[Foto-Report] 2 tugas à conquista da Via de la Plata

xiclista

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Viva

É sempre bom ler relatos de viagens e de experiências que outros parceiros do pedal fazem. Fico contente por saber que mais um casal pegou nos alforjes, nas bicicletas, e toca a pedalar. Os meus parabéns aos dois, e que sirvam de exemplo a outros. Fico á espera do resto da aventura.
Um abraço e façam o favor de ser felizes.

Xiclista

http://pedalviajante.blogspot.com/
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 6 ( Cáceres - Carcaboso )

Hoje o dia amanheceu com um sol risonho mas ventoso, situação que se manteve durante toda a manhã, iniciamos o percurso sem grandes dificuldades com um terreno bastante liso

dia61oy5.jpg


Com direito a paisagens lindissimas
dia62hu9.jpg


A partir do meio da manhã, como optamos por não seguir a alternativa de bike (betetista que é betetista foge do alcatrão :mrgreen: ) foi um sobe e desce no meio de pedras, mas relamente vale a pena pelas paisagens

A opção de bike era lá ao fundo do lado direito
dia68xp4.jpg


O nosso Tejo que eles por cá tem a mania de chamar de Tajo
dia63hm8.jpg


Depois estas belas vistas começou a tornar-se mais árido e com alguma dificuldade para rolar já que havia muita pedra solta
dia67mt0.jpg


Perto da hora de almoço surgiu-nos isto
dia64uw1.jpg


Ainda fui dar uma vista de olhos ao marco na esperança que não fosse necessário escalar este pico, mas...
dia65dw6.jpg


Devido ao calor que se fazia sentir a água que levavamos não era suficiente e resolvemos seguir uma indicação de um albergue a 2Km, nunca vi 2km tão extensos, aproveitamos para almoçar já que reparamos que por estes lados as aldeias ficam bastante afastadas, grande parte do percurso a descer, pequenas e piso bastante rolante.

HHuuuummmm, será que vamos ter de subir mais aquele pico?
dia66nr6.jpg


Os ultimos 11km foram praticamente em planicie e em alcatrão, para descomprimir, ao chegarmos a Carcaboso tinnhamos 2 opções para pernoitar, ou no ginasio em que teríamos de dormir no chão ou num albergue privado, optamos pelo albergue privado que ficava num 1º andar por cima de um café. Quando entrei no café, julguei que estava na twilight zone,´montes de lixo no chão, o armazém era o própro café com caixotes de leite, batatas fritas, cereais, etc tudo empilhado ao longo das paredes. Mas era um estabelecimento com 2 televisões e sobrepostas, a de cima era realmente uma janela aberta para o mundo a debaixo retiraram-lhe o ecrã e servia de caixote de batatas fritas :D Só visto.

P.S. A ASAE por estes lados era um ver se te avias.
 

suntzu

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Mais um que todos os dias vem dar uma espreitadela. :pipocas:

Continuem assim, com muita força que o pior ainda está para vir hehehe

A Galiza não é pêra doce.
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 7 ( Carcaboso - Calzada de Bejar )

Ao sairmos pela manhã reparamos que o frigorífico que se encontrava no albergue para os peregrinos se servirem, não tinha essa indicação na lingua de Camões?!?!?! Que infâmia! Tratamos logo de regularizar essa situação e neste momento pode ser lido num belo português "PODE UTILIZAR O FRIGORÍFICO".

Depois deste gesto patriótico, tomamos o pequeno almoço no café Twilight Zone, onde estivemos a fazer horas, já que lá fora ainda estava escuro e frio, desta forma tivemos tempo para analisar alguns dos costumes deste povo, proibição de fumar nos estabelecimentos por aqui é mentira e são um povo de jogadores inveterados, logo a começar o dia toca a colocar moedas dentro das slots.

O piso no dia de hoje apresenta-se tão rolante que até deu para uma race com uns porcos pretos que por estas zonas pululam, mumca julguei que estes mamíferos quadrupedes corressem tanto :D

dia71cy4.jpg


Depois desta corrida emocionante continuamos num ritmo mais lento até encontrarmos umas ruínas romanas onde estavam a ser realizadas escavações, que aproveitamos para visitar.
dia72yi6.jpg


Chegados a uma pequena localidade fomos procurar sitio para almoçar, fomos a um restaurante onde fomos recebidos com um esgar e fomos literalmente expoliados, depois aproveitamos para descansar um pouco num parque desta aldeia.
dia73vj8.jpg


Lá continuamos a pedalar, continuando o trilho a ser rolante sem problemas de maior
dia74ic5.jpg


Uma das inúmeras igrejas pelas quais se passam neste caminho
dia75sp8.jpg


Até que surge uma calçada romana sempre a subir, julguei que iamos entrar em órbita de tanto trepar :)
dia76ab2.jpg


Mas realmente chegando ao topo a vista é espantosa
dia77ig1.jpg


Depois foi descer, que maravilha :D mas para mal dos nossos pecados ainda tinhamos isto reservado para o fim do dia
dia78wf6.jpg


No cume desta encosta estava o nosso albergue, numa aldeia com não mais de 20 casas, 1 igreja e 1 bar, felizmente o albergue tinha a opção de jantarmos (comidinha caseira :cheers: ) e tomar o pequeno almoço, nesta aldeia são todos muito praticantes pois à hora da missa não se via vivalma na rua.

Neste albergue encontramos 2 peregrinos franceses que faziam o caminho a pé e dividido em 3 anos, com os quais passamos um serão muito agradável em amena cavaqueira, no fim da noite um deles ofereceu-nos uma concha onde tinha pintado ele mesmo uma cruz de santiago. Um bonito gesto que foi dos que marcou esta travessia.
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 8 ( Calzada de Bejar - Salamanca )

Tomamos o pequeno almoço com os nossos amigos franceses, deu para conversar mais um pouco, assinar os passaportes, tirar uma foto que prometi enviar-lhes mais tarde depois de concluída a nossa travessia.
dia81vo0.jpg


As manhãs começam a estar mais fresquinhas, já não sendo muito agradável começar logo a pedalar de manga curta, depois de conferenciar com Psam resolvi oferecer a t-shirt alusiva a este caminho que tinha feito, se bem que um pouco suja com lama (mesmo já lhe ter dado uma lavadela com afinco :) )

O dia de hoje tornou-se um pouco monótono sempre com as mesmas paisagens e trilhos sem dificuldades, ou seja foi um dia para dar ao pedal
dia82km6.jpg


Paramos algumas vezes para tirar umas fotos e consultar o mapa :)
dia83vu3.jpg


O ultímo grito em joalharia castelhana :mrgreen:
dia84vt4.jpg


Ás portas de Salamanca
dia85hp5.jpg


Como chegamos cedo ao nosso destino, depois de nos instalarmos no albergue que é muito bom, tivemos hipótese de visitar alguns monumentos, que são bastantes, apreciar uma feira medieval que decorria nesse fim de semana ( Mais uma cidade a colocar na agenda para visitar com mais calma).

dia87qf5.jpg


A Plaza Mayor, onde supostamente foi realizado o filme " Vantage Point"
dia86yu3.jpg
 

bartes

Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Aventura como gostaria de fazer.... essa e muitas mais!!

Parabéns

abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 9 ( Salamanca - Zamora )

Mais uma vez para sair da cidade é um complicação, quer pelo número reduzido de setas amarelas quer pelo estado de conservação das mesmas. Uma manhã ventosa, não tanto como ontem, mas mesmo assima fazer sentir-se bem, este dia foi essencialmente a pedalar sem grandes dificuldades, tanto pela altimetria como pelo terreno e sempre a mesma paisagem
dia92eo5.jpg

dia97zp8.jpg



Por norma nos cruzamentos encontravamos marcos que sinalizavam o caminho, o mais dificil seria não os ver :)
dia93iu6.jpg


Mas em outras ocasiões lá tinhamos que deixar as bikes e procurar a rota a seguir
dia94mf1.jpg


Por volta das 16h chegamos à antiga cidade muralhada de Zamora que se situa na margem norte do rio Douro ( Eles por cá tem a mania de lhe chamar Duero), cidade importante para os lusitanos já que foi aqui no longínquo ano de 1143 que foi assinado o tratado que nos daria a independencia desta gente ( Claro que mais tarde tivemos que lhes arrear para lhes relembrar esse facto :ko: )
dia95er1.jpg


Prestar vassalagem a quem de direito.
dia96yb7.jpg


Depois de nos instalarmos no albergue,um albergue digno desse nome com muito boas condições, fomos dar uma voltinha pela cidade que também tem bastantes monumentos a merecerem uma visita.

- Oh povo zamorano dai as boas vindas as estes mui nobres cavaleiros subditos de Sua Majestade D. Afonso Henriques
dia99xa8.jpg


Durante o passeio pela cidade travamos conhecimentos com algumas personagens
dia98dz8.jpg


dia911en6.jpg


Pelo que nos informaram, as dificuldades do caminho vão começar
 

miguelm3

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

força ai meus amigos estou a gostar de ler coragem .
amigo so souve a pouco tempo para que serve o capacete é porque tive uma queda e vi em que estado ficou o capacete
e como diz um utilizador deste site (saudinha da boa )
 
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Continuem que vão muito bem, faltam um pouco mais de fotos e como têm acabado cedo aproveitem para as fotos :lol:...

Um Abraço
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 10 ( Zamora - Tábara )

Para o dia de hoje vou colocar mais fotos que o habitual porque é mais fácil explicar por imagens que por palavras.

Saímos por volta das 8h00 do albergue, este albergue para além de ser muito recente, foi inaugurado este ano, tem instalações muito, muito boas. Mais uma vez fomos roubados onde tomamos o pequeno almoço, situação que tem acontecido algumas vezes ao longo do caminho.

A manhã começou bastante fresca e não trouxe nada de novo tanto a nível de terreno como a nível paisagístico
dia101fs2.jpg

dia102lw4.jpg

dia103es7.jpg

dia104su8.jpg


As surpresas estavam todas reservadas a aprtir da hora de almoço.

Paramos para almoçar em Riego del Camino no bar do Pepe, ao avista-lo não me inspirou grande confiança, mas como a larica já começava a apertar e não existia mais nada nas imediações entramos, e vejo uma senhora já de alguma idade, provavelmente já aposentada, pedimos o que tinha para comermos e apenas tortilha, com um menu tão variado a nossa escolha acabou por cair na tortilha... :) para beber pedimos um sumo e uma cola, quando a senhora coloca as bebidas ao balcão e os copos reparei num facto curioso, os copos apresentavam sinais de baba seca, não deveriam ser lavados já a algum tempo, como devem calcular bebemos pela garrafa, daí a uns instantes sai a senhora da cozinha com os nossos 2 bocadilhos, um em cada mão e deu-nos, peguei-lhe e dei uma dentada, hhhuuummm o pão era fresquinho, tão fresquinho que ainda não estava todo descongelado :hmmm: enquanto comíamos a senhora aposentada começou a contar-nos que ainda bem que tinhamos parado ali porque na aldeia mais adiante enganavam os peregrinos a torto e a direito, contava aquilo com tal entusiasmo que a determinada altura julguei que a senhora estaria a alucinar, perante estas palavras pensei bem se assim é vamos pagar o preço justo, pois, pois, pagamos 9,90 doh . Ainda hoje uma duvida subsiste, quando entramos no bar e olhei para a senhora não reparei que lhe faltassem dentes, mas depois de regressar da cozinha reparei que lhe faltava um !?!?!?! HHHuuummm será que tivemos direito a uma tortilha al dente na verdadeira acepção da plalavra? :aiui:

Por isso para quem fizer o caminho siga o meu conselho, quando passar po Riego del Camino e vir o bar do Pepe, por mim é VADE RETRO PEPE

Depois deste frugal almoço lá continuamos a pedalar

Granja de Moreruela onde se opta ou seguir direcção a Ourense ou seguir em direcção ao camiño francês
dia105me6.jpg


Mais adiante começou a diversão :D
dia106vl2.jpg


Optamos por não ir pela alternativa de bike
dia107nv8.jpg


Não, não nos enganamos é mesmo por aqui
dia108ec5.jpg


dia109qg6.jpg

dia1010jq9.jpg


Ainda falta isto :shock:
dia1011zb7.jpg


Parece terreno liso
dia1012ed1.jpg


Visto de mais perto :s
dia1013wb1.jpg


Prova superada :#1:
dia1015jn3.jpg

dia1014ww5.jpg


Depois foi pedalar até chegarmos a Tábara onde o albergue é um pouco dificil de encontrar e as chaves tem de ser pedidas na tabacaria à entrada da vila.

Este dia foi complicado, as fotos apenas dão uma pequena ideia do que realmente foi, o trilho bastante difícil e algo perigoso, hoje pensei algumas vezes no meu capacete que tinha ficado em casa.
 

quimis

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Boas,
Grande aventura :clap: :clap: e excelente report :!:
Parabens :clap:

Quimis
 

penatabua

Active Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Olá Aventureiros,

Mais um para o grupo dos aficionados :yeah: :exacto:

Abraço e Bj de Penatabua-CMagro
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Dia 11 ( Tábara - Puebla de Sanábria )

Saímos do albergue pelas 7h30 a manhã estava bastante fria, que saudades dos primeiros dias em que começavamos a pedalar logo de manguinha curta, durante a manhã foi fácil sem dificuldades de maior~
dia111sb4.jpg


Apenas algumas bifurcações mereciam uma atenção mais detalhada para encontrar o caminho certo
dia112uy0.jpg


Um aspecto interessante é que quando mudamos de provincia os marcos com a indicação do caminho também mudam
dia113sw8.jpg


O almoço de hoje foi ao sol aproveitando a esplanada para retemperar forças, no meu caso com uma bejeca (para repor os sais :cheers: )
dia114ri1.jpg


Uma foto tirada com um compatriota que trabalha por estes lados
dia115pe9.jpg


Mais uma vez a parte estava destinada a ser de escalada
dia116vk1.jpg

dia117ni3.jpg


Depois desta escalada fomos atacados por uma praga de gafanhotos, julgo que ainda engoli um ou outro, provavelmente foi o que me ajudou a pedalar um pouco mais rápido :) , após conseguirmos ultrapassar estes insectos o terreno tornou a ser rolante com direito a pedalarmos alguns quilómetros ao lado de um rio
dia118tr3.jpg


Estas viagens para além do seu lado lúdico tem também o lado cultural, onde ficamos a conhecer costumes de outros povos que poderemos considerar estranhos, hoje quando estavamos a tirar esta foto tivemos o privilégio de assistir a um desses casos
dia119dk3.jpg


Um pouco afastado viamos um pastor com o seu rebanho e cães, na nossa querida lusitânia os pastores servem-se dos cães para reagruparem o rebanho, por estes lados a coisa processa-se de um modo ligeiramente diferente, o pastor grita, esbraceja, corre e lança cajado contra as ovelhas enquanto os cães passeiam com um andar pachorrento e um lançando de vez em quando um olhar sonolento como de quem ainda ainda está a gozar a hora da sesta.

Chegamos a Puebla de Sanábria por volta das 20h30, já noite e com as lojas todas fechadas, jantamos num restaurante pertinho do albergue e depois caminha para o merecido descanso do guerreiro.
 

afonso

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

boas
até me correm as lagrimas :cry:
Fantastico disfrutem que por aqui já chove :cry:
boas pedaladas
afonso
 

jose

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Boas

Tenho vindo a acompanhar a vossa aventura, e posso-vos garantir que estou a ficar completamente maravilhado,
muitos parabéns e já agora coragem!!!!

Zé António

BTTFERROBICO
 
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

tb sou assinante desta aventura ! 5*

Isto sim, são bttetistas, aventura em cima de 2 rodas !!!

Força, já faltou mais !!!

P.S. No fim façam um livro com as fotos !!! Vale a pena !!!
 
Top