Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

demorider

Active Member
Jonyboy 10 a 20 metros de largura?? Fonix já há autoestradas de terra batida? Já reparas-te que há lá pessoal a dizer que deu 80 e 90km/h em descidas de alcatrão? será que nessas descidas de alcatrão não ha transito ou o perigo de sair uma criança a correr?

Mas claro que quem faz dh/enduro é uma autentica bomba pronta a explodir a qualquer altura, já quem faz XC ou que seja pode andar a "rasgar" onde bem lhe apetece e não é perigoso para ninguém...

Enfim fica lá com a tua razão que eu fico com a minha, mas se queres que respeite o "teu" espaço aprende a respeitar o espaço dos "outros"..
 

meloy

New Member
Enfim fica lá com a tua razão que eu fico com a minha, mas se queres que respeite o "teu" espaço aprende a respeitar o espaço dos "outros"..


Consenso!!!

hummm aquilo é teu??
aliás é só teu!
e só tu podes lá andar!??
e quem aparecer... que se cuide!!???

quando é que percebem que o dh quando não levado com as precauções necessárias pode dar aso a azares com 3ºs???
é como andar com uma arma na mão aos tiros no meio da floresta?

se um tipo faz um campo de tiro no meio da floresta pode lá andar aos tiros porque foi ele que construiu??
que coisa não tomar o dh e afins como uma actividade perigosa quando não é devidamente vigiada...

depois queixam-se das estradas... é o mesmo pensamento! as estradas são dos carros por isso as bikes que se cuidem... se não têm cuidado são passados a "ferro"?
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelcarromeu

O autor da segunda citação fui eu e foi feita antes qualquer intervenção tua a dizer que quem fez as estruturas "tem TENTADO, tem REUNIDO, tem ALERTADO". Com tal, não sei (ou sabia) o que têm feito ou deixar de fazer e acho que o teu comentário roça o ataque pessoal de uma forma desnecessária pois em momento algum nas citações (mesmo na que não me pertence) há algo que soe a justiceiro. E ninguém está a falar de droga e prostituição. Por isso é melhor mantermos-nos no tema.

Se se têm reunido e tentado fazer alguma coisa junto da CML isso é de louvar. Se não têm tido os resultados pretendidos resta-lhes infelizmente ter que continuar a pressionar, ou então convencerem-se que não há mesmo vontade das entidades de ter aquele tipo de actividade lá, por mais que os promotores o queiram. E até pode haver razão da parte da CML em não querer uma pista radical lá, quem sabe? Por vezes nem tudo se resume a más vontades. Muita gente gostava de ter casas construídas nas dunas, e até o chegam a fazer, e todos sabemos o erro que isso é.

Mas da minha parte, como já referi várias vezes, acharia positivo construírem-se estruturas para a prática da modalidade com todas as condições necessárias. Inclusive no Monsanto se isso for possível.

Não justifica apesar de tudo fazer as coisas à boa maneira portuguesa, que é cometer a infracção e depois pressionar para a legalizar. Se circulares por algumas zonas à volta de Lisboa vês autênticas aberrações urbanísticas dignas da Libéria construídas e agora legalizadas com esse tipo de raciocínio.

Não vi gravidade nas rampas que aqui foram mostradas (excepção feita à da estrada) pois tomaram em consideração quem não queria saltar e fizeram uma escapatória. Apenas me preocupa o radicalizar de trilhos que podem ser feitos nos dois sentidos, sem sinalização, e em que por causa das transformações se passa a descer dos 20km/h para os 40km/h em voo, e sem controlo absoluto da bicicleta nesta situação. É tão simples quanto isso.
 

SeteGu

Active Member
demorider nada disto tem a ver com o assunto do tópico por isso quanto a essa questão vou-me ficar por aqui. Já nem estava para responder.

Numa nacional, com uma reta longa, com boa visibilidade, sem cruzamentos, fora das localidades e sem nada por perto (casas, escolas, infantários, parques infantis, campos de futebol etc...) com pouco tráfego que circula sensivelmente à mesma velocidade e a uns 250 metros à frente, com limite de 90 km/h... se eu for de bicicleta a 70 km/h a descer, primeiro não estou a fazer nada de ilegal e segundo (a meu ver) nada de radicalmente perigoso. Podia passar ali de moto a 90km/h.

Agora há sempre um risco associado a tudo o que se faz na vida. Alguns serão comedidos outros nem tanto (assim como legais ou ilegais, etc...).

Para mim é mais perigoso ir a 30 ou a 40 km/h em sítios com pouca visibilidade, com saltos, com cruzamentos e onde circulam de forma cada vez mais frequente pessoas a pé inclusivamente em grandes grupos. A meu ver, a probabilidade de magoar alguém nessas condições é muito maior do que ir numa estrada deserta a 70 km/h onde nem é suposto andar alguém a pé (pelo menos fora da berma/no meio da estrada).

Até posso estar errado. Mas mesmo que esteja a minha imprudência não serve de desculpa a nenhum outro tipo de imprudência.
Agora riscos existirão sempre com ou sem pista própria de DH a 1 ou a 100 km/h.

E eu sou a favor do DH assim como de qualquer outra modalidade de BTT. Apenas acho que é preciso cuidado de parte a parte e não "eu faço e vou como quero porque fui eu que construí o trilho e os outros que se desviem". Se tiver enquadramento legal como pista de DH até dava razão mas enquanto não tem que tenha pelo menos sinalização e que haja cuidado de parte a parte. É só isso...
 

miguelcarromeu

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Olha que recentemente os trilhos de Monsanto ganharam uma proposta no orçamento participativo de Lisboa! e a iniciativa não foi de nenhum grupo de dh ou de btt! curiosamente foi de trail running!

Sei muito bem do que estou a falar e o orçamento participativo são "outros 500".


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Já agora deixem a ridicularidade de parte: não se fala de DH /downhill porque não há DH em nenhum desses trilhos que estão em "cima da mesa". Chega de parvoíce. E mais, a verdade é que há quem faça estes mesmos trilhos, os saltos e mais um par de botas numa bicicleta rígida de carbono com 100mm de curso e AINDA mais depressa do que muitos dos que lá passam com 160 ou 140 mm. Portanto, isto está a chegar a um tal patamar de ridicularidade que não ponta por onde se lhe pegue. Na cabeça de alguns só devem pairar Specialized Demos 8, capacete integrais, protecções cervicais e exo-esqueleto.

Presumindo o anterior parágrafo, é que vos (malta do forum e da zona de Monsanto) aconselho a dirigirem-se às autoridades (não é há PSP nem há GNR!) e proporem uma solução decente, barata e dẽem foco na segurança de todas as pessoas que frequentam o parque. Simples quanto isso. Não há cá mobilização de pessoas nem nada. É afixar umas placas que façam distinção dos percursos pedestres, dos percursos de BTT (DH, XC, Enduro and so on). Não será fácil, mas se insistirem apropriadamente, alguém se irá mexer.

Isso tem sido tentado/feito.

Não há interesse da entidade gestora em envolver-se. Provavelmente por falta de recursos e, também, certamente, porque não querem dar o corpo ao manifesto e assumir que autorizaram o que quer que fosse no parque florestal. Assim, quando der asneira da grossa, aparecem e proíbem, sem qualquer responsabilidade no assunto.
 

demorider

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O meloy vistes as " ? estao la para dizer que os trilhos nao sao teus nem meus mas cada a cada um ajustar-se ao que ali se pratica..
mas faco-te as mesmas perguntas?

Aquilo e teu?
e só teu?
só tu e que podes lá andar?
só os outros e que tem de ter cuidado?

oh pah volto a dizer se queres que respeite o teu desporto respeita também tu o dos outros.. e já que és tao " artista" em vez de usufruir do trabalho dos outros pega na sachola e abre trilhos ou pelo menos dá manutenção aos que já estão abertos.. Chicos espertos com direitos não faltam agora vergar a espinha é que é ******, se não fosse o pessoal das vertentes mais radicais a abrir trilhos n esperança de poderem desfrutar do seu desporto de eleição sem causar imcomodo a ninguem vocês andavam só nos tais estradoes com 20mt de largo (20mt=a 8 fachas de rodagem) mas mesmo assim acham que vocês é que são os reis dos trilhos..

Se queres ditadura volta atrás no tempo e vai viver para o tempo de Salazar.. Ou tenho uma ideia ainda melhor, vai fazer trail runing na via publica no meio das fachas de rodagem e depois pede aos carros que tenham cuidado porque só o que tu fazes e que esta correcto...
 

Cirus

Member
Meus caos,

Como seguramente qualquer lisboeta, entendo o Monsanto um bocadinho como o "meu" jardim.

Todos temos algures, no fundo da gaveta mais escondida, uma foto no avião do parque do Alvito, ou no ring de patins, ou no escorrega, ou nos baloiços ou mesmo no ping pong nas toscas mesas de cimento mal-amanhado.Monsanto faz parte das memórias da nossa infância, da infância na nossa cidade e é por isso capaz de tocar em algo que nos é muito profundo.

O Monsanto passou de facto por um período negro, de zona da cidade pouco recomendável e insegura mas que felizmente soube, ou melhor os lisboetas souberam, a tempo recuperar para a sua cidade.Hoje Monsanto é uma zona viva, dinâmica, ativa com um infindável número de diferentes atividades que permitem a capacidade de desfrutar deste espaço.

Radiomodelismo,BTT, concertos, ténis, geocatching, traking, trail running passando pelo simples picnic à sombra de uns pinheiros, Monsanto é hoje uma área privilegiada de quem preza o contacto com a natureza, a paisagem deslumbrante sobre o Tejo e ama a sua cidade.

Não vou, evidentemente, julgar aqui a atuação do Sr. Artur nem daqueles que se insurgem contra a sua iniciativa. Não é isso que me interessa.

O que verdadeiramente me importa. é refletir como todos podemos compatibilizar toda a dinâmica atual do Monsanto nas sua distintas atividades, para que todos possam verdadeiramente desfrutar deste espaço que não sendo de ninguém é de todos e património inalienável da cidade de Lisboa.

Se todos contribuirmos ficará, não tenho dúvida, muito mais fácil.


Abx
 
Last edited:

meloy

New Member
. e já que és tao " artista" em vez de usufruir do trabalho dos outros pega na sachola e abre trilhos ou pelo menos dá manutenção aos que já estão abertos.. Chicos espertos com direitos não faltam agora vergar a espinha é que é ******, se não fosse o pessoal das vertentes mais radicais a abrir trilhos n esperança de poderem desfrutar do seu desporto de eleição sem causar imcomodo a ninguem vocês andavam só nos tais estradoes com 20mt de largo (20mt=a 8 fachas de rodagem) mas mesmo assim acham que vocês é que são os reis dos trilhos..

é pahhhh isto é mesmo ridículo! só o pessoal do dh e afins é que é responsável por haver trilhos em portugal !!! ???

:fpalm:
 

demorider

Active Member
setugu tas mesmo a comparar o poder de travagem de uma mota com o de uma bicicleta ambas a mesma velocidade? isso e no mínimo ridículo, o poder de travagem de uma mota é muitíssimo superior ao de qualquer bicicleta..

Mas sim eu já intendi que em Portugal só posso fazer XC, como não quero fazer XC vou vender a minha bicicleta (um pequeno passo atras no sentido de promover as bicicletas) porque não posso fazer mais nada alem de XC ou trail runing.. já agora se calhar é melhor abrir uma petição para abolir as bicicletas de AM, enduro ou dh porque são extremamente perigosas..

Meloy, obvio que não, mas muitos deles foram abertos pelo pessoal das vertentes mais extreme e agora são obrigados a andar sobre ordens de quem nada fez por esses trilhos..

olhem, continuação de boa discussão :xau:
 

Joseelias

Well-Known Member
E o resultado é que vão tira-vos razão, vão inutilizar os trilhos e depois só se ouvirão choros de que Portugal é só tristezas.

O ano passado fiz uma caminhada pela zona do Cabo Espichel num percurso que tinha feito meses antes, e a exemplo do que é dito na citação acima verifiquei que da segunda vez tinham sido erigidas barreiras com vários metros de altura a cortar a passagem em inúmeros troços. E feitas de tal forma que até a pé era difícil passá-las.

Porquê? Bom, suspeito que as enormes crateras rasgadas ao longo de centenas de metros ou até quilómetros em todos esses troços de terra batida por jipes durante o periodo de chuvas deve de ter ajudado um "nadinha" a tal decisão...

A verdade é que o pessoal abusa porque é de todos, e em menos de nada as autoridades passam a garantir que não é de "ninguém".
 

miguelcarromeu

Active Member
meloy said:
é pahhhh isto é mesmo ridículo! só o pessoal do dh e afins é que é responsável por haver trilhos em portugal !!! ???

De quais? Destes:

meloy said:
Algumas das vantagens do running trail são:

- Podes ir para trilhos de downhill e fazer aquilo a abrir
- (...)
- papas os gajos todos de bike em descidas tecnicas

Sim, destes são mesmo os pessoal "do dh e afins". Ridículo, não é?

joseelias said:
Porquê? Bom, suspeito que as enormes crateras rasgadas ao longo de centenas de metros ou até quilómetros em todos esses troços de terra batida por jipes durante o periodo de chuvas deve de ter ajudado um "nadinha" a tal decisão...

A verdade é que o pessoal abusa porque é de todos, e em menos de nada as autoridades passam a garantir que não é de "ninguém".

Isto faz algum sentido comparar? Nessa zona e em toda a costa do Espichel, Arrábida e arribas protegidas da Costa (que vão quase até ao Espichel) é proibida a circulação de veículos motorizados fora dos locais assinalados.

E lá atrás, qual "ataque pessoal", qual quê! Era um enquadramento de que as coisas foram faladas e debatidas com quem de direito, mais do que uma vez. O teu post foi antes, mas o do outro utilizador foi depois.
 

SeteGu

Active Member
Se achas mal o que fiz propõe a criação de um limite de velocidade "global" para bicicletas na via publica.

O que está em causa (e retomando o tema do tópico) é o perigo/possibilidade de magoar alguém em Monsanto devido à pratica de Enduro/AM/XC... o que seja.
E acho que todos nós queremos evitar que isso aconteça estejamos na posição de quem vai a pé (a andar, correr, etc...) ou de quem vai de bicicleta (XC, AM, Enduro, etc...).

Foi isso que o user rutre veio alertar apesar de não ter agido bem (acho que todos concordamos nisto).

Por mim façam XC, Enduro o que quiserem mas tenham cuidado com quem lá circula a pé que tem tanto direito a isso como vocês ou qualquer outra pessoa.
 

Unknown_Rider

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Percebo a opinião do Rutra, percebo a indignação do pessoal do DH.

O que tenho visto é que as rampas há cerca de 2 anos nascem em Monsanto como cogumelos. Há rampas em Caselas, no Chima, nas variantes da prisão, parque da merendas etc. Eu entendo que a malta do DH ou digamos das descidas mais radicais tenha o mesmo direito de andar em Monsanto como eu. Essa mesma malta tem o cuidado de em todos as rampas deixar alternativas a quem como eu não quer ou nao sabe (como no meu caso) saltar. Agora terão o direito de obrigar todos os outros a terem que contornar 2, 3 ou 4 rampas que decidiram construir?
Conheço minimamento Monsanto e o que verifico é que com 2 ou 3 excepções, os trilhos ja existiam e meteram lá as rampas. Não construiram os trilhos de raiz, logo não considerem os trilhos como "propriedade" do pessoal de DH, de forma que poderia ser levado a pensar que nem tinham qualquer autoridade de o fazer, mas estão feitas e quem quer aproveita, quem nao quer passa ao lado.

Levantou-se aqui outra questão, a da segurança de quem sobe vs quem desce os trilhos. Pois amigos eu no Sabado passado tive que esperar à entrada do trilho da prisão pois vinha a subir um grupo de DH à mão. Se alguem entrasse no salto não os via na certa, e fico-me por aqui....





E uma situação totalmente diferente, também se fazem downtwons e não e por isso que achamos que nos podemos mandar por lá a baixo sem ver o que vem.. Outra coisa diferente é um trilho que foi construído para aquilo.. Não misturas vinho com água.. Que és anti-dh já eu percebi a muito tempo...


A questão é que com excepção de 2 ou 3 trilhos os mesmos já lá estavam antes das rampas.
 

SeteGu

Active Member
miguelcarromeu fui eu que sublinhei o que já havia sido dito. Apenas porque, na minha modesta opinião, é a melhor forma de tentar resolver o problema e salvaguardar os interesses de todos.

Obviamente que não quis criar nenhum mal entendido. Se já há a preocupação de dialogar com as autoridades competentes ótimo. Aliás até já tinha colocado essa questão anteriormente.

Eu nasci em Lisboa, já estive em Monsanto uma ou outra vez mas nunca de bicicleta (infelizmente) e não o conheço como certamente muitos aqui. Mas se precisarem de ajuda (mesmo estando longe a maior parte do tempo) farei o melhor dentro das minhas possibilidades.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelcarromeu

Relativamente ao teu último parágrafo está tudo esclarecido.

No que diz respeito ao exemplo que dei, o meu objectivo não é comparar os jipes com as bicicletas, mas sim que quando se abusa ocorrem os factos que mencionei no Cabo Espichel. E tal como naquele local podem vir a ocorrer em qualquer outro ponto do país esteja-se a falar de moto4, jipes, motas, bicicletas ou Trail Running se a situação se justificar.

Mas se quisermos comparar até não é de todo ilógico. Dizes que as barreiras terão sido erigidas porque é proibida a "circulação de veículos motorizados fora dos locais assinalados". E no caso do Monsanto, é permitida a construção de rampas e a abertura de trilhos indiscriminada por quem quer que vá ao Maxmat e compre uma picareta?

Estás a ver a semelhança? Em ambos os casos foram feitas coisas à margem da lei, e o resultado no Monsanto pode muito bem vir a ser semelhante ao do Cabo Espichel se as coisas um dia se extremarem, ou houver uma infeliz série de acidentes graves que passem no jornal da noite da TVI...
 

gsilvapt

New Member
Joseelias said:
O ano passado fiz uma caminhada pela zona do Cabo Espichel num percurso que tinha feito meses antes, e a exemplo do que é dito na citação acima verifiquei que da segunda vez tinham sido erigidas barreiras com vários metros de altura a cortar a passagem em inúmeros troços. E feitas de tal forma que até a pé era difícil passá-las.

Porquê? Bom, suspeito que as enormes crateras rasgadas ao longo de centenas de metros ou até quilómetros em todos esses troços de terra batida por jipes durante o periodo de chuvas deve de ter ajudado um "nadinha" a tal decisão...

A verdade é que o pessoal abusa porque é de todos, e em menos de nada as autoridades passam a garantir que não é de "ninguém".

Exacto, mas isso é que acontece infelizmente. Se ninguém se entende, eventualmente alguém faz barulho (e insiste, coisa que a malta tem alergia) e as coisas ficam como tu já experimentaste.
Eu não estou a dizer que é fácil, mas é um mal necessário para o bem do desporto. É só isso que estou/estava a sugerir.

E
miguelcarromeu said:
Isto faz algum sentido comparar? Nessa zona e em toda a costa do Espichel, Arrábida e arribas protegidas da Costa (que vão quase até ao Espichel) é proibida a circulação de veículos motorizados fora dos locais assinalados.

Isto resume o porquê de eu ter postado a sugestão. A malta usa e abusa, até que corre mal. Quando corre mal (acidentes aparatosos e até com vítimas) vai tudo a eito. Tal situação pode ser evitada.
 

meloy

New Member
De quais? Destes:

Sim, destes são mesmo os pessoal "do dh e afins". Ridículo, não é?

A ignorância é grande porque o único desporto que deves conhecer é mesmo o dh e outras vertentes bem radicais

pensas que só são construídas por pessoal do dh!

:fpalm:

é mesmo porque não conheces outras modalidades!

como já te disse antes nunca peguei numa enxada (talvez por falta de tempo) embora vá a provas tanto de bike como de trail running e podes ter a certeza que muitas coisas são feitas pelas organizações das provas...

mas enfim! continuo a dizer tenham o devido cuidado pq é a única forma de haver espaço para todos

se um dia tiraram as motas de Monsanto... se calhar haverá um dia que também tiram as bikes de dh de Monsanto, Sintra ou outros parques...
talvez porque não haja respeito pelos outros...
talvez porque esse respeito é necessário para garantir a integridade física de 3ºs
 

FMCurto

Active Member
O user rutre não veio alertar coisa nenhuma, nunca procurou dialogar ou fazer ver o seu ponto de vista, veio defender a sua atitude "à posteriori" porque foi apanhado!! E arriscava-se a sair maltratado se reconhecido na rua.
Não são as rampas do DH ou do Enduro, são do BTT. Eu gosto de saltos, mas não me faço a todos...até pq tenho uma semi-rígida. Só o primeiro salto, o dos videos do facebook é que estava manifestamente mal, o resto foi um desvario do homem que por mais voltas que se dê não é de todo defensável. Mas nem toda a gente do BTT anda no forum e facebooks, esperemos que daqui até domingo no pico de utilização de Monsanto não haja nenhum acidente grave à conta disto tudo.
 

SeteGu

Active Member
A meu ver, acabou por (despropositadamente) alertar com uma atitude totalmente errada, descabida e perigosa. Para mim continua a não ter desculpa...
 

Joseelias

Well-Known Member
@ FMCurto

Esta tua frase é interessantíssima!

"(...) nem toda a gente do BTT anda no forum e facebooks, esperemos que daqui até domingo no pico de utilização de Monsanto não haja nenhum acidente grave à conta disto tudo."

E digo que é interessante pois justifica exactamente porque é que quem constrói estas estruturas não o devia de fazer!

Isto é, se aquilo tivesse sido edificado ou aprovado pela CML, depois daquele acto de destruição tenho a certeza que as autoridades já teriam tomado conta do ocorrido e providenciado que a segurança dos Bttistas não fosse posta em causa. Fosse pela reparação das estruturas, pela sinalização do perigo ou até pela remoção destas até serem refeitas. E se nada fosse feito e houvesse uma acidente saber-se-ia quem responsabilizar.

Mas como aquilo é feito por meia-dúzia de "carolas", à revelia de qualquer entidade e sem que estas sejam informadas, quando uma coisa destas acontece quem vai lá reparar, assinalar ou remover? Com muuuita sorte, e boa vontade dos construtores iniciais eles até farão alguma coisa dessas para evitar acidentes. E se não o quiserem fazer? Ou não tiverem tempo ou meios para isso? Como é?

E se alguém que não anda nos forums nem no facebooks como tu dizes se estampar lá, quem é que vai ser responsabilizado? Será que se vão chegar à frente de peito aberto, como o fizeram nesta discussão, na hora de serem assacadas responsabilidades e sentarem-se ao lado do rutre (ou lá como se chama) no banco dos réus? Um por ter criado perigo ao ter deixado um monte de troncos no trilho e outros por terem feito ilegalmente as estruturas que motivaram a situação?

Entendes o que quero dizer, e porque é que acho que aquilo não deve de ser construído num parque (sublinho Parque) por quem quer?
 
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