[Foto-Report] 2 tugas à conquista da Via de la Plata

mister f

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

muitos parabens pela comquista da via da prata e felicitações pela excelente e cativante reportagem.
um grande abraço
 

vagamundo

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Parabéns por mais uma conquista, a juntar a tantas outras passadas e futuras.
A vida é isto mesmo, um acumular de experiências.
Não parem, o Caminho continua... :arrow:
Um abraço forte e até um dia, algures por esses caminhos.
Vagamundo
 

afonso

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

boas
parabens :clap: :clap: :clap:
quando for grande tambem quero fazer uma aventura destas :cry:
Um grande abraço

Afonso
 

jsoares919

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Vou colocar esta resposta ao Mauricio no forum, porque estas informações e opiniões poderão ser util a quem queira fazer uma travessia deste género.

- O GPS que levamos foi homemade :D por isso os mapas foram preparados com ajuda de alguns sites e bastante pesquisa, encontram-se tracks para GPS na net, nomeadamente nos sites http://wikiloc.com/wikiloc/home.do e http://bicigrino.com/ ter em atenção que alguns tracks não estão muito correctos tanto a nível de quilómetros como de altimetria ( Descobrimos por experiencia própria). Se bem que o caminho se encontra bastante bem indicado com setas, pilares, etc, sendo mais dificil encontrar o caminho nas grandes cidades.

- Os albergues não é necessário marcação, basta chegar e apresentar o passaporte que temos logo dormida, o ano passado no caminho francês aconteceu uma vez o albergue estar cheio e termos de procurar outro que estava a cerca de 500m, na Via de la Plata os peregrinos são poucos nunca havendo o perigo de enchente, levar sempre saco-cama já que por norma facultam cama para dormir, mas sem roupa. Os preços variam entre donativo e os 5 euros, exisitndo alguns albergues privados onde custa mais. Ter em atenção que nos albergues os peregrinos a pé tem preferencia sobre quem vai de bike.

- O passaporte é pedido onde se começa a peregrinação, como por exemplo na Catedral de Sevilha no caso da Via de la Plata, em Saint Jean Pied Port se for o caminho francês e na Sé do Porto se for o caminho português.

- O caminho mais bonito para mim é sem dúvida o caminho francês, tanto a nível humano em que se tem possibilidade de encontrar muita gente sendo possível trocar 2 dedos de conversa, como a nível paisagístico, também o achei bastante mais fácil que a Via de la Plata, onde em alguns dias só encontravamos 3 povoações (a começar, a meio e no fim) e quando viramos a Oeste em direcção a Ourense é mesmo muito dificil, durante esta travessia encontramos cerca de 50 peregrinos, tantos como no primeiro meio dia do caminho francês, o caminho português também é muito giro a partir do Porto, com o ex-libris que é a Labruge :D Para quem nunca fez uma travessia aconselho fazer primeiro um caminho português ou o francês.

- Os sites onde encontrei mais informação foi:
http://bicigrino.com/
http://wikiloc.com/wikiloc/home.do
http://www.caminhodesantiago.com/
http://www.mundicamino.com/

- Quanto a gastos, nesta travessia gastamos cerca de 900 euros pelos 2 (albergues, alimentação, viagens, etc)

- Alguns companheiros que tenham bikes suspensão total, o calcanhar de Aquiles é realmente o suporte, o ano passado compramos um da marca Topeak que não aguentou, partiu pela soldadura, este ano optamos por um Massi e partiu por uns "pernes" mas que fazendo uma pequena operação em casa isso deixa de acontecer e fica 5* (Entretanto a Psam irá colocar esse post com a reparação)
 

NALVES

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Muitos parabéns por terem concretizado este vosso projecto. Venham mais, que a malta gosta de ver e ir sonhando com uma oportunidade de também embarcar numa destas

Cumprimentos

Nuno Alves
 

Néz

New Member
Re: 2 tugas à conquista da Via de la Plata

Muitos parabéns pela vossa aventura!
Espero faze-la este verão para completar as grandes rotas até Santiago.
Pego na vossa assinatura (bem interessante) e pouco altero... temos andado cruzados, qualquer dia encontramo-nos...LOL
2005 - Caminho Português
2006 - Caminho Francês
2007 - Fisterrana (santiago - Finisterra)
2008 - Caminho do Norte
2009 - Via de la Plata (projectado)
Boas pedaladas e Saudações Velocipédicas.
 

zebroclinas

New Member
Depois de ter sorvido esta maravilhosa aventura, acabo de constactar que o meu comanchero de lides pedalisticas já por cá tinha andado; De qualquer das formas quero felicitar os companheiros por terem percorrido este caminho, que tal como o Nez disse anteriormente está já com data marcada para a segunda quinzena de :doente: agosto de 2009, e assim terminaremos o ciclo caminhos de Santiago.
Desejo a todos muita saúdinha da boa e boas pedaladas. :arrow: :arrow:Bon Camiño :p
 

tjmonteiro

New Member
Boa tarde,

muitos parabéns pela bela odisseia! Felicito-vos aos dois (Jsoares919 e Spam) pela grande aventura, mais em particular à Spam, pois só uma mulher de "fibra" faz o que ela fez.
O relato da v/ odisseia é impressionante e convidativo mas só concretizáveis (pela minha parte) de Chaves para a frente. Quem sabe um dia, fazer desde Sevilha!! Olé!
Aproveito a oportunidade (já tenho alguma informação, já acrescentei a v/ mas quanto mais melhor) para pedir ajuda em relação à parte que pretendo fazer em breve (Chaves - Santiago):
- Albergues
- pontos de interesse
- talleres para bikes
- distância entre albergues

Alguma informação é considerada ajuda.

Antecipadamente grato pelo tempo dispensado

Abraços
 
Foi atraves de uma pesquisa que descobri esta grande odisseia. Ao casal os nossos paraens pela grande aventura. Desde já deixamos uma nota, tem toda a razão no que diz respeito a situação do uso de bicicletas com suspensão total com o suporte, pois nós este ano iniciamos a nossa primeira aventura os caminhos de santiago e houve um colega que teve o azar de partir o suporte da sua menina (resultado, cobraram-lhe dois euros por um parafuso em Pontevedra, e o peso que ele trazia consigo teve que ser repartido pelos restantes 4, o que não agradou muito , ehehehe). Mas vale sempre a pena experimentar outros caminhos de santiago.
Este ano (somos agentes da PSP da Esquadra Custoias - Matosinhos), fizemos duas peregrinações a Santiago, num espaço de 6 dias foram dois grupos do Porto a Santiago, sendo que o segundo foi em total autonomia (labruja com a bicicleta carregada custa para valer), mas como somos um pouquinho doidos, lol, vamo saumentar a fasquia em 2011, assim sendo toda a informaçãoque nos desejarem disponibilizar será como ouro para nós, pois a nossa "ideia" é iniciar a aventura em total autonomia, numa terriola chamada "CUBO DE LA TIERRA DEL VINO", seguindo em direcção a Zamora com destino a Santiago. A duvida está no seguinte, ou após Zamora, viramos em direcção a Portugal percorrendo Bragança e Chaves antes de rumar-mos a Ourense, ou seguimos em direcção a Astorga, entrando aqui no Caminho Francês. Seja como fôr, a nossa vontade é percorrer mais de 500 kilometros em 5 dias, e a aventura é para terminar no fim do mundo "cabo de Finisterra" e assim além da Compostela também trazermos a Finisterrada para Portugal.
Agradecemos então toda a informação que nos conseguirem dar, nomeadamente trilhos em GPS, localização de Albergues, locais para comer (comer comida de jeito, eheheh)
A aventura irá se iniciar no fim de Abril.
A todos um bom caminho
 
Top