobre o ridículo de se estar a tentar justificar algo que é de todo injustificável.

:xau:
 

Rider Vara

New Member
Joseelias, começo a perceber o pq de quase todos neste topico entrarem em "conflito" contigo...
O que quis dizer com aquela afirmação é que a responsabilidade dos acidentes é dos intervenientes e nao de quem faz as rampas.... se eu fizer um muro de 50m no monsanto tu vais lá mandar-te dele abaixo so pq eu o construí?
Agora q mencionaram as abelhas, pq é q os trail runners e os caminhantes nao vao correr/passear ao lado das colmeias? ah elas picam e doi e coiso... os trilhos com saltos é a mm m***a, quem vem a descer sao "as abelhas".
 

jonyboy

New Member
FMCurto podes denunciar as colmeias a cm lisboa. garanto se não tiverem legais desaparecem de la... e sim podem ser um perigo pra saude publica caso sejam ilegais...
Tentei abster-me um poco deste topico mas não consegui... de tudo o que falei aqui e a UNICA coisa que estou mais contra não é a invenção de novos trilhos... é onde estes passam... não se atravessam em saltos estradões ou outros trilhos ja existentes so porque lhe da na gana como está num video aqui presente, isso está incorrecto mesmo tendo la malta a bloquear, só isso... os saltos destruídos tem alternativas menos mal...
 

Joseelias

Well-Known Member
@ FMCurto

As colmeias estão legais? Se sim e se te incomodam apresenta queixa a quem legalizou, e pode ser anulem a licença e te deixem de incomodar. Se estão ilegais e te incomodam denuncia e deixa as autoridades fazerem o seu trabalho.
Se sofreres um choque anafilático e complicações médicas com consequências para a saúde e a nível monetário por causa de colmeias ilegais, e isso não te chatear é contigo. Muita gente poderá agirá de forma diferente. E é neste detalhe que está toda a diferença. Basta alguém se chatear.

Em momento algum defendi a destruição dos saltos, e muito menos da forma que foram feitos. Deviam de ter falado com a gestão do parque. Digo isto desde o principio. E se achas que quedas, choques e ferimentos no Btt são rebuscados... E processos litigosos em tribunal então... Tens que me dizer em que país vives para emigrar para aí.

O que eu acho é que muita gente nunca vê problema em nada, é tudo facilitismos e à vara-larga. Depois se houver problema ninguém vai saber de nada e enterram quem puderem para safarem o couro. Nada de novo na Tugalândia.

Eu já fiz os comentários que tinha a fazer sobre isto. Da minha parte considerem-se alertados para a questão. Se acham que um choque ou um acidente grave com um menor são impossíveis de acontecer e não passam de exemplos rebuscados, e que apenas o espírito-santo será culpado... continuem a viver na fantasia. Pelo menos por enquanto são felizes.

Boa sorte.
 

Rider Vara

New Member
dasss, mas vcs sao uns revoltados de primeira....
Denunciar colmeias?!??!!? As abelhas são um dos nossos melhores bens, deixem lá estar os animais q se nao lhes fizerem mal elas tb nao fazem.
Isto qq dia em monsanto é só para trail runners e malta do BTT (mas só daqueles q não se acham perigosos e estão acima de tudo) tudo o resto, fora do Monsanto...:fpalm:
 
Last edited:

andrextr

Active Member
Eheheh isto é com cada lírico... Depois nem sabem de que lado se pega numa enxada :D

Os saltos e roadgaps não tem mal nenhum, desde que não sejam feitos às cegas. A ideia do roadgap era para a malta brincar um pouco, com colegas na estrada a vigiar. Só um atrasado mental é que faz aquilo às cegas. E só outro ainda pior é que vai lá destruir. Da mesma maneira que existem cruzamentos e semáforos. Só um imbecil é que passa no vermelho. E não é por isso que agora vamos acabar com os cruzamentos. Se eu decidir atravessar a estrada sem olhar para os lados e levar uma panada de um carro a culpa é de quem fez a estrada... lol
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ Rider Vara

Estás a exagerar um bocadinho quando dizes que quase todos neste tópico entram em "conflito" comigo. Das dezenas de participantes apenas houve diferenças de pontos de vista entre mim e dois ou três (ninguém trocou ofensas) e só agora nestas duas ou três últimas páginas. Que por sinal também discordaram de outros membros que têm algumas opiniões semelhantes à minha, e de forma muito mais violenta que contra mim, diga-se de passagem.

Isto é, há pessoal que só vê isto a preto-e-branco e nem pára para pensar. Eu coloquei questões incómodas e que até à data ninguém disse que não tenho razão em termos efectivos e em termos legais. Simplesmente não querem acreditar que tenho argumentos válidos porque isso os incomoda. Espero que não venham a descobrir que se calhar até tinha razão. E digo isto sinceramente para bem de todos.

Se não gostaste da minha resposta para ti, lê bem o que escrevi e os casos que coloquei e pensa se são improváveis, e aquilo que tu escreveste tentando equiparar uma construção artificial a uma natural. E se não gostas de respostas à letra não insultes os outros, nomeadamente de falsos-moralistas quando argumentos válidos estão a ser usados.Se não gostas rebate com argumentos, não com insultos.
 

jonyboy

New Member
A ideia do roadgap era para a malta brincar um pouco, com colegas na estrada a vigiar. Só um atrasado mental é que faz aquilo às cegas.
andrextr o problema é que os ha...

Rider Vara não é ser revoltado, tens esse direito se achares que algo está ilegal e pode te fazer mal denuncias... lol

mas isso das abelhas tava mais a ser ironico do que outra coisa
 

Rider Vara

New Member
Eu rebati com argumentos, com exemplos, Joseelias...
O facto de ter chamado de pseudo-moralista muitos que aqui estão deve-se ao facto de estarem a arranjar problemas onde nao existem, tu podes andar com a bicicleta na estrada, a lei permite-o e eu tb lá ando, no entanto eu tento sempre ter o maximo cuidado e estou sempre atento às manobras que os condutores dos automoveis fazem, tentando antecipar possiveis problemas, sabes porque? Pq se eu levar com um carro em cima pq algum otário não me respeita, quem fica todo partido sou eu, e tu dizes " ah mas não faz mal que o gajo do automovel é que tem a culpa..." e pronto, se partir uma perna ela fica logo boa, se morrer, ressuscito logo, so por saber que eu nao era culpado.... Qdo é q vcs metem na cabeça que aqueles trilhos sao usados por malta que gosta de dar uns saltos e andar depressa, quem nao gosta e lá quer passar tem que ter cuidados "super redobrados" para evitar os acidentes!
 

Rider Vara

New Member
jonyboy, ando em monsanto há pouco tempo, sensivelmente 1 ano, mas conheço aquilo relativamente bem, nunca vi uma colmeia, deduzo que estejam em sitios onde nao é suposto passar ninguem, mas posso estar enganado, se assim for nao vejo razao para denunciar, abelhas fazem muita falta ao nosso eco-sistema, agora se houver um maluco que vá meter colmeias por todo o monsanto, a historia já é outra.
E abelhas há em todo lado, com ou sem colmeias perto.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Rider Vara

Eu não estou a arranjar problemas onde não existem. Estou a alertar para o potencial de poderem vir a existir. Quantas coisas são feitas com boas intenções e depois correm mal? Se forem legais já é mau, se forem ilegais agrava.

Vê como exemplo o que o andrextr disse ainda agora acima: "A ideia do roadgap era para a malta brincar um pouco, com colegas na estrada a vigiar. Só um atrasado mental é que faz aquilo às cegas. "

Quem aqui põe as mãos no fogo que "atrasado mental" não o fará sozinho. Eu não me surpreende nada que alguém até já o tenha feito. Temos já aqui o principio do perigo. Fizeram as coisas com boas intenções sem considerar que alguém lhe irá dar um uso errado quando isso é mais que certo. O facto de o Roadgap facilitar essa manobra e até a desafiar pela sua existência pode ser visto com responsabilidade sobre quem o construiu.

Um adolescente decide saltar sozinho ou mesmo acompanhado, cai mal ou em cima de alguém e rebenta-se todo, o pai protesta junto da CML por colocarem lá uma estrutura perigosa a passar por cima de uma estrada. A CML diz que não é nada com eles e a seguir temos a policia a investigar quem é o responsável pela construção porque o pai decidiu avançar com uma queixa no tribunal. Somas a isto a vitima e tens o circo armado.

Acham isto impossível, irreal, fantasista de acontecer?
 
Top