Dúvidas sobre o tamanho dos discos

CMSR

New Member
boas. eu tenho na minha um de 203 à frente e a tras de 180. e realmente a diferença nota-se. ja nao aquecem tanto.

à frente tenho um desses que tens na imagem. mas procura naa fizzbikes, que foi onde comprei o meu e foi bem mais barato.
 

FDura

Utilizador Banido
Que queiras mudar de discos tudo bem agora isso que dizes para mim é inédito !

Samuel_bigas said:
Eles aquecem muito em certa alturas ficam vermelhos perdendo quase todo o poder de travagem.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
 
Só para dizer o seguinte. Não esquecer também que existe a necessidade de mudar os apoios do travão ao quadro pois a posição de travagem no disco também vai ser diferente consoante o diâmetro do disco.

Há uns discos no goodbikes bem baratos (Ashima). Se são bons não sei... tenho umas pastilhas dessa marca para os meus Formula ORO e não me queixo.

Abraço,

Bruno Pereira.
 

CMSR

New Member
é verdade.
e os adaptadores nao sao compativeis com todos os travoes. eu no meu caso tive de por uns espaçadores porque nao arranjei um adaptador à medida. isso porque o meu travao da frente é magura e a magura nao tem (ou nao tinha) discos de 203 mas sim de 210, o que complicou um bocado a adaptação do travao magura com um disco de 203. mas tudo se arranja.
 

Samuel_bigas

New Member
já tentei comprar no fizzbkes mas ao fazer a encomenda da-me um erro marado.... e como é em francês e eu não percebo nada de franzes ne tentei muito.. Tenho visto material no ebay ate foi la que vi estes dois...
mas se souberem outro sitio mais barato e seguro para fazer encomendas de material... agradeço a todos.
 

CMSR

New Member
le este topico. pode ser que ajude.

eu até agora fiz compras no fizzbikes e no chainreaction. nunca tive problemas em nenhum deles.

alias, como podes ver o simbolo que tenho aqui, é uma foto do meu disco comprado na fizzbikes, tirada por mim e alterada.

tive agora a fazer a compra de um disco desses no fizzbikes, mas sem confirmar a encomenda, e parece que está tudo a funcionar correctamente. preencheste os dados todos direitos?
 

ig9981

New Member
Pessoal, antes de alterarem as medidas dos discos, leiam o manual da vossa suspenção dianteira...

Digo isto porque já ouvi dizer que as marcas de suspenções fazem referência a isso, pois a partir de um determinado tamanho de disco o poder de travagem aumenta bastante, submetendo a suspensâo a um maior esforço...

Tenham atenção a isso, pois pode ser prejudicial a longo prazo, as baínhas podem desgastar-se mais rapidamente, coisa que pode até nem ser coberta pela garantia se a suspensão ainda estiver nesse prazo...



Um abraço...
 

CMSR

New Member
Samuel_bigas said:
Mas o disco é mesmo azul. com as travagems o revistimento azul nao sai????????

é azul porque sou do FCP. é feito num material especial no photoshop.

tavas a falar a sério???
 

Samuel_bigas

New Member
Já vi discos com vairias cores por isso é que estava a perguntar se é mesmo azul ou se é Photshop...
e a minha duvida é se os discos coloridos ficam sem cor com as travagems.....
 

Samuel_bigas

New Member
Vi no Ebay.... mas atençao que a maior parte dos que vi sao em alumio...
faz uma pesquisa por ROTOR na categoria SportsGood/cycling.....
 

Samuel_bigas

New Member
Os iguais aos teus nao sao de titanium mas com revestimento em titanuim
o men tb tem em tamanho 180 e 203 mm se desejares... mas axo que sa um pouco caros...
 

P.M.

Member
Bem...

Vou atirar os meus bitaites.
De facto também estou surpreendido com o facto dos discos ficarem vermelhos... Acho q só mesmo vendo...

Em relação aos discos de aluminio e titanio, a grande vantagem é o menor peso. O de aluminio têm melhor dissipação de calor que os de Ti, enquanto estes têm maior resistência e menos desgaste, mas são piores na dissipação do calor.
Como grandes desvantagens, o facto de o coeficiente de atrito ser menor que nos de aço inox, maior desgaste dos discos, preço mais elevado e normalmente é necessária a utilização de certo tipo de pastilhas. Alguns discos de Ti ou Al têm cobertura de outro material, para aumentar a fricção, mas como esta acaba por se desgastar, os discos terão de ser substiuidosapós algum tempo.
Convem referir que os rotores com cores vão perder a cor na zona onde as pastilhas actuam...

Ou seja, na minha opinião, apenas compensam quando ser quer uma montagem xc muito leve. Assim, e para se aumentar a potência de travagem, a solução passa sempre pelo aumento do tamanho do disco, pois aumentas a superficie de dissipação de calor. Se queres manter um baixo peso e excelente travagem, uma das melhores opções são os hope flutuantes.

P.M.
 

chupa cabras

New Member
Nunca vi discos a ficarem vermelhos de tanta fricção e calor, mas talvez seja possível!
Ainda hoje de manhã estava a fazer descidas em Monsanto com uns HFX-9 também de 160mm e verifiquei que estava a perder poder de travagem. Toquei nos discos com pouco cuidado e queimei-me. As pinças também estavam quentes.

Conforme o pessoal acima já disse, a solução passa por discos maiores e adaptadores apropriados. Se montares um disco de 203mm à frente e o cubo da frente fôr quick release, aperta sempre muito bem o QR. Embora existam poucos casos registados, já saltaram umas rodas da frente em andamento que estavam presas com QR, tudo por força da travagem. Quanto maior o diâmetro do disco, maiores as hipóteses de acontecer.
O problema não acontece muito porque discos de 180/203 são mais usados em DH/Freeride com garfos com eixo de 20mm bolt on.

Em relação ao diâmetro do disco para trás, tens de ver se o quadro aceita 180 ou 203. Nem todos os quadros dão para tamanhos maiores do que 160.
 

FDura

Utilizador Banido
Samuel_bigas said:
Já vi discos com vairias cores por isso é que estava a perguntar se é mesmo azul ou se é Photshop...

Assim já acredito que ficam vermelhos !!! :mrgreen:
 
Já experimentas-te travar menos ?!!! :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Então e uns discos com rotor flutuante ?
Parece que são bastantes bons em temperaturas altas do disco.

mm4discG2.jpg
 
Top