Garmin Dakota 10 / 20

ric-santos

New Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

vgal said:
Muito útil.
Só uma dúvida. Os mapas depois da actualização continuam lá ou é preciso recoloca-los?
Boas!

Após a instalação do actualização, ao desligares o cabo USB o GPS desligase como de custume e ao ligá-lo normalmente (agora sem cabo USB) ele vai efectuar a instalação da actualização, e no fim ele sozinho volta a ligar-se normalmente.

Nestas tarefas todas nenhuma informação é perdida.
No meu caso todos os mapas, track's etc etc. . tudo ficou guardado.
 

vgal

New Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

OK, obrigado.

Assim que possivel vou fazer a actualização.
 

cadu1981

Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Boas. Vou ter que fazer isso. Ja agora como se calibra a bossula??

E uma outra coisa, uma vez que moro junto ao mar, era facil calibrar o altimetro. So que o problema é: Calibra-se com a mare alta ou maré baixa? Na percebo nada disso, mas qual deles é o ponto zero?
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Viva,

Algum utilizador do Dakota 20 já experimentou instalar o upgrade firmware 2.41? (versão Beta)

Cadu,
Para a calibração da bússula basta seguir as indicações (rodar lentamente o Gps nos 3 eixos, um de cada vez) longe de edifícios ou massas metálicas.
"Configur-> Direcção-> Iniciar"

Para a calibração manual do altímetro pode-se fazer conhecendo a altitude (o teu caso) ou a pressão atmosférica p/ quem tem um barómetro calibrado.
Tanto faz estar ao nível da maré baixa ou alta ou até 5 metros acima do qualquer nível do mar. As varições de pressão são insignificantes nesta escala, comparadas com a sensibilidade do Dakota.
"Configur-> Altímetro-> Prima p/começar calibração do altímetro. -> Sim - se souber a altitude (no caso até +5m acima do nível do mar = 0m) ou -> Não-> Sim - se souber a pressão atmosférica exacta."
Doutro modo o Dakota faz uma calibração menos exacta automática baseado nos dados de leitura altimétrica de Gps.
 

cadu1981

Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Bem, hoje ou amanha ja vou fazer isso.
Outra coisa, comprei um cartao de memoria, mas para fazer upload de trajectos é so mandar para o garmin pelo City navigator ou mete-se numa pasta. Depois é seleccionar o percurso e seguir?
 

ric-santos

New Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Francisco Xavier said:
. . .
Algum utilizador do Dakota 20 já experimentou instalar o upgrade firmware 2.41? (versão Beta)
. . . .
Boas!

Tal como indiquei em cima penso ter a versão 2.40, logo já verifico se existe outra mais recente, ainda assim, que se espera de novo com esta?

Quanto à altimetria, eu por acaso até nem ligo muito ao calivre dela, prefiro ter a sua afinação pelos satélites (apesar de errados), pois como a altimetria pela pressão barometrica é muito influênciada pelo tempo metereológico, basta estar ceu limpo ou nublado para um determinado ponto ter alturas diferentes.

No caso do colega cadu, como vive perto do mar, é simples, pode muito facilmente calibrar, mas penso que após semanas ou meses, irás ter erros e precisarás de calibrar novamente, penso eu. . quem tiver confirmação que disponha.
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Santos

A calibração por pressão tem alguma coisa que se diga. Se fores ao weatherunderground encontras bastante estações que fornecem a pressão mas à altitude diferente de zero. Esta pressão é a chamada atmosférica. O Dakota necessita da chamada pressão Barométrica (a 0 metros), onde encontras a pressão barométrica é no tempo dos aeroportos, na chamada metar. Por exemplo para o Porto

METAR LPPR 061700Z 01003KT 9999 FEW030 BKN100 09/03 Q1005

A pressão a colocar no dakota neste momento para quem vive perto do Porto é 1005. É possível calcular a pressão barométrica a partir da atmosférica mas dá bastante trabalho.

Calibrar pelos satélites demora bastante tempo (umas boas dezenas de minutos) e mesmo assim tem mais erro que a calibração por pressão.
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Cadu,

Podes ver a ultima versão firmware Dakota/2.41 (atenção é uma versão beta e por erro (?) a garmin não indica as intruções de instalação):

http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=4751

Eu não tenho cartão micro SD, mas saquei alguns trilhos do GPSies (*.GPX) e copiei-os para a pasta GPX do Dakota (copy/paste) e logo apareceram plotados nos trilhos disponíveis do Dakota. Suponho quer no uSD seja o mesmo.

A calibração do altímetro/barómetro (o Dakota pode funcionar como um simples barómetro metereológico, gravando periódicamente a pressão atmosférica) serve para dar cotas altimétricas mais fiáveis que as de GPS.
A validade destas depende da estabilidade metereológica (aproximação de frentes c/ variações grandes de pressão atmosférica). Por exemplo, uma vez calibrado, a calibração é válida (=leituras altimétricas fiáveis) enquanto as leituras da pressão atmosférica na mesma cota (em casa p.ex.) se mantiverem constantes.
Variando muito (>10 mB), ter-se-à de fazer nova calibração. A calibração deve ser efectuada por leituras locais, nunca por referências mais de 20 Km, pois pode existir grande gradiente de pressão. A calibração por pressão atmosférica, no Dakota tem de ser com o valor local da mesma (à mesma altitude do GPS/Barómetro <5m)

Para quem vive no Porto p.ex. para além de não dever estar muito longe do aeroporto, deve estar à mesma altitude do mesmo, para calibrar o Dakota.
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Não concordo (ou não percebi), a afirmação:

A calibração por pressão atmosférica, no Dakota tem de ser com o valor local da mesma (à mesma altitude do GPS/Barómetro <5m)

A pressão a colocar no Dakota é a pressão a 0m.

Por exemplo, fui buscar a pressão da estação mais próxima de minha casa (a 110m de altitude com 999,9 hpa), coloquei no Dakota e ele deu como altitude 101m. Fui à do Aeroporto (que está referenciada a 0m para permitir a calibração dos altímetros dos aviões) 1004hpa e obtive 137m. A altitude a que estou é 125m+altura do meu andar.

Claro que concordo que se a distância ao aeroporto for grande lá se vai a precisão para o galheiro.
 

cadu1981

Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

amanha, ou daqui a bocado, quando for para o work, e se a mare estiver vazia, ja dou o meu feedback acerca da calibração pelo metodo de nivel do mar...
 

shelltox

Super Moderador
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Eu instalei no Dakota a beta 2.41 e até agora so far...so good. A unica coisa que notei foi a instalação demorada.(realmente o popup das instuções não aparece mas depois durante a instalação aparece o guia)
Aliás, até estou satisfeito com as alterações, como é normal sacar tracks de eventos btt e os ir fazer, como por norma terminam e começam no mesmo sitio, já tinha sentido dificuldades em saber onde o inicio e onde o final, agora com as bandeiras..parecendo que não facilita. Os pontos por onde passamos na rota/track aparecerem também gosto e os icons nos waypoints também são bem vindos. O dashboard de geocaching-active também aprecio bastante e o acho pratico.

As pilhas... eu comprei umas 2700 na Leiritronica e estou muito satisfeito, sei que o carregador conta bastante, por acaso tenho sorte com o meu, que foi oferecido na compra do gps. Sem truques nenhuns de poupança(só o WASS off, porque em pt não vale mesmo a pena) e muito mexer nas funções consigo umas confortáveis 8 a 10h
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Oliveira
Expressei-me mal, calibrando c/ pressão atmosférica deve ser um valor reduzido (convertido, pois os barómetros nunca estão a esta altitude) ao nível do mar ou no máximo até 5 m de altitude (o valor de referência do Dakota é 0-5m).

Lioux,

Podes descrever os passos p/ a instalação da versão 2.41? Fiz o download e corrí o exe, sem o Dakota ligado. Criou uma pasta Garmin e um ficheiro CDG na mesma.
Como não tinha instruções para a instalação desta versão fiquei por aí.
Tem que se corre o procedimento descrito acima por Ric-Santos ?
 
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

2.41 INSTALADO,

Não tem que se fazer nada. Com o Dakota ligado usb ao PC o software de upgrade detecta o drive lógico do gps e instala-se. Mais nada.

Diferenças 2.40-2.41, na prática não são muitas.
 

furras

New Member
Re:GPS GARMIN DAKOTA 20 - ALGUÉM JÁ TESTOU ?

Sabem o que posso dizer depois de testar em 25 kms da primeira vez e 43 da segunda....

E 5 estrelas...
 

Simon

Member
Boa Tarde!
Também sou desde há relativamente pouco tempo possuidor de um Dakota 20.
Pelo pouco que já experimentei do aparelho posso constatar que é muito fácil e intuitivo de lidar com os menus. Para quem vem de um etrex legend hcx existem mesmo muitas diferenças.
A forma correcta para gravar um track neste aparelho e a seguinte:
A opção "gravar" tem que estar activa, que pode ser sem mostrar no mapa ou mostrar no mapa.
Após terminar o percurso ir ao menu, seleccionar configurar - trajectos e desactivar a opção gravar track.
De seguida ir a gestor de trajectos, selecionar o trajecto actual e opção gravar, optando pela data ou modificando para um nome que queiram, após o que é perguntado se querem apagar da memória o trajecto, ao que devem responder "sim".
Se forem agora ao gestor de trajectos lá estará o track gravado com a data ou nome que tiverem seleccionado.
Esta é a forma correcta de gravar um track no Dakota e suporta 200 tracks.
Como já foi dito neste tópico para carregar tracks no Dakota este tem que ser utilizado como se de uma pen se tratasse, escolhendo a pasta garmin gpx, quer para carregar ou descarregar tracks.
Depois pode-se utilizar qualquer programa para o analisar, nomeadamente o mapsource, entre outros.
Espero ter ajudado.
 

Simon

Member
Quando adquiri o meu Dakota essa foi uma questão que me fizeram referência. Ou seja, para ter em atenção que devido ao facto de este aparelho funcionar numa plataforma diferente dos anteriores, deveria trabalhar com o aparelho como uma drive externa quando ligado ao pc, retirando os tracks da pasta garmin gpx para uma pasta do pc e vice versa para os carregar.
Depois para os analisar utilizar então um programa à escolha. No entanto e vendo o manual do Dakota 20 faz lá a referência ao mapsource. Resta agora saber em que moldes deve ser utilizado de acordo com essas instruções.
Foi assim que me foi explicado por quem sabe e dá formação nesta área, é assim que eu faço.
 
Top