Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,280kg

Nozes

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Oh amigo iloper,não é difícil chegar aos 9.9kg,até sei muito bem o que mudar,mas não é de todo uma prioridade,a bike está já leve o suficiente,e os cerca de 400€ que ia gastar para lá chegar dão jeito para outras coisas...
Ainda pensei ir à maratona do Festibike,mas 80km de estradões não é para mim,eu quero é singletracks bem "retorcidos"...
Há pouco ia a passar ali no tópico da bike de um "vizinho",que se queixava de haverem por aí bikes com pesos difíceis de acreditar...realmente é verdade :mrgreen:
 

Nozes

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Mais umas fotos...

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Ontem aproveitei que a lama aqui na zona está a secar rapidamente,e fui dar umas pedaladas que serviram para tirar mais umas conclusões sobre as últimas alterações:

:arrow: Os pneus Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evo agarram mesmo muito bem,têem muito boa aderência a curvar,mas em piso duro e principalmente em alcatrão são umas autênticas ventosas...em princípio ficarei com eles para provas de xc com piso solto em que seja preciso muita aderência,e procurar diferentes soluções...já tenho algo em vista,que não há por cá :wink:

:arrow: Os punhos Bontrager XXX Lite são mesmo muito finos,ontem andei sem luvas,e embora sejam confortáveis,para quem vem de uns punhos grossos deve ser difícil de habituar.Ideias para quem tenha as mãos pequenas,como eu.

:arrow: Os travões Hygia Usagi cumprem a sua função,e embora nunca tenha testado a "concorrência",como Magura Marta ou Formula R1,acho que na relação preço/peso/funcionamento são mesmo os melhores.Em situações mais "extremas" um pouco mais de potência era bem vindo,mas vou testar outras pastilhas,já que são compatíveis com Shimano,já que estas não me parecem ter a "mordida" ideal.

:arrow: Magura Durin Race: A melhor suspensão que já usei,tem uma leitura do terreno impressionante,e mesmo assim não bombeia muito.Ando sem o bloqueio no guiador,usarei um Poploc da Rock Shox em competição,o bloqueio da Magura é no mínimo mal desenhado,não compreendo como fizeram uma suspensão tão boa e depois um bloqueio tão frágil e pouco ergonómico...

Quanto ao peso,a agilidade que a bike ganhou é impressionante,dou por mim a pedalar em relações mais pesadas que o costume,e não só a subir,é extremamente fácil ganhar velocidade à saída de curvas,e manobrar em sítuações mais técnicas é uma questão de se pôr a bike onde se quer,o guiador largo também ajuda aqui muito.

Por falar em guiadores largos,custa-me a crer como ainda existe tanta gente a usar guiadores estreitos,muitas vezes sacrificando controlo,capacidade de respiração e conforto apenas pelo peso...e porque o vizinho disse para cortar.Há que pensar mais além,o que é bom para nós não é necessariamente bom para os outros,e neste caso por exemplo quem tem medo de descer pode beneficiar e muito com um guiador mais largo.É a minha opinião.

E agora desculpem lá mas vou dar mais umas pedaladas... :D
 

Iloper

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Só agora vi estas considerações..

Vejo que te rendeste ao Rocket Ron. Só usando se percebe como aquele slick consegue agarrar tanto. Deve ser borracha de F1... :D
Quanto à Magura, sempre gostava de experimentar isso. Essa marca tarda em entrar bem no mercado apesar de quem tem falar sempre muito bem.
Punhos? Em vez de ir logo para o peso pluma devias ter experimentado os X em vez dos XXX. Têm mais espuma(são os que eu uso)

Quanto ao peso? tá excelente para uma bike que toda a gente diz que tem um quadro pesado. BLASFEMIA! aqui se vê onde ela chega facilmente. E se montasses uma SID das velhotas perdias logo 500g.. Perdias era conforto, capacidade de lidar com terrenos mais complicados, etc.. Assim tá optima.

PS: Esse controltech é LINDO. Mas um recto dava-te mais capacidade de aceleração em subida :wink:

Continuo a dizer que tens uma Grande bike! Continua!
 

Kamoes

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Boas,

Nozes:

Primeiro que nada, muitos parabéns porque gosto muito da tua kona :mrgreen:

Tá muita linda por acaso... .o peso... o peso nem comento! Tá um estrondo! E tudo com peças "normais"... esse quadro deve de ser bem leve.

Agora podias-me esclarecer em relação a isto?

Nozes said:
A Durin é uma classe à parte,muito superior à Sid em muitos aspectos!

Em que aspectos? Eu quiz comprar uma Durin, e não comprei por causa do preço... porque também estava na minha lista, acima da SID( race, que acabei por comprar)



Agora fora disto, penso que trocar de guiador para um recto também ia ajudar muito nas subidas... mas isso pernas já o Nozes deve ter, e de qualquer maneira é inegável que um guiador elevado é muito mais seguro para descer.

E ir fazer AM com uma bike de guiador recto? :mrgreen:

Abraço,
Marco Camoes.
 

Nozes

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Olá Marco!

A Durin é superior à Sid por exemplo em rigidez,melhor aproveitamento do curso,absorção dos impactos pequenos (na Sid para ter esta sensibilidade tinha de andar com sag de cerca de 30%,além de mais leve,também...posso dizer que não pensei que fosse assim tão boa,mas é!

Quanto ao guiador,são várias as razões para usar este Controltech.A largura e elevação ajudam no controlo e conforto,mas também a não estranhar a posição quando pego na bike de DH.Quanto às subidas,não saio prejudicado,porque pedalo maioritariamente sentado e em rotação,e a maior largura do guiador ajuda a fazer de "alavanca" quando pedalo de pé.Esta é outra vantagem que quem usa guiadores estreitos não beneficia...mas tudo isto são pormenores que se aprendem tomando atenção às nossas necessidades pessoais,e não ao que está "na moda",ou que o "melhor lá da rua" usa...eu sei o que preciso,e aprendi-o nestes muitos anos de btt a sério por esses montes e vales deste país! :wink:
 

Kamoes

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Re:Diferente para melhor: Kona Four Deluxe by Nozes 10,420kg

Obrigado pelo testemunho Nozes :wink:

Só não comprei a durin porque na altura eram mais 200€que a SID, e esse dinheiro não o tinha :mrgreen:

"Acabei" por comprar a SID e tou muito contente, comparada á velha que era só de molas é 10000% melhor.

Mas tu com outras bases de comparações tens uma ideia diferente da minha, lá está. A experiência! :wink:

Eu que acho a SID bem sensível e ando com sag nos 20%... e para ti tinha de ser 30 e consegues ter melhor sensibilidade com a Durin. :D

Progressividade é uma coisa que gosto na SID que tenho, não a esgoto mas amortece bem.

Ideias diferentes, pessoas diferentes :wink:

Mais uma vez parabéns pela bike porque tá excelente ;)

Boas andanças em cima da bicha,
Marco Camoes.
 

Nozes

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Olá pessoal!
É verdade,já há bastante tempo que não mostrava aqui as novidades da minha montada...
Este Inverno não andei tantas vezes como gostaria,mas mesmo assim já fiz uma prova de XC do Regional de Santarém,e com um bocado de sorte ainda consigo meter uns kms decentes para me aguentar na Maratona de Idanha a Nova,assim como em mais algumas provas que caibam no meu calendário,muito apertado devida às provas de DH...

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Tenho tentado contrariar a "doença do peso",mas pouco tenho resistido :D ,e de tempos a tempos lá dou por mim à procura de uma peça ou outra mais leve,mas sempre tendo em conta a resistência e eficiência...é divertido encontrar coisas diferentes para montar,e ficar com uma bike leve mas discreta e utilizável em qualquer circunstância...e sem gastar rios de dinheiro!É esse o meu objectivo principal.

Algumas das últimas alterações:

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Corrente MSC (YBN) autolubrificável (vamos ver o que isto dá...),fita autocolante 3mm no lugar do protector de escora,discos Hope flutuantes 160mm + parafusos em titânio.

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Travões Hayes Stroker Gram-Manetes em carbono,todos parafusos em titânio,tacto excelente como os Stroker Trail que vieram substituir.

Além de estas alterações,outras estão em estudo...mas para já,e visto que o tempo melhorou,é altura de disfrutar ao máximo!

Lista dos componentes actuais:

Quadro: Kona Four Deluxe 2008,18",Fox RP2
Suspensão:Magura Durin Race 2009
Direcção:Crank Brothers DirectSet
Avanço: Sunn Elitis 100mmx25.4
Guiador: Control Tech carbono 25.4x660mm
Punhos: Bontrager XXX Lite
Espigão: MSC carbono 27.2x350mm
Aperto do espigão: KCNC 30.9
Selim: Selle Italia SLR XC Gel Flow
Travões: Hayes Stroker Gram+discos Hope
Manípulos mudanças: Shimano XT
Desviador Fr. :Shimano Deore
Desviador Tr. :Shimano XT Shadow
Cassete: Shimano XT 11-32
Corrente: MSC SFL901B
Pedaleiro: Truvativ Stylo OCT 44-32-22
Pedais: Exustar PM25 (eixos ti)
Rodas: Aros NoTubes ZTR Olympic+raios Sapim+cubos A2Z
Apertos: Use Spin Stix Ti
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evo
Liquido: Joe's No Flats
Outros: Conta kms Sigma,suporte de bidon Lifeline Titanium

10,280kg
 
Last edited:

mrfo

Member
Este é um projecto pelo qual tenho muita admiração, não só pela qualidade em si de todos os componentes, mas sobretudo pela ousadia do Nozes em ir contra algumas das "convenções" que muito pessoal tem na cabeça, primeiro por ter apostado numa marca que não é da moda, ou outras como guiador recto é que é bom, suspensão leve é SID, avanços só 0º ou invertidos...e muitas das vezes só porque o amigo do lado também tem!

Já usei guiador recto, mas voltei ao elevado, no caso optei por um rize de apenas 2cm e cortei-o a 630mm...acho que fiquei com o melhor de dois mundos, e ganhei muito em conforto e controlo da bike, tal como o Nozes o disse. A descer e em zonas mais técnicas então, é uma diferença enorme. E ando de rigida! Não me importo de levar com mais 60g de peso mas divirto-me muito mais com a bike.
 

Nozes

Active Member
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Olá malta,obrigado pelos comentários.
Hoje foi dia de dar umas pedaladas "pascoais",e apanhar um pouco de sol,que tem andado fugido...
Fiz uns kms rolantes perto de Santarém,mas para não ser aborrecido lembrei-me de passar num sítio que vejo todos os dias quando vou para o trabalho,é uma descida (ou subida,como quizerem) que faz parte da antiga linha de água,que abastece Lisboa,vinda da nascente do rio Alviela.A encosta tem uma inclinação incrível,seguramente mais de 30º,mas como tem erva rasteira dá para ter tracção para descer...devagarinho! Ainda assim,a meio apareceu um pouco de lama,deu para assustar :) Felizmente os Schwalbe Rocket Ron têem muito boa aderência,com pneus menos capazes não me aventuraria.
Por falar em pneus,para a época "seca" que se avizinha,irei montar um Kenda Small Block 8 1.95 atrás,segundo as críticas é um bom rolador,mas com aderência suficiente.
Um componente que não está a revelar-se uma boa aposta é a corrente autolubrificável MSC (feita pela YBN) que após alguma lama na estreia,passados 80km já estava a pedir óleo,no mínimo é publicidade enganosa essa coisa de não precisar de óleo...mas é uma boa corrente,suave, precisa e leve.Talvez para uma bike de estrada seja uma boa opção,provavelmente o revestimento autolubrificante aguenta-se durante muitos kms.

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Estrada Nacional 3 - Vale de Lobos

Esta foto foi tirada num pequeno troço da Nacional 3 abandonado há alguns anos,por a estrada ter sido redireccionada um pouco mais acima.É engraçado parar e olhar como seria,se deixassem de haver carros nas estradas (tipo filme pós-apocaliptico!),a Natureza toma lentamente conta do que um dia foi seu...

Boas pedaladas!
 

RTC

Super Moderador
Sobre a corrente, também concordo que pede óleo muito cedo mas das correntes que já usei é sem duvida a melhor. Sempre que a conseguir encontra nas lojasr, não tenciono mudar.
 

Nozes

Active Member
Olá juventude!

Há algum tempo que não ponho aqui novidades da minha bike,mas não é por não as haver.
No passado dia 8 estive na maratona de Idanha-a-Nova,foi o meu 2º ano,e posso dizer que mesmo bastante pior preparado que o ano passado,ficar perto dos 100 primeiros (115º) deixou-me satisfeito,tenho apenas cerca de 1100km feitos desde Janeiro.Mesmo com alguma chuva,umas câimbras e uma queda (que até foi engraçada),valeu a pena,é um percurso espectacular,que recomendo a todos que gostem de trilhos entusiasmantes e belas paisagens.

Quanto à bike,uns tempos antes da maratona recebeu umas modificações:

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Na foto as 2 alterações: O pneu Kenda Small Block 8 1.95 e o desviador da frente Shimano XTR M-901 de...1995 :shock:

Quanto ao pneu,foi trocado por ser uma opção mais "rolante" e duradoura que o Schwalbe Rocket Ron,até ao momento só tenho a dizer bem,rola de facto bastante bem e a tracção é suficiente.Quero destacar o bom balão para um 1.95,que por sinal mede exactamente o mesmo que o Rocket Ron em 2.1! Ambos pneus foram medidos com paquímetro no balão,em aros iguais,e acusaram 1,9 polegadas.

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O desviador foi escolhido pelo peso,funcionamento e...pelo "factor XTR".Originalmente destinado ao primeiro grupo de 8 velocidades da Shimano,trabalha muito bem com 9 velocidades,inclusivé passa melhor a corrente do 32 para o 22 que o Deore que veio substituir.Pesa 120 gramas,o Deore pesava,depois de uma ligeira modificação,cerca de 150.
O peso da bike baixou assim para os 10,250kg,mas entretanto com o novo pneu,que ronda as 470 gramas,a Four ronda os 10,300kg.

Durante a maratona tudo trabalhou a 100% (menos as minhas pernas...),e apenas quando cheguei ao fim vi que tinha partido um raio na roda de trás,terá sido fruto das altas pressões que usei nos pneus,acho que abusei um pouco,e em terreno tão pedregoso,o material tem de "dar" por algum lado.
Por falar em pressões altas,tive a bela ideia de aumentar a pressão também na suspensão,e embora trabalhasse espectacularmente como sempre,senti a falta de uma pressão mas baixa nas calçadas romanas,fiquei com os braços bem "coçados"! As pressões sugeridas pela Magura na baínha da suspensão são bastante perto do ideal,ao contrário da Rock Shox,por exemplo.

Além da maratona tenho dado as minhas voltinhas por aqui,e com muita pena minha não pude estar presente num dos melhores passeios,em termos de percurso (que é o que a mim mais me interessa),aqui da zona,a Rota do Javali,da vila de Tremês.Ainda assim,fui dar uma volta por algumas partes do percurso,em que encontrei um magnífico singletrack aberto com bastante trabalho pela organização,e que serpenteia junto a um rio.Espectacular!

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Mais novidades assim que elas surjam...comentários e sugestões welcome,perguntas e demais blá blá blá...força!
 

xbiker

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Bem, excelente!
Eu sei que o disse algumas vezes :mrgreen:, mas de facto esta bike come-me a vista!
Acho que a bike é muito agradável e muito exclusiva, o que ainda me atrai mais para ela! :wink:
 

agirão

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Nozes!

É sempre um prazer ler o que escreves! E ver as fotos!

Concordo com o xbiker e com o Rui (Marreiros)!

Bela bike!

Continua! Havia saudades das tuas vindas por aqui!
 

Nozes

Active Member
Olá malta!

Obrigado pelos comentários e visitas a este tópico,espero ter ajudado alguns de vocês a ganharem ideias para mudarem as vossas montadas para melhor e assim disfrutarem ainda mais deste maravilhoso desporto que todos adoramos.

A Four não tem tido ultimamente o uso que eu gostaria,porque o Verão tem ido quente e eu por alguma razão dou-me mal com o (muito) calor.Mas ainda assim nestes últimos domingos aproveitei as raras folgas ao domingo sem provas de downhill para fazer uns passeios organizados aqui por perto,a semana passada a 5ª Rota das Fontes em Alcanhões (Santarém) e hoje o Morcegos Btt em Arrimal (Porto de Mós).Em ambos fiquei muito desiludido com o percurso,não passando de largos estradões sem nenhuma dificuldade técnica,monótonos e aborrecidos.Valeu hoje a companhia de amigos e as paisagens da Serra dos Candeeiros,mas é triste constatar no que se tornaram alguns passeios,uma espécie de cicloturismo rural que de btt pouco tem.
Mas para divagar sobre isso existem outros tópicos!

A Four tem tido pouco uso mas as "mutações" não têem parado,umas pela maldita febre do peso (haverá cura?),outras por experimentar coisas novas.
Como por exemplo...

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Quando a "corrida ao armamento" manda pôr 10 velocidades,"I go back" e altero a minha cassete XT para 8!
Aqui há tempo ao folhear uma revista Mountain Bike Action com alguns anos deparei-me com a bike do piloto Liam Killeen,inglês que na altura corria pela Specialized.O jovem tinha a cassete exactamente assim,sem o carreto 11 e com um espaçador do lado dos raios.Ora o que se ganha com isto?Uma melhor linha de corrente,permitindo usar mais a talega sem atravessar tanto a corrente.Para mim,que practicamente nunca uso o 11,o 12 serve perfeitamente e tenho assim uma transmissão mais utilizável.
Isto porque também mudei...

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Pedaleiro Aerozine X12SL

Esta mudança foi mais para poupar peso,encontrei esta pedaleira ao preço "da uva mijona" na Fizzbikes e achei aqui uma bela maneira de poupar 120 gramas.Se os reviews deste componente nem sempre são os mais favoráveis,destacando a flexão dos cranks e os problemas com eixos,a mim isso pouco me preocupa.Dificilmente acharei os cranks pouco rígidos,pela minha maneira de pedalar mais em rotação,e como guardei a Truvativ,se aparecerem problemas ela voltará.Comprei uma pedaleira com rolamentos de cerâmica pelo preço que custam só os rolamentos...tinha de experimentar!
O peso na foto é com todo o conjunto,incluindo as 3 anilhas espaçadoras para caixas pedaleiras de 68mm,a minha é de 73mm,levou apenas uma (menos 6gr) e a cremalheira 44 (80 gramas) foi trocada por uma MSC de 42 (61 gramas).Portantos...728 gramas no total,e uma relação de 42-12 como a mais pesada,muito mais adaptada às minhas necessidades,e ainda uma outra pequena vantagem,a talega mais pequena permite passar mais facilmente obstáculos como troncos caídos ou pedras sem lhe tocar.Porreiro,pá! :)

Além da pedaleira encontrei também barato um conjunto de espirais e cabos de mudanças da Nokon (30€) e resolvi experimentar se realmente melhoram o desempenho das mudanças.Posso dizer que no curto período em que experimentei ainda não achei nada de diferente,mas pior não é.Alguns queixam-se dos barulhos que este sistema faz,mas nada que não se resolva com um spray de teflon,coisa que ainda não precisei.

Resumindo:

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Com estas alterações o peso baixou para 10,120kg,e quando me preparava para fazer o "assalto final" aos 9,990kg,num ataque de febre "weightweenie",lembrei-me que há tempo que não punha liquido selante nas rodas...fui verificar e realmente estava a precisar,e lá voltou aos 10,200kg.Por aqui ficará até sabe-se lá quando,porque estas febres vêem em qualquer altura! Basta uma mudança de pneu de trás para algo "superlight",trocar o selim pelo SLR da bike de estrada e receber os parafusos que faltam (nem me lembrei de mencionar isso,estão por aqui algures uns parafusos de titânio novos!) e a terrível barreira psicológica dos 10kg será quebrada.Para os menos atentos,o quadro desta bike pesa cerca de 2,6kg com amortecedor,mas NÃO,não estou interessado em mudar.I love my Kona!

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Hoje em Arrimal,parado no abastecimento,porque os passeios são para passear...certo? ;)

Novidades em breve!

Boas pedaladas para todos,malta! :yeah:
 

jginja

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Viva Nozes.
Antes de mais parabéns pela bike. Bem montada e peças bens escolhidas.
Tenho uma pergunta reltivamente à corrente MSC (YBN). Eu actualmente uso a Sram PC991 Crosstep, aliás é a minha corrente de eleição já à bastante tempo. Contudo, a última que tirei fez 900km. Numa visita à loja do ATX, estava lá um rapaz com uma YBN que na bike já tem 3000km! Qual é a tua apreciação ao nível da durabilidade da mesma? Compensa o valor superior comparativamente à Sram?
Eu tenho muita atenção ao desgaste da corrente. Vou verificando regularmente e quando está no ponto troco-a.

Obrigado e boas pedaladas



P.S. - Afinal era mais do que uma pergunta. eheheheh
 
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