DIY - Endireitar o drop-out

andrextr

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Boas pessoal.

Para endireitar dropouts há varias maneiras: 1) Compram ferramenta própria que custa 60-200€. 2) compram um dropout novo (10-30€). 3) Endireitam com uma chave de fendas enfiada no buraco do drop-out e fornicam a rosca toda. 4) endireitam num torno e fica sempre 2 ou 3º torto 5) Usam um eixo dum cubo velho, ou um varão roscado compativel.

Não conhecia a opção 5) e decidi experimentar ontem para endireitar o meu drop-out que estava ligeiramente empenado já há algum tempo, o que diminuiu muito a performance das mudanças.

Material necessário: Cubo roscado velho.


Basicamente o eixo do cubo enrosca no drop-out. Eu usei um cubo antigo igual ao da foto de baixo, tirei o eixo do cubo, e usei só o eixo, mas podem usar o cubo, ou então compram um parafuso comprido ou um varão roscado, na medida M10 x 1.0mm. Se usarem o eixo do cubo, usem as porcas do cubo para apertar melhor o drop-out contra o eixo senao fica com uma pequena "folga", uma vez que o eixo do cubo é um M9x1.

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Depois é só endireitar à mão! Eu meti a bike virada de pernas para o ar.
Para isso o truque é ver as distancias em que fica o buraco do drop-out em relação ao buraco do eixo da roda da bike, e depois, verificar se o eixo do cubo que enroscaram, vai dar à mesma posição do outro lado da escora.

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Neste caso temos uma hipotética situação de drop-out empenado. Que foi o que me aconteceu. Deve ser a situação mais comum (drop-out empenado para dentro por uma porrada no desviador).

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Outra maneira de fazer isto é colocar por exemplo o eixozinho da chaveta rápida no sitio da roda da bike, e verificar se ao logo do eixo da chaveta a distancia ao eixo do cubo velho que enroscaram é sempre a mesma. Por outras palavras, tem de estar 100% paralelo.

Espero não ter dito nada de errado. No meu caso resultou e fiquei com a transmissão impecável e suave como dantes! Sem desviadores a roçar nos raios!
Fica aqui a dica para quem não conhecia.

Abrç
 
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essence_s

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Bom tópico, sem duvida.
Talvez como complemento fabricar um "apalpa folgas" de maneira a colocar do lado oposto ao do dropout, com os centros rasgados e perfeitamente paralelos ao eixo para ir verificando, em vez de estar sempre com a fita na mão;fica a dica.
 

andrextr

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Sim é verdade um peclise ajuda muito.

Mas atenção! Não basta estarem à mesma distancia. Têm de estar paralelos (no mesmo plano). Pode parecer confuso, mas eles podem estar sempre à mesma distancia mas não estarem paralelos (estamos a trabalhar em 3 Dimensões e não em duas!). O truque aqui é depois de usar o peclise, olhar por cima na vertical, e perceber a olho se os 2 eixos também estão paralelos visto de cima.

No final, confirmem sempre as distancias horizontais e verticais em relação ao eixo da roda para ver se bate certo.

Se for tudo bem feito, o erro final é minimo. Abrç
 

andrextr

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Só mais um pequeno detalhe / correcção.

A rosca do drop-out é M10 (diametro do parafuso) x 1.0mm (passo de rosca).
Eu usei o eixo de um cubo velho M9 x 1.0, que também enrosca no dropout, mas fica com uma ligeira folga (que é resolvida com uma porca de cada lado a apertar o dropout).

Portanto, se não tiverem nenhum cubo velho disponivel, comprem um parafuso comprido ou um varão roscado M10 x 1.0, que é o ideal para enroscar no dropout (não sei é se vai ser facil encontrar M10 com 1mm de passo de rosca).
 
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