Descer com o amortecedor bloqueado ou aberto

mlouro

New Member
Boas meloy,

Que bike tens ao certo? É que dentro das suspensões totais tens várias opções, e com pequenas alterações a mesma bike pode comportar-se de forma bastante diferente, no entanto, perder controlo porque a roda traseira vai mais colada ao chão (que é o acontece nas ST vs hardtail) não faz muito sentido para a maior parte das pessoas.. segundo o que dizes parece-me que gostas da bike mais nervosa, e talvez a geometria desta tenha um ângulo de direcção mais aberto ou tenhas um guiador mais largo do que tinhas na hardtail, pois esses 2 pontos, juntamente com o avanço são os que fazem mais diferença na velocidade de reação.. Se o que notas é realmente a traseira ter assim tanto impacto na condução, acho que ou tens pouca pressão no amortecedor, ou o sistema de amortecimento da bike não é muito bom a isolar as forças de pedalada dos impactos vindos do chão.

Em todo o caso cada um é como cada qual, concordo contigo na parte das subidas, nos saltos nem por isso, mas nos reflexos a minha experiência é que essa diferença não é propriamente da bike em si ser ST ou HT.
 
Epa , eu tenho uma Hardtrail e uma FS e realmente , apesar da FS ser mais fraca e mais pesada que a HT , se há coisa onde a diferença é 10 a 0 é nas descidas , a HT tá sempre a saltar e a FS absorve tudo com muita competência apesar de ter apenas um Epicon 165 atraz que é um amortecedor normalíssimo.
Dá sem qualquer duvida muito mais confiança nas descidas.
Obvio perde claramente principalmente em subidas para a minha HT , mas ai é obvio que a qualidade e o tipo de componentes ( suspensão 100mm na ht e 130mm na fs )e o peso estarão a fazer a diferença , numa FS com material de primeira e com peso pluma , se calhar não notaria assim tanto.
 

meloy

New Member
atenção mlouro!

Quando digo nas descidas, não digo drops nem downhill!
E quando digo saltos é puxar a bike com as mãos e pés para passar por cima de qualquer obstáculo!
Estes saltos dão mt jeito em descidas com alguma velocidade com pequenos obstáculos como paus, valas,... e em situações inesperadas!

Eu sei que "teoricamente" e talvez na prática a roda numa bike ST ande mais colada ao chão Versos a bike HT; mas o que eu sinto é que numa HT consigo fazer o amortecimento com as pernas e compensar as irregularidades do terreno.
Tenho uma StumpY com fox triad... (claro está que está desenhada para descer)
E continuo a dizer que as tuas acções são amortecidas numa ST (não fosse essa a finalidade da suspensão), é claro que não estou a falar de um grande bloqueio nas acções, no entanto em situações inesperadas aquelas milésimas de segundo são fulcrais para te tirar de uma situação de apuro!
 

abelha2

Active Member
Meloy eu só andei uma vez com uma suspensão total, digna desse nome, e senti um pouco isso que tu dizes. Mas isso é um bocado de falta de habituação e de confiança ainda.

o amortecimento que tu dizes que fazes com as pernas, na FS na prática não o precisas de fazer, pois está lá o amortecedor para isso.

Quanto a esses bunnyhops para saltares por cima de obstaculos, convem que os faças na mesma. Apesar de a roda não levantar do chao (o que é vantajoso pois permite-te ter alguma tracção, por exemplo para travar\direccionar) o amortecedor vai ficar menos comprimido, o que permite que ao passar por exemplo por essa raiz nao sintas uma pancada tão forte, como se não tentasses levantar a bike.

isto é a minha opinião, pois pouco andei de suspensão total, mas pretendo vir a ter uma.
 

meloy

New Member
Não estou aqui a defender o FS ou o HT!
apenas a partilhar a minha percepção do sistema HT e ST nas descidas.

actualmente tenho uma FS e gosto dela!
gosto especialmente porque saio de uma volta de 3h/4h muito menos "moido".

eu sei que a FS faz o amortecimento e quando as pernas estão cansadas estas já não fazem o dito amortecimento e a FS está lá sempre a faze-lo!!!

o que estou a tentar deixar aqui é o testemunho que não a HT tem tanto ou mais controle que uma FS nas descidas!
e estou a dizer que é mais reactiva, porque é... (e não estou a falar de tamanhos de guiador)

Estou aqui a deixar este meu testemunho porque me "venderam" que a FS tinha muito mais estabilidade nas descidas e a verdade é que não sinto isso!!
por piada sinto o contrário... nas subidas... quando tens de passar por cima de pedra, valas,... a FS ganha... é só pedalar q passa por cima de tudo sem perderes o equilíbrio...
 

mlouro

New Member
A Stumpy tem 140mm de curso e guiador de 720mm? É que isso ainda é um salto grande de uma HT para uma ST.. se exprimentares uma ST de 100mm e um guiador mais curto provavelmente terás uma opinião diferente em relação a alguns pontos que referes, pois o comportamento vai mais ao encontro das HT mas com o amortecimento atrás, ainda que curto, faz alguma (bastante) diferença! Agora não teres tanta estabilidade na Stumpy é que acho estranho, pois uma bike com tanto curso, apesar de ter uma geometria de XC devia realmente ser menos reactiva, mas em proporção também devia ser mais estável a descer.. a única coisa que vejo "negativa" em termos de geometria é a maior altura ao solo que pode prejudicar um pouco pois o centro de gravidade vai mais alto, mas mesmo assim devia ser mais estável que uma HT, por isso acredito que haja aí alguma coisa que não está bem..
 

oliana

Active Member
Qual é a medida do teu guiador e do avanço? Eu mudei completamente as reações da minha ao cortar o guiador para 58 mm. Antes parecia que conduzia um... autocarro!
Penso que não sou só eu que senti isso! É um factor que estás a desvalorizar e não me parece que seja o correto!
Quanto ao resto, em termos de conforto, nem discuto porque tenho 4 anos de ht e 4 de st. Tenho uma de cada. E quando é em voltas mais agressivas nem penso duas vezes. A ht é mesmo para ir para o trabalho e pouco mais!
Boas pedaladas.
 
Top