Dúvidas sobre o tamanho dos discos

raposo1978

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Boas,

Acontece que já fui uma vez à loja que me vendeu a bicicleta e eles disseram que o problema estava nos parafusos que prendiam o travão à forquilha, segundo eles estavam desapertados, mas depois de sair da loja e fazer mais uns km voltou a fazer o mesmo,

Mas estive a reparar o furo este fim de semana e desapertei os parafusos todos que seguram o travão da frente e voltei a apertar de novo e fica na mesma. A vibração existe na mesma...acho que deve ser mesmo defeito dos Avid juicy3. Agora gostava era de saber se com a troca por um DISCO AVID CLEANSWEEP 203MM se iria resolver isto. É que experimentei a apertar também os parafusos da caixa de direcção como o Ramos disse e estavam bem apertados.

Bom acho que vou tentar ir a outra loja perguntar sobre isto.
 

Bravellir

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Se o teu problema for o dos rotores antigos ( 2006 acho ) o trocar para os cleansweep resolve isso. Aliás, podes trocar até para rotores de outra marca. Quando fores à loja, pede que eles te emprestem uns rotores para experimentar. Normalmente as lojas tem uns rotores usados na oficina que não se importam de emprestar a um cliente habitual.
 

Silvas

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Boas.

Faz o que o Bravellir está a dizer.
Se for como tu dizes, a troca por uns rotores de 203mm não vai resolver o teu caso e pode mesmo ser desnecessário. Como já disse antes não aconselho os rotores de 203mm para essa suspensão para alem disso, não vejo o porquê de tanta insistência em quereres meter um rotor maior.
 

raposo1978

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A minha insistencia em mudar é apenas por causa da troca do rotor por um que não faça o efeito "ABS"

Já que vou mudar de rotor mudo para o de 203mm e passo o de 185 para trás que actualmente é de 160mm. Acho que o efeito travão será um pouco melhor do que tenho actualmente mas também não será nada de outro mundo a alteração para 203 à frente. E já agora gosto dos travões a morder com força, não gosto daquele efeito demasiado progressivo que eles tem actualmente na minha bike.

Não sei se me fiz entender...agora se acharem que vou em ganhar mais com a substituição do travão da frente, então acho que vou para essa troca. Já agora que aconcelham numa gama não muito cara?

Abraço.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

raposo1978 said:
A minha insistencia em mudar é apenas por causa da troca do rotor por um que não faça o efeito "ABS"

Já que vou mudar de rotor mudo para o de 203mm e passo o de 185 para trás que actualmente é de 160mm. Acho que o efeito travão será um pouco melhor do que tenho actualmente mas também não será nada de outro mundo a alteração para 203 à frente. (...)

:shock: :shock: :shock: :shock:

Passar o rotor para 203 mm não é nada de outro mundo???

Será que todos os anos de desenvolvimento, testes, estudos, e muito mais coisas que se fazem por esse mundo fora para o desenvolvimento de bicicletas foram em vão?

Se reparares quase todas as bikes destinadas para o segmentos XC, maratona, enduro e all mountain trazem rotores 160, 180 ou no máximo 185 à frente (quando trazem o 200 normalmente é considerado um exagero quandos as revistas fazem testes :roll:) será por alguma razão... ou será por capricho dos construtores?

Ao colocares um rotor 200 sé vais ficar sujeito a mais alguns problemas, nomeadamento de uma maior facilidade de empeno do disco e de poderes forçar mais a suspenção.

Pede uma roda (ou rotor) emprestado para verificar se o problema não será daí, deves verificar (ou experimentar outras se possível) as pastilhas de travão, e deixar acamar completamente os travões (se são novos é natural que não estejem com a potência máxima de travagem). Basta haver um pequeno desalinhamento no sistema para que haja vibrações e barulhos.

Mas o melhor será seguires os conselhos...

Bravellir said:
Se o teu problema for o dos rotores antigos ( 2006 acho ) o trocar para os cleansweep resolve isso. Aliás, podes trocar até para rotores de outra marca. Quando fores à loja, pede que eles te emprestem uns rotores para experimentar. Normalmente as lojas tem uns rotores usados na oficina que não se importam de emprestar a um cliente habitual.

e mantem os 185! :wink:
 

raposo1978

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Interpretaram-me mal quando disse que não era nada de outro mundo :shock:...o que quiz dizer foi que a diferença que vou notar dos meus 185mm para os 200mm à frente é que não é nada de outro mundo, ou seja, não vou notar grande coisa pois é um aumento de 15mm que é pouco. E volto a dizer que o meu intuito era o de tirar o "ABS" que se sente, já que vou investir faria o upgrade, mas realmente acho que me vou ficar pelos 185mm e talvés tente mudar o travão.

Amanhã vou passar por outra loja que vende cannondale e vou perguntar sobre este problema para ver o que me dizem. Depois coloco aqui o que disserem.


Abraço.
 

mantorras

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Epah,

Eu pessoalmente passaria esse disco de 185mm para trás, compando um adaptador, e metia um G2 de 185mm também à frente.
Neste momento tenho um G2 (2007) de 203 à frente e um shimano de 160 atrás e estou a pensar passar ambos para 185.

Um disco de 185 chega perfeiramente para algumas aventuras, no teu caso acho que não vale a pena ir para um de 203. Além disso, meti o meu Avid G2 à frente e passado uns dias saí com ele à noite, ainda praticamente novo e acabou por empenar. Esse é um dos motivos que também me leva a querer algo mais pequeno. Se a potência de travagem me chega, tudo o resto são vantagens: é mais leve, mais resistente, e mais bonito! :p
 

raposo1978

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Epah,

Mantorras és o único que me entendes pahhhh!!!!

Concordo contigo é o que vou fazer. Já agora com esse G2 deixou de fazer o efeito ABS? Ou nunca tiveste a sensação maravilhosa de ter o mundo a tremer por baixo de ti :shock:?

Tenho de ver quanto custa esse G2.

Já agora notaste um aumento de potencia atrás? devido ao 185mm?

Abraço.
 

mantorras

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Boas,

Eu ainda não tenho nenhum disco de 185mm! À frente tenho um de 203 G2 e atrás tenho um shimano barato de 160mm. Ambos travam bem, à frente tenho um Juicy 7 e atrás tenho um Code. Contudo, por uma questão de consistência (para além das razões já enunciadas antes) quero passar ambos para Code e para 185mm.

Em relação ao disco de trás eu não tenho muita razão de queixa, tinha de 160mm porque o tinha na chase e permitia uma maior sensibilidade. Agora vou passa-lo para 185mm, mas não preciso desesperadamente de mais potência.

Em relação ao rotor G2, comprei-o em Setembro, mas já comprei a versão de 2007 após ler sobre os problemas existentes com os modelos anteriores. Não tenho nenhuma queixa dele, tirando ter ficado logo empenado, o que não achei muita graça, dado que no dia em que empenou eu nem abusei muito com a bike (ou se calhar.... é que ainda mandei um alto voo e um alto tralho... :roll:) Olha, não sei, mas tão cedo n volto aos 203mm.

Os travões que tinha antes eram um Shimano Deore, e só tive problemas, perdi muito tempo à volta daquilo e nunca consegui pôr aquilo a travar bem, nunca mais. Agora estou na Avid e estou muito contente.

Por fim, só um conselho que já deves saber, mas é só para relembrar. Ao substituires o rotor atenção à cola dos parafusos, se forem novos normalmente já trazem, se forem os mesmo coloca cola. Desmonta também o travão e aproveita para lixar as pastilhas. Depois é fazer a rodagem de novo e ir metendo água.
 

raposo1978

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Obrigado pelas dicas, mas mais uma questão, eu à pouco tempo para ver o efeito ABS da suspensão tentei tirar as pastilhas mas não consegui. Estive a ver o manual e mesmo assim não consegui. O que tenho de fazer para as tirar? tenho de tirar aquela peça de metal que está virada para o lado oposto do disco?
 

mantorras

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Boas,

Aquilo é simples.

Os travões de disco são compostos por:

-disco - que está no meio e preso à roda
-maxila - "corpo" do travão, que está aparafusado ao adaptador e à suspensão, é o que se vê quando se olha para o travão.
-pastilhas - duas pequenas "chapas, uma de cada lado do disco, se se tirar o disco e olhando para a ranhura que fica dá para se ver bem.
-mola - fica entre as pastilhas e a maxila, e mantém as pastilhas presas.

O funcionamento é o seguinte:
A maxila do lado de dentro tem dois êmbolos, um de cada lado. Normalmente estão à face, mas quando travas eles saem e "empurram" as pastilhas, quando deixas de travar voltam a retrair. Assim é necessário algo que fala as pastilhas regressarem à sua posição original onde não entram em contacto com o disco. Como não é boa ideia colar as pastilhas ao êmbolo é utilizada uma mola com a forma tipo de "borboleta".

Para o travão não se desmontar, ele foi concebido de forma a que quando não se encontra a travar as pastilhas não saiam do sítio (e quando travas tb não, mas agora n interessa). Assim o que tens que fazer é, após tirar a roda, virar a abertura da maxila onde entra o disco para ti, e, com os dedos, juntar as duas pastilhas, existe mesmo uma patilha para esse efeito. Com as pastilhas juntas basta puxar, e o conjunto pastilhas+mola sai. Para meter é só fazer o inverso, é muito fácil.


PS: Espero não me estar a trocar com os shimano, mas estive a ver umas fotografias e tenho quase a certeza de que é assim.
 

raposo1978

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Acho que percebi Mantorras, assim parece fácil tirar as pastilhas, porque realmente elas tem a tal patilha que falas, eu devia estar a fazer alguma coisa de mal.

em relação aos discos à pouco na loja disseram-me que realmente passar para os de 200mm é um erro, e que a solução passa por trocar o travão todo ou só as maxilas. Que o poder de travagem irá ser muito mais agressivo.

Acho que vou juntar mais uns trocos e fazer isso. Por acaso aconselharam os Code é os que tens não é mantorras?

Abraço.
 

mantorras

New Member
raposo1978 said:
Acho que percebi Mantorras, assim parece fácil tirar as pastilhas, porque realmente elas tem a tal patilha que falas, eu devia estar a fazer alguma coisa de mal.

em relação aos discos à pouco na loja disseram-me que realmente passar para os de 200mm é um erro, e que a solução passa por trocar o travão todo ou só as maxilas. Que o poder de travagem irá ser muito mais agressivo.

Acho que vou juntar mais uns trocos e fazer isso. Por acaso aconselharam os Code é os que tens não é mantorras?

Abraço.

Sim, aquilo não tem muito que saber. Convém só usar umas luvas para não sujar as mão todas. Montar também é fácil. :)

Sim, eu também acho que 200mm não compensa. Trocar já de travões também não sei se vale a pena. O Avid tinha os Juicy 5 e os Juicy 7, a diferença é que estes últimos têm mais um botão que permite regular a distância das pastilhas ao disco. Recentemente lançaram os Juicy 3, que são apenas OEM e são muito semelhantes ao 5, não sei bem a diferença, podes investigar, mas são pormenores para serem mais baratos. Quanto a mudares para um Juicy 5, 7 ou carbon não deves notar muita diferença a nível de potência. A mudar para os code sim, têm alguma potência e progressividade. Mas têm um grande handicap, que é o seu peso, ainda mais numa bike AM. A solução óptima é fazer como alguns pros da Avid, manete Avid Ultimate e maxila Avid Code.

Eu como já tenho um code (na altura andava meio desesperado e perdido e acabei por comprar um code e um juicy 7 para ver se me decidia no que queria) vou comprar outro, e se conseguir juntar uns €€€ mais tarde compro uns juicy carbon de 2008 para tirar as manetes, meto umas bichas goodridge e nunca mais mudo de travões.

Sem entrar em loucuras, acho que os Juicy Carbon são os travões ideais para uma Prophet, têm bom aspecto, peso, funcionalidade e potência.

Apenas falo da Avid pois é o que conheço e gosto. Como já disse tive uma (muito) má experiência com Shimano e tão cedo não volto, Hayes apenas já usei os Sole e Magura e Hope nunca usei.
 

Samuel_bigas

New Member
Olá todos...
eu estou com um dilema..
eu peso 88Kg e tenho uns HAYES NINE CARBON e os discos de 160 de origem
5fc306rotor_hayes_mud160.jpg


Eles aquecem muito em certa alturas ficam vermelhos perdendo quase todo o poder de travagem.

gostaria de saber o que posso fazer. tenho visto discos em alumínio e titânio. mas nao seu bem qual escolher.
dizem que o alumínio dissipa melhor o calor mas é muito frágil. os de titânio sao o dobro do peso dos de alumínio será que compressa mudar de disco ou mantenho os de aço?

As minhas sugestões..


Alligator Disc Rotor,160mm,Superlite,92g,One Pair = 32.50 + portes
Alligator Disc Rotor,180mm,Superlite,One Pair = 36.50 + portes
Alligator Disc Rotor,203mm,Superlite,One Pair = 43.50 + portes

20076271811584495.jpg


OU

Disc Brake Rotor, 6 Bolt 203 mm / 8" Wave Stainless = 25.30€ + portes (cada)

1494285.jpg









Ajudem por favor ou sugiram outras alternativas.
 

guilhas

Active Member
prophet said:
E que tal colocares discos 203??

prophet isso nao e 1 bocado grande demais :?: :?:

Samuel_bigas que tal pores uns de 180 sempr eramum bocado maiores que os de 160, e ve aqueles com + aberturas
 

Elfo

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Boas

Se os discos ficam vermelhos os de 180 não são suficientes, eu tenho uns de 203 à frente na minha Enduro SL e acho-os impecaveis, tudo depende daquilo para que se pretende a bike.

Um abraço e boas travagens
 

manso

New Member
Quanto ao material dos discos, o normalmente uasado é o aço, por ser um local de elevado desgaste.

Os de aluminio são usados essenciamente por questões de peso e dizem que em termos de desgaste são fracos (gastam-se depressa).

Os de titânio nunca ouvi falar, mas deduzo que também sejam menos duráveis que os de aço (por alguma coisa a Shimano só o usa nas cassetes XTR nos carretos maiores).

Para o problema que tens a solução melhor deve ser mesmo comprar um disco maior (180 ou 203) pois deves estar a fazer um uso muito agressivo para uns discos pensado para XC/Enduro light ou então por seres pesado. Não te esqueças é de comprar o devido adaptador para a bomba do disco ficar colocada no local ideal para o disco maior.
 
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