Futuro do Fórum

Hardskin

Well-Known Member
SeteGu, eu também nunca subscrevi algum tópico que fosse.
Por defeito, sempre que fiz um comentário em algum tópico, o mesmo ficou como subscrito. Tanto é que andei ás voltas nas definições do fórum para desmarcar os tópicos que me estavam a atulhar a caixa de e-mail.

Devo ser o único a que isso aconteceu e a ter tópicos subscritos...

Agradeço-te por achares a minha questão merecedora de comentário.
:yeah:

Edit:...embora continue sem resposta...
 
Last edited:

nunokas

Member
Boas.

Mais espectador do que participante ao longo dos anos verdade seja dita, é com pena que vejo o fórum definhar muito ultimamente. Todos sabemos do crescimento e da atração da disciplina de estrada (mais prática sem dúvida para treinar e acumular quilómetros) mas não me parece o motivo principal...

Acredito que, devido a uma maior dinamização e participação noutros fóruns estrangeiros, muitos dos antigos utilizadores com mais conhecimento e experiência tenham emigrado para outras paragens.

As propostas apresentadas parecem-me excelentes, como o RTC disse, a exemplo de outros fórums, uma melhor organização e criação de tópicos/disciplinas para uma melhor filtração de interesses e informação :)


cumps
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Tambem noto que o forum tem vindo a perder algum interesse, pois vao aparecendo poucos projetos.
Noto bastante é que a secçao ''estou a pensar comprar'' está cheia de lixo, por tudo e por nada se abre um topico acho que esta secçao deveria ser limpa, existe demasiada informaçao dispersa.
As regras dos anuncios de venda e dos eventos tambem foram uma das causas.
 

Geezer

Member
Na minha opnião é a falta de informação em estilo F.A.Q. Isto é existir topicos que possam ter explicaçoes desde as mais basicas (como por oleo na corrente, que tipo de oleo ate como montar uma bicicleta de raiz e truques ou aquelas tabelas de ratios e assim. Porque as vezes uma pessoa abre um topico sobre um assunto e dps acaba por perguntar por outro e as respostas sao, "vai a este topico e procura que tens a resposta lá", "usa a função pesquisa" (esta tem alguma razao mas principalmente para principiantes nao é facil distinguir as informaçoes pois elas sao muitas) e por exemplo vamos ao tal topico que tem a resposta e damos com um topico de 200 paginas ou seja 2000 post... procura que encontras.... ^^

Outro grande factor é que no youtube cada vez mais ha pessoal tipo GMBN, BIKE radar e outros tantos que tem bastantes, videos que explicam com uma enorme simplicidade, pois hoje em dia todos nós entendemos um pouco de ingles, ja para nao falar que existe a possibilidade de traduzir os videos mesmo que seja mau, ja ajuda e assim foge o ppl do forum que tem que estar a espera se for preciso 2 3 ou 4 horas por uma resposta...
 

Jocas22

Active Member
o pessoal que anda aqui ha pouco tempo ou que mal começou nisto quer é informação, de resto senao fossem eles se calhar entao é que eram aqueles 4 ou 5 que andam aqui sempre, a jogar umas partidas de sueca, mas o problema do forum nao é esse, é ter desaparecido o interesse pra quem ja sabe alguma coisa, isto nao é uma base de dados apesar de dar esse ar actualmente, devia ser um forum pra se trocar experiencias, opinioes, convivio, e isso nao se faz com 4 ou 5 pessoas sempre os mesmos que por mais bem intencionados que sejam falta mais opinioes porque nunca ninguem sabe tudo (apesar de alguns aqui darem esses ares lol ) nem com faqs estaticos, isto esta sempre a mudar, ha 3 anos abria-se uma pedaleira assim e hoje é assado. Mesmo a funcao de base de dados do forum vai ficando obsoleta, coisa novas é mato.

é ir ler o nao cruzem uma corrente que era o tipico ha pouco tempo e aplicar a uma bike como a minha ;)
 
Lembro-me bem do que era este fórum há dois ou três anos atrás, sempre com tópicos activos, pessoal a mostrar montagens e a trocar ideias. Depois vieram as regras. Não sei quais as razões por detrás da proibição de postar links no fórum, mas esta é sem dúvida uma medida que limita seriamente a capacidade dos users de participar. Deixei várias vezes de responder a tópicos simplesmente porque não podia partilhar um link que complementaria a minha resposta, por exemplo.
O que se passa aqui lembra-me um outro fórum, já falecido e com razões para isso: o freeridezone.net. Só que neste foram ao cúmulo de separar utilizadores através de um estatuto especial, mediante o pagamento de uma quantia anual que dava ao utilizador acesso a mais secções do fórum. Juntem isso a um fraco espírito de entreajuda e a moderadores sempre prontos para serem os primeiros a responder mal e de forma arrogante, e encontram a receita para a morte de um fórum.
Não sei quais são os projectos para o futuro do forumbtt, mas uma coisa a certa: a menos que se tomem medidas em contrário, o caminho que o fórum segue levará, mais tarde ou mais cedo, ao seu fim.
Um abraço para todos
 

andrextr

Active Member
Eu já estou neste forum ha 10 anos, mas tenho andando mais ausente nos últimos 2/3 anos. De facto isto anda mesmo muito parado comparado com uns tempos atrás. Não sei o que se passou por aqui... Mas o mesmo se passa em quase todos os fóruns. O 6polegadas vai pelo mesmo caminho. Os fóruns internacionais também andam mais parados pelo menos é a ideia que tenho (pinkbike, mtbr, etc). Penso que a malta agora passa o tempo no Facebook e já não liga aos fóruns. O que é pena. PS: Sim anda aí um vírus do ciclismo de estrada, cuidado com ele...conheço varios do Enduro e DH que agora só fazem estrada...... :fpalm: eheheh
 
Como em tudo existe altos e baixos, e neste momento o forum passa por um momento menos bom. Existe varias coisas que influenciam, redes sociais é uma delas, mas sinceramente não creio
que seja o problema directo. O que acontece é que com as redes e outros tipos de sites, a informação fica mais diversa e dispersa, da maneira em que aquilo que cada um prefere
vai ha procura especificamente dessa informação.
Penso que o forum deveria ter mais alguns sectores do btt como DH, Allmountain\enduro pois carece um pouco desse tipo de vertente ao qual faz com que mais pessoas procurem outras paragens.
Outras situações são as regras e as vendas do site. algo que está um pouco obsolento. Neste momento praticamente ninguém vem aqui vender uma coisa que pode vender noutros sitios sem qualquer
encargo e com bastante visualização. Percebo que fosse uma maneira de ajudar a manter o forum mas secalhar chegou a aquela altura que ou deixa de exisitir ou passa a ser gratuito com algumas regras.
Depois a questão de sites de lojas online e outros links também não faz sentido nos dias de hoje, toda a gente que quem anda neste meio minimamente sabe que existe opções varias e que ja compraram nessas lojas online, e que secalhar se tivessem um sitio onde pudessem partilhar expreriências e dicas, íria ser uma mais valia para a popularidade do forum. Ok querem tentar ajudar a economia nacional, mas bolas,não é por não se conseguir por links e ou nomes que as pessoas vão deixar de comprar fora, pois fazem-no na mesma.
Resumindo, há coisas que têm que ser repensadas, pois não estão adaptadas ao panorama actual.
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu acho que o fórum devia ter a parte dos projectos AM/Enduro que é a modalidade que anda na moda.

Depois devia de existir o tópico para as 650b e por fim deviam rever muito bem as regras.. incluindo como disseram e bem devia ser permitido postar links das lojas..
 

Jean73

New Member
Olá a todos, Eu, como praticante e conhecedor muito fraquinho das bikes, mas assíduo leitor do forum, tenho na secção das Crónicas "a minha praia", tal como na das fotos; isto pq não me revejo na parte competitiva do BTT, antes numa vertente de lazer, misturada com viagens, longas ou curtas, e as experiências que as mesmas proporcionam; neste sentido, penso que o crecimento exponencial dos blogs pessoais tb contribuiu para algumas "fugas" do forum, por uma questão de identidade própria e facilidade de relatos, parece-me. Sugestões: li algures, e concordo, a criação de uma equipa BTT do próprio forum, a realização de passeios, acrescento porque não passeios por Distrito, com a participação dos elementos desses mesmos Distritos, isto numa óptica de contenção de custos nas deslocações; porque não tentar parcerias com entidades que gerem as Grandes Rotas (GR Zêzere, por ex.) e "o forum organizar uns fins de semana a explorar as mesmas, voltar às raízes do BTT, à camaradagem; e terminar com as discussões intermináveis que apenas pretendem evidenciar a "vaidade" de cada um, aqui cada um terá que ser mais sensato e não querer ser ganhar a bicicleta em cada tópico que se discute! Obrigado!
 

DriveMe

Active Member
Ou então grande parte da malta que participava mais ativamente tem passado mais tempo no mato. Tomara eu!


Não vejo grande vantagem em colocar os classificados grátis. Há tanta alternativa: OLX, custojusto e mesmo os grupos do FB (em que ficas imediatamente a saber quem é o vendedor e, com jeitinho, até é amigo da namorada do primo do João).
Valorizar um forum com classificados? Não me parece que seja por aí.

Também gosto da ideia de não poderes colocar ALGUNS links.
Queres uma opinião sobre uma bicicleta? Deixa as características e o preço.
Queres indicar um alternativa? Nome, modelo e loja. Simples.

Mais passeios? Mexam-se vocês e organizem a coisa.
Enduro, DH? O 6 polegadas cobre bem essa parte, e como já disseram, tb já foi mais ativo.

:)
 

camponubla

Well-Known Member
Não concordo contigo, DriveMe, em relação aos anúncios. Por exemplo, eu participo num forum de modelismo e há um apartado de compra-venda muito activo...e o OLX está cheio de kits a venda, mas se puder (e já ho tenho feito "n" vezes) compro a alguém do forum, pela simples razão que mesmo que não o conheça pessoalmente, se é um membro activo do forum, é quase "como se o conhecesse" e da um plus de confiança e proximidade na hora da compra....pelo menos a mim me passa :)
 

DriveMe

Active Member
compro a alguém do forum, pela simples razão que mesmo que não o conheça pessoalmente, se é um membro activo do forum, é quase "como se o conhecesse" e da um plus de confiança e proximidade na hora da compra

Arrisco a dizer que, se os anúncios deixarem de ser pagos, isso acaba.
Acho que damos muito importância aos classificados. Entendo, mas acho que não faz muito sentido.

Aproveito para sublinhar o que disseram atrás: as análises aos "maquinões" mais exclusivos é dos pontos que mais curiosidade me desperta.
Por outro lado, projectos mais em conta ou máquinas mais banais também suscitam atenção.
Acho que é interessante saber se a RR de 600 euros realmente faz o mesmo (ou mais) do que a S de 900.
 

pamoreira

Member
Pessoalmente partilho muitas das algumas das opiniões aqui manifestadas.

O maior problema de qualquer fórum ou espaço público é a estagnação, e é essa a principal sensação que se tem neste fórum - parou no tempo. Há que continuar a mudar, adaptar, melhorar. E isso dá trabalho, muito trabalho. E nestes espaços isso significa que ou se faz por algum tipo de proveito (monetário, normalmente), por gosto ou uma combinação de ambos. E neste momento a sensação que deixa é que de facto os "donos" cá do sítio se estão um bocado a borrifar para isto.

Basicamente deixaram o fórum um bocado em auto-gestão, e com as regras de pagamento para classificados e eventos deixam uma impressão de "aproveitamento" por parte de quem manda nisto e isso inevitavelmente afasta as pessoas - alguns que, mesmo que não lhe custe grande coisa pagar, o fazem apenas por uma questão de princípio. Hoje em dia, todas as plataformas têm que estruturar e definir os serviços que fornecem de forma a que os utilizadores queiram eventualmente pagar para usar os serviços fornecidos, e não se sentirem forçados a o fazerem. E em qualquer situação, há que claramente fornecer um valor acrescentado quando se paga - senão os utilizadores mudam para a melhor alternativa (muitas das vezes só porque é gratuita) que está já ali ao lado.

Uma boa secção de eventos, com boa promoção e bons rescaldos era fantástico. Bem segmentada, bem moderada, bem promovida - porque não incentivar os clubes e organizadores a virem aqui publicitar e "rescaldar", em vez de os obrigar a pagar primeiro para poderem usar depois? No Facebook há montes de informação mas é muito pouco estruturada e a pesquisa é terrível. Um fórum bem organizado será sempre superior.

Enfim, há tanta coisa que se pode fazer. É tudo uma questão de vontade. Senão acontece o que já aconteceu com muitos outros espaços como este durante os anos - definha, eventualmente morre e quem lá andava parte para outras paragens.
 

fabio viana

Well-Known Member
Na secção de eventos concordo totalmente que seja livre, porque muitas vezes um gajo vê uma maratona ou passeio porreiro e para partilhar aqui com a malta, tem que pagar... por isso acho que a parte dos eventos esta mal da maneira que esta..

Agora relativamente aos classificados, deveria ser "a moda do OLX", ou seja, limita o numero de anúncios "á borla" , mas mediante um pagamento, o user podia meter os anúncios que quisesse.

Em relação aos links já está mais que batido que seria melhor não existir qualquer regra contra...
 

MiGuEl_82

Active Member
Vou ser breve e pegar por algo que já foi muito discutido noutro tópico: Tapatalk!

Ate que ponto a ausência de uma plataforma mais adequada aos smartphones não será tb um dos motivos pelos quais o fórum está a estagnar? Eu praticamente só consulto o fórum através do iPhone ou do iPad. Através do iPhone sinceramente não acho nada "user friendly"...

O ForoMTB de "nuestros hermanos" pode ser acedido via Tapatalk e parece-me bem mais dinâmico que o nosso...

Ficam aqui os meus 2 cêntimos ;)
 
Top