DIY ou Faça você mesmo uma lanterna com Power LED

Denis818

New Member
Boas! Adquiri uma lanterna para a bicicleta de 900lm e tras uma bateria de 4,5V se nao estou em erro. A minha questao e a seguinte: tenho ca por casa uma bateria de um portatil velho, posso tirar as celulas (4), ligar a um conector compativel com a lanterna e ligar directamente a lanterna ou tem de ter algum tipo de limitador ou controlador? Nesta configuraçao as celulas podem debitar 7,4V, posso ligar os 7,4v ou tenho de ligar so os 4,5V uma vez que a bateria que vem com a lanterna tem essa voltagem?

Desde ja obrigado

cumps
 

MikeST

New Member
Bom dia Malta do Pedal!

Tenho que ver mas não tenho tido oportunidade, até porque recentemente tomei conhecimento de uma loja que vende uma grande variedade de componentes electronicos (nomeadamente leds Cree) , pode ser que tenham placas de controlo e me oriente, nem que seja só para on e off a média potência.

Aqui vão as fotos dos componentes da Sigma Karma, desculpem a qualidade quando tirei a foto não tinha camera sem ser a do telemovel.

20120715131333.jpg


20120715131349.jpg


Abraço
 
eu tenho bateria. Led e espelho?!
se alguem me poder ajudar agradecia muito. Lugares onde comprar sobretudo, se quiserem mandem pm sff. agradecia
 

TLouro

Member
Boas pessoas!

Antes de mais, parabéns pelos vossos projetos! vocês são muito à frente!!!

Não percebo nada de eletrónica e tenho um foco XML T6 e respetiva bateria que pifou ontem à noite. De um momento para o outro a luz desligou-se e, quando pus a bateria à carga, o carregador ficou sempre com a luz verde acessa. Depois da carga, continuou a não funcionar. Presumindo que seja problema na bateria, resolvi desmontá-la e pareceu-me que se trata de 4 pilhas 18650, ligadas duas em série e duas em paralelo, com um módulo de protecção. Acertei?





Para resolver o problema pensei em duas soluções:

1.ª Tirar o módulo de protecção e por o conjunto a funcionar sem o mesmo

2.ª Comprar umpack de ligação de baterias 18650 (foto abaixo) e umas quantas baterias 18650 recarregáveis equando uma der o berro é só substituir. Tenho é uma dúvida: o output anunciado da bateria é de 8.4V, mas se ligar duas baterias 18650 em série, o output será de 3.7+3.7=7.4V. Porque é que a bateria original tem anunciado um output de 8.4V?





Agradecia muito as vossas opiniões sobre estas soluções e se funcionam ou não.

Um abraço
 
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TLouro

Member
Boas,

Depois de ter andado ocupado com outras, lá me dediquei a isto e aqui deixo o relato da resolução do problema, para a eventualidade disto interessar a alguém:

1- Efetivamente, a bateria é composta por dois pares de baterias do tipo 18650 e um módulo de proteção, sendo que as baterias de cada par se ligam em paralelo e os dois pares se ligam em série.
2- Afinal o problema não estava no módulo, mas sim num dos pares de baterias que pifou (a voltagem nem chegava a 1V em cada uma das baterias)
3- A resolução óbvia foi tirar as duas baterias estragadas e ligar as restantes duas em serie. Claro que a autonomia passará para metade, mas pelo menos fica a funcionar.
4- A minha dúvida sobre a voltagem é muito básica, mas causa estranheza para quem pouco pesca disto (como eu). O que se passa é que, apesar da voltagem nominal ser de 3,7V por bateria do tipo 18650, a voltagem máxima (quando completamente carregada) anda por volta dos 4,2V, o que faz com que ligando duas em série a voltagem máxima seja dos tais 8,4V (4,2V+4,2V) que vêm referenciados nas baterias dos projetores tipo Magicshine.

Cumos
 

Mox

New Member
Boa tarde !
Não sei se aqui é o melhor sítio para colocar esta dúvida.

Eu tenho uma 1200 Lumen CREE XML T6 LED Bike Bicycle , que supostamente vem com esta bateria : Battery: 8800mA Li-ion (included).

Acontece que eu estava a carregar a bateria e começou a cheirar a queimado e fui ver e estava a sair fumo da bateria.

Abri o involucro e reparei que o circuito que isto trás , que diz : RD-2011 , tem dois pontos pretos , que deverá ter algum componente queimado .

Há possibilidade de arranjar um circuito destes novo ?? ou reparar este ?? , ou alguem sabe a referência exacta deste circuito para procurar na web soluções ?

deixo aqui fotos :
ssl20102.jpg


ssl20101.jpg


ssl20100.jpg


Espero poder ter alguma ajuda , um muito obrigado
 

TLouro

Member
Boas Mox,

Esse componente é um módulo de proteção contra sobrecargas e sobredescargas das baterias. Tenta fazer uma pesquisa com "protection circuit module" ou PCM.

Não te sei dizer a referência exata, mas tens que ter em conta que a constituição do pack da bateria, isto é, 4 baterias tipo 18650, que têm com 3,7V cada, estando ligadas duas em série e duas em paralelo, ficando o pack com 7,4V, (ou 8,4V quando completamente carregado).

Também podes optar por suportes de baterias com o PCM integrado, como este:




Penso que isto funcione...

No ebay há disto a pontapé, mas os PCM propriamente ditos não consegui encontrar, a não ser para uma única bateria.

Cumps


PS: eu não experiência nem muitos conhecimentos disto. Os meus conhecimentos resultam do que tive que investigar para resolver o problema da minha bateria.
 
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Mox

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Muito Obrigado !

Eu vou tentar ver isto , e qual o componente queimado .

vou tentar pesquisar que tipo de pcm isto tem . ou se algum user do forum tiver um pcm que funcione é bem vindo =)

Muito Obrigaado mesmo
 

Mox

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TLouro

Member
MAs mesmo assim , gostava se possível que alguém que perceba bastante de electrónica me diga alguma placa para substituir esta .

Obviamente esse alguém não sou eu ;), mas aparentemente qualquer uma das placas parece dar.

Ainda assim parece-me que o PCM quadrado parece ser mais adequado porque a referência do modelo é 2s2p, isto é 2 baterias em série e 2 em paralelo, e faz especificamente referência aos packs de baterias tipo 18650.

Mas lá está, este meu "parecer" vale o que vale...
 
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Mox

New Member
Obviamente esse alguém não sou eu ;), mas aparentemente qualquer uma das placas parece dar.

Ainda assim parece-me que o PCM quadrado parece ser mais adequado porque a referência do modelo é 2s2p, isto é 2 baterias em série e 2 em paralelo, e faz especificamente referência aos packs de baterias tipo 18650.

Mas lá está, este meu "parecer" vale o que vale...

Obrigado mesmo !
Vou ver isso . aguardo mais uns comentarios do pessoal =)

!
 

dand25

Active Member
pessoal a bateria da minha "magicshine" de um momento para o outro ja so aguenta metade do tempo, ou seja 1h30 ao contrario das 3h que deveria aguentar, so pode ser as pilhas maradas certo? ou pode haver outra coisa? é que estou a pensar em comprar uma bateria nova e queria ver se nao me arrependia, ou seria preferivel apenas trocar as pilhas por por ex mais potentes?
 

brn85

New Member
TLouro,
O que fizes-te às duas baterias que tives-te que substituir?
Não sei como são essas baterias 18650, mas se forem iguais a umas que já abri uma vez talvez possas ver o que se passou com elas.

http://www.pkcell.net/pro-li-polymer2.html

Se tentares abrir a parte de cima da pilha irás encontrar um pequeno circuito de protecção da pilha. Pode estar avariado, mas a pilha em si estar boa.
Podes ver se é essa a situação no teu caso? É certo que vai semi-destruir o invólucro da mesma...
 

TLouro

Member
Boas,

Pelo que sei, os packs de baterias das luzes tipo Cree T6 são constituidas por 2 pares de pilhas 18650 (2 em paralelo + 2 em série), sendo que o circuito de proteção é comum às 4 pilhas e exterior às mesmas (está uma foto no #866). Assim sendo, não deverá haver o circuito de proteção no topo de cada pilha.

No meu caso foi um par de pilhas que foi à vida e liguei as outras duas pilhas em série, mantendo o circuito de proteção. Entretanto encomendei mais duas pilhas 18650 para substituir as que retirei do pack, mas ainda estou à espera que cheguem.

Cumps
 

TLouro

Member
Dand25, no caso da minha bateria, a voltagem oscila entre 8,4V (quando carregada) e 6V e tal (quando descarregada). Abaixo deste patamar o circuito de proteção corta a corrente para evitar uma descarga excessiva da bateria. Acima dos 8,4V é cortada a alimentação para não sobrecarregar a bateria.

No teu caso, julgo que podem ocorrer as seguintes situações:

1-O carregador não está a carregar totalmente a bateria
2-O circuito de proteção está a cortar antes de atingir o limite mínimo
3-Uma das pilhas que constituem o pack (ou as 4) deram o berro

O meu palpite vai para esta última hipótese.

Experimenta a medir a voltagem na bateria imediatamente após a carga completa e após descarregar. Atenção que após a descarga tens que medir antes do circuito de proteção, dado que este vai cortar e a leitura depois do mesmo será 0V. Experimenta ainda fazer a leitura pilha a pilha (os valores deverão ser metade dos que indiquei acima).

Se os valores estiverem próximos dos que indiquei, julgo que será o conjunto das pilhas que perdeu autonomia por degradação. Se encontrares algum valor estranho, poderá ser uma das outras causas que referi.

Atenção, isto é apenas o bitaite de um curioso que não percebe muito disto! ;)

Cumps
 
Boa noite pessoal,

Preciso mesmo da vossa ajuda, passo a explicar:

tenho umas luzes que comprei a algum tempo, e li que era possivel modifica-las e por a dar bastante luz.
O problema é que não sei como, e não sei onde comprar ( o que e preciso). Podem ajudaR?!



As luzes são estas, Sigma Mirage Evo.

Agradeço toda a ajuda dada.

Cumprimentos,
Luis Moreira
 
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