Esmelra Francisca foi ao Talon....

pepelento

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Boas

Antes de mais barabéns pela bike, está muito fixe, e além do mais consegue ser discreta.

:eek:fftopic:

Em relação aos discos, não concordo a 100%, e passo a explicar:

tenho também uns travões Avid Elixir R com discos KCNC Razor, 1600mm à frente e 140mm atrás. Deram algum trabalho a centrar as pastilhas devido ao disco ser mais grosso que os avid cleansweep G3 que tinha antes, mas depois de meia dúzia de tentativas ficaram bem centrados, sem roçar nada e a travar logo no inicio do curso da manete da frente, um pouco mais a meio do curso na manete de trás. No disco de trás noto o que dizes, parece que está com alguma dificuldade a acamar, mas o da frente, após 200km está a travar tão bem quanto o disco que tinha antes. De reparar que não tive de lixar nada, apenas limpei bem os discos com alcool depois de montar tudo.

Peço desculpa pelo off-topic, mas acho que devia dizer isto.

:back2topic:

Força no projecto e nos cranks,

abraço
 

victor68

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Boas,

JoaoCarreira - Élá, vem dai bomba, agora fiquei curioso :p . Um Abraço

pepelento - Ora nem mais, duas experiências são sempre bem vindas, são dois pontos de vista divergentes, mas ambos válidos.

No meu caso, o único, minimamente aceitável, é o traseiro, que após o processo de lixa ( disco e pastilhas ), ficou assim assim. Nunca consegui que as pastilhas não roçassem no disco, e estamos a falar, quer das pastilhas de origem ( aprox. 800Km ), quer das sintéticas que coloquei. Tive o cuidado de lubrificar com oleo muito fino, os embolos, e depois limpar cuidadosamente, para me certificar que os mesmos recuperavam, mas nem assim, substitui as molas e nada, passei um spray profissional para desengordorar os discos e nada. Posso ter tido azar, e tu sorte, mas ainda bem para ti ;)

No último domingo, tal como já referi, o Ashima novo parecia que tinha nascido ali, " casou " perfeitamente com as pastilhas sintéticas, já o KCNC traseiro, em váriadas ocasiões começou a prender e teve que levar umas bombadas para deixar de roçar.

Importa salientar - embora quem acompanha este tópico, já o saiba - que nada me move a favor ou contra esta marca ou qualquer outra. Somente partilho a minha experiência pessoal, quer em relação ao material, quer em relação aos serviços prestados em qualquer loja. Estou à vontade porque não sou nem proprietário nem patrocinado por nenhuma loja, nem recebo " percentagem " ! ;)


Adiante

Mais uma pequena alteração : Tanto por motivos estéticos ( como podem comprovar pela foto ), como pelo peso. PREÇO = 11.50 Euros

Antes :

foto0235n.jpg



Depois :

foto0366.jpg



Um Abraço,

Victor F.
 

victor68

New Member
Boas,

Sem novidades ao nivel de material, e após mais uma participação positiva na 2ª Maratona " Na Rota do Casqueiro ", onde, em certos troços, a Esmelra literalmente planou ;) , até que fez uma aterragem forçada, e pimba, besta no chão, e costela empenada, mas valeu bem a pena :D.

Na lavagem e lubrificação pós prova, resolvi desmontar, pela primeira vêz, os pedais Exustar PM25, pelo que achei por bem documentar o processo, pode ser que sirva para alguém menos afoito fazer o mesmo. estes pedais têm cerca de 900Km.

Material necessário :

Um kit chaves comprado na loja dos chinese por 8.50 Euros ( ou então uma chave sextavada de 6mm e uma chave de caixa de 9mm ) + Massa Redex :

img4162tn.jpg


Retirar as tampas com a chave de 6mm :

img4143va.jpg


Com a chave de caixa de 9mm, desaparafusar a porca que se encontra no interior ( no pedal direito a rosca desaperta do sentido horário, no esquerdo é anti horário ) :

img4145c.jpg


img4149x.jpg


img4152c.jpg


Depois é só retirar e limpar bem os veios e o interior do pedal. A montagem, como é óbvio, faz-se em sentido inverso, enchendo o interior do pedal com massa e só depois montar.

img4158y.jpg


Deixo também algumas imagens do estado, quer do interior do pedal, quer do estado dos veios já limpos, que, penso eu, abona em favor desta marca. Saliento novamente que, foi a primeira vêz que foram abertos :

img4141zm.jpg


img4139nx.jpg


img4154om.jpg



Um Abraço,

Victor F.
 
Grande post! Dá sempre jeito, logo sobre os pedais q tenho em vista para substituírem os meus "de guerra" M540...

Sentiste necessidade de os abrir, ou foi mesmo só para demonstração? Os meus com uns 5000km foram abertos 1xs só por precaução

Abraço,
Carlos
 

pmgf

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Bom dia. Os meus têm 200 km e o do lado direito ja está perro, vou ter ke o abrir e lubrificar.Este post vem mesmo a calhar! tinha uns shimano ja velhinhos ke fizeram 2000 km sem dar problemas destes...
 

victor68

New Member
Boas,

karlos.figueiredo - Foi mesmo só por precaução, embora já estivessem um tudo nada perros, mas nada de mais. Claro que não se comparam aos Shimano - estes sim verdadeiros " tanques de guerra" - mas, não à bela sem senão. ;)

pmgf - Avança, sem medos, vais ver que é muito simples, e a rotação do pedal depois de lubrificado, na minha óptica, é melhor do que em novo.

Um Abraço,

Victor F.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O processo é em tudo igual ao dos Eggbeater. Eu nos meus Eggbeater para vêr se precisam de lubrificação rodo-os depressa à mão, se fizerem barulho é porque está na hora da consulta.
 

BlackPuma

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Vitor, excelente tópico mesmo! Já o li do início até ao momento, e adorei todo este teu trabalho, dedicação, e claro as explicações que publicaste aqui. Garantidamente, este tópico passou a ser uma "tab fixa" no meu browser para poder ir ansiosamente acompanhando o desenvolvimento se ter de andar à procura.

No entanto, este teu tópico tem um grave problema: abriu-me o apetite para começar a emagrecer a prima da Esmerla que tenho na garagem, também conhecida por Scott Genius MC 30 de 2006, que está toda original à excepção de no fim-de-semana passado lhe ter montado avanço, guiador, barends e grips tudo Ritchey WCS (tudo em preto). Nem foi uma alteração com vista a redução de peso, mas sim posição de condução mais agressiva e ao meu gosto. Agora falta o resto... quadro dou-me por satisfeito por ser uma MC 30, ou seja, carbono, mas de resto tem muuuuuuuuito por onde emagrecer ;)

Abraço e continuação de bom trabalho.
 
Last edited:

victor68

New Member
Boas,

BlackPuma - Obrigado pelo elogio :yeah:. Esta secção - Weight Weenies -, ou como eu prefiro, como estava anteriormente - Cantinho do Peso -, tem esse " mau " efeito. É um bichinho que se vai entranhando lenta mas progressivamente, tomando conta da nossa carteira de uma maneira voraz ;)

Tens uma bela bike, muito polivalente, e acho bem, desde que tenhas possibilidades, que a equipes a teu gosto. Leste o tópico todo ( ganda pachorra :p ), e deves ter reparado que tento não entrar em grandes loucuras - o peso não é tudo - a fiabilidade, para mim, é fundamental, e isso reflecte-se no facto de, nunca ter ficado apeado por uma falha de material ( houve duas quaze experiencias, mas, mesmo danificado, o material permitiu-me chegar ao fim), mas que " incha o ego " possuir uma bike que é única, isso é verdade. O grande " segredo ", é ir filtrando e pesquisando o material que se quer trocar - assim aprende-se com as boas/más experiências dos outros - evitando ( como no meu caso com os discos KCNC ), gastar dinheiro à toa.

Este forum, quando bem pesquisado, é um manancial de informação, abusa dele!

Acima de tudo, no meu caso, entre outras coisas, serve de pretexto para não ficar em casa. Penso assim " gastei uma pipa de massa no raio da bike, e agora está ali parada ? não, tenho que arejar o material, nem que seja uma voltinha de 20Km".

Naquilo que achares que possa ajudar, não hesites, apita. ;)

Um Abraço e bom projecto,

Victor F.
 
Last edited:

BlackPuma

New Member
É isso mesmo Vitor! Tirar peso mas sem comprometer a fiabilidade e resistência, até porque os meus 92kg (fruto de uns anos de ginásio) não são compatíveis com material demasiado peso pluma.

De momento não tenho fotos da minha montada, mas para teres uma ideia é igual a esta:
scott-genius-mc-30-2006-mountain-bike.jpg


Agora tenho é de comprar uma dessas balanças dinamómetro que a malta usa, para a pesar antes de começar a mexer. Por acaso não sabes onde se encontra isso?

Abraço.
 
V

vader

Guest
Este ,podemos considerar o tópico dos tópicos.
Byke normal,gente normal,material normal, orçamento normal, critério.....muito sábio.
Parabens

vader.
 

victor68

New Member
Boas,

cogamer - Óptima informação, tal como a do Ficaçador. Assim outros membros podem avançar sem " medos". Obrigado Amigos :yeah:

vader - Obrigado Amigo, a tua Lux é um LUXO, dá-lhe gás! :yeah:

Acho que sintetizas-te na perfeição o objectivo deste tópico. É muito facil chegar a uma loja da especialidade com a carteira recheada, e pedir para colocar o material mais leve/exclusivo. Com dinheiro tudo se faz, quando não abunda, temos que ser engenhosos.

A ajuda de muitos que postaram neste tópico, tem sido preciosa, nunca é demais afirmar.

Um Abraço,

Victor F.
 

JoaoCarreira

New Member
eu assino por baixo de todos os comentarios... fazer da scale o que tu fizes-te nao é facil... esta ai mt t€mpo investido... mas o resultado final fala por si... mas nunca é um resultado final... é sempre mais isto e mais aquilo... muitos parabens
 

victor68

New Member
Boas,

Hoje foi dia de manutenção geral.

Com cerca de 400Km feitos, maioritariamente, com lama e muita agua, resolvi dar uma limpeza e lubrificação aos cubos Novatec X-Light.( Frt. D711SB ; Trs. D712SB )

Tal como em relação aos pedais, deixo uma descrição do processo :

Material necessário : 2 chaves sextavadas de 5mm, 1 chave sextavada de 10mm, um objecto de ponta fina para remover as protecções dos rolamentos, uma chave de fendas pequena e massa para rolamentos :

img4312f.jpg


Duas notas prévias ; inicialmente comecei o processo sem desmontar a cassete, pois não tenho chave para tal, mas, cheguei à conclusão que não dá, pelo que dirigi-me a uma loja ( Grande Zé da Livre & Radical no Montijo ) e pedi para que fosse retirada.

Em relação ao cubo da frente, não são necessárias ferramentas para desmontar ( Obrigado António Valério ), basta para tal inserir o aperto da roda um pouco antes de aparecer na outra extremidade, " sentir " um ligeiro ressalto no interior, e pressionar para fazer saltar a tampa na outra extremidade.


Em relação ao cubo traseiro, é um pouco mais complexo, mas nada de mais :

1º - Colocar as chaves sextavadas de 5mm em ambas as extremidades e desaparafusar no lado do disco :

img4303.jpg


img4182j.jpg


2º - Retirando a tampa do lado do disco, fica exposto o eixo. Colocar a chave sextavada de 10mm no eixo, e desaparafusar do lado do cepo :

img4308bf.jpg



img4306o.jpg



3º - Após retirar a tampa do lado do cepo, é só retirá-lo.

Nesta fase do processo, e ainda com a cassete montada, fiquei com um aperto no estomago ao ver a côr do cepo :

img4200u.jpg


img4209x.jpg


Bom, mas depois de limpo, não revelou qualquer dano, era mesmo só sujidade. De qualquer forma, deixou-me a pensar em fabricar um isolante para esta zona........

4º - Com a chave de fendas fina, retirar COM CUIDADO, a mola circular que prende os linguetes :

img4223p.jpg


img4225z.jpg


5º - Limpar bem, colocar um pouco de massa na zona e colocar novamente os linguetes e a mola. É mais facil, colocar dois linguetes, a mola parcialmente e só depois o terceiro linguete :

img4236.jpg


ATENÇÃO que a mola tem uma posição especifica :

img4229wd.jpg



6º - Retirar o retentor que protege os rolamentos do cepo. ATENÇÃO, também aqui, deve ser feito com cuidado para não danificar o componente :

img4310.jpg



7º - Agora é começar a retirar a protecção dos rolamentos CUIDADOSAMENTE, para não os danificar, utilizando um utensilio com ponta fina :

img4274t.jpg


img4283l.jpg



Pese embora o facto de ter ficado apreensivo com o estado do cepo, os rolamentos apresentavam-se todos em bom estado, com a massa intacta e relativamente limpa, embora, a quantidade e qualidade da mesma me deixe de pé atrás. Aconselho a possuidores destes cubos, a reforçarem a massa dentro dos rolamentos.

img4289t.jpg



E pronto, depois de todos os rolamentos lubrificados( com excepção de um que se encontra no interior do cepo, que não consegui retirar ), é montar tudo novamente e...... REZAR :rotfl:


Um Abraço,

Victor F.
 
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