Garmin Dakota 10 / 20

ric-santos

New Member
:nana: Ligado ao PC ele não usa as pilhas, até as podem tirar. Mas carregar o faz.
Bons Dias!

jol8485, realmente estava enganado, já verifiquei tal facto.
Fiz duas saidas e na noite anterior deixei o Dakota ligado ao PC, na intenção de carregar as Pilhas, e o que aconteceu foi precisamente isso, ele liga-se e no lugar da indicação do nivel da Bateria, aparece uma ficha, indicando fonte externa.

O que é certo é que na manhã seguinte o nivel das baterias quando o desliguei do PC estava exactamente igual ao dia anterior.
Por acaso ainda deu pra completar a volta de 35 km que durou 3h45m, mas chegou a casa mesmo "nas lonas".

Vocês então pra carregar as Pilhas retiram-nas e carregam num carregador externo, perdendo a calibração da bussula, certo?
Ou então, ligam ao PC, e depois retiram as pilhas, mantendo este a calibração pois está alimentado externamente, será que funciona?

Alguém já viu diferenças pra versão 2.50?

Abraço!
 

@.campos

New Member
tenho o dakota 20 a uns 15 dias
já tive um problema com ele mas consegui resolver
em relaçao as versões tive mesmo que por a 2.50 não sei dizer as diferensas
tendo ele uma opcção para cartão de memoria instalei um mapa e nao consigo aceder a ele porque alguem da uma dica

abraço
 
Os mapas têm que estar na memória principal ou no SD em \Garmin os nomes são:

•gmapbmap.img Já deve estar lá
•gmapprom.img Pode existir pois é o mapa précarregado
•gmapsupp.img (Pode existir pois costuma ser o criado pelo mapa source

Se os mapas já estiverem na memória principal ou se quiseres utilizar um mapa no SD cria um gmapsupp.img e coloca no SD em \Garmin

Os mapas que fizeres é boa ideia ficarem no SD pois se derem problemas é mais simples de resolver pois basta retirar o SD.
 
Ric

Tens razão. O Dakota não carrega ligado ao PC (era impossível com as especificações do USB) uma coisa é o consumo do aparelho outra a corrente necessária à carga de pilhas.

Na nova versão o que mais gostei foi do computador de viagem em que é possível ver o perfil de elevação.
 
Last edited:

ric-santos

New Member
Boas!

Quanto ao carregamento das baterias, passei a fazer do seguinte modo:
- Ligo 1º o Dakota ao PC, passa a alimentar-se pelo PC;
- Retiro as Pilhas e faço o carregamento num carregador à parte;
- Uma vez carregadas, volto a introdusi-las no Dakota e desligo a alimentação do PC.

Deste modo ele guarda as calibrações, pelo menos a da Bussola guarda, pois a da altimetria ainda não fiz. . tenho de ler uns post's algures aquí pra trás..

Aproveito pra anunciar que a actualização 2.60 está já disponivel. .
Verifiquem com o vosso Garmin WebUpdater.

Abraço!
 

ric-santos

New Member
jcboliveira
Podes explicar melhor esse caso. . nunca dei conta de isso me acontecer.
Só gostava era de poder mudar a cor do track a ser seguido em navegação, ou seja alterar a cor: Cor-de-rosa que ele assume.
 
Na versão 2.5, quando pedia uma rota para um destino não aparecia o traço cor de rosa só as setas brancas de mudança de sentido. Pelo que estive a ver nos fóruns era um problema relacionado com a existência de mapas transparentes na pilha de mapas.
 
Viva,

Ando às voltas com a criação de trilhos (em imagens satélite georeferenciadas como o GoogleEarth) para o Dakota.

Na zona que pedalo (Torres Vedras) as imgens do GoogleEarth são excelentes para marcar novos trilhos.
Como não tive sucesso ao importar imagens em resolução alta do Google (googleMV) da zona para usar no sofware GPSUtility, experimentei criar um "caminho" no próprio GoogleEarth e gravá-lo como *.kml e converter depois no GPSies para *.gpx (formato reconhecido pelo Dakota e GSPUtility).

Depois de gravar o trilho *.gpx na pasta GPX do Dakota, no menu de visualização de trilhos o recém gravado não aparece, provavelmente alguma informação no ficheiros não é reconhecida.

Comparei no Notepad ++ um ficheiro *.gpx criado pelo Dakota e o criado/convertido no Google e não encontrei diferenças aparentes?

Alguem já tentou criar trilhos no GoogleEarth para o Dakota ?

Abraço,
 
Last edited:

ric-santos

New Member
Viva,
. . . .
Alguem já tentou criar trilhos no GoogleEarth para o Dakota ?
. . . . . .
Caro Francisco!

Até ao momento, foi sempre isso que fiz, criar caminhos no Google Earth, grava-los em *.kml a seguir:
- Abro-os no GPS TrackMaker onde posso ver principalmente o comprimento dele, para saber com alguma exactidão a distância que estou a planear.
- Depois neste programa podemos adicionar outros trilhos pra aumentar ou diminuir a volta por ex.
- Depois de finalisar o plano, temos de gravar em *.gpx.
e a seguir meter no DaKota DENTRO da Pasta: \GPX

Deves ter atenção que no Dakota aparecerá o nome do Trilho, não o nome do Ficheiro GPX, ou seja:
- Traças um caminho no google e gravas como: Trilho.kml
- Abres no GPS TrackMaker, e gravas agora como: Volta.gpx
O ficheiro chama-se "Volta", mas o trilho continua a chamar-se "Trilho"

No Dakota, no gestor de trajectos, aparecerá o titulo: Trilho, e não Volta, percebes-te?

A mim já me aconteceu isso, e dei conta porque tinha pouco trilhos gravados no Dakota, e foi fácil ver um meio "estranho" ..

Espero ter ajudado!
 
Ric, Bingo.

Do modo como descreveste o ficheiro é reconhecido (visivel) pelo Dakota. Thanks

Aparentemente a unica diferença que me apercebi entre os dois ficheiros *.gpx (conversão GPSies e TrackMaker) é que neste ultimo não tem "line feed" fim de linha (o ficherio é uma linha contínua).

O nome do trilho, tal como aparece no Dakota pode ser editado no ficheiro de PC pois está lá escrito na linha de cabeçalho (header) (o editor NotePad ++ ajuda).

Já tenho no meu Dakota mais um trilho (Ereira - Vila Verde dos Francos) para explorar e agradeço aqui aos colegas BTTistas (Ric).

Abraço e bons passeios,

Francisco
 

renatosilva

New Member
Ola malta, este Dakota 20 nao possui pesquisa manual de satelite? No 60Csx é possivel indicar o local onde estamos para este fazer a sincronizaçao de Satelites. . .
Abraços
 

cmot

New Member
Oá pessoal,
Uma pergunta de "nabo" para so entendidos na matéria: Como e onde encontro informação correcta, ou muito apróximadamente correcta, para calibrar o Dakpta 20, tendo em conta que desconheço em absoluto a altimetria a que me encontro (onde vivo), ou tenho de ir até à praia para lhe dar a altimetria zero?
 

klaser

Well-Known Member
Boas...também sou novato nisso...Para calibrar acho que pode fazer o seguinte.vai no google earth,e acha o ponto exacto onde vives e lá tens uma altitude do local bastante aceitável...mete esse valor.Também se desejar ir para outro local,tipo um passeio e souber à partida de que ponto vais sair,tb podes pegar esse valor de altitude no google e meter manualmente de novo...
Valores de pressão são mais exactos,mas teria de saber a pressão certa no local em questão...Como a pressão está sempre a mudar,acho que nem vale muito à pena ir atrás disso,a não ser que seja mesmo purista e queira sempre tudo no mais preciso detalhe...
Eu nem introduzi nenhum valor de altitude no meu tampouco pressão,e a calibração auto que ele tá a fazer tem apresentado valores muito próximos do que mostra no google earth...
 

shelltox

Super Moderador
Outro método de calibrar a altitude é pelos marcos geodésicos, provavelmente conhecerás um por perto.(alguns mapas topográficos indicam essa informação, bem como as cartas).
 

klaser

Well-Known Member
Também faço uma pergunta: Imaginemos que tenho um passeio no domingo,e possuo as cooordenadas do ponto de partida/concentração do mesmo.Há alguma maneira de gravar essas coordenadas em algum lugar no dakota 20 agora por exemplo e utilizar depois (domingo),utilizando a função "para aonde" ? Ou há alguma maneira de fazer isso ?
 

shelltox

Super Moderador
Há, marcas um waypoint num sitio qualquer, aparece logo o "lapis" para editar o waypoint,nome/simbolo/etc..e editar localização, aí colocas as coordenadas que pretendes. Depois em para onde, ir ao waypoint que marcaste
 

ric-santos

New Member
Boas!

Realmente era coisa que tb gostava de fazer, calibrar a altimetria, pois já me aconteceu sair de casa com céu nublado e ele indicar que estou a 65-68 m de altitude, e num outro domingo com céu limpo sol brilhante (espectaculo) dizia que igualmente em minha casa estava a 50-52 m.

Quanto aos métodos aquí descritos:
Klaser - Não percebi essa de ir ver ao google, pois no google (freeware) não tem informações de altitude, pelo menos que eu conheça!
Shelltox - Esse método acho-o mais credivel, mas conheces algum site onde esteja o registo das coordenadas e altitudes dos marcos Geodésicos?
Quanto à tua questão, não tenho a certesa de que percebi bem, mas se for por exemplo:
Tás em casa e queres dirigir-te para o inicio do passeio nas Coordenadas X;Y, e depois lá seguir determinado track, isso acho que dá.
1º - Gravas previamente o trajecto.
Depois de carro por Ex. seleccionas no Dakota o perfil para automóvel, e dizes que queres seguir para a cota X;Y, e aí como estás no perfil automóvel, ele evita-te atalhos e usa as estradas.

Chegando ao local, tiras a bike do carro, convém. . :D . voltas a seleccionar o perfil para BTT, e selecionas o trajecto que queres seguir. .

Obrigado a Todos
 

klaser

Well-Known Member
ric,no google earth freeware tem sim,passas o rato no mapa e ele dá em baixo a elevação do sítio...procura melhor...
No caso das coordenadas,o passeio em questão não tem track disponível,só os valores da concentração...O que o sheltox falou funciona a 100%,obrigado,tá aí uma maneira simples e q funciona...
 

ric-santos

New Member
Klaser!

Realmente tens razão. . no google aparece ao lado das coordenadas, mas fiz um teste e parece-me que esse método não é credivel.

Pois moro a +/- 250 m em linha recta do rio.
Aquela zona da urbanização é uma encosta, que acaba no rio, e com bastante inclinação, diria a olho que em termos de altitude, há de certeza uns 10-15 m de diferença entre a minha casa e o Rio, no entanto pelo google estamos sempre à mesma altitude de 49 m, nem sequer 1 m varia à medida que vou deslocando o rato por aquela zona. .

Logo concluo que não é credivel.

Aquele dos marcos Geodésicos parece bem melhor e mais rigoroso.
 
Top