Discos a roçar nas pastilhas

Marreiros

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Os meus rotores da Hope Mono Mini Pro estão um bocado empenados (ligeiros desvios) e consigo colocar a trabalhar sem roçar nas pastilhas. Basta um bocado de paciência e tempo para centrar tudo. Mas admito que quando as pastilhas são novas e aquilo está bem justo não é tarefa fácil. ;) Mas com um pouco de paciência chega-se lá.

Farto-me de pôr e tirar as rodas para transportar a bike no carro e zero problemas com as pastilhas a tocarem nos discos.
 

fitty77

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Eh pá, pois, a falta de tempo obriga um gajo a desenrascar-se de formas mais habilidosas mas menos apropriadas. Eu que o diga. Também tenho os R1 e o problema de haver um dos pistões que sai mais que outro repete-se em ambos os eixos.... Como não tenho tempo (e quando tenho, confesso que me relaxo um pouco para a coisa) ainda não consegui fazer oque o amigo Batas menciona. Mas essa é a solução (espero eu) para esse problema.

Como ainda não o fiz, e gosto de andar com as rodas livres de atrito, dá um pouco mais de trabalho a centrar a pinça, mas consegue-se. O problema é que se um dos pistões não sai, não se pode usar o método de centrar a pinça com o disco pelo método que muita gente usa, ou seja, desapertar a pinça, travar e apertar de novo. Quase de certeza fica a roçar. Assim, tem que se ter paciencia e ajustar a pinça sem travar... É uma banhada porque quando se trava isso vai obrigar o disco a empenar temporariamente (perdendo algum poder de travagem) mas como os R1 têm power que sobra, isso não é problema.

Quando se colocam pastilhas novas então, é para esquecer, aquilo fica sempre a travar (não é a roçar, é mesmo a travar). A solução, como os R1 não têm ajuste do encosto das pastilhas, e isto é feito automaticamente, passa por colocar duas lâminas finas, uma de cada lado do disco, entre este e as pastilhas (se se conseguir, mas com algum jeito aquilo vai lá) e ilude-se o sistema, manda-se duas ou três bombadas fortes na manete, e em principio consegue-se espaço para aquilo trabalhar em condições. Se não, é como o MArreiros diz, lixa nas pastilhas e pronto....

Mas esta questão, nos Formula, não é defeito, é mesmo feitio. Antes destes tive uns Oro Bianco e era exactamente a mesma coisa... O que é que me levou a comprar novamente Formula? Adoro-os... mas esta questão por vezes é mesmo irritante.
 

Ventura

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Vamos lá vêr se ajudo alguma coisa, o que o rucaf3 chama de bombito eu chamo de pinça e é a peça "toda" que está ao fim do cabo hidraulico (extremidade oposta á manete é claro), depois tens os bombitos que são 2 (neste caso) pequenos embolos que ao apertar a manete aproximam as pastilhas do disco, neste caso o que na minha opinião deverias fazer seria mais ou menos o que o rucaf3 referiu no post dele, resumindo seria:

Desapertas a pinça do apoio e com muito jeitinho afastas as pastilhas um da outra, normalmente usa-se um cunhazinha de plastico propria para isso mas se não tiveres podes fazê-lo com uma faca e com cuidado para não danificares as pastilhas, de preferencia (eu faço isto quando me acontece a mim) usa algo mais espesso que o disco e vai dando uns apertos á manete para ajudar no recuo dos bombitos, quando vires que já estão afastados o suficiente (comprovas no disco verificando que este entra com "bastante" folga entre as pastilhas) apontas de novo a pinça no apoio (vê se as anilhas estão bem posicionadas) e apertas quase até ao fim mas deixando alguma folga depois vais fazendo a roda girar e dando alguns apertos firmes á manete (inicialmente como mexeste na posição dos bombitos vai-te parecer que a manete vem muito atrás) até que depois de repetires esta operação 3 ou 4 vezes a posição da manete vai ao normal e irás fazêr isto uma vez mais deixando a manete premida e dando o aperto final, assim deve ficar bem afinado (atenção, faz isto com a bicicleta ao alto e a direito).

Não desapertes mais parafusos a não sêr os dos apoios das pinças, não precisas de o fazêr caso contrario podes ficar com um nivel de oleo no sistema baixo ou com ar e assim sendo tens que sangrar os travões!


Uma coisa, se travares quando estiveres sem roda aproximas os bombitos e eles não recolhem devidamente, talvez seja esse o teu problema por norma tens que centrar a roda quando a tiras mas tambem não é assim uma flôr de estufa!
Espero têr ajudado alguma coisa!
 
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serrano+1

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Obrigado aos que me têm tentado ajudar.

Ventura, é necessário tirar a roda fora da bicicleta ou só desencaixá-la?
Tenho que tirar o bombito fora, ou seja, desapertá-lo totalmente ou só de maneira que fique solto?

Fiquem Bem!;)
 
Para os pequenos ajustes desapertas o suficiente para que a pinça se consiga movimentar de um lado para o outro... (normalmente pouco mais de uma volta)
 

Batas

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Ter sempre em mente que o objectivo é existir espaço entre os calços e o disco quando não se trava. O melhor é apontar para um local luminoso e ver luz a passar entre ambos.

O meu R1 traseiro:

10f3vwh.jpg
 

serrano+1

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E ao travar os calços não se vão auto ajustar ao disco?

Ou seja, esse espaço que se vê na foto, a partir da travagem não diminui?
 

serrano+1

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Boas!

Já fiz o que me têm indicado.
De facto os calços afastam-se quando lá introduzo algo mais espesso que o disco.
Mas quando introduzo o disco, ponho a roda a andar e travo, o espaço volta a diminuir e dá-se o ligeiro roçar dos caçlos no disco. Deve ser o auto-ajuste a funcionar.
Isto é normal ou estarei a falhar em algo?
Para mim os calços não deviam roçar nada no disco, certo?

Fiquem bem!;)
 

Batas

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Certo. Estás a falhar em algo. Tanta coisa que pode estar a acontecer...

Depois de travares volta a centrar a pinça de forma a veres luz a passar entre ambas as pastilhas e o disco. Faz rodar a roda e vê se o disco tem empeno.
 

serrano+1

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Certo. Estás a falhar em algo. Tanta coisa que pode estar a acontecer...

Depois de travares volta a centrar a pinça de forma a veres luz a passar entre ambas as pastilhas e o disco. Faz rodar a roda e vê se o disco tem empeno.

No teu caso, fica sempre esse espaço entre os calços e o disco, que se vê na foto?
 

clms

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boas

eu com os meus deore também tive uns problemas de roçar e o que fiz foi o seguinte

retirei a roda, empurrei o bombitos para trás, colei uma tira de fita cola nas duas partes do disco, voltei a montar a roda, coloquei o disco de forma a que as pastilhas apertassem o disco na zona da fitacola e depois com a tampa do oleo aberta foi dar umas bombadas no travão, com ele desapartado, depois a travar apertei os parafusos dos"bombitos" seguidamente fechei a tampa do oleo na manete e retirei a fitacola do disco e ficou bom

não sei porque mas só precisava de fazer isto à frente, va-se lá saber porquê

cump
espero ter baralhado
 

Filipe07

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Malta, estou com um problema.
As minhas pastilhas estavam a "roçar" no disco. Desmontei a roda, tirei as pastilhas para ver se eram os êmbolos que estavam presos e não recolhiam. E ao fazer isto, apertei a manete até ao fim algumas vezes. Deu impressão que um embolo saiu demais e agora, embora já tenha empurrado o embolo para dentro, o travão perdeu a força toda, como se não tivesse óleo suficiente. Mas não vi sair óleo nenhum do circuito. Isto já aconteceu a alguém? O que me dizem os especialistas? Coloco mais óleo no circuito?
Boas pedaladas.
 

essence_s

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Não precisam de sangrar os travões cada vez que os apertam sem a roda no sitio.Basta pegar numa chave de fendas e abrir as pastilhas ligeiramente ,depois é colocar a roda no sitio , travar e ver se ficou em condições.Caso contrário , repetir a operação.
 

JoãoLopes

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O embolo sai em demasia e há perda de oleo na pinça ou entrada de ar, é o suficiente para o sistema perder pressão!

P.S. Essence caso seja apenas um bocado tens razão, mas para perder força na manete o filipe fez como eu, abusou :D
 
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Filipe07

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Os travões são shimano slx. Bem, para já está resolvido. Comprei óleo D.O.T. 4 Redex (€5) e uma seringa. Injectei óleo pela purga com cuidado para não deixar entrar ar. Voltaram ao sitio. Mas não enchi demais, ficaram a travar mais ou menos a meio curso, e agora já não tocam nos discos. Com isto tudo deve ter entrado um pouco de ar porque sinto que estão mais "esponjosos" do que o travão de trás. De qualquer forma, para já está bom. Daqui a 3 meses faço a revisão gratuita da Decathlon e eles afinam tudo.

Agora há uma coisa que me intriga. Para onde foi o óleo que saiu do circuito? Ele não saiu cá para fora.

Boas pedaladas.
 

TheTraveler

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Os travões são shimano slx. Bem, para já está resolvido. Comprei óleo D.O.T. 4 Redex (€5) e uma seringa. Injectei óleo pela purga com cuidado para não deixar entrar ar.

Já agora, porque é que não puseste líquido de lavar a loiça em vez de pores DOT4?...
 

TheTraveler

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Mas ao menos experimentavas qualquer coisa nova. Já que não te importas de estragar os vedantes internos do circuito hidráulico ao misturar DOT com óleo mineral...
 
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