Boas pessoal.
Para endireitar dropouts há varias maneiras: 1) Compram ferramenta própria que custa 60-200€. 2) compram um dropout novo (10-30€). 3) Endireitam com uma chave de fendas enfiada no buraco do drop-out e fornicam a rosca toda. 4) endireitam num torno e fica sempre 2 ou 3º torto 5) Usam um eixo dum cubo velho, ou um varão roscado compativel.
Não conhecia a opção 5) e decidi experimentar ontem para endireitar o meu drop-out que estava ligeiramente empenado já há algum tempo, o que diminuiu muito a performance das mudanças.
Material necessário: Cubo roscado velho.
Basicamente o eixo do cubo enrosca no drop-out. Eu usei um cubo antigo igual ao da foto de baixo, tirei o eixo do cubo, e usei só o eixo, mas podem usar o cubo, ou então compram um parafuso comprido ou um varão roscado, na medida M10 x 1.0mm. Se usarem o eixo do cubo, usem as porcas do cubo para apertar melhor o drop-out contra o eixo senao fica com uma pequena "folga", uma vez que o eixo do cubo é um M9x1.
Depois é só endireitar à mão! Eu meti a bike virada de pernas para o ar.
Para isso o truque é ver as distancias em que fica o buraco do drop-out em relação ao buraco do eixo da roda da bike, e depois, verificar se o eixo do cubo que enroscaram, vai dar à mesma posição do outro lado da escora.
Neste caso temos uma hipotética situação de drop-out empenado. Que foi o que me aconteceu. Deve ser a situação mais comum (drop-out empenado para dentro por uma porrada no desviador).
Outra maneira de fazer isto é colocar por exemplo o eixozinho da chaveta rápida no sitio da roda da bike, e verificar se ao logo do eixo da chaveta a distancia ao eixo do cubo velho que enroscaram é sempre a mesma. Por outras palavras, tem de estar 100% paralelo.
Espero não ter dito nada de errado. No meu caso resultou e fiquei com a transmissão impecável e suave como dantes! Sem desviadores a roçar nos raios!
Fica aqui a dica para quem não conhecia.
Abrç
Para endireitar dropouts há varias maneiras: 1) Compram ferramenta própria que custa 60-200€. 2) compram um dropout novo (10-30€). 3) Endireitam com uma chave de fendas enfiada no buraco do drop-out e fornicam a rosca toda. 4) endireitam num torno e fica sempre 2 ou 3º torto 5) Usam um eixo dum cubo velho, ou um varão roscado compativel.
Não conhecia a opção 5) e decidi experimentar ontem para endireitar o meu drop-out que estava ligeiramente empenado já há algum tempo, o que diminuiu muito a performance das mudanças.
Material necessário: Cubo roscado velho.
Basicamente o eixo do cubo enrosca no drop-out. Eu usei um cubo antigo igual ao da foto de baixo, tirei o eixo do cubo, e usei só o eixo, mas podem usar o cubo, ou então compram um parafuso comprido ou um varão roscado, na medida M10 x 1.0mm. Se usarem o eixo do cubo, usem as porcas do cubo para apertar melhor o drop-out contra o eixo senao fica com uma pequena "folga", uma vez que o eixo do cubo é um M9x1.
Depois é só endireitar à mão! Eu meti a bike virada de pernas para o ar.
Para isso o truque é ver as distancias em que fica o buraco do drop-out em relação ao buraco do eixo da roda da bike, e depois, verificar se o eixo do cubo que enroscaram, vai dar à mesma posição do outro lado da escora.
Neste caso temos uma hipotética situação de drop-out empenado. Que foi o que me aconteceu. Deve ser a situação mais comum (drop-out empenado para dentro por uma porrada no desviador).
Outra maneira de fazer isto é colocar por exemplo o eixozinho da chaveta rápida no sitio da roda da bike, e verificar se ao logo do eixo da chaveta a distancia ao eixo do cubo velho que enroscaram é sempre a mesma. Por outras palavras, tem de estar 100% paralelo.
Espero não ter dito nada de errado. No meu caso resultou e fiquei com a transmissão impecável e suave como dantes! Sem desviadores a roçar nos raios!
Fica aqui a dica para quem não conhecia.
Abrç
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