Descer com o amortecedor bloqueado ou aberto

meloy

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Boas!

Pessoal preciso de um conselho!

Tive durante muito tempo um bike totalmente rígida!
depois lá troquei para uma semi rígida
agora tenho uma suspensão total!

Dou graças à suspensão total especialmente por não me desgraçar o dito ao fim de um passeio mais longo!
Isto pq antes (sem amortecedor traseiro) sempre que passava por um buraco levantava-me da bike e as pernas funcionavam como amortecedor!
Claro quando os km começavam a pesar já n haviam pernas p me levantar e o traseiro lá amortecia o que não tinha de amortecer!

A questão é que sempre que desço faço-o em posição levantada! pelo que não sei até que ponto o amortecedor traseiro dá vantagem!
Acho que perdi alguma coisa nos saltos com o amortecedor aberto, porque ao querer saltar por cima de um buraco a bike já não vem quando puxada!!!
o esforço p fazer um pequeno salto é todo absorvido pelo amortecedor!
O meu amortecedor acho que até é bom (um fox TRIAD com 3 posições - propedal, lock e open)

Digam-me as vossas opiniões para descidas mais técnicas e outras mais rápidas (em trilhos claro)
 

Giro

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A questão é que sempre que desço faço-o em posição levantada! pelo que não sei até que ponto o amortecedor traseiro dá vantagem!
O facto de teres ou não amortecedor traseiro em nada implica, ao descer deve ser sempre com o rabo fora do selim e com o peso na traseira...

Acho que perdi alguma coisa nos saltos com o amortecedor aberto, porque ao querer saltar por cima de um buraco a bike já não vem quando puxada!!!
o esforço p fazer um pequeno salto é todo absorvido pelo amortecedor!
A bike não vêm porque quando puxas o que estás a fazer é "anular" o sag traseiro(que não havia na rígida)...
O amortecedor traseiro não te vai prejudicar em descidas(é exactamente o contrário), apenas tens de mudar a "técnica" ao fazer um salto comprimes o amortecedor e aproveitas o rebound para "saltar"
 

meloy

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Uma opinião!
Mas a verdade é que não sinto grande diferença nas descidas!
nas subidas sim! sobretudo naquelas que sobre calhaus e buracos!
a direito parece um sofá!
o que vejo é que perdoa o corpo de constantes embates...

Agora a descer sou sincero! ainda não percebi se gosto ou não de descer com o amortecedor aberto!
Eu descia muito bem com a semi-rigida... e não noto diferença
ou se calhar noto se voltar à semi rigida!
apenas queria colher opiniões sobre o amortecedor traseiro na descida! aberto, fechado ou em propedal !
 
Last edited:

Daniel

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Realmente não faz sentido não utilizares a potencialidade do amortecedor a descer... Não contando com o conforto, há mais vantagens que desvantagens em descidas: garente-te que a roda traseira vai "permanentemente" em contacto com o chão; permite aproveitar o impulso para melhor superar resaltos; optimiza a travagem...
Quer dizer, para andar com o amortecedor bloqueado em descidas, tinhas ficado melhor servido com um quadro rigido e um selim confortável... Sub-aproveitamento de recursos...-
 

ptm

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Deixa o amortecedor, fazer a sua função, senão mais rapido vai à oficina...experiencia propria
 

PowerMAx

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Meloy,

Tenho exactamente uma amortecedor igual ao teu, e se tiveres o amortecedor com a pressão certa para ti e o rebound bem configurado (aqui depende do que gostes claro) esse amortecedor na posição open a descer é uma maravilha, sejam pedras, estradões, tem uma capacidade de absorção impressionante.
Eu utilizo o amortecedor da seguinta maneira. A descer OPEN, a subir zonas técnicas onde existem muitas pedras pró-pedal, singles com sobe e desce - pró-pedal e a posição closed em alcatrão e a subir ou rolar em estradões sem pedra ou calhaus.
A posição open a subir é que não aconselho, pois perdes muita força da pedalada, pois ele bombeia e bem.

Espero ter ajudado.
 

zykon

Super Moderador
A questão nem é só o conforto que terás ou não com ele fechado, é também o facto de rebentares com o amortecedor.
Imagina as pancadas que ele recebe, se estiver fechado vai forçar até rebentar
 

piranha

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Está tudo dito
Aberto, não estraga e tem mais estabilidade, agora é tirares os travões e logo vês a diferença com e sem amortecedor a trás
 

Marco Nunes

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Boas

O ideal será ter o amortecedor na posição "aberta" em terrento mais atribulado e em descidas para tirar melhor partido do conforto, segurança, e não forçar o próprio amortecedor nem os sitios de apoio (link, rolamentos). A rolar é indiferente pois o amortecedor praticamente não está em esforço e possivélmente até poderá ter uns milimetros de folga, mesmo na posição "fechada" para evitar esforço do próprio amortecedor. Claro que também depemnde da afinação que tenhas no amortecedor, porque dependendo desta terás o comportamento do próprio amortecedor (ar, propedal, etc).

Boas Pedaladas.
 

Mach 4

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Eu acho que tu ainda não deves ter isso bem regulado...
Eu por causa das coisas ando sempre com o meu Foxrp2 aberto, salvo em subidas mais íngremes, e isto porque se numa descida o manteres fechado o mais certo é um dia te esqueceres de o abrir, e um se deres um salto um pouco mais alto...pimba, lá vai o amortecedor para uma revisão forçada. Foi isso mesmo que aconteceu com um amigo meu.

Amortecedores fechados só mesmo em subidas ou largos km em alcatrão, de resto SEMPRE abertos por causa das coisas...e do "pacote".
 

Jorge S

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É o velho síndroma de adaptação a FS: "primeiro estranha-se e depois entranha-se" só que normalmente a malta estranha é o bombear e a perda de algum rendimento na pedalada e não o comportamento em descida, esse costuma ser até a primeira vantagem reconhecida pelos iniciados.
Talvez não tenhas a pressão suficiente no amortecedor ou apenas sintas falta de sentir o chão debaixo do pneu nas descolagens e aterragens , sensações essas que são em parte anuladas pelo amortecedor. De qualquer modo a tua técnica em cima da bike adaptar-se-á a essa nova realidade e daqui a algum tempo vais é estranhar quando fizeres uma descida em cima de uma rígida.
 

Helveta

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Boas,

Concordo com a as respostas gerais do tópico, se o amortecedor existe ele é para ser usado! Só não uso o meu nas subidas e em alcatrão que conheça bem.
Claro, tem que estar ajustado.
Como já foi aqui dito, uma pancada forte com o amortecedor fechado pode provocar sérios danos no mesmo, e a gente sabe que eles não são nada baratos, mesmo a reparação...

Cptos
 

Sfajardo

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Eu tenho FS já há uns bons anos e a descer é sempre aberto!!!! Dependendo da pericia de cada um e da velocidade que desce e por onde desce pode não se notar mas "ele" vai a "trabalhar", eu quando me esqueço de abir sou logo avisado pelo impacto do selim no rabo (pois o amortecedor não absorve a irregularidade e faz com que a traseira salte). Em pequenas irregularidades até é possivel passar sentado que não se passa nada mas se tiver fechado nota-se bem.
O puxar a bicicleta no caso de FS já requer alguma tecnica, porque com o nosso peso o amortecedor vai com uma certa percentagem de utilização (SAG) e se puxarmos assim de repente para cima o SAG absorve parte do nosso esforço e a bicicleta não sobe o que pretendemos mas basta fazer força para baixo e depois puxar aproveitando a extensão do amortecedor para ajudar na elevação...
 

Medroso#78

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Boas amigos do pedal. :)

Tál como já foi dito (e muito bem), sempre aberto pelas obvias razões também anteriormente referidas. Mas o meu amigo antes de tudo, terá que rever a pressão do amortecedor (no site da fox tem lá a pressão adequado ao seu peso) repare, com isto não estou a afirmar que a pressão não está correta (mas isso novo vem com uma pressão "universal"). De seguida, deverá rever o "rebound" que é o que trabalha a velocidade da recuperação do amortecedor.

Vamos lá supor que o seu rebound tem (+/-) 20 cliques, aconselho-o a po-lo a meio, e no terreno vai regulando (ou põe-no a recuperar + rápido ou + lento) isto já tem muito a ver com o gosto de cada um. Estes pormenores têm que ser naturalmente bem estudados, para que possa tirar o máximo de rendimento/prazer dos sufisticados mecanismos que adquirimos!! :D

nota: quanto + lenta é a recuperação + soft se torna o passeio (mas nota-se + o tál "bombear"). Logo, quanto + rápida é a sua recuperação, + racing se torna a voltinha! ;)

Espero te-lo ajudado.
 

petiagos

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No meu caso que uso o FOX RP23:

- Posição Open - DESCIDAS - com conforto e muito mais confiança, apesar de eu não ser um expert das descidas e até por vezes cortar-me em algumas mais ténicas ou mais ingremes.
- Posição Propedal:
vai sempre na posição 3 em estrada e estradões e alguns trilhos com poucas irregularidades
vai na posição 2 em trilhos com mais irregularidades e algumas descidas menos acentuadas e técnicas
posição 1 é raro usar --- passo logo para o open.

No caso do RP23 o bloqueio total não existe ... existe é a posição 3 que se aproxima do bloqueio total, por isso quando o amortecedor vai nesta posição ,mesmo em terreno irregular, faz o seu trabalho, amortece mas com uma pancada mais seca.

Quanto ao rebound ... gosto dele rápido .. por isso vai sempre quase no máximo ...
 

meloy

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Pois já colhi muitas opiniões!!!

Muito obrigado a todos!

O que sinto mesmo é a falta de sentir o chão!!!

Na realidade ainda não me adaptei bem aos "saltos", isto é! ao puxar a bike com os pés engatados!

Já vi que tenho de modificar a técnica para aproveitar o rebond!
 

Medroso#78

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Sim claro. Tudo tem uma fase de adaptação. Uma HT com os pés presos, ao fazr força para cima ela vem junto. Uma FS como tem o curso do amortecedorm a roda traseira fica "sempre" colada ao chão... :)

nota: quando diz: "O que sinto mesmo é a falta de sentir o chão" o amortecedor é quem passou a sentir o chão (pancada)!! ;)
 

meloy

New Member
Bom depois de um período de "observação" concluo que o controlo da bike se faz muito melhor com uma "hardtail",

Muito do controle e acções que se fazem com a bike são "absorvidas" pelo amortecedor, pelo que existe uma resposta mais tardia aos nosso reflexos.

A questão dos saltos: é verdade que dá para fazer saltos (puxando a bike com os pés engatados) aproveitando o rebound, é necessário ganhar técnica para o fazer, mas estes saltos nunca serão tão "instintivos" e imediatos quanto os nossos reflexos (isto comparando sempre com uma "hardtail")

De qualquer das formas a suspensão total tem grandes vantagem nas subidas muito sinuosas e perdoa o corpo quando o cansaço o fustiga...
 
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