Defeito no bloqueador das Sid e Reba

AJMS

New Member
Alerto a todos os que têm suspensões Sid e mesmo Rebas dos ultimos modelos que mais cedo ou mais tarde poderão ter problemas com o bloqueador.

Comigo passou-se o seguinte, no Raid da Almagreira a minha suspensão (sid race de 2008) chegou a andar uns kms sempre bloqueada, pensei que fosse do cabo que faz acionar o bloqueio devido à lama, mas já em casa com cabo e expiral novo ela bloqueava bem, mas desbloquear custava bastante, o problema tinha de estar lá dentro, e meti mão à obra cheio de "coragem" lá fui desenroscando a parte superior da suspensão rezando que não disparasse nenhuma mola, e realmente nada saltou, bastou puxar um cartucho e saca-lo para fora.

Depois ao analizar o dito cartuxo reparei que a mola interna estava encavalitada e a espipar-se por debaixo, e assim a mola não estava a fazer a devida força para fazer desbloquear a suspensão (Fig 01).
Para mim isto deve-se a um erro de concepção que eu resolvi com um simples parafuso (Fig 02)

Agora o bloqueio está a trabalhar bem e tenho a garantia que a mola já não sai do sitio, pois o parafuso tranca a haste vertical da mola e não a deixa fugir


Legendas das fotos
Azul - parte fechada com um orificio a onde enfia a haste vertical da mola
Vermelho - orientação da parte final da mola que faz trancar a mesma

dsc00712.jpg


dsc00713.jpg


Tive o cuidado de deixar o parafuso bem embutido no plástico para não correr o risco de riscar as bainhas por dentro ao enroscar o cartuxo

Se envia-se para a garantia certamente metiam um cartuxo novo e mais cedo ao mais tarde aparecia novamente o problema, a não ser que a Rockshock já tenha alterado o modelo do cartuxo a nivel interno para garantir que a mola não se solte.

P.S.- Foi a 1ª vez que abri parte de uma suspensão, sei que arrisquei, mas às vezes também corre bem :mrgreen:
 

Kamoes

Active Member
E as revisões estão todas em dia?

Essa SID tem feito as revisões que "exigem"?

De qualquer maneira obrigado. A minha SID branca (acho que 2009) até agora está a trabalhar lindamente... quando tiver algum problema... Garantia. É problema deles...

Essa já não pode ir, já foi alterada.

Abraço e ainda bem que a SID está a trabalhar como deve ser! :mrgreen:
Marco Camoes.
 

AJMS

New Member
Esta situação nada tem a ver com revisão, é um erro de concepção do cartuxo devido a não possuir nada no seu interior que prenda a haste vertical da mola, portanto nem um cartuxo novo se for igual garante que a mola não salte com o tempo.



Tive a fazer uma pesquisa e afinal no tópico http://www.forumbtt.net/index.php/topic,35492.125.html existe mais gente a queixar-se deste problema.

Mesmo suspensões novas com pouco uso muitas começão logo a ter alguma dificuldade em desbloquear só que dá para ir andando até que chega a uma ponto que não desbloqueia, a mola vai-se movimentando aos poucos com o uso dado e o ideal e não deixar a mola espipar-se de vez porque aí penso só mesmo com um cartuxo novo.
 

khaostik

New Member
O cartuxo dá para abrir. Eu já abri o meu! A parte de cima desenrosca e depois podemos voltar a colocar a mola no sítio. A meu ver o principal problema do cartuxo é o vedante de cima que dá raia vezes a mais...
O parafuso é uma solução engraçada... mas eu optaria por abrir e meter no sitio...

Cumprimentos,

Filipe Dias
 
Khaostik podes explicar como é que separas as partes???

Tive um motioncontrol, dos outros com o plástico/mola vermelho, nas mãos à uns dias e não descobri uma maneira de desmontar aquilo. Vai na volta era só desenroscar mas não quis forçar aquilo. O problema deste que abri era perder óleo pela afinação da gate, logo interessava-me desmontar toda essa parte.

Abraços
 

reivax

New Member
Shadowlord, para separar a parte plastica da de aluminio que enrosca na coroa da suspensão, tens de desenroscar ao contrário, ou seja, para desapertar normalmente faz-se no sentido anti-horário e neste caso é no sentido horário. Tive uma reba que me deu muitos problemas de desbloqueamento, no meu caso era o batente que ficou muido, logo encavalitáva e fazia a suspensão não desbloquear(para ver este batente tem de se separar a parte de AL da de plastico), penso que a solução do AJMS foi para um caso pontual, pois o grande problema das REBAS é aquele que me aconteceu. Cumps
 

oliana

Active Member
Olá pessoal. Tenho uma Reba sl de 2007. Nunca tive problemas com o bloqueio.
Eu já desmontei essa cena toda do motion, excepto a parte que está agarrada ao afinador do floodgate (parte onde se mete a chave allen). Tudo isso porque o meu problema é uma pequena baba de oleo pelo poplock. Por enquanto é insignificante e aparece poucas vezes e a suspensão funciona ás mil maravilhas. Na proxima revisão gostava de resolver este problema de vez. Parece ser uma deslocação do vedante uma vez que este nem sempre deixa babar oleo. Mas é muito pouco e só se nota com o pó.
Se alguem já desmontou esta parte agradecia que me desse umas dicas.

Obrigado pessoal.
 

Nuno Rodinhas

New Member
:bompost:

Execelente Tó Zé, sem palavras essas explicações mesmo de profissional!!!
Tens de meter tb a outra mod nos shifters para a malta ver :wink:
Grande abraço!
 

edthelizzard

New Member
Boas, sou proprietário de uma Rockrider 8.2 de 2008 que já apresentei no tópico adequado aqui no fórum.
Este modelo vem equipado com uma Reba Race de 2008 com 100 mm de curso.
A que vinha originalmente montada tinha um problema no bloqueio semelhante ao aqui relatado e foi trocada na loja de Taveiro/Coimbra por uma nova retirada de um bicicleta nova do stock da loja.
Para testar a nova suspensão fiz no sábado que passou 10 Kms de trilhos de terra, lama e pedras e hoje montei as rodas com slicks e dei uma volta de 45 Kms em estrada.
A nova Reba que me montaram não aparentava ter problema de bloqueio, o PopLoc aparentemente bloqueia e desbloqueia, isto é, a alavanca trava quando accionada e o botão solta a alavanca que retorna à posição inicial e a coroa azul no braço direito da Reba roda até abrir completamente o bloqueio. Agora vamos ao aparentemente. Quando digo aparentemente é porque acabo de verificar que quando acciono a alavanca do PopLoc o sistema de bloqueio não roda até ao fim no braço da Reba e por isso o sistema não é completamente activado e quando me ponho em pé para pedalar nas subidas ouve-se um silvo no interior da suspensão e a suspensão trabalha pelo menos metade do curso disponível, mesmo com o FloodGate todo fechado, ou seja, o bloqueio afinal não está accionado correctamente. A solução é rodar manualmente o restante curso do botão azul e aí ela fica de facto bloqueada, no entanto, qualquer pressão mais acentuada no guiador (como pedalar de pé) faz com que o bloqueio se torne permanente, ou seja, quando se acciona o desbloqueio do PopLoc o botão azul não roda.
Tenho 3 soluções: 1 - deixar tudo como está e ando sem um bloqueio eficaz numa suspensão que é vendida como tendo um; 2 - ajustar o cabo para para fazer rodar um pouco mais o botão azul e sujeito-me a voltar à situação irritante que tinha com a outra Reba que me trocaram; ou 3 - quando voltar à Decathlon para me trocarem o travão traseiro (que também deu problema) vou explicar que o problema se mantém nesta Reba, apenas se manifestando de forma diferente e que para além disso esta baba quantidades anormais de óleo através dos vedantes dos braços (isto eu tinha reparado logo na primeira volta que dei com ela mas pensei que desaparecesse... enganei-me).
Queria ter resolvido o meu problema com uma Reba nova, queria que a Decathlon trabalhasse com o representante nacional da Rock Shox e mandasse lá fazer reparações ao abrigo da garantia, mas como nenhuma destas situações se verifica vou pedir o upgrade para a SID.
Já agora, com a quantidade anormal de problemas que esta série de Rebas deu porque é que a Rock Shox não fez um recall geral e substituiu o Motion Control e os vedantes das bainhas por outros mais fiáveis?
 

oliana

Active Member
Olá edthelizzard.
Estará essa suspensão preparada para o teu peso ?. O cabo está bem esticado?.A afinação do floodgate é a correcta para que ao rodar o poplock ela bloqueie completamente ?. A afinação do floodgate é muito importante se queremos que a suspensão se mantenha hirta quando seja bloqueada. São pormenores que vamos conhecendo aos poucos, pois a afinação de origem nunca pode ser igual para todos. De certeza absoluta.
 

edthelizzard

New Member
Está afinada como eu quero (pressões, retorno e FloodGate), e se leste com atenção, a afinação do cabo só vem revelar o real problema - o sistema de bloqueio é defeituoso e prende quando bloqueado, o que impede que o desbloqueio seja instantâneo quando se acciona o botão do PopLoc.
E como também referi, está a babar óleo...
É para trocar por uma nova... já que não têm permissão nem conhecimentos para abrir e reparar.
 

bguerreiro

New Member
Boas.
Só para informar que também a minha REBA ficou ontem na Decatlhon com o problema de não desbloquear :(

Vamos lá ver no que dá.

Cumps.
BG
 

edthelizzard

New Member
No meu caso a Reba já era. Como era a 2ª que me dava problemas e eles não fazem reparações naquela loja, a Decathlon de Coimbra aceitou trocar por uma SID Race de 2009 pagando eu a diferença de preço conforme a tabela deles, esta 5ª feira já a devo ter montada e a rolar.
 

bguerreiro

New Member
edthelizzard said:
No meu caso a Reba já era. Como era a 2ª que me dava problemas e eles não fazem reparações naquela loja, a Decathlon de Coimbra aceitou trocar por uma SID Race de 2009 pagando eu a diferença de preço conforme a tabela deles, esta 5ª feira já a devo ter montada e a rolar.
Boas.
Na loja de Almda fazem reparações. Resultad: já lá fui buscar a minha bixinha.

Se bem que agora embora bloqueie e desbloqueie sem problemas, não bloqueia na totalidade como fazia antes mesmo com o floodgate todo fechado. A ver se uma afinação no cabo resolve o problema, se não lá vai ela novmente para Almada.

Cumps.
BG
 

ShOWiE

New Member
Boas.
A minha reba também está com este problema.
bguerreiro experimenta rodar um pouco o botão azul e depois apertar novamente o cabo, vais ver que assim a suspensão já bloqueia totalmente e ja não ouves o tal silvar que falas.Agora vais ter outro problema que é o problema que aqui se fala, vais notar que se por exemplo andares em pé com a suspensao bloqueada quando a desbloqueares o o pop loc ira descer mas o cabo não e terás que fazer forca para cima ou para baixo para a suspensao desbloquear.Acho que o que os tecnicos da decathlon fizeram foi nao apertar bem o cabo para que não notasses o defeito da suspensão, que pelos vistos parece ser geral.
Acho que vou mandar um mail mesmo a rock shock a perguntar como poderei resolver este problema,visto isto ser um problema geral em quase todas as rebas.
Será que a rock shock nao poderia em pensar em recolher as suspensoes?Eu sei que isto traz enormes despesas mas como um fabricante grande como é penso que isto seria a decisao mais correcta

Cumps
 

bguerreiro

New Member
ShOWiE said:
Boas.
A minha reba também está com este problema.
bguerreiro experimenta rodar um pouco o botão azul e depois apertar novamente o cabo, vais ver que assim a suspensão já bloqueia totalmente e ja não ouves o tal silvar que falas.Agora vais ter outro problema que é o problema que aqui se fala, vais notar que se por exemplo andares em pé com a suspensao bloqueada quando a desbloqueares o o pop loc ira descer mas o cabo não e terás que fazer forca para cima ou para baixo para a suspensao desbloquear.Acho que o que os tecnicos da decathlon fizeram foi nao apertar bem o cabo para que não notasses o defeito da suspensão, que pelos vistos parece ser geral.
Acho que vou mandar um mail mesmo a rock shock a perguntar como poderei resolver este problema,visto isto ser um problema geral em quase todas as rebas.
Será que a rock shock nao poderia em pensar em recolher as suspensoes?Eu sei que isto traz enormes despesas mas como um fabricante grande como é penso que isto seria a decisao mais correcta

Cumps
Boas.
Tal como eu disse, e tu recomedaste já afinei o cabo, e por enquanto tá ok, mas como aquilo ainda tem um aninho de garantia, vamos lá ver se se aguenta um ano. Caso contrário... GARANTIA novamente.

Cumps.
BG
 

bguerreiro

New Member
ShOWiE said:
Agora ja notas que o footgate funciona?A suspensao com o footgate ao maximo e bloqueada deve fazer no maximo 2mm
Cumps
Boas.
Sim. Agora voltou ao estado que estava qd a comprei. Ou seja, desce sempre um bocadinho, mas consigo regular o que desce com o floodgate, além de que aquele barunho que parecia o oleo a passar com ar para outro sitio desapareceu.
Resumindo, está trabalhar como deve ser.. Agora só resta saber quanto tempo assim vai ficar.

Cumps.
BG
 

edthelizzard

New Member
Verifica se ela desbloqueia como deve ser. Finalmente consegui saber o que é isso... mas porque já tenho uma SID onde antes estava a Reba. Agora sim, o Motion Control funciona direitinho e o PopLoc salta à primeira como devia... em qualquer situação. Vamos a ver se se aguenta assim.
Repito, verifica se o PopLoc desbloqueia normalmente depois de pedalares em pé com ela bloqueada, se não o fizer estás na mesma - com um defeito.
 
Top