Dizer mal.

jmserra

New Member
Já saca os pneus à mão

Sexo:
Mensagens: 191

A meta é o horizonte...


Re: BASTA!!! ASSIM NÃO !... Preços praticados nos Passeios / Maratonas
« Responder #243 em: Março 16, 2009, 20:05:41 »

--------------------------------------------------------------------------------

Boas pessoal!
E lá vamos nós outra vez... Caro eaoitava, é evidente que para mim não é normal nem aceitável comprar gato por lebre... que é como quem diz porco no espeto por febra no pão! Como antes escrevi, não contesto que existam eventos (e organizações) de fraca qualidade. Aliás, entendo que a contestação e a reivindicação, como deveres e direitos de cidadania, são o melhor instrumento de defesa e de melhoria da qualidade dos serviços prestados.... ou assim deveria ser... Porque do que aqui se fala é da prestação de um serviço de carácter lúdico e desportivo! Daí dizer, que quem quer o serviço paga, quem não quer não paga mas também não é servido (pode eventualmente optar pelo self-service mas isso é outra coisa )... O pior, e aí entendo o que todos querem dizer, é pagar e ser mal servido! Nesse caso, eu pessoalmente, não volto... é simples!
"Aquele bate-chapas é um intruja e foi-me ao bolso como gente grande! Sacana... nunca mais lá ponho os pés!"
Simples... o mercado encarregar-se-á de fazer a selecção entre bons e maus eventos, boas e más organizações... mas o que não posso é pôr tudo no mesmo saco! Do género fundamentalista de que tudo o que é para cima de X é um roubo ou que é para ricos ou que é uma indecência! Avaliemos as condições antes, e no final, aí sim façamos então uma avaliação global da nossa satisfação pessoal! Não caiam é no erro mais subjectivo que nestas coisas parece ser a objectividade! Estar a fazer contas ao que custa a carcaça, a t-shirt, a sopa, o feijão a água e o diaboa quatro, resultará sempre no erro do sovina que vai ao casamento e quer comer o valor da prenda que deu! O que resulta na qualidade de um evento são uma diversidade de factores, uns quantificáveis, outros não! Por isso experimento, avalio, e no fim... conclúo se estou ou não satisfeito! A verdade é que hoje vou a menos maratonas ou pseudo-provas do género... prefiro ir a menos mas ás boas... mesmo pagando mais... porque já as conheço! As que não conheço... vou dando o benefício da dúvida... ás vezes enfio o barrete e outras não!

Abraços a todos!

se leres este tópico ficas a saber a minha posição...

Ou seja, estou a tentar falar de outra coisa... porque senão voltamos ao mesmo de sempre... ás tantas desisto...

Abraço.
 

José Martins

Administrator
Meus caros amantes de BTT,

Este tópico tem estado a ser alvo de mensagens mutissimo interessantes e feitas de uma forma bastante sustentada, o que por vezes não acontece noutros.
Evitem o :eek:fftopic: através de mensagens quase de diálogo, que na maioria das vezes sabemos para onde conduzem.
Lendo as vossas, acho que estão perfeitamente claras, permitindo que cada um de nós perceba os vossos pontos de vista, por isso vamos continuar com o excelente debate a que temos assistido por aqui.

Abraço.
 
Olá pessoal,

Este tópico tem servido para apontar uma realidade que já todos conhecia-mos, mas se pensar-mos bem há sempre uma altura qualquer em que esta-mos um bocado passados e descarrega-mos em algo, ora se repara-mos no nº de utilizadores do fórum e se a maioria muito raramente tiver um episódio desses temos lá as tais paginas cheias de mal dizer, isto não serve de desculpa mas serve de atenuante e é para ver-mos como é fácil de acontecer.

Eu sei que há utilizadores que que sofrem de diarreia mental, mas não vale a pena gastar "latim" com eles.

Agora para fazer-mos algo de produtivo acho que pelas pessoas que postaram neste tópico conseguia-se fazer algo como um guia para fazer um rescaldo, tipo pontos principais para classificar um evento:
- Qualidade do percurso
- Marcação do percurso
- Abastecimentos
- Banhos
- Almoço
- Inscrições(facilidade para levantar dorsais e pagar)
- Preço
- Brindes

Isto para obrigar as pessoas a fazer uma analise mais objectiva e consequentemente tirar algum proveito dos posts "maus".
E agora é onde o resto do pessoal intervém para corrigirem e darem ideias sobre o que acham pertinente ou não :wink:

cumps
 

jjmfonseca

New Member
É certo que ha muitos rescaldos que parece que estão a bater no ceguinho, contudo algum sumo terá que se tirar dessas críticas.
No ultimo evento que estive envolvido li todas as criticas aqui colocadas e soube ver o que eram críticas construtivas e criticas destruticas.
São esses pontos que foram alvos de criticas que guardo para que no ano seguinte as coisas corram melhor...
Este ano fui ler as criticas que imprimi e guardei do ano passado e para o ano farei o mesmo em relação a este ano...

São com estas criticas que as organizações tentam melhorar de ano pra ano e falo por mim.

É certo que tem de haver bom senso e nessas criticas, contudo temos de respeitar a opinião de cada um, pois todos somos diferentes e todos temos ums maneira diferente de ver as coisas (e ainda bem... :D) e além disso vivemos num País Livre...
 

A.M.F

New Member
Eu só digo mal nos que pagam eventos sem almoço,muitas das vezes temos compromissos, não podemos ficar até ao fim.
As organizações tem o seu trabalho que por vezes até é duro e depois metem tudo à molhada,não olhando aos escalões.Dizem prémios para os três primeiros,prémio para a equipa mais numerosa,porque já ganharam o deles por ser numerosa,os outros que façam o espectáculo, se partirem alguma coisa da bike é tudo à conta do freguês.É nisso que para mim está mal, então que corra os campeões porque os outros só vão encher pneus.
 

hmoreno

New Member
Jk_Alentejano said:
Agora para fazer-mos algo de produtivo acho que pelas pessoas que postaram neste tópico conseguia-se fazer algo como um guia para fazer um rescaldo, tipo pontos principais para classificar um evento:
- Qualidade do percurso
- Marcação do percurso
- Abastecimentos
- Banhos
- Almoço
- Inscrições(facilidade para levantar dorsais e pagar)
- Preço
- Brindes

Isto para obrigar as pessoas a fazer uma analise mais objectiva e consequentemente tirar algum proveito dos posts "maus".
E agora é onde o resto do pessoal intervém para corrigirem e darem ideias sobre o que acham pertinente ou não :wink:

Acho que se juntares os items: "apoio no trajecto" e "segurança e primeiros socorros" e considerares que cada um dos itéms terá um diferente "peso" nas considerações finais, terás aí um belo motivo p se criar um modelo de sondagem de satisfação para anexar aos tópicos de Rescaldos de Eventos...

PS: só não o faço eu próprio pois sou mesmo muito fraquinho informaticamente, mas talvez algum dos moderadores possa até pegar na ideia... fazendo primeiro uma sondagem sobre o "peso" que cada itém venha a ter, e criando depois a aplicação para que quem abre os tópicos de rescaldos a pudesse juntar...

Será que pega?
 
Viva ppl!

Na minha modesta opinião, nunca devemos desprezar as críticas negativas, ou muito negativas, a determinada organização.
Só com as críticas negativas é que podemos evoluir, e, por outro lado, podem também contar de uma forma estatística.
Passo a explicar:
Não é possível, ou é pouco provável, que numa organização, que reúna 100 BTTistas, todos saiam satisfeitos.
Mas se 80 estiverem satisfeitos e 20 não, estes dados dão uma credibilidade muito positiva à organização. Também vos digo que com 50/50 em opiniões, essa mesma organização tem de reflectir bastante.
Pelo meu lado, 100% de opiniões positivas, faz-me lembrar, a já distante, eleição presidencial do Saddam Hussein! :twisted:
Quem organiza tem de estar receptivo a todas as criticas, por mais injustas que sejam, e procurar melhorar, e se possível provar, a quem critica, o quanto estava enganado.
Agora, outro ponto ppl:
Se começamos para aqui a dizer bem de tudo e de todos, mais vale criar um fórum de teor religioso.

Deixo-vos esta citação de Jean-Pierre Florian: "O elogio de um tolo prejudica mais que a sua crítica".

Um abraço!
 

Gualdinof

New Member
maseumaseu said:
...
Deixo-vos esta citação de Jean-Pierre Florian: "O elogio de um tolo prejudica mais que a sua crítica".
...

A critica é um mal necessário, mas o "dizer mal por dizer"....

Quase todos os utilizadores que aqui postaram não se referiram a criticas, mas sim ao simples facto de dizer mal.

Cumpts. GAF
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Comecei a praticar BTT em Maio do ano passado e participei em alguns passeios depois de lêr aqui no forúm o rescaldo do ano anterior. O que posso dizer é que realmente á certas pessoas que exageram na linguagem. Digo isto porque participei na Maratona de Óbidos e gastou-se uma página ou duas a discutir o tamanho do pólo que era grande de mais ou lá que era. Em vez de discutir o paseio em si. Acho que no ano de 2008 o almoço correu mal e penso que em 2009 melhorou bastante. De qualquer maneira participaram 700 pessoas. O que eu quero dizer é que certos comentários que fazem no Rescaldo são exagerados e transmitem de vez em quando uma ideia errada do que se passou. Para pessoas como eu que começaram nisto á pouco tempo lerem certos mal dizeres leva-nos a desistir de participar em certo eventos. Obviamente que deve-se fazer criticas construtivas no sentido de melhorar de ano para ano. Existem diversos parâmetros para se conseguir ter uma boa organização. Mas ainda bem que existem pessoas dispostas a organizar eventos pois gostam da modalidade e não pensam na parte monetária que também não deve sobrar muito ao fim.
Bom ano de 2010
 

pre_historico

New Member
eu acho importantíssimo que não se dificultem ou impeçam as 15 páginas a bater no ceguinho e explico porquê:

é que são esses 300 bttistas/pagantes que formam o grosso do pelotão dos eventos que por cá se promovem.

quem promove, num fórum público e anónimo, um evento que NÃO TEM LIMITE DE INSCRIÇÕES (ou cujo número de pagantes, não ultrapassa o limite pré estabelecido) só tem que aceitar as críticas, sejam elas quais forem e desde que não resvalem para o insulto pessoal.

eu sou a favor das críticas (todas), porque a partir do momento que se aceita o pagamento de um participante, estamos vinculados à sua opinião.

não gostamos das críticas dos «cicloturistas todo o terreno»? então não lhes aceitamos a inscrição.

as organizações têm que mentalizar-se que tudo o que é anunciado/oferecido no regulmento da prova deve ser ESCRUPULOSAMENTE, cumprido, pois o bttista/pagante já cumpriu tudo o que lhe foi imposto: pagar e usar o capacete.

quem não quer ter 300 cicloturistas a reclamar, limita as inscrições a 50 «verdadeiros bttistas», seja isso o que for.

depois há a FORMA de criticar, uns são ponderados e inteligentes, outro são maldizentes e mal educados (logo demonstram pouca formação e intelecto) mas ambos pagam.

ambos pagam.
 

INTERCEPTOR

New Member
pre_historico said:
depois há a FORMA de criticar, uns são ponderados e inteligentes, outro são maldizentes e mal educados (logo demonstram pouca formação e intelecto) mas ambos pagam.

ambos pagam.

Pior que os maldizentes/mal educados, são aqueles que ainda lhes dão conversa acabando em discussão. Como ambos não têm capacidade para fazer uma critica sustentada com argumentos credíveis, falam (escrevem) aquilo que lhes vem á cabeça sem pensar duas vezes antes de colocarem os seus posts á vista de todos.
Nem sequer param para ler o que escreveram.
No entanto, vale mais ver no Forum uma crítica mal escrita do que uma critica que nunca chega a ser escrita. Mas esse é outro assunto que dá pano para mangas.......

Em 500 participantes de uma Maratona, quantos são aqueles que fazem o rescaldo da mesma :?:

Pensem no assunto... :roll:
 

oliana

Active Member
Ora aqui está um dos meus !
Eu já caí nessa de tentar discutir razoavelmente com outro e este partiu para a ofensa. Não digo quem é . Ele deve andar por aí.
Criticas estupidas a eventos e não só. O mesmo se passa com outras coisas. Marcas e modelos de bikes, peças, acessórios, e outros assuntos.
Resta ignorar e debater o que realmente interessa. Nos rescaldos devemos apenas ignorar essas criticas sem pés nem cabeça, tipo; havia muita lama; tinha muitas subidas; paguei dez euros e não almocei; a organização fartou-se de ganhar dinheiro, e não pagaram impostos, etc.
Achei muito interessante este tópico. Só agora dei o meu contributo.

Vamos responder a quem merece. :lol:
 

grox

New Member
Essas críticas do tipo "havia muita lama" e "tinha muitas subidas" não se compreendem mesmo, pelo menos a quem já pratica este desporto há algum tempo.
Se não gosta do percurso, não vai para o ano.

Mas como organizador já recebi uma chamada, o ano passado, de um participante que telefonou um ou dois dias antes a perguntar se haveria prova e se devolvíamos o dinheiro se chovesse. :shock:

Com participantes deste género, já não fico espantado com as críticas que aparecem...
 

Skyforger

New Member
Dizer mal faz parte da condição humana e está especialmente inerente à nossa portugalidade. Ponto final! É como o colega hMoreno disse por aqui, aqueles que gostaram de determinado passeio ou maratona não se dão ao trabalho de vir aqui demonstrar a sua satisfação, sobrando aqueles que dizem mal...porque sim!

Já participei em diversos eventos e, por exemplo, nunca almocei em nenhum, e isto porquê? Porque a dada altura os passeios e provas de BTT passaram a assemelhar-se mais a uma mega patuscada do que a um acontecimento desportivo. O que me leva a participar num evento deste género é unica e exclusivamente o prazer de andar de bicicleta e descobrir novos trilhos. Pouco me importa a qualidade dos abastecimentos, dos banhos ou do almoço. São questões totalmente secundárias mas que, infelizmente, passaram a ser a essência deste "novo BTT"! A manter-se este panorama, e julgo que já começa a acontecer, os verdadeiros amantes do BTT pela bicicleta, pela liberdade, pela auto suficiência, pela aventura deixam de participar neste tipo de eventos organizados e concentram-se em planear as suas voltas com os amigos ou em participar nos (poucos) eventos onde não se assiste a esta feira de vaidades e mal dizer!
 

A.M.F

New Member
Estou plenamente de acordo,a dizeres que não passa de uma mega patuscada.Neste momento faço 3 provas por ano sem almoço,recorri a andar com os meus colegas aos domingos,quando posso e fica mais barato.
No fundo o que eu quero é pedalar e conhecer novos trilhos,agora banhos e almoços fica para a parte secundaria.
 
grox said:
Essas críticas do tipo "havia muita lama" e "tinha muitas subidas" não se compreendem mesmo, pelo menos a quem já pratica este desporto há algum tempo.

... já assisti um companheiro desistir, pouco depois de partir, de um passeio porque, segundo ele, o terreno (muita, muita lama) "não estava em condições para o BTT".
Eu, claro que não desisti. O resultado foi uma corrente partida e os v-breaks completamente gastos. E claro, muitos kms a empurrar a burra ...
Cuidado, por vezes há muita lama ...
 
Boas

Quanto a mim as críticas na maior parte das vezes são necessárias, mas têm que ser CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, e não críticas destrutivas.

Uma boa crítica por vezes ajuda a quem está à frente de certos eventos, a rectificar e tentar melhorar o que estará mal.

Por isso digo que criticar é salutar, mas saber fazer essa crítica por vezes não está ao alcance de todos, alguns não fazem críticas, o que fazem é MAL DIZER

Um abraço e boas pedaladas.
 
Top