Olá pessoal.
Gostaria de comentar como funciona a tal garantia aqui no Brasil.
No Fim do mês retrasado,tive um problema sério com um cubo Shimano Deore XT,o núcleo simplesmente travou,quase me fazendo sofrer um grave acidente que por muita sorte,não veio a ocorrer.Isso foi num domingo,no primeiro dia útil seguinte,entrei em contato com a Shimano,e a mesma me recomendou levar a peça até a loja aonde eu comprei.Levei ela (na roda montada)e aí começou uma baita dor de cabeça!
A loja não avisou a Shimano,mas sempre alegava que era eles que estavam dificultando a tal garantia.
Depois de inúmeros e-mails sem resposta,no meio do mês passado perdi a paciência de vez e liguei procurando o responsável da loja para saber o que ocorre,e ele se limitou a me dar uma bronca,eu só não tinha ideia que a loja nem tinha enviado a peça ainda,só o fez no fim do dia em que liguei para eles.Depois de mais uma semana me entregaram a roda com vários raios arranhados,roda desalinhada devido a ser jogada em algum canto,mais o pior é que a peça (núcleo)apresentava o mesmo ruído do original!
Aqui no Brasil,segundo o próprio manual da Shimano,a garantia das peças deles são de 1 ano,e como a peça não ficou boa (pois foi feito um serviço porco pela loja),e estava dentro deste prazo (08 meses de uso),me mandaram procurar lojas que constam como assistência especializada da Shimano.Procurei algumas e o absurdo é que elas não reconhecem o tempo da garantia,para eles esse tempo é de 3 meses e outra,para verificar o problema do cubo seria cobrado a revisão!
Como eu já dava como perdido esse cubo,mandei um último e-mail para outro setor da Shimano,explicando o que me ocorreu,e para minha surpresa,solicitaram levar mais uma vez a roda completa,só que desta vez direto para eles verificarem,e em 48 horas úteis me devolveram a roda,com mais uma vez o núcleo trocado,que agora está perfeito!
Eu já trabalhei atrás de um balcão de loja de bicicletas,e sempre foi instruído que toda garantia de peças independente da marca é de apenas 03 meses,apesar de em alguns manuais alegarem o contrário.E quando se consegue a garantia,tem de torcer para a loja mandar a peça para o fabricante,porque aqui em terras Brasileiras o cliente "só presta"quando está comprando,quando solicita algum reparo ou garantia aí ele se torna um "estorvo",com raras exceções!