Discos a roçar nas pastilhas

pedro.m.reis

New Member
Avid Elixir 5: O disco bate nas pastilhas

Viva pessoal.
Na minha bike estão montados uns Elixir 5. Ora a minha dúvida é se o disco deve roçar nas pastilhas ou não... No meu caso roça ligeiramente, mas o suficiente para a roda parar se for girada lentamente. O meu colega de passeio diz que é normal haver algun contacto.
Pesquizando no Forum já centrei as pinças como é explicado, isto é desapertando os parafusos, apertar manete e tornar a apertar. Ficou na mesma.

Gostava me dessem a vossa opinião sobre o tema: deve a roda girar livremente ou é normal haver um certo contacto?

Obrigado.
 

C.Orelhas

New Member
Pelo meu conhecimento acho que ao roçar não irá fazer mal, pois quando a pastilha começar a gastar não irá acontecer isso.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

o disco pode roçar, mas o ideal é que não o faça. Às vezes é complicado, porque a maioria dos discos até vem empenada sendo praticamente impossível garantir que o disco nunca toca na pastilha em toda a superfície.
Eu quando monto travões perco o tempo que for preciso para que não rocem nunca, isto pode demorar 2 minutos ou 40, depende da distância entre pastilhas e do grau de perfeição que se quer.

Um truque: usa uma folha branca no chão (ou atrás da pinça) para se ver bem o espaçamento pastilhas/disco e centrar visualmente a pinça.

Jepas
 

pedro.m.reis

New Member
Ou seja, não é "normal" haver toque. É importante eu saber isso antes de levar a bike à loja que montou os dito cujos.

Obrigado pelas dicas!
 

pre_historico

New Member
se roçar não é «óptimo» mas é aceitável desde que não trave a roda de foma perceptível

o jepas já disse tudo: desempena o disco,centra as pastilhas e à primeira volta no mato, o primiero toque de um ramo, uma queda ou seja o que for, volta a descentrar as pastilhas.

podes então, voltar a repetir o processo. é uma questão ao critério de cada um.

eu prefiro um ligeiro roçar mas com as pastilhas perto do disco do que não roçar mas ter as pastilhas mais afastadas do disco
 

golias

Member
...

acho que deves andar primeiro algumas vezes e depois tratar disso.
assim corres o risco de ir à oficina e passada uma volta estar na mesma.
deixa acamar primeiro.

...
 

pedro.m.reis

New Member
Bom, o que é "travar a roda de forma perceptível"? :) A roda gira mas quando está a parar, para abruptamente ou invés de fazer o "balancear" até parar... Não sei se estou a conseguir explicar bem :)

E normalmente quanto tempo demora a acamar? A montagem só tem uns 200km, mas não deveria estar acamada?
 

gotak

New Member
bem eu tinha um problema e o que me foi aconselhado, é o seguinte, o espaço entre a escora e a roda, era pequeno para por pinça ou seja, tive de remover 1mm no quadro, e ficou a bombar, poderá ser isso ?
 
Se há contacto permanente ou tens a afinação mal feita ou existe um problema com a recuperação dos bombitos ou da manete.
Se há contacto periódico, tens o disco empenado, o que é perfeitamente normal, tendo em conta que isso vem dentro de um contentor, num barco durante 60 dias e é tratado a pontapé até chegar à loja.

Portanto:
hipótese 1 - Fala com o teu mecânico
hipótese 2 - desempena o disco (deve haver "como fazer" aqui no fórum)

VT
 

JMCM

New Member
Uma achega, as pastilhas mesmo em novas têm uma folga que permite não tocarem no disco, essa folga é visível, especialmente com uma folha branca por trás. Deves desapertar os dois parafusos encostar a pastilha de dentro ao disco, para ficar paralela e afastar um pouco mantendo o paralelismo.

Se as duas pastilhas estiverem permanentemente a tocar no disco, mesmo desapertado e encostando para garantir o paralelismo, os pistons não estão a recuperar, leva ao mecânico.

Se a roda tem um tocar intermitente... tens um empeno no disco, experimenta a tirar o disco rodá-lo e apertar novamente com uma chave dinamometrica, não te esqueças de pôr Loctite (aquela cena azul...) nos parafusos para não desapertarem.
 

RicardoCupra

New Member
boas

Se as duas pastilhas ficam em permanente contacto com o disco, com força suficiente para abrandar a roda o problema deve ser de recuperação de bombitos...

com 200kms isso ja devia ter acamado digo eu...

abraços boa sorte..
 

alpl

Member
Boas,

tambem estou com o mesmo problema com uns AVID Elixir 5, a roda da frente roça no disco, neste caso estou a usar um adaptador shimano IS 160, já que a suspensão também é IS, não será por isso que roça, deveria usar um adaptdor AVID?
já agora existe adaptadores Avid 160?
 
Last edited:

EOREOM

New Member
Sim existem adaptadores IS avid 160!
Mas não sei se sera por ser um shimano que o disco roça! podera ser simplesmente por estar mal afinado se toca "todo" em um lado ou se roça espaçadamente pode ser o disco empenado, é frequente os mesmos empenaren quando ganham grandes aquecimentos!
Os meus quando novos tbm roçavam,mas era só empeno!
Se for só empeno põe a roda a girar livre e vais observando quando roça e desempenas o disco com a mão!
 

alpl

Member
Os discos estão novos, só se empenaram pelo caminho na transportadora.
Deve estar é mal sangrado, ou precisa de acamar... ou outra...
 

ivosilva83

New Member
vou aproveitar este tópico sobre discos para perguntar:

estava a dar um jeito nuns travões de um colega na qual ele deitou spray da corrente para os discos e agora aquilo chia por tudo quanto é sítio o pior é que não travam nada.

já limpei os discos com spray de limpeza e lixei as pastilhas mas continua na mesma.

será que o spray entranhou nas pastilhas e/ou discos e já ñ á nada a fazer?


estava a pensar limpar os discos com aquele esfregão verde de limpar tachos com um bom produto.

que acham melhor: álcool, sonasol ou desengordurante ?

ou em caso extremo lixar os discos? acham que vale a pena?

quanto as pastilhas vou lixa-las mais um pouco para ver se se resolve.


caso o barulho persista acham que vou ter que trocar discos e pastilhas ?
 

Ricardo Portela

New Member
Podias lixar as pastilhas e os discos, depois disso álcool com fartura e um papel seco.
Poderiam ir ao lugar.. mas só com muito pó talvez acamassem, tempo de chuva não ajuda nada.
A melhor solução é pastilhas novas e limpar tudo muito bem para retirar os resto.

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