Bem...
Vou atirar os meus bitaites.
De facto também estou surpreendido com o facto dos discos ficarem vermelhos... Acho q só mesmo vendo...
Em relação aos discos de aluminio e titanio, a grande vantagem é o menor peso. O de aluminio têm melhor dissipação de calor que os de Ti, enquanto estes têm maior resistência e menos desgaste, mas são piores na dissipação do calor.
Como grandes desvantagens, o facto de o coeficiente de atrito ser menor que nos de aço inox, maior desgaste dos discos, preço mais elevado e normalmente é necessária a utilização de certo tipo de pastilhas. Alguns discos de Ti ou Al têm cobertura de outro material, para aumentar a fricção, mas como esta acaba por se desgastar, os discos terão de ser substiuidosapós algum tempo.
Convem referir que os rotores com cores vão perder a cor na zona onde as pastilhas actuam...
Ou seja, na minha opinião, apenas compensam quando ser quer uma montagem xc muito leve. Assim, e para se aumentar a potência de travagem, a solução passa sempre pelo aumento do tamanho do disco, pois aumentas a superficie de dissipação de calor. Se queres manter um baixo peso e excelente travagem, uma das melhores opções são os hope flutuantes.
P.M.