29er Epic comp 29

#1
Sou dono de uma Rockrider 8.2 modelo 2009, comprada em 2010 e estou bastante satisfeito com ela. Já fiz cerca de 5000 km em 20 meses.

Parece-me que está na hora de investir em algo diferente e melhor.

Tenho andado a namorar a epic comp 29 e uma das críticas que vi num site estrangeiro seria o peso que deverá ascender a 13 kg.

Alguém que tenha uma pode confirmar isto?

É que isso representa cerca de + um kg em relação à minha actual montada. Será que vou ter vantagens?

cumprimentos
 
#3
Boas. Esse modelo é em aluminio e segundo o que vi em alguns foruns pesa mais de 13kg. Se pesa mais 1kg que a tua bike actual vais notar diferença especialmente a subir.
 
#4
Boas nao me parece que pese tanto mas poderei estar enganado a stumpjumper ht em aluminio em relaçao á concorrencia em bem mais leve nao passa os 11Kg por isso arriscava mais no 12 Kg para a epic de aluminio
 

RTC

Super Moderador
#7
Convinha experimentares primeiro, pelo menos por um dia, nos teus trilhos habituais para teres uma ideia. É que a tua zona não é propriamente pêra doce para andar.
E para mais, se a Rockrider te têm deixado satisfeito, mais razões tens para ponderar bem essa compra.
 
#12
Boas pessoal voces estao a falar de uma roda 29, seguramente que vai pesar acima dos 13kgs de origem, uma roda 26 ronda os 12,600 com pedais ... e essa rockrider deve pesar ai uns 14 kgs. aconselho mesmo a experimentares pois uma roda 29 nao é para todos , pois é a minha opiniao é claro, é necessario uma maior preparaçao, e a diferença para a roda 26 só se nota se fores realmente um atleta ligeiramente acima da media, ela está sempre a pedir mais e mais rolamento e o problema é ficares sem gasolina no meio dos trilhos :) , experimenta depois a 26 para veres a diferença, pensa tambem no custo do material ... boa escolha
 

RTC

Super Moderador
#13
O representante da marca vai-me disponibilizar uma epic comp 29 por um fim-de semana, para poder experimentar
Então depois diz o que é que achaste, até porque a tua dúvida tem sido bastante comum por estas bandas. ;)
 
#14
e essa rockrider deve pesar ai uns 14 kgs
A minha 8.2 pesa 12,100 Kg, já com duas grades de bidom e câmaras de gel (cerca de 280 gr cada), tamanho L.

Em termos de custos de material parece-me que apenas serão diferentes os pneus e rodas. tudo o resto é idêntico.
 
#15
Boas,

Eu tenho uma EPIC Comp 29 em carbono.
Tamanho L com material de origem e pneus de origem convertidos a tubless 11,2kg neste momento.
Mesmo que o quadro de aluminio pesa mais 0,6 kg nunca chegaria aos 13 kg.

Cumps
 
#16
Bom dia

Eu tenho uma EPIC Comp 29 em carbono.
Tamanho L com material de origem e pneus de origem convertidos a tubless 11,2kg neste momento.
Mesmo que o quadro de aluminio pesa mais 0,6 kg nunca chegaria aos 13 kg.
E que tal a máquina?
Tamanho L é 19 não é?
O tamanho mais indicado para mim seria o 17,5 que é o M, ou seja ainda será mais leve.
Neste momento estou mais virado para a epic comp carbon 29.

cmps
 
#17
Boas a todos,

Apenas para tentar ajudar um pouco, ou baralhar mais ainda :fpalm: deixo aqui a minha opinião após testar hoje uma Epic Comp 29 (quadro em alu).

Apenas para enquadrar, eu tenho uma Epic S-Works roda 26 de 2011 com 10Kg e fiz alguns caminhos que faço habitualmente com esta bicicleta.

Fica aqui os dados da volta de teste que misturou, estradões, singles, alguma pedra, gravilha, ou seja terreno bastante variado.

Distance: 45.45 km
Moving Time: 2:06:26
Avg Moving Speed: 21.6 km/h
Elevation Gain: 959 m
Max Speed: 58.1 km/h
Avg HR: 156 bpm
Avg Temperature: 15.1 °C

Posso dizer que a primeira impressão que tive nalguns singles com regos/raizes, foi que a bicicleta transpõe estes obstáculos com maior facilidade que a 26, mesmo tendo quase de certeza uns 3Kg a mais que a minha roda 26.

A rolar foi onde notei a maior diferença, onde por norma tenho que "puxar" para manter um ritmo elevado, senti uma maior facilidade em manter esse mesmo ritmo com a 29 (apesar de verificar posteriormente que a pulsação manteve-se um pouco mais alta a rolar na 29).

Em subidas mais longas em estradão, o peso adicional notava-se bem, e a sensação que tive no terreno foi que ia mais devagar que o normal nessas subidas.

Depois de chegar a casa estive a analisar os dados no Garmin Training Center e foi quando cheguei a uma conclusão que não queria :mad: Fiz as 2 subidas maiores do dia (150m e 200m de desnivel positivo) mais rápido, apesar da sensação de que ia mais lento no terreno...

Posso adiantar que a subida maior (200m d+) fiz menos 40 segundos do que a minha subida mais rápida até hoje, e tive sempre a sensação que nunca cheguei tão alto nas pulsações nessas subidas.

Não vou referir o evidente que já é conhecimento de todos que é a maior segurança a descer, estabilidade etc com a roda 29.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

P.S. A bicicleta que usei hoje foi uma test bike de uma loja da specialized.

Marco
 
#19
Eu quando teste a nova Scott Spark também tive a sensação que tenha feito as subidas mais lento que o costume......mas para espanto meu ao passar para o pc os dados do gps foi o contrário, andei foi mais rapido!

E caro nmcs se também vais me dizer:
Está na hora de trocares por uma 29 MarcoB...
, não está na hora, eu já decide, não à é ainda para entrega a Nova Cannondale Scalpel 1!