Equipa & Patrocinios

FaFa

New Member
Boas, bom se calhar já viram a minha galeria no espaço ''multimédia'', bom somos um grupo de 4 ''putos'' que começou a fazer umas provas este ano, acho que para a primeira prova não me safei nada mal, em 50 atletas fiquei em 29º.. :p Curtíamos formar um equipa nossa, foi um tipo que estava também a correr que nos falou disto, disse nos que não perdíamos nada em tentar e que não precisava-mos de ser federados nem nada, o que nós queremos é arranjar patrocinadores, não lhes queremos pedir bicicletas nem nada do género! Queremos uma coisa mais acessível, penso eu, queremos só que nos paguem transporte e inscrição nas provas, acho que já é pedir alguma coisa, mas não é pedir de mais.. Gostava de saber a vossa opinião e já agora se alguém poder dar umas dicas!:D

Abraço FaFa
 
O facto de não serem federados é o primeiro passo para ninguém vos levar sério. Para sentirem que podem conseguir apoios ponham-se no lugar dos patrocinadores. Um patrocínio é uma parceria em que ambos ganham se vocês não tem nada para dar de retorno a parceria não tem sentido.
Se são muito jovens nestes casos costuma funcionar muito bem o "Paitrocínio" é questão de começar a ganhar experiência nesse sentido para negociar com futuros apoios ;)
 

FaFa

New Member
Bom a meu ver isto funciona assim, seja quem for o patrocinador vai ser compensado, pois somos 4 ''atletas'' a correr, somos 4 a fazer publicidade, dois moram na pontinha, outro mora em Benfica outro mora na Amadora, tenho vontade de crescer, muita vontade de crescer.. Tenho ideias de possíveis demonstrações, escolas, etc.. para alem de que vou correr em nome desse patrocinador em várias provas, para não falar de que vou andar a fazer publicidade um pouco de norte a sul, acho que isso já é bom para ''ele'', pois que mais posso eu dar em troca?! Penso que só posso fazer publicidade!

Abraço Fábio Silva
 
Last edited:

alexcdomingues1

New Member
É muito bom o vosso entusiasmo, mas não se iludam nos tempos que correm, pois todas as entidades privadas ou públicas querem retorno dos investimentos.

Já longe vão os tempos em que meros patrocínios eram dados só para não chatearem.

O que têm de fazer é dar credibilidade ao vosso projecto. Para tal, têm de dar provas das capacidades e da vossa evolução desportiva, demonstrando que têm algo que fará chamar à atenção entre dezenas ou centenas de atletas na mesma prova. A segunda parte da credibilidade consistem em criar um projecto/caderno de encargos em que explicam o vosso projecto, em que apresentam os atletas, a vossa imagem institucional, os equipamentos, os suportes publicitários que vos acompanharão, o calendário para a época em causa e demonstram qual o impacto que terão, com a estimativa de retorno. Neste caderno de encargos têm de demonstrar que têm despesas e que necessitam de determinado investimento para fazer face às despesas referidas, definindo valores mínimos para o investimento da entidade que estão a abordar.

Se não têm conhecimentos junto de entidades que vos seja fácil chegar à "fala", ou seja, uma suposta "cunha", só através da apresentação conforme vos aconselho, é possível fundamentar o vosso pedido de apoio junto de alguém que não vos conhece de lado nenhum, levando-os à séria. Caso, contrário, infelizmente ouvirão só "Nãos".

Quanto maior for a quantidade de projectos bem fundamentos conforme descrevo atrás, maior é a credibilidade que se dá a este nosso desporto.
 
Boa sorte para a vossa aventura, mas não está fácil no entanto se quiserem um dia colaborarem num projecto de equipa que está a dar os primeiros passos digam alguma coisa. Esta época não iremos ter equipa em competição mas para a próxima época se tudo correr a contento quem sabe?

Estamos sediados em Talaíde Oeiras com uma pista de treinos pópria num circuito junto à nossa sede, e as condições para a prática do btt
bikeclubedalinha@gmail.com

Alguma coisa usem o email.

Obrigado
 

FaFa

New Member
Boas, desde já muito obrigado pelas respostas dadas!
Tal como aconselhou o alexcdomingues1 temos que preparar um projecto para apresentar ao possível patrocinador, para isso eu e o resto da equipa vamos ter que nos sentar e esclarecer bem as coisas, e fazer um género de portefólio penso eu.. Tudo bem organizado para assim ser uma proposta consistente e para nos levarem mais a sério!
Colaborar com uma equipa já formada seria o ideal! Quem sabe para o ano! De qualquer das formas depois entrem em contacto comigo!

Já agora aconselham me alguma empresa para eu tentar negociar?:confused:

Mais uma vez agradeço as ajudas!

Abraço Fábio Silva
 

FaFa

New Member
Estava a pensar contactar empresas imobiliárias, seguradoras, bancos, empresas que não tenham nada a perder..
Não?:confused:

Abraço Fábio
 

tinta

New Member
Pois, mas essas empresas normalmente pedem recibos para justufucarem as suas saídas, e voces passam recibos? Penso que não. O que podiam fazer era aliarem-se a uma associação recreativa ou desportiva, por exemplo
 

Pedro_xpto

New Member
Nem os que já andam nisto a uns anos conseguem isso com facilidade quanto mais quem esta a começar... não se iludam...
 

MarceloBTT

New Member
Pelo que alguém mais sábio me explicou. É mais importante estar numa equipa com pessoas experientes para que se possa evoluir, do que está numa grande empresa.
Espero que quando me federar este ano, aliado a esforço para ter resultados, essas oportunidades comecem a surgir.
 
boas pessoal, aproveitanto já este topico fasso aqui um pergunta.

aconcelham a entrar numa equipa e entrar em algumas competiçoes, evoluindo e ganhando experiencia junto com a equipa, ou fazer isso de forma independente?

iria aprecer propostas?

bem sou de setúbal. se alguem aqui do quintal quiser dar uma palavrinha, cá estarei!

boas pedaladas a todos!
 

joks

New Member
Boas...
Não querendo ser demasiado negativista, o actual panorama não está fácil ter apoio do que quer que seja.
Ao criares uma "equipa", com um pouco de sorte consegues uns equipamentos com patrocínio, agora o resto...
Tem que se estar no lugar do patrocinador e verificar qual o efectivo retorno dele. Publicidade?? Em que aspecto?? No equipamento??
Isso só não chega!
Vejo pelo pessoal com que ando, que ganha provas e mesmo assim ninguém está disposto a apostar.
O retorno financeiro é praticamente inexistente.
Se eu fizer contas a combustível, portagens,desgaste do carro, inscrições em provas, estadias e alimentação, que fiz ao longo do ano é um custo elevado. Como consegues amortizar estes custos?? Um patrocínio terá que funcionar como uma relação simbiótica em que todos saem beneficiados.
Mesmo que ganhes provas qual o retorno para os teus patrocinadores?? Isto é o verdadeiro "cerne" da questão.
O mais correcto é integrares-te num clube ou Associação Desportiva já criada e correres com eles e só assim consegues tornar os custos da tua actividade desportiva mais económica.
 
Como Dono de uma empresa de Marketing www.kuattrodesign.com .. tenho a verificar o seguinte:

- a visão de quem pretende ser patrocinado tem que ser mais abrangente e tendem a ter algo apresentável.. não apenas 'queremos' ou gostariamos de ... montei um grupo: www.btt4all.com .. consegui alguns apoios dentro dos meus clientes ... e tive de manter um plano de 'mostra' dos patrocinadores ... objectivos ...

- a visão de algumas pessoas sobre como uma empresa 'pensa' também está correcta.. as empresas não querem esperar um ano para ter o feedback de algo que foi investido .. querem.no no dia seguinte .. que o digam os meus clientes :D que pensam que fazem um site e que no dia seguinte pensam que vão ter mais 100 clientes :confused: .. e para isso temos de abrir.lhes os olhos .. explicar.lhes o investimento e como se progride o investimento e o retorno.

Enfim.. aspectos relacionados com o marketing vs contabilidade das empresas ...

Já ajudei vários Betetistas em inicio ... e continuarei a ajudar .. se assim for conveniente e se me apresentar algo palpável, i.e. OBJECTIVOS ..

qualquer coisa apitem: geral@btt4all.com .. ou msn: luis.santos@kuattrodesign.com

Boas pedaladas a todos
 

Patitos

Active Member
A questão dos patrocinadores, é complexa, e nem sempre viavel para a rentabilidade do patrocinador, a não ser que sejá uma colectividade e conte como donativo para assim também ter beneficios fiscais.
no meu caso tive a oportunidade de contibuir com um montante, para uma equipa Leiria, e graças a eles, paguei o investimento em menos de 2 meses. Para o ano haverá mais.
 

jo@o cabral

New Member
a história de fazer publicidade já não vai chegando, eu nem os patrocinadores da minha equipa sei de cor e olho para o meu jersey todos os dias.. se eu olhar para um equipamento é dificil que me fique na cabeça os patrocinadores lá expostos, a menos que, esse equipamento ganhe prov as, aí sim, sei muitos dos patrocinadores do povoa btt, do bicicletas lavarinhas etc

começa se a exigir resultados
 

joana seco

New Member
Este tópico é bastante oportuno!

Eu pratico BTT há muito tempo mas sempre o fiz por lazer... e o facto de também participar nas provas nacionais não tinha até à data mudado essa minha filosofia.
O facto de andar há muito tempo nestas andanças, e de conhecer muita gente não é suficiente para que alguém venha ter connosco para nos patrocinar.
_____________
Tendo em conta que passo praticamente todos os fins-de-semana a pedalar, e porque acredito que tenho potencial para fazer mais... decidi levar a modalidade mais a sério e definir objectivos a atingir na próxima época da competição nacional.

Por esta razão criei recentemente um espaço pessoal (http://www.joanaseco.webs.com) na tentativa de angariar patrocinios para a próxima época... mas bem sei que não é pelo facto de agora ter uma página, como + uma forma possível de promoção, que os patrocínios vão chover!

Como disse o João Cabral, se o atleta não for ao pódio, se não ganhar provas, ninguém o vai patrocinar.

Eu vou trabalhar para conseguir os resultados aos quais me propus, e quando/ e se os conseguir espero ter algum feedback em termos de patrocinios.
Mas sei que até lá é pura ilusão esperar ofertas de patrocinios!

Espero que este meu exemplo vos tenha ajudado!

Boas pedaladas! ;-)
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
A questão dos patrocinadores, é complexa, e nem sempre viavel para a rentabilidade do patrocinador, a não ser que sejá uma colectividade e conte como donativo para assim também ter beneficios fiscais.
no meu caso tive a oportunidade de contibuir com um montante, para uma equipa Leiria, e graças a eles, paguei o investimento em menos de 2 meses. Para o ano haverá mais.
E em traços gerais, sem interferir com dados que não possa/queiras divulgar, como é que fizeste essas contas?
Cada caso é um caso, mas gostava de saber de modo a que, numa proposta de uma equipa apresentada a um potencial patrocinador, se pudesse explicar um esperado ressarcimento do valor patrocinado, através de um caso prático.
 
Last edited:

rfccarvalho

New Member
Também sei bem o que custa arranjar apoios! Quer a nível de equipa quer a nível pessoal tenho procurado alguns de modo a minimizar os custos no meu grande objectivo em 2011 que será a TransPortugal! Com alguns bons resultados este ano não é suficiente para que venham ao nosso encontro muito menos na fase crítica que o país atravessa.

É complicado!
 
Top