Reba e Sid solução
Reconheço que este tópico é antigo, mas dói-me a alma e o coração de ver a reputação de uma suspensão que eu considero excelente, cair desta forma, passado esta introdução, vamos ao que interessa:
Ora adquiri uma RockShox Reba RL, em Abril de 2009, a semelhança das experiências aqui relatadas, passados algumas centenas de Km, o meu cartucho de Bloqueio Poplock, começou a ter o mesmo problema.
Numa primeira fase, após ter lido este tópico, e ter percebido a carrada de problemas que esta situação acarretou e que nem a própria marca conseguia resolver convenientemente, fiquei um pouco desiludido.
Mas meti mãos a obras.
Inicialmente, limitei-me a desmontar o referido cartucho, constatar que a dita mola se encontrava encavalitada, da mesma forma que se pode verificar da fotografia postada anteriormente por um outro utilizador.
Nota: A mola vem da esquerda para a direita e não ao contrário conforme havia sido indicado, no tracejado vermelho. Isto é importante, por causa da resolução que vou apresentar.
Recoloquei então a mola no sítio, mas sabia que não tinha resolvido nada, que mais cedo ou mais tarde, o problema iria voltar, e passado mais alguns km, lá estava ele outra vez.
Mas recusava-me a ficar sem a suspensão uma carrada de tempo para nada. Desta vez para além de ter desmontado o cartucho, após observar o seu funcionamento, verifiquei que a mola em causa se encontra mal construída, ou seja, sempre que bloqueamos a suspensão, ela faz força sobre a sua haste, esta corre e permite a mola encavalitar-se, diminuindo-lhe assim a sua força de retorno, quando desbloqueamos o Poplock.
Decidi então alterar um pouco a haste desta mola, de forma a que ela não saísse da sua posição original, e para isso bastou com a ponta de um alicate, desenhar um pequeno encaixe, para o lado esquerdo, em forma de U, sem vinco, mantendo a restante extremidade voltada para baixo na vertical.
Desta forma quando bloqueamos a suspensão, este U encaixa-se no orifício onde a mola se encontra introduzida, não sobe, nem encavalita.
Problema resolvido, apenas com este pequeno encaixe na mola.
O poplock neste momento desbloqueia, com uma rapidez e fiabilidade impressionante que até aqui não tinha experimento.
Nota: As explicações sobre desmontagem do cartucho da suspensão, encontram-se postadas em respostas anteriores.
Espero que esta partilha seja útil a quem possuiu suspensões com tipo de cartucho.