Discos a roçar nas pastilhas

Kamoes

Active Member
O TheTraveler tem razão!

Shimano é para levar óleo mineral!

Depois digam que têm fugas e por aí fora...

Garantia nos travões... se existia, já ardeu!

Abraço ;)
 

LGMOTA

New Member
Pois é, amigo Filipe07, acho que podes encomendar uns travões novos, ou então reparar esses (trocar todos os vedantes), pois os travões shimano só utilizam oleo mineral. O oleo DOT4 é muito agressivo, ou os travões estão preparados para esse oleo, ou então...., já fiz mer......
 

LGMOTA

New Member
Pois é, amigo Filipe07, acho que podes encomendar uns travões novos:mad:, ou então reparar esses (trocar todos os vedantes), pois os travões shimano só utilizam oleo mineral. O oleo DOT4 é muito agressivo, ou os travões estão preparados para esse oleo, ou então...., já fiz mer......:confused::confused::confused:
 

JoãoLopes

New Member
Tenta retirar o oleo todo e sangrar novamente mas agora com mineral! pode ser que não tenha feito mal... Uma seringa, um tubo fino (por experiência um tubo das bombas de ar dos aquarios) e oleo mineral shimano ou então oleo LHM da Citroen ( vende-se em hipermercados)! Retira o oleo totalmente antes de por o novo . . .
 

Filipe07

New Member
Eu estava equivocado. Pensava que os travões era Shimano. Afinal são Stroker Trail.
Peço desculpa pela confusão que provoquei.

Boas pedaladas.
 

meggi1984

New Member
Boas ppl tenho um problema parecido na minha e para nao abrir um novo topico escrevi aqui a minha bike kuando curvo com alguma velocidade tb roçam os calços nos discos mas e so a curvar ao plano ao fundo e ao cima nunca dei conta disso mas a curvar roça bue e ja desmontei a roda meia duzia de vezes ja ando a muito tempo no btt mas normalmente kuando tenho problemas vou ao mecanico mas axo k ja basta tb tenho k aprender umas coisas alguem me podia ajudar a solucionar o problema ou k tenham tido o mesmo problema tenho uns xt hidraulicos de 2009.
 
N

nmiguelcosta

Guest
Disco a raspar

Boas tardes

Queria esclarecer uma duvida. O disco da roda de trás, está a raspar no proprio travão.

http://img33.imageshack.us/img33/5/bicicleta001resize.jpg

Os travões são Tektro (Berg Trailrock 1.0) e os 2 discos são de 160.
No travão da frente tem as indicações A_F160/R40 e no de trás A_F180/R160.

A que correspondem estes valores? Será por isso que esta a raspar? O que posso fazer para o evitar?

Nuno
 

PEBtt

New Member
Boas
provavelmente o travão não esta bem "centrado" para resolveres o problema tens que desapertar o parafuso que se situa por cima de onde esta raspado e empurrar para o lado
 

victor68

New Member
Boas,

1º - Alivia os parafusos dos adaptadores ( peças que estão entre os bombitos e o quadro/suspensão ).

2º - pressiona a manete do travão e ao mesmo tempo aperta os parafusos dos adaptadores.

As indicações que tens nos adaptadores é A_F160/R140 - Frente ( Front ) discos 160mm ; Traseira ( Rear ) discos 140mm, ou seja, o mesmo adaptador dá para disco 160 na frente e 140 na traseira.

Um Abraço,

Victor F.
 
Tendo em conta que esses travões são mecanicos e não hidraulicos, e é como se tivessem so um piston, ou seja, só de um lado é que a pastilha recolhe, do outro tem que ficar praticamente encostada ao disco faz o seguinte:
do lado de dentro da bomba (encostado aos raios) tens um parafuso que empurra a pastilha mais para junto do disco, dá para ai meia volta ao parafuso e de seguida faz quilo que os users em cima falam. Possivelmente teras a pastilha do lado da roda gasta e a outra pastilha ao travar empurra-te o disco para a bomba, daí rossar-te no disco. Não tem nada a ver com os adaptadores, eu tive uns travões precisamente iguais a esses e funcionavam perfeitamente, de vez em quando tem é que ser ajustados consoante o desgaste das pastilhas.
 
Mesmo com o disco empenado (se não for demasiado), neste tipo de travão, dá para colocar o travão funcional sem que ele raspe no disco. Eu tenho os discos um pouco empenados, agora tenho travões hidraulicos e mesmo assim as pastilhas não raspam nos discos.
 
N

nmiguelcosta

Guest
Passei a tarde toda de sabado de volta da bicicleta (quem não sabe, um simples centrar do disco, tornasse quase épico :p)

Consegui colocar tudo centrado, sem raspar. desmontei o adaptador, pinça e pastilhas.
Agora o problema é que não trava nada.

Qual é a melhor maneira de afinar a travagem?
Apertar o disco fixo ao maximo antes de raspar no disco e efectuar novamente o reaperto dos parafusos do adaptador com a manete a fundo?
 

master_6319

New Member
caros amigos,
Precisava de umas dicas sobre o porquê de ao fim de +/- 30kms o meu disco traseiro (hidráulico) começar a fazer uma chiadeira enorme; se o borrifar com água a chiadeira pára mas por pouco tempo; o que se passa com ele? São os "Avid Juicy Three".
Obrigado.
 

MRocha

New Member
Para o nmiguelcosta:
Instruções de montagem e afinação(para shimano mecânicos, que são parecidos) neste link.
http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/Deore/DiskBrakeSystem/SI-8C90E-Po_v1_m56577569830604590.pdf

Basicamente, tens que aproximar a pastilha fixa ao disco, quase até roçar e só depois afinas o cabo que faz mover a pastilha móvel.



Para o master_6319:
Não terás as pastilhas contaminadas com óleo? Experimenta tirar as pastilhas, limpar com alcool, diluente celuloso ou acetona, lixar e voltar a montar. Se não estirem gordurosas, mas tiverem um aspecto vidrado, a solução é a mesma. Nem sempre resulta, mas, na pior das hipóteses, aproveitas para ir treinando a pôr e tirar pastilhas para quando comprares umas novas.

Também pode ser um simples azar; às vezes certas combinações de pastilhas/discos/pinças/suportes/escoras do quadro têm tendência a vibrar numa frequência estranha que resulta numa chiadeira terrível.
 
Top