Olá malta!
Obrigado pelos comentários e visitas a este tópico,espero ter ajudado alguns de vocês a ganharem ideias para mudarem as vossas montadas para melhor e assim disfrutarem ainda mais deste maravilhoso desporto que todos adoramos.
A Four não tem tido ultimamente o uso que eu gostaria,porque o Verão tem ido quente e eu por alguma razão dou-me mal com o (muito) calor.Mas ainda assim nestes últimos domingos aproveitei as raras folgas ao domingo sem provas de downhill para fazer uns passeios organizados aqui por perto,a semana passada a 5ª Rota das Fontes em Alcanhões (Santarém) e hoje o Morcegos Btt em Arrimal (Porto de Mós).Em ambos fiquei muito desiludido com o percurso,não passando de largos estradões sem nenhuma dificuldade técnica,monótonos e aborrecidos.Valeu hoje a companhia de amigos e as paisagens da Serra dos Candeeiros,mas é triste constatar no que se tornaram alguns passeios,uma espécie de cicloturismo rural que de btt pouco tem.
Mas para divagar sobre isso existem outros tópicos!
A Four tem tido pouco uso mas as "mutações" não têem parado,umas pela maldita febre do peso (haverá cura?),outras por experimentar coisas novas.
Como por exemplo...
Quando a "corrida ao armamento" manda pôr 10 velocidades,"I go back" e altero a minha cassete XT para 8!
Aqui há tempo ao folhear uma revista Mountain Bike Action com alguns anos deparei-me com a bike do piloto Liam Killeen,inglês que na altura corria pela Specialized.O jovem tinha a cassete exactamente assim,sem o carreto 11 e com um espaçador do lado dos raios.Ora o que se ganha com isto?Uma melhor linha de corrente,permitindo usar mais a talega sem atravessar tanto a corrente.Para mim,que practicamente nunca uso o 11,o 12 serve perfeitamente e tenho assim uma transmissão mais utilizável.
Isto porque também mudei...
Pedaleiro Aerozine X12SL
Esta mudança foi mais para poupar peso,encontrei esta pedaleira ao preço "da uva mijona" na Fizzbikes e achei aqui uma bela maneira de poupar 120 gramas.Se os reviews deste componente nem sempre são os mais favoráveis,destacando a flexão dos cranks e os problemas com eixos,a mim isso pouco me preocupa.Dificilmente acharei os cranks pouco rígidos,pela minha maneira de pedalar mais em rotação,e como guardei a Truvativ,se aparecerem problemas ela voltará.Comprei uma pedaleira com rolamentos de cerâmica pelo preço que custam só os rolamentos...tinha de experimentar!
O peso na foto é com todo o conjunto,incluindo as 3 anilhas espaçadoras para caixas pedaleiras de 68mm,a minha é de 73mm,levou apenas uma (menos 6gr) e a cremalheira 44 (80 gramas) foi trocada por uma MSC de 42 (61 gramas).Portantos...728 gramas no total,e uma relação de 42-12 como a mais pesada,muito mais adaptada às minhas necessidades,e ainda uma outra pequena vantagem,a talega mais pequena permite passar mais facilmente obstáculos como troncos caídos ou pedras sem lhe tocar.Porreiro,pá!
Além da pedaleira encontrei também barato um conjunto de espirais e cabos de mudanças da Nokon (30€) e resolvi experimentar se realmente melhoram o desempenho das mudanças.Posso dizer que no curto período em que experimentei ainda não achei nada de diferente,mas pior não é.Alguns queixam-se dos barulhos que este sistema faz,mas nada que não se resolva com um spray de teflon,coisa que ainda não precisei.
Resumindo:
Com estas alterações o peso baixou para 10,120kg,e quando me preparava para fazer o "assalto final" aos 9,990kg,num ataque de febre "weightweenie",lembrei-me que há tempo que não punha liquido selante nas rodas...fui verificar e realmente estava a precisar,e lá voltou aos 10,200kg.Por aqui ficará até sabe-se lá quando,porque estas febres vêem em qualquer altura! Basta uma mudança de pneu de trás para algo "superlight",trocar o selim pelo SLR da bike de estrada e receber os parafusos que faltam (nem me lembrei de mencionar isso,estão por aqui algures uns parafusos de titânio novos!) e a terrível barreira psicológica dos 10kg será quebrada.Para os menos atentos,o quadro desta bike pesa cerca de 2,6kg com amortecedor,mas NÃO,não estou interessado em mudar.I love my Kona!
Hoje em Arrimal,parado no abastecimento,porque os passeios são para passear...certo?
Novidades em breve!
Boas pedaladas para todos,malta! :yeah: