jo@o cabral
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temos de ser nos a ir bater as campainhas mas temos de levar qualquer coisa de agradavel a vista, bem como objectivos churudos para nos levarem mais aserio e aceitarem a nossa proposta como credivel
Sou proprietario das Clinica Depilação Definitiva, cujo nome está estampado na camisola como patrocinador. É norma nas clinica perguntar aos novos clientes como tiveram conhecimento das clinicas, informação essa que é tratada mensalmente para apura-re os melhores metodos de markting que se fazem regularmente:E em traços gerais, sem interferir com dados que não possa/queiras divulgar, como é que fizeste essas contas?
Cada caso é um caso, mas gostava de saber de modo a que, numa proposta de uma equipa apresentada a um potencial patrocinador, se pudesse explicar um esperado ressarcimento do valor patrocinado, através de um caso prático.
Caro Patitos
É muito simples:
Este ano a Sportzone patrocinou a taça de Portugal de XCM. Viste algum anuncio publicitário à Sportzone na televisão?
Vê os magazines Objectivo 2012 e conta quantas vezes e durante quanto tempo a marca Sportzone é falada, e quantas vezes aparece o logótipo.
Soma isso tudo e calcula quanto custariam anúncios publicitários?
Parece-me que ficou mais barato o patrocinio.
O objectivo da Sportzone era fazer publicidade, ser falada, ser vista, e foi!
Em 2011 a taça de Portugal XCM terá de novo patrocinio da Sportzone, porque?
Provavelmente os directores de marketing viram que conseguiam maior divulgação a um menor custo.
Quem ganhou com isso?
- A Sportzone
- A federação Portuguesa de ciclismo
- Os atletas
Se a estratégia de marketing foi boa ou não isso cabe a cada empresa decidir (não estou a ver o Cavendish andar preocupado em que a Columbia tenha muitas vendas).
A preocupação da equipa perante os patrocinadores é divulgar mais e da melhor forma possível a marca ( foi o que ele fez ao ganhar 5 etapas do Tour, um dos eventos desportivos mais mediáticos do mundo).
As equipas ao negociarem um patrocínio negoceiam a divulgação da marca.
Quem não conhece a Milaneza, a Fassa Bortolo, Troia Marisco, Palmeiras Resort, ... idem idem...
Á custa de quê?
Patrocínio de equipas de ciclismo.
Quanto gastariam uma dessas marcas para obterem tal divulgação recorrendo a outros meios publicitários?
E mais.
Porque acham que ainda existe ciclismo profissional em Portugal?
Porque a volta a Portugal tem grande cobertura mediática.
E isso implica que existam marcas dispostas a apoiar as equipas porque sabem que obterão retorno em divulgação publicitária.
Porque atrás de uma câmara de televisão corre montes de dinheiro...
Se quiseres dados, analises, informação posso te fornecer a documentação, compilada pelo director de marketing da empresa que organiza a Volta.
E com estudos da conhecida empresa marktest, sobre os retornos publicitários do ciclismo.
E mais curioso o facto do retorno no BTT não andar muito longe do ciclismo de estrada.
Como diria alguém "Organizem-se"
Kuattrodesign, eu simplesmente dei o meu exemplo pratico.
Mas até vou mais longe para o pessoal perceber: Vamos pensar que por exemplo o Campeão nacional de btt, vinha bater á minha porta . Que vantagens teria ele ? Equipamentos, bikes, alimentação deslocações, etc etc.
Que vantagens teria eu ??. vamos por partes; Como campeão nacional percoria todo o pais , fosse XC ou maratonas, MAS SE AS MINHAS EMPRESAS são de Leiria, e são prestação de serviços, as pessoas que vissem a prova no alentejo vinham a leiria ????? Claro que não. De lisboa, porto, sul...vinham.....NUNCA, então que vantagens eu teria ???? Simples ZERO
Por isso patrocino uma associação local que por acaso é bem sucedida a nivel desportivo.
Temos que nos adaptar á REALIDADE, e não em utopias.
Abraço