Equipa & Patrocinios

jo@o cabral

New Member
temos de ser nos a ir bater as campainhas mas temos de levar qualquer coisa de agradavel a vista, bem como objectivos churudos para nos levarem mais aserio e aceitarem a nossa proposta como credivel
 

Patitos

Active Member
E em traços gerais, sem interferir com dados que não possa/queiras divulgar, como é que fizeste essas contas?
Cada caso é um caso, mas gostava de saber de modo a que, numa proposta de uma equipa apresentada a um potencial patrocinador, se pudesse explicar um esperado ressarcimento do valor patrocinado, através de um caso prático.
Sou proprietario das Clinica Depilação Definitiva, cujo nome está estampado na camisola como patrocinador. É norma nas clinica perguntar aos novos clientes como tiveram conhecimento das clinicas, informação essa que é tratada mensalmente para apura-re os melhores metodos de markting que se fazem regularmente:
EXEMPLO: 20 clientes que tomaram conhecimento das clinicas por terem visto o nome nas camisolas a uma média de tratamento €60 X 6 sessões em média ( €360), X 20 = €7200
 

Caruma biker

New Member
Boas.

É bom saber que estas parcerias funcionam, e dão retorno ao patrocinador, é para isso que também trabalhamos.
E desde já agradecemos todo o apoio que nos foi dado. Muito obrigado
 

nhunho

New Member
Se querem saber como funciona os patrocinios no desporto olhemos como fazem no ciclismo de estrada.
Se na estrada existem equipas profissionais com orçamentos que rondam o milhão de euros, porque há-de o BTT viver de migalhas?
O retorno do pratrocinador não é calculado na quantidade de produtos que ele vende à custa do patrocinio.
As marcas necessitam de um meio para divulgar os seus produtos. Esse meio é em grande parte a comunicação social.
Ora qual o preço por segundo de um anuncio publicitario na televisão?
Certamente na ordem dos milhares de euros.
Se conseguir que uma marca passe na televisão sem ter de comprar esse espaço televisivo estou a gerar retorno.
Basta contar quanto tempo passou a marca na televisão, o tamanho do logotipo, e calcula-se facilmente o retorno publicitário.
Digo televisão mas é valido para qualquer meio de comunicação social.
Este ano ouve uma grande oportunidade com o magazine "Objectivo 2012" que me parece ter sido bastante mal aproveitado.
Foram minutos e minutos de espaço televisivo que bem negociados permitiam às equipas terem outras condições.
Enquanto não se enterder isso, e se continuar a vender patrocinios em "troco de uns pares de meias" a modalidade continuará como está. Na cepa torta...
 

filipe MERIDA

New Member
ora nem mais!!
para que gastar milhoes com anuncios publicitários, se ao mesmo tempo conseguem passar o mesmo ou ainda mais tempo, basta apenas fazer a estratégia!
é certo que tambem nao existe muitos meios de comunicaçao no BTT, mas tudo isto é um conjunto de rodas dentadas, se uma nao andar, todas as outras vao estar paradas!!
 

RaCCeR

New Member
Obrigado por quem aqui passa e dá o seu testemunho. ;)

De alguma forma sempre ajuda. Quem souber de mais maneiras ou estratégias e se não se importar coloquem por cá.

Cumprimentos

Ricardo
 

BigDealer

New Member
boas

Acho que aqui em portuga as pessoas olham apenas para o seu enteresse.

Querem fazer um desporto e tentam logo arranjar alguem que lhe page as despesas.

Acho que nenhuma empresa esta no mercado para pagar despesas dos outro.

Por exemplo, se disserem alguem para fazer publicidade no jersey, ninguem que fazer se não tiver a ganhar algo.
e essa pessoa vai na mesma a prova, e vai ter os mesmos gastos.

Que tal provarem a essa empresa que é um bom investimento pratrocinar-vos.

cumprs
 

Patitos

Active Member
nhunho
O retorno do pratrocinador não é calculado na quantidade de produtos que ele vende à custa do patrocinio
Então como ele sobrevive...do AR ???
Se conseguir que uma marca passe na televisão sem ter de comprar esse espaço televisivo estou a gerar retorno.
Basta contar quanto tempo passou a marca na televisão, o tamanho do logotipo, e calcula-se facilmente o retorno publicitário

Vamos a ver se o pessoal percebeu....um anunçio na hora nobre de 1 minuto custa aproximadamente €30.000, mas se " SE CONSEGUIR QUE PASSE NA TV " ( é melhores explicares melhor como consegues ), poupo €30.000 ???
Acho que o pessoal tambem gostaria de saber como calculas facilmente o retorno publicitário, tendo em conta o calculo do tempo, e tamanho logo
Quando uma marca patrocina algo, espera que a sua marca seja divulgada, de modo que as pessoas as comprém, só assim geram receitas para a sua sobrevivência, ou será que estou enganado ???
 
Bem .. o que eu acho que o nhunho quis dizer foi .. que existe retorno ..

MAS... só este sair em revistas e dar na televisão ... bem para isto acontecer há que haver pódios ... ganhar taças .. etç ..

Pq quem vai fotografar ou entrevistar um pobre coitado como eu :lol: .. que se arrasta em cima da bike... Bem, a bike é gira .. tem componentes todos XPTO .. o equipamento Lindo (foi desenhado por mim) ..

Sejamos realistas .. o BTT ainda não é uma modalidade que atinga o horario nobre .. dá na rtp2 ao domingo .. e raramento ao sábado.

As revistas orientam-se para os campeoes .. nem sequer dão voz aos 2ºs

Quem pretender apoio .. sem que definir os objectivos e lutar por eles ..

ps: ESTOU PARA OS PATROCINIOS COMO O PASSOS COELHO PARA O ORÇAMENTO DE ESTADO... SE NÃO CUMPRIREM .. TÊM DE SER RESPONSABILIZADOS .. assim todos davam patrocínios :lol:
 

Patitos

Active Member
Grande parte das pessoas não fazem ideia para que serve um patrocínio, apenas os querem para lhes pagarem as despesas inerentes ao seu hobby pessoal. Dizem que fazem , que acontece, etc,etc,etc. São uns líricos , uns poetas, e uns oportunistas ( a carapuça só para quem se identificar )
Abordam uma marca ou uma empresa, sem objectivos traçados, sem formas de rentabilizar o investimento, qual o seu retorno, como se pode processar esse retorno, protocolos entre outros.
Hoje em dia é mais fácil e mais rentável patrocinar uma associação , do que valores individuais . Como ?? Dou um pequeno exemplo real.
Patrocino uma determinada associação, a qual se compromete a divulgar prestação de serviços e compra de produtos da seguinte forma :
1º Envio de vouchers por correio com descontos significativos
2º Reunião de sócios para apresentação dos serviços e produtos
3º Se Cada sócio, angariar mais dois sócios , têm mais descontos
entre outros
Nunca se esqueçam , o negocio só É BOM ; QUANDO FOR PARA OS DOIS
 

nhunho

New Member
Caro Patitos

É muito simples:

Este ano a Sportzone patrocinou a taça de Portugal de XCM. Viste algum anuncio publicitário à Sportzone na televisão?
Vê os magazines Objectivo 2012 e conta quantas vezes e durante quanto tempo a marca Sportzone é falada, e quantas vezes aparece o logótipo.
Soma isso tudo e calcula quanto custariam anúncios publicitários?

Parece-me que ficou mais barato o patrocinio.
O objectivo da Sportzone era fazer publicidade, ser falada, ser vista, e foi!

Em 2011 a taça de Portugal XCM terá de novo patrocinio da Sportzone, porque?

Provavelmente os directores de marketing viram que conseguiam maior divulgação a um menor custo.

Quem ganhou com isso?
- A Sportzone
- A federação Portuguesa de ciclismo
- Os atletas
Se a estratégia de marketing foi boa ou não isso cabe a cada empresa decidir (não estou a ver o Cavendish andar preocupado em que a Columbia tenha muitas vendas).
A preocupação da equipa perante os patrocinadores é divulgar mais e da melhor forma possível a marca ( foi o que ele fez ao ganhar 5 etapas do Tour, um dos eventos desportivos mais mediáticos do mundo).
As equipas ao negociarem um patrocínio negoceiam a divulgação da marca.
Quem não conhece a Milaneza, a Fassa Bortolo, Troia Marisco, Palmeiras Resort, ... idem idem...
Á custa de quê?

Patrocínio de equipas de ciclismo.
Quanto gastariam uma dessas marcas para obterem tal divulgação recorrendo a outros meios publicitários?

E mais.
Porque acham que ainda existe ciclismo profissional em Portugal?
Porque a volta a Portugal tem grande cobertura mediática.
E isso implica que existam marcas dispostas a apoiar as equipas porque sabem que obterão retorno em divulgação publicitária.
Porque atrás de uma câmara de televisão corre montes de dinheiro...

Se quiseres dados, analises, informação posso te fornecer a documentação, compilada pelo director de marketing da empresa que organiza a Volta.
E com estudos da conhecida empresa marktest, sobre os retornos publicitários do ciclismo.

E mais curioso o facto do retorno no BTT não andar muito longe do ciclismo de estrada.

Como diria alguém "Organizem-se"
 

Patitos

Active Member
Caro amigo, estas.te a referiri a um campeonato completamente diferente .
Não podemos comparar NUNCA, o ciclismo ao btt.
O ciclismo sempre terá mais cobertura .
Eu referia-me aos patrocinios locais, e não aos nacionais.
Para o inicio os nossos colegas NUNCA conseguirão chegar aos tubarões, têm que ser sempre locais.
 

BigDealer

New Member
Caro Patitos

É muito simples:

Este ano a Sportzone patrocinou a taça de Portugal de XCM. Viste algum anuncio publicitário à Sportzone na televisão?
Vê os magazines Objectivo 2012 e conta quantas vezes e durante quanto tempo a marca Sportzone é falada, e quantas vezes aparece o logótipo.
Soma isso tudo e calcula quanto custariam anúncios publicitários?

Parece-me que ficou mais barato o patrocinio.
O objectivo da Sportzone era fazer publicidade, ser falada, ser vista, e foi!

Em 2011 a taça de Portugal XCM terá de novo patrocinio da Sportzone, porque?

Provavelmente os directores de marketing viram que conseguiam maior divulgação a um menor custo.

Quem ganhou com isso?
- A Sportzone
- A federação Portuguesa de ciclismo
- Os atletas
Se a estratégia de marketing foi boa ou não isso cabe a cada empresa decidir (não estou a ver o Cavendish andar preocupado em que a Columbia tenha muitas vendas).
A preocupação da equipa perante os patrocinadores é divulgar mais e da melhor forma possível a marca ( foi o que ele fez ao ganhar 5 etapas do Tour, um dos eventos desportivos mais mediáticos do mundo).
As equipas ao negociarem um patrocínio negoceiam a divulgação da marca.
Quem não conhece a Milaneza, a Fassa Bortolo, Troia Marisco, Palmeiras Resort, ... idem idem...
Á custa de quê?

Patrocínio de equipas de ciclismo.
Quanto gastariam uma dessas marcas para obterem tal divulgação recorrendo a outros meios publicitários?

E mais.
Porque acham que ainda existe ciclismo profissional em Portugal?
Porque a volta a Portugal tem grande cobertura mediática.
E isso implica que existam marcas dispostas a apoiar as equipas porque sabem que obterão retorno em divulgação publicitária.
Porque atrás de uma câmara de televisão corre montes de dinheiro...

Se quiseres dados, analises, informação posso te fornecer a documentação, compilada pelo director de marketing da empresa que organiza a Volta.
E com estudos da conhecida empresa marktest, sobre os retornos publicitários do ciclismo.

E mais curioso o facto do retorno no BTT não andar muito longe do ciclismo de estrada.

Como diria alguém "Organizem-se"

boas

as coisas não são bem assim!!!

quando te referes ao exemplo da sport zone, eles partocinam um envento, logo sabem que a publicidade passa em todos os atletas presentes o publico que esteja a ver.
Não estam limitados ao exito de algum atleta para que seja falada durante 5min entre atletas.
O toda gente sabem que a decathlon esta forte na publicidade televisiva.

Quando falas em equipas de ciclismo, da volta a frança, aquilo tambem e publicidade, pois as equipa estam lá para ganhar e grandeza a marca que é o nome da sua equipa.
não se diz a equipa do Cavendish, diz-se Colombia. estam la varios atleta a dar nome a uma equipa queé o que vai ficar conhecido.

No ciclismo nacional, falas em marcas, que tu conheces, agora pregunta isso a alguem que não goste de ciclismo, para ver se lhe diz algo.!.

Posso-te dizer que pelo menos equipas nacionais, tem em algumas corridas o objectivo, de estar na frente de corrida durante algum tempo quando a volta a portugal começa a ser transmitada na TV.

Isto é a realidade do Ciclismo, quem esta por fora pensa que é tudo uma maravilha, que os patrocinadores são uns "PATOS" cheios de dinheiro que pagam-nos as despesas.
 
Como diria alguém organizem.se :lol:

e neste caso não deve nem pode ser o Patrocinador.. mas sim que pretende ser patrocinado.

Quem quer patrocinar não espera que lhe batam à porta.. vai à pessoa/grupo e patrocina.

Agora, as empresas que estão no sim ou nao.. é que têm de ser encorajadas .. e os eventuais patrocinados têm de fazer ver com q a empresa veja um potencial na sua relação com o patrocinado.

Não sei se o nhunho fala como eventual patrocinado ... mas é o seguinte, as empresa não estão para perder tempo a fazer estudos de marketing, as empresas que têm isso como a sportzone (dep. marketing) estudaram o mercado a fundo, mas as empresas locais precisam de alguém que lhe faça esse trabalho. Por isso organizem-se e demonstrem a realidade do que é o BTT e a potencialidade..

Isto também é bom para todos os grupos amadores .. não só profissionais.

Como especificou o Patitos também é preciso estabelecer formas de marketing entre ambas as partes, e ele já especificou e muito bem como conseguiu rentabilizar.

Agora cabe a outros grupos/pessoas, estudar outras formas :lol:
 

Patitos

Active Member
Kuattrodesign, eu simplesmente dei o meu exemplo pratico.
Mas até vou mais longe para o pessoal perceber: Vamos pensar que por exemplo o Campeão nacional de btt, vinha bater á minha porta . Que vantagens teria ele ? Equipamentos, bikes, alimentação deslocações, etc etc.
Que vantagens teria eu ??. vamos por partes; Como campeão nacional percoria todo o pais , fosse XC ou maratonas, MAS SE AS MINHAS EMPRESAS são de Leiria, e são prestação de serviços, as pessoas que vissem a prova no alentejo vinham a leiria ????? Claro que não. De lisboa, porto, sul...vinham.....NUNCA, então que vantagens eu teria ???? Simples ZERO
Por isso patrocino uma associação local que por acaso é bem sucedida a nivel desportivo.
Temos que nos adaptar á REALIDADE, e não em utopias.
Abraço
 
Kuattrodesign, eu simplesmente dei o meu exemplo pratico.
Mas até vou mais longe para o pessoal perceber: Vamos pensar que por exemplo o Campeão nacional de btt, vinha bater á minha porta . Que vantagens teria ele ? Equipamentos, bikes, alimentação deslocações, etc etc.
Que vantagens teria eu ??. vamos por partes; Como campeão nacional percoria todo o pais , fosse XC ou maratonas, MAS SE AS MINHAS EMPRESAS são de Leiria, e são prestação de serviços, as pessoas que vissem a prova no alentejo vinham a leiria ????? Claro que não. De lisboa, porto, sul...vinham.....NUNCA, então que vantagens eu teria ???? Simples ZERO
Por isso patrocino uma associação local que por acaso é bem sucedida a nivel desportivo.
Temos que nos adaptar á REALIDADE, e não em utopias.
Abraço

COMO ESCREVI EM CIMA .. TENS TODA A RAZÃO E DEI.TA.

A pessoa/grupo de patrocinado é que tem de fazer ver a um possível patrocinador que este vai ganhar algo com o patrocínio e não apenas dar dinheiro por dar. :lol:

Boas pedaladas
 

Patitos

Active Member
Eu percebi kuattrodesign, só estava a reforçar o teu post
Abraço
Este pessoal anda nas nuvens no que respeita a patrocinadores.
Mas existe uma forma muito simples dos que querem ser patrocinados entenderem esta ideia . Ponham.se do papel de uma empresa, e pensem na vossa propria proposta de patrocinio, se seria aceite por voçes.
Estamos todos aqui para ajudar. Esta tb é a minha praia...se quiserem alguns conselhos esponham aqui o que pretendem, que vos dou sugestões. Abraço
 

DMFT

New Member
Boas pessoal!!

Eu tenho um grupo de amigos, nós ainda somos jovens e a dependencia económica é pouca ou quase nenhuma para nós.

Nós como qualquer grupo, associação ou equipas mais pequenas, gostavamos de ter um equipamento igual para todos.... lololol

O que eu me lembrei foi o seguinte:
Na camisola e nos calções ver todos os espaços disponiveis/possiveis que podessem ter um logotipo/nome da empresa estampado. A seguir conforme o tamanho e a posição defeniamos um valor... e por ultimo, conforme a disponibilidade financeira do possivel "patrocinador" tinha a posição "x" com o tamanho "y" ou o contrário, que confomre a posição e o tamanho do logotipo teria que ser "z".

Nós com isto, desejariamos apenas amorteziar o custo dos equipamentos e tentar que ficasse a um preço mais acessivel. (por exemplo se nos finaciassem 30%, já era uma ajuda, da vez de dar 100 cada um, passava apenas a dar 70)

claro que se desse para pagar os equipamentos era o ideal (mas tenho noção que é impossivel).

Pessoal digam qual a vossa opinião, se já fizeram algo do genero, s deu resultado ou n.....

Boas pedaladas.
 

marau

New Member
essa dos equipamentos á pala não é bem assim. ah equipas a correr a taça de portugal que não tem grandes fundos monetários.
 
Top