Boas!
Ora depois de adiar várias vezes,desta é que é...
Depois de 7 anos com a minha Specialized Stupjumper FSR-XC que tão bem me serviu,decidi-me a trocar de montada,e após refectir bastante,cheguei á conclusão do que precisava:
:arrow: Suspensão total,100mm de curso
:arrow: Geometria comprovada,eficiente a subir e a descer
:arrow: Imagem fora do "mainstream" das muito vistas Specialized,Trek,Scott,etc...
:arrow: Peso contido
:arrow: Preço por volta dos 2000€
Juntando estas variáveis,cheguei a um grupo de 3 bikes,a saber Commençal Meta 4.2 (boa geometria e funcionamento,mas quadro muito pesado e algum equipamento baixo de gama),Giant Trance 3(o ideal em termos de suspensão,mas algo pesada,cor "dificil" e indisponível no mercado nacional na altura) e...Kona Four Deluxe.
Depois de andar um tempo indeciso,por alturas do Natal decidi-me,e por fins de Janeiro aí estava ela!
Enquanto esperava,fui estudando o que queria mudar,tanto para poupar algum peso,como para a colocar mais "ao meu jeito",e cheguei á conclusão que pouparia bastante peso nos sítios que mais interessa trocando rodas,pedaleira,pedais,espigão de selim,selim,guiador e manípulos de mudanças.
As rodas e o espigão de selim foi onde mais "perdi a cabeça",mas lembro que estes upgrades foram efectuados por troca com o material que vinha de origem,novo,ou seja,foi só fazer o desconto...As rodas (aros NoTubes,raios Sapim,cubos A2Z) demoraram muuuuito tempo a chegar,mas mereceram realmente a pena
Mas adiante com as fotos!
Quadro Kona Four Deluxe Scandium 2008
Suspensão Rock Shox Recon SL
Avanço Kona XC/BC
Guiador BBB Fiberlite 31.8
Espigão selim MSC carbono 27.2
Selim WTB Devo
Manipulos mudanças Shimano XT
Desviador frente Shimano Deore
Desviador trás Shimano XT Shadow
Cassete Shimano XT
Corrente Wipperman 908
Pedaleiro Shimano Hone 175mm
Pedais Shimano 959
Travões Hayes Stroker Trail 160mm
Cubos A2Z
Aros NoTubes ZTR Olympic
Pneus Bontrager Jones MudX 2.0 TubelessReady
Querem saber o peso?
Também eu... ainda não a levei á balança,por incrível que pareça,mas pela minha estimativa deverá andar pelos 11.3,mais coisa menos coisa.
Mais upgrades,talvez num futuro próximo uma suspensão mais leve...
Quanto ao que interessa,que é o funcionamento!
Depois de acertar com as pressões e regulações das suspensões,o que ainda demorou uns kms,tudo correu 5 estrelas.
O quadro é bastante leve,mas rígido quanto baste,com bons rolamentos nos pivôs,excelente geometria e trabalhar da suspensão.Para quem tiver uma pedalada pouco "redonda",e oscilar muito em cima da bike,é necessário usar o ProPedal do Fox RP2,mas eu pedalo maioritariamente em rotação,e apenas o uso em piso muito bom a subir,de resto a tracção que a suspensão fornece no modo aberto (sem propedal) é o ideal para a maior parte dos trilhos.
O que me demorou mais a habituar foi a altura da caixa pedaleira ao solo,que na Specialized era muito baixa,e neste caso é algo alta...A estabilidade a alta velocidade em curva não é tão boa,mas em trialeiras passo com muito mais facilidade,sem nunca ter o problema de bater com os cranks no chão,e além disso o angulo de direcção é mais lançado o que compensa na estabilidade.
Com as alterações que fiz,consegui uma bicicleta muito eficaz,rápida e confortável,sem perder a fiabilidade e imagem características da Kona.De referir que levei em conta que sou leve (63kg) para a montagem de certos componentes,mas também que não quero desmontar em lado nenhum,subidas e descidas quanto mais inclinadas e técnicas para mim melhor!
Não me vou alargar em comentários aos componentes,até porque alguns não fazem parte da montagem de fábrica desta bike,tudo tem funcionado na perfeição,as rodas apenas precisaram de ser reapertadas uma vez,os pneus já levaram mais selante (Bontrager),de resto nada a apontar,penso que já levo talvez uns 1000kms e até agora...Deluxe!
Em breve colocarei aqui o peso e umas fotos "em acção".
Conclusão:Estou muito satisfeito,e recomendo a Four a todos quantos queiram uma bike fiável,eficaz e diferente do resto da "manada"
Agora venham de lá esses comentários e perguntas!
Boas pedaladas
Ora depois de adiar várias vezes,desta é que é...
Depois de 7 anos com a minha Specialized Stupjumper FSR-XC que tão bem me serviu,decidi-me a trocar de montada,e após refectir bastante,cheguei á conclusão do que precisava:
:arrow: Suspensão total,100mm de curso
:arrow: Geometria comprovada,eficiente a subir e a descer
:arrow: Imagem fora do "mainstream" das muito vistas Specialized,Trek,Scott,etc...
:arrow: Peso contido
:arrow: Preço por volta dos 2000€
Juntando estas variáveis,cheguei a um grupo de 3 bikes,a saber Commençal Meta 4.2 (boa geometria e funcionamento,mas quadro muito pesado e algum equipamento baixo de gama),Giant Trance 3(o ideal em termos de suspensão,mas algo pesada,cor "dificil" e indisponível no mercado nacional na altura) e...Kona Four Deluxe.
Depois de andar um tempo indeciso,por alturas do Natal decidi-me,e por fins de Janeiro aí estava ela!
Enquanto esperava,fui estudando o que queria mudar,tanto para poupar algum peso,como para a colocar mais "ao meu jeito",e cheguei á conclusão que pouparia bastante peso nos sítios que mais interessa trocando rodas,pedaleira,pedais,espigão de selim,selim,guiador e manípulos de mudanças.
As rodas e o espigão de selim foi onde mais "perdi a cabeça",mas lembro que estes upgrades foram efectuados por troca com o material que vinha de origem,novo,ou seja,foi só fazer o desconto...As rodas (aros NoTubes,raios Sapim,cubos A2Z) demoraram muuuuito tempo a chegar,mas mereceram realmente a pena
Mas adiante com as fotos!
Quadro Kona Four Deluxe Scandium 2008
Suspensão Rock Shox Recon SL
Avanço Kona XC/BC
Guiador BBB Fiberlite 31.8
Espigão selim MSC carbono 27.2
Selim WTB Devo
Manipulos mudanças Shimano XT
Desviador frente Shimano Deore
Desviador trás Shimano XT Shadow
Cassete Shimano XT
Corrente Wipperman 908
Pedaleiro Shimano Hone 175mm
Pedais Shimano 959
Travões Hayes Stroker Trail 160mm
Cubos A2Z
Aros NoTubes ZTR Olympic
Pneus Bontrager Jones MudX 2.0 TubelessReady
Querem saber o peso?
Também eu... ainda não a levei á balança,por incrível que pareça,mas pela minha estimativa deverá andar pelos 11.3,mais coisa menos coisa.
Mais upgrades,talvez num futuro próximo uma suspensão mais leve...
Quanto ao que interessa,que é o funcionamento!
Depois de acertar com as pressões e regulações das suspensões,o que ainda demorou uns kms,tudo correu 5 estrelas.
O quadro é bastante leve,mas rígido quanto baste,com bons rolamentos nos pivôs,excelente geometria e trabalhar da suspensão.Para quem tiver uma pedalada pouco "redonda",e oscilar muito em cima da bike,é necessário usar o ProPedal do Fox RP2,mas eu pedalo maioritariamente em rotação,e apenas o uso em piso muito bom a subir,de resto a tracção que a suspensão fornece no modo aberto (sem propedal) é o ideal para a maior parte dos trilhos.
O que me demorou mais a habituar foi a altura da caixa pedaleira ao solo,que na Specialized era muito baixa,e neste caso é algo alta...A estabilidade a alta velocidade em curva não é tão boa,mas em trialeiras passo com muito mais facilidade,sem nunca ter o problema de bater com os cranks no chão,e além disso o angulo de direcção é mais lançado o que compensa na estabilidade.
Com as alterações que fiz,consegui uma bicicleta muito eficaz,rápida e confortável,sem perder a fiabilidade e imagem características da Kona.De referir que levei em conta que sou leve (63kg) para a montagem de certos componentes,mas também que não quero desmontar em lado nenhum,subidas e descidas quanto mais inclinadas e técnicas para mim melhor!
Não me vou alargar em comentários aos componentes,até porque alguns não fazem parte da montagem de fábrica desta bike,tudo tem funcionado na perfeição,as rodas apenas precisaram de ser reapertadas uma vez,os pneus já levaram mais selante (Bontrager),de resto nada a apontar,penso que já levo talvez uns 1000kms e até agora...Deluxe!
Em breve colocarei aqui o peso e umas fotos "em acção".
Conclusão:Estou muito satisfeito,e recomendo a Four a todos quantos queiram uma bike fiável,eficaz e diferente do resto da "manada"
Agora venham de lá esses comentários e perguntas!
Boas pedaladas
Last edited: