Dores nos joelhos

Discussion in 'Saúde e treino' started by Brunofrf, 27 July 2018.

  1. joseruivo

    joseruivo Member

    É normal estar "torcido", importa é estar torcido para o lado certo, na quantidade certa. Porque quando andamos não o fazemos com os pés inteiramente a direito, costumamos virar as pontas dos pés para fora, umas pessoas mais do que outras, o pé de um lado mais do que o do outro lado.

    Quando disseste que te doia o joelho (direito) do lado de fora, imaginei que pudesses ter o cleat afinado de maneira que te virasse a ponta desse pé mais para dentro do que aquilo que precisas para te sentires bem, mas antes de sugerir alguma coisa achei melhor perguntar se usavas sapatos de encaixe... Se quiseres experimentar, podes afinar (ligeiramente, em passos pequenos) o cleat do lado direito de maneira que a ponta do pé fique um pouco (mais) virada para fora - o que implica "torcer" o cleat no sentido oposto, para o lado de dentro do sapato.

    Boas pedaladas!
     
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  2. Brunofrf

    Brunofrf Member

    O meu problema acho foi ter a ponta do pé muito virado para fora
     
  3. joseruivo

    joseruivo Member

    E a dor do lado de fora do joelho, desapareceu? Se sim, eu não talvez não mexesse mais.
    Se não, eu levaria em conta que, se bem entendi, fizeste três ajustes de uma vez: altura do selim, recuo do selim, e ajuste do cleat. O alívio da dor no lado de fora do joelho pode não ser resultado do ajuste do cleat...
     
  4. Brunofrf

    Brunofrf Member

    Sim eu fiz esse 3 ajustes pode ter sido de outra coisa sim
     
  5. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    @joseruivo lamento que os médicos não te tenham resolvido a situação, mas talvez não tenhas procurado os médicos apropriados.

    Ainda bem que resolveste a situação.

    Tive uma má experiência e por vezes um exame do tipo raio-X ou resonância magnética podem tranquilizar ou precaver problemas maiores no futuro podem agravar a situação.

    Sem resentimentos e boas pedaladas.
     
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  6. Brunofrf

    Brunofrf Member

    Obrigado a todos pelas vossas ajudas
     
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  7. joseruivo

    joseruivo Member

    Concordo. E provavelmente vou ter de procurar outro, porque doem-me os joelhos quando corro, ou quando pedalo de pé. Pedalando sentado não me doem os joelhos. São duas situações que me levam a crer que não seja problema de bikefit, embora não ponha de parte a hipótese de fazer um, um destes dias.

    O mesmo que eu fiz. E disseram-me que estava tudo bem, à parte o normal desgaste da idade - 48 anos. O que confesso que também não me convenceu de todo, porque tenho amigos com perto de 70 anos a correrem maratonas e não lhes doi nada.

    Sempre! :)
     
    Last edited: 30 July 2018
  8. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

  9. joseruivo

    joseruivo Member

    Parede, concelho de Cascais
     
  10. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Aí não conheço nada, sou de Valongo.
    Se fosses daqui da zona do Porto, poderias ir a uma clinica onde dá consultas o médico de medicina desportiva da equipa de ciclismo do FCP.

    Ai também deve haver equipas de ciclismo, tenta informar-te.
     
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  11. joseruivo

    joseruivo Member

    Obrigado pela intenção! Aqui de Lisboa só estou a ver a do Sporting... Vou procurar.

    Entretanto, ontem troquei de pedaleiro, por um com cranks mais curtos. Contexto: tenho 1,65m, e 73cm de cavalo :-( Tinha andado habitualmente com cranks de 170mm, os que vieram na bici (de estrada). Já tinha experimentado 175mm, e embora andasse mais depressa numas situações e me cansasse menos noutras, as dores lombares eram muito piores do que o habitual (quando em esforço).
    Assim, depois de muita leitura, decidi experimentar cranks de 165mm... e pela primeira vez em muito tempo voltei para casa sem me doerem nada os joelhos, mesmo tendo sido obrigado a esforçar-me para acompanhar o companheiro de pedaladas! E lombar muitíssimo melhor, também!

    Veremos se próximas voltas confirmam a mudança - a partir deste sábado vou fazer a nacional 2 (por estrada). Também não notei perda de rendimento - fazer cadência e manter a velocidade é mais fácil, incluindo a subir!

    A explicação, entre outras possíveis, está aqui: http://bikedynamics.co.uk/FitGuidecranks.htm, ou aqui https://www.cycling-inform.com/importance-of-crank-length-to-the-cyclists-performance
    No primeiro site a tabela de recomendações de comprimento de cranques baseada na altura é de leitura muito fácil e reveladora - embora na minha opinião devesse ser em relação ao cavalo, não a altura total da pessoa, digo eu que tenho pernas curtas para alguém da minha altura :-(

    Boas pedaladas!
     
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  12. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Também dores lombares?
    Cuidado com isso que podes estar a subcarregar alguns discos da coluna e mais tarde podes ter problemas sérios.
    Isso já pode ser da postura na bike, distância do selim ao guiador, grau de inclinação.
    Faz um bike fit.
     
    Last edited: 3 August 2018
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  13. joseruivo

    joseruivo Member

    Nunca me tinha ocorrido essa possibilidade, sempre assumi problema muscular, porque algumas vezes que fiz massagem após um passeio puxado, a massagista dizia que eu tinha os musculos todos contraídos, e quando me pos umas faixas adesivas sobre os musculos antes das voltas, cheguei ao fim impecável. Além disso, quando passei a fazer exercícios de fortalecimento do core - especialmente abdominais - melhorou muito (!).

    Mas pondero fazer um bike fit, sim, nem que seja "por via das dúvidas!

    Obrigado.
     
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  14. m.r.f.

    m.r.f. Active Member

    Ok, sendo dor muscular não é tão grave.
    Falei devido à minha situação que não é muito animadora, neste momento estou no estaleiro devido às costas e não vejo uma alta tão cedo.
     
  15. joseruivo

    joseruivo Member

    Fizeste bem, em falar! As tuas melhoras - se é ossos deve ser uma a chatice!
     
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