eoX240 - Travessia Este > Oeste - V. V. Ficalho - 18 Junho 2011

PauloCoutinho

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Acho que a melhor solução seria o ponto de encontro no fim do percurso e a organização assegurar a deslocação dos atletas e bicicletas para o ponto inicial.

Depois de obtido o orçamento para este tipo de apoio logistico, porque não a organização disponibilizar os dois valores de inscrição. Um valor sem transporte (ficando o atleta responsável pela deslocação) e um valor com transporte de responsabilidade da organização.
Eu sei que como não há maneira de saber quantos atletas querem usufruir do transporte, torna-se complicado definir um valor para esse "extra" mas uma possivel solução seria definir uma data limite para inscrições com transporte que seria de prazo mais limitado do que a inscrição sem transporte.

Outra hipótese embora menos certa seria dar a hipótese de efetuar uma pré inscrição onde o participante teria de escolher a inscrição com ou sem transporte. Isto daria uma ideia de quantos participantes queriam transporte assegurando pela organização. Seria estilo um "referendo". O contra desta solução é que o atleta poderia mais tarde não se inscrever em definitivo o que iria complicar as contas.
 

maa25

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boa noite

em principio podem contar com mais uma equipa.
o formato está bem encaminhado e com concordo que se no Troia - Sagres o pessoal arranja maneira de voltar aqui tb tem de o fazer.
Ate porque isso irá fazer aumentar o preço da inscrição, Certo?

Já agora o preço provavel que estão a pensar será por equipa, certo?

O preço não está dependente do nº total das inscrições. Quando as inscrições abrirem, terão o regulamento e o preço definido.
O preço aguarda sim respostas às solicitações que foram feitas. Mediante as respostas positivas ou negativas a essas solicitações, o preço poderá oscilar entre os 60euros; e 80euros;

Obrigado
 

Tiago Sousa

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Mais um desafio para 2011, haja agenda e pernas para fazer tudo.

Gostei da ideia de nos podermos reunir no ponto de chegada e deixar os carros, sendo transportados para a partida, possibilita a participação caso não haja equipa de apoio.

Aspecto que menos de agrada é a hora de partida, penso que as 12h é muito tarde, na minha opinião o desafio já é aliciante o suficiente maximizando as horas de luz, quanto mais se metermos a noite/luzes à mistura, se me dessem a escolher optaria por uma partida bem cedo no dia, para tentar chegar ao por do sol.

A noite tb tem outros inconvenientes, no meu caso não tenho autonomia no GPS para usar a retro-iluminação durante muitas horas, também não podendo trocar baterias (edge 705) assim com as luzes teria que fazer investimento em baterias suplentes. Isto tudo não sai barato e pensar investir €€€ só para uma prova pode mudar ideia da participação. Até o pessoal o Ironmam ultra-ultra resistência arrancam com as provas bem cedo para ver se terminam com luz do dia.

É a minha opinião espero que contribua para o melhor formato possível para o evento.

Boas pedaladas que 2011 já está à porta

Tiago
 

Trilhos Vivos

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É improvável que se consiga chegar a um consenso, relativamente às "condições" que estabelecemos para a prova.

Quando começámos a fazer a planificação da prova, explorámos vários cenários e causas/consequências das diferentes opções.

Há situações que são claramente incompatíveis, concretamente esta que o Tiago equacionou.

Vamos pressupor que estabelecemos a partida para as 7h para maximizar o número de horas solares.
Para se prepararem adequadamente, será conveniente que cheguem ao local de partida 1h antes da mesma (pelo menos). Ficamos com as 6h como objectivo para estar em Ficalho.
A viagem da costa até Ficalho demora cerca de 2h50m, 3h contas redondas. Para carregar carrinhas com as bicicletas e preparar o transporte dos participantes, 1hora de antecedência era conveniente. Ou seja, às 2h da manhã tinham que estar no local de chegada.

Acham viável sair na 6ª feira do trabalho, preparem as coisas e fazerem-se à estrada (como referência, são 2h30m a 3h para quem vá de Lisboa para um dos possíveis pontos de chegada), e estarem prontos às 2h ??
Mesmo que conseguissem cumprir com um horário tão apertado, garantidamente estariam privados do descanso que precisam para depois passar mais de 12h ( ou 16h ou 18h ou 20h ) em cima do selim.

Com a partida às 12h, conseguimos, que as pessoas tenham uma semana normal de trabalho (sem ser preciso meter dias de férias), uma boa noite de descanso, e uma viagem tranquila até Ficalho (independentemente de fazerem "escala" na costa).

É verdade que o período nocturno representa alguns constrangimentos, especificamente a autonomia das luzes, e alguns GPS como os edge que não admitem a troca de baterias nem têm autonomia para a duração da prova.

Em termos de iluminação devem ser conscientes do equipamento e das necessidades que têm.
Existem vastíssimas opções, e o percurso não é tecnicamente exigente ao ponto de necessitarem muita iluminação, mas também não nos apareçam com umas lanternas de leds que mal iluminam 2m.
Façam uns testes aos sistemas de iluminação que pretendem/vão usar.

No dia 4 de Junho podem contar com cerca de 9h de luz solar, entre as 12h e sensivelmente as 21h.

Expectamos que a maioria das equipas completem a prova dentro das 18h a 19h ( o que significa a maioria chegará até às 6/7 da manhã). Terão cerca de 8h30m nocturnas nesta altura do ano.
De acordo com isto, e com o conhecimento que têm do vosso próprio andamento, devem gerir as coisas e ver qual a autonomia de luzes que precisam.

Apesar deste grande constrangimento do período nocturno, colocando as coisas na balança, acreditamos que este é mais tolerável do que os constrangimentos de um horário de partida matutino.

Sobre os transfers, caso venham a existir, serão (quase de certeza absoluta) efectuados por alguém que trabalhe nessa área.
Nós já vamos ter entre mãos uma logística pesada, a dividir estes 240Km em vários troços que assegurem as condições aos participantes.

Evidentemente, esses transfers vão encarecer o custo da prova para quem necessitar deles ( e muito provavelmente, mais do que o custo que teria levar um acompanhante que deslocasse o carro).

Insistimos na ideia que há mais a ganhar em levar "apoio logístico", do que em não levar.
Poderão fazer as viagens comodamente e de forma descansada como penduras ao invés de ir um dos elementos a conduzir, se isto é importante antes da prova, depois da prova é um factor muito importante.

Apesar de nós prestarmos apoio aos participantes, através das ZA's e do transporte de alimentação materiais, poderão colocar essa pessoa em comunicação connosco e nós facultamos a documentação necessária para que ela vos possa prestar igualmente apoio logístico.
Se por qualquer motivo se virem impedidos de realizar a prova até ao fim, não ficarão confinados aos horários e aos nossos meios logísticos.

Já para não falar do conforto psicológico que é ter um amigo ou familiar a acompanhar-nos.

Além disso temos umas ideias engraçadas para o ponto de chegada, e precisamos de "calor humano" para animar a coisa ;)

Relativamente ao preço que foi avançado, é por participante, não por equipa.

Por último, mas não menos importante salutamos este "brainstorming". Embora tenhamos feito o nosso "TPC", é impossível prever e explorar todos os cenários possíveis e imagináveis, pelo que a participação de todos os interessados, e a sua opinião, podem (e aproveitamos para usar as palavras do Tiago Sousa) contribuir "para o melhor formato possível para o evento."

Boas pedaladas ;)
 

chamusco

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Boas a todos sem querer alimentar polémicas, visto que nem é disso que se trata, pois aqui querem-se é ideias construtivas e não destrutivas, mas efectivamente o Tiago Sousa levanta ali uma questão bem pertinente, que é a situação do GPS EDGE 705, como não se pode trocar de bateria, não vejo de momento solução, pra poder terminar a prova, pelo que como ele diz, se calhar dava um certo jeito começar a etapa cerca das 08H, como acontece em muitos lados, isto é apenas uma opinião que partilho com o Tiago Sousa.
Coma ainda falta algum tempo as pessoas podem muito bem organizar a vidinha, colocando por exemplo um dia de férias.
Porque uma situação são as luzes que podemos sempre trocar de pilhas ou bateria, outra é a do GPS, que só se trocar por outro, ou comprar um novo, o que não vejo muito viável.
Existem tantas maratonas em que o pessoal vai no dia anterior, falo por exemplo de Portalegre ou Alte, aqui também se poderá optar por essa opcão, isto quem puder, mas como disse atrás falta ainda algum tempo pra se organizar a vidinhaaaa.
Um abraço
Chamusco
 
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Ricky Rock

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Por a anterior experiência referida, a nossa ideia foi sempre conseguir pedalar no maior numero de horas diurnas possível, dai a partida ter sido ainda com o Sol a nascer no horizonte, evitando assim ao máximo ter que pedalar de noite, o que felizmente não aconteceu. Os problemas de GPS e Baterias de luzes é muito importante e criará certamente um entrave à presença de muitos atletas. Não se pode equiparar esta prova a uma prova de 24h circular em que qualquer assistência está a um passo de distância.
O problema da dormida em VV Ficalho é um problema bem menor, que facilmente pode ser resolvido com um pavilhão, ou um campo de futebol para montagem de tendas, e para quem isso não servir existe sempre Serpa logo ali.
 

jlalmeida

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Embora esteja fora de questão participar atrevo-mo a "meter a colherada".
Acima comparou-se com o Tróia-Sagres, é incomparável. Imaginem as .. 40,50,60 equipas a terem uma pessoa ao dispôr durante umas + de 24 horas para fazer o apoio e deslocar o carro para o ponto de chegada. :confused:

Imaginem que tenho um Fiat Panda (eu sei que é carro de pobre :D mas para o exemplo serve) e quero levar duas bikes , dois riders, bagagens e o condutor que leva o panda para o local de chegada, não dá não é? Alguém tem de ir a pé para VV de Ficalho.

Imaginem .. os custos associados ui ui, essa fase já foi ultrapassada :cool:

Imaginem carregar bateria/pilhas para uma equipa andar de noite durante cerca de +-10 horas.
Imaginem quantas equipas femininas vs mistas conseguem fazer 240 kms em 24 horas (problema deles eu sei).

Na verdade isto é uma prova-aventura, por isso nada destes problemas pode ser um problema. Força!!!
Boa sorte à organização e aos participantes.
 

pedal

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:) Assim sim,Trilhos Vivos, resposta firme que voltou a colocar o meu animo em cima.

Conseguiram esclarecer-me com muita rapidez, assim já se pode ter uma ideia mais generalizada e organizar atempadamente tudo.
Obrigado pelo esclarecimento.

Faremos força para que corra tudo bem pelo menos como participantes que é iniciar e acabar, com dever cumprido.

Até breve

Pedal
 

Tiago Sousa

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Obrigado pela resposta rápida e bem elaborada da organização. Não querendo ser repetitivo, mas com noção que estamos a tempo de limar arestas no formato acho claramente que os prós de arrancar cedo, superam os problemas.

Descanso antes da prova, apesar de eu não ser exemplo pois antes destes desafios tenho pouco sono devido a alguma adrenalina nunca conseguindo uma boa noite de sono, prefiro meter mesmo um dia de férias ou pelo menos a tarde, por forma a ir pernoitar ao lugar das provas, faço isto com geo-raid, serpa e outras maratonas exigentes. Também no formato sugerido pela organização acaba por inviabilizar a 2º feira, pois ir trabalhar a seguir a uma noite sem dormir e esgotante fisicamente não me parece muito fácil. Pelo que concluo que vou precisar de pelo menos um dia de folga do trabalho.

Apoio logístico, mais facilmente convenço alguém a me acompanhar durante o dia do que durante a noite em vários pontos ao longo do percurso e mesmo na chegada, quem vai ficar acordado a noite inteira à espera?

A questão do GPS não tenho mesmo volta a dar, se acabar a bateria fico às cegas ou levo o carregador e para umas forçosas 2 horas para carregar o dito em algum sitio com luz eletrica, se a maior parte do percurso for sem luz retro penso que a autonomia deve ser suficiente ou estar no limite para concluir a prova.

Qualquer imprevisto que aconteça garanto que de noite será sempre mais difícil de resolver do que de dia.

Let the brainstorm continue....
 

bernardoktm

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Olá pessoal da organizaçao

desde dia 18 de dezembro que não há noticias

venho eu perguntar
para quando novas novidades

ficamos todos a aguardar, obrigado pela atenção

helder bernardo (bernasktm)
 

João Marinho

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Bem,

Está aqui uma prova no mínimo inovadora!

Existe algum registo de algo semelhante a nível internacional?

Levantam-se várias questões logísticas que a esta distancia deverão ser resolvidas. Existem várias formas de encarar a prova, mas a maneira que mais eu gostaria de fazer era a SOLO, mas também sei que em equipas de 2 é uma mais valia para a segurança.

Nunca fiz uma prova de 24h porque não me agrada andar às voltas num circuito durante 24 longas horas. Ainda não estou suficientemente preparado psicologicamente para esse choque. Neste conceito de circuito em linha, já encaro com outros olhos...

Irei estar atento ao desenrolar da prova, pois é um conceito inovador...

Continuação de (muito) trabalho bom!
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Efectivamente, há já algum tempo que não damos novidades acerca desta prova.
Por um lado porque andamos a preparar o SRP160, por outro porque o feedback que recebemos aqui, ao telefone e no e-mail, levou-nos a reconsiderar alguns aspectos que já julgávamos ser ponto assente.

Embora o período nocturno tenha sido um dos objectivos principais quando começámos a definir a prova, temos que reconhecer que uma partida que não tirasse proveito do nº máximo de horas solares, iria exigir sistemas de iluminação com autonomias significativas, que logo à partida tornavam a prova mais restritiva.
O limite de autonomia de alguns modelos de gps (como o caso do EDGE) com a retroiluminação activa também traziam dificuldades. Às tantas demos por nós a olhar para a lista de pré-requisitos para a participação e a pensar o quão complicado era corresponder aos mesmos, e o quanto isso iria condicionar a participação.

Estamos cientes de que é impossível agradar a toda a gente, porém depois de reavaliados os prós e contras das alterações, partimos agora para a composição definitiva da prova.

O que é que muda significativamente?

A duração máxima, das 24h anteriores, passa agora para as 18h máximas.

O horário de decurso da prova que será entre as 6h e as 24h de sábado.

Data da Prova Devido a condicionantes externas, adiámos a prova para 18 de Junho.

Naturalmente facilitaremos o transporte dos sistemas de iluminação para esse controlo para que não tenham que os carregar durante toda a prova (caso assim o entendam) e os possam instalar apenas caso sejam necessários.

Compreendemos que este novo horário de decurso irá criar complicações para os participantes mais distantes, porém estas ultra provas têm características e condicionantes distintas das de curta duração, que obrigam não só à resistência e esforço físico, mas também a alguma ginástica na "logística" de participação.

Esta prova, mais que um desafio às pernas, à resistência física, mental, e do material, constitui uma experiência diferente. Atravessar o país de um lado ao outro e acabar com um mergulho no mar é uma sensação indescritível.

Em Junho, venham connosco descobrir este imenso...
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Até breve! Boas pedaladas!
 
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V.DIAS

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ao amigo davidG se nao tiveres companheiro para este evento e se tiveres paciencia para esperar por mim eu vou contigo
 

DavidG

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Amigo V.Dias, bem vindo.
Já tenho dupla, que antes de o convidar já sabia que não me perdoava se o deixasse de fora. Convense lá um dos nossos amigões, do tempo em que eu andava com a asa partida, a vir tambem.
Há algum tempo que não vinha a este topico...alterações importantes (nem vamos precisar de luzes) e muita chuva neste inverno.
Aguardamos novidades mais concretas.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Enquanto o nosso webdesigner ultima o website da prova, e o sistema de inscrições, vamos avançando com as informações aqui no fórum e via facebook.

Depois do ajuste a alguns dos aspectos que caracterizam a prova, podemos agora avançar para outras questões.

O ponto de chegada está definido, será a simpática aldeia Zambujeira do Mar.

Até lá, cerca de 243Km de percurso com cerca de 4200m de desnível acumulado (mais subida, menos subida).

Se dúvidas houvessem sobre o mito de que o Alentejo é todo plano, o gráfico de altimetria desta ultra-travessia do mesmo tirava isso a limpo.

eox240escala10km.png

À escala de 10Km

eox240escala5km.png

À escala de 5Km

Guardem as imagens nos vossos computadores para ver com maior detalhe.

Entretanto e para "abrir o apetite", deixamos algumas fotos dos reconhecimentos feitos anteriormente, daquilo que vos espera.

Com os dias a ficarem maiores, o aproximar da primavera, em breve voltaremos aos trilhos para os reconhecimentos finais.

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chamusco

New Member
Maravilha, venha esse dia, as férias estão marcadas, o parceiro esta escolhido, a bike pronta, a inscrição por fazer, os kms por percorrer e o dia esta por anoitecer rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Foi um "parto dificil" mas finalmente conseguimos ter o website e o sistema de inscrições pronto.

Já podem consultar o regulamento da prova, informações sobre o percurso e efectuar a pré-inscrição.

Nas próximas semanas voltamos ao terreno para fazer o percurso e contamos trazer mais novidades. Entretanto iremos disponibilizar mais informações no website.

Uma questão que ficou pendente foi a logística de transporte do ponto de chegada para o ponto de partida, ou vice versa. Continuamos a não assegurar esta situação, mas é importante que tenhamos a noção de quem poderá ter essa necessidade para que nos seja possível agilizar esforços e encontrar uma solução.

Já sabem, que a prova conta para a Ultra Series. E ao contrário do SRP160, que atribui pontos apenas pela conclusão, as duplas melhor classificadas obterão pontuação bonificadora.

Como estimulo adicional, e porque temos recebido algum feedback das equipas, que procuram patrocinadores para suportar os custos de participação, e que pretendem demonstrar resultados aos mesmos, vamos vincar a vertente competitiva, estando prevista a classificação para as classes: Masculinos, Femininos, Mistas e Masters.

Informação mais detalhada, muito em breve :wink:

Aproveitem o sol e treinem, que o Alentejo não é todo plano :mrgreen:

Boas pedaladas a todos!
 
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LAMEGOBIKE

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Presentes

Saudações

Inscrição feita da equipa GOUVEIA e CHAMUSCO.

Mas que grande desafio irá ser este eoX240.

Um evento de BTT no topo do desafio ás capacidades físicas e psicológicas.

Um bem haja à organização e boa sorte a todos os participantes nesta Ultra Maratona.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

No espaço de uma semana, são 15 as equipas já pré-inscritas para esta aventura épica.

Temos vindo a receber alguns e-mails de participantes que pretendem saber como será o transporte da Zambujeira do Mar, para Vila Verde de Ficalho.
Se algumas equipas já nos confirmaram que vão arranjar quem lhes transporte o carro de um ponto para o outro, outros manifestam esta necessidade.

Assim, insistimos em debater esta questão aqui, e que os participantes interessados nos façam chegar a informação do que pretendem tão brevemente quanto possível por forma a saber quantas equipas terão essa necessidade, e que soluções teremos que providenciar.

Insistimos novamente na ideia que as equipas têm mais a ganhar em arranjar um condutor para o seu carro, do que optar pela hipótese de um transfer.
Depois de 240Km de BTT, dificilmente estarão em condições de viajar de regresso a casa, e este aspecto torna-se mais criticou quantos mais forem os km's da viagem de regresso a casa.

Já nos surgiu também a questão de atletas que querem participar mas não têm GPS. Iremos ter um nº limitado de aparelhos para alugar às equipas que tenham esta necessidade, e também neste caso devem-nos contactar o quanto antes, para que possamos assegurar que existem aparelhos disponíveis, e também para que vos possamos enviar o nosso guia de iniciação à navegação em GPS.

Até breve!

Boas pedaladas :wink:
 
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