É improvável que se consiga chegar a um consenso, relativamente às "condições" que estabelecemos para a prova.
Quando começámos a fazer a planificação da prova, explorámos vários cenários e causas/consequências das diferentes opções.
Há situações que são claramente incompatíveis, concretamente esta que o Tiago equacionou.
Vamos pressupor que estabelecemos a partida para as 7h para maximizar o número de horas solares.
Para se prepararem adequadamente, será conveniente que cheguem ao local de partida 1h antes da mesma (pelo menos). Ficamos com as 6h como objectivo para estar em Ficalho.
A viagem da costa até Ficalho demora cerca de 2h50m, 3h contas redondas. Para carregar carrinhas com as bicicletas e preparar o transporte dos participantes, 1hora de antecedência era conveniente. Ou seja, às 2h da manhã tinham que estar no local de chegada.
Acham viável sair na 6ª feira do trabalho, preparem as coisas e fazerem-se à estrada (como referência, são 2h30m a 3h para quem vá de Lisboa para um dos possíveis pontos de chegada), e estarem prontos às 2h ??
Mesmo que conseguissem cumprir com um horário tão apertado, garantidamente estariam privados do descanso que precisam para depois passar mais de 12h ( ou 16h ou 18h ou 20h ) em cima do selim.
Com a partida às 12h, conseguimos, que as pessoas tenham uma semana normal de trabalho (sem ser preciso meter dias de férias), uma boa noite de descanso, e uma viagem tranquila até Ficalho (independentemente de fazerem "escala" na costa).
É verdade que o período nocturno representa alguns constrangimentos, especificamente a autonomia das luzes, e alguns GPS como os edge que não admitem a troca de baterias nem têm autonomia para a duração da prova.
Em termos de iluminação devem ser conscientes do equipamento e das necessidades que têm.
Existem vastíssimas opções, e o percurso não é tecnicamente exigente ao ponto de necessitarem muita iluminação, mas também não nos apareçam com umas lanternas de leds que mal iluminam 2m.
Façam uns testes aos sistemas de iluminação que pretendem/vão usar.
No dia 4 de Junho podem contar com cerca de 9h de luz solar, entre as 12h e sensivelmente as 21h.
Expectamos que a maioria das equipas completem a prova dentro das 18h a 19h ( o que significa a maioria chegará até às 6/7 da manhã). Terão cerca de 8h30m nocturnas nesta altura do ano.
De acordo com isto, e com o conhecimento que têm do vosso próprio andamento, devem gerir as coisas e ver qual a autonomia de luzes que precisam.
Apesar deste grande constrangimento do período nocturno, colocando as coisas na balança, acreditamos que este é mais tolerável do que os constrangimentos de um horário de partida matutino.
Sobre os transfers, caso venham a existir, serão (quase de certeza absoluta) efectuados por alguém que trabalhe nessa área.
Nós já vamos ter entre mãos uma logística pesada, a dividir estes 240Km em vários troços que assegurem as condições aos participantes.
Evidentemente, esses transfers vão encarecer o custo da prova para quem necessitar deles ( e muito provavelmente, mais do que o custo que teria levar um acompanhante que deslocasse o carro).
Insistimos na ideia que há mais a ganhar em levar "apoio logístico", do que em não levar.
Poderão fazer as viagens comodamente e de forma descansada como penduras ao invés de ir um dos elementos a conduzir, se isto é importante antes da prova, depois da prova é um factor muito importante.
Apesar de nós prestarmos apoio aos participantes, através das ZA's e do transporte de alimentação materiais, poderão colocar essa pessoa em comunicação connosco e nós facultamos a documentação necessária para que ela vos possa prestar igualmente apoio logístico.
Se por qualquer motivo se virem impedidos de realizar a prova até ao fim, não ficarão confinados aos horários e aos nossos meios logísticos.
Já para não falar do conforto psicológico que é ter um amigo ou familiar a acompanhar-nos.
Além disso temos umas ideias engraçadas para o ponto de chegada, e precisamos de "calor humano" para animar a coisa
Relativamente ao preço que foi avançado, é por participante, não por equipa.
Por último, mas não menos importante salutamos este "brainstorming". Embora tenhamos feito o nosso "TPC", é impossível prever e explorar todos os cenários possíveis e imagináveis, pelo que a participação de todos os interessados, e a sua opinião, podem (e aproveitamos para usar as palavras do Tiago Sousa) contribuir "para o melhor formato possível para o evento."
Boas pedaladas