Os sistemas de engate são quase sempre variações do mesmo. Um sistema de várias linguetas accionadas por molas que encaixam num conjunto de dentes. O numero de linguetas e de dentes varia conforme o fabricante, assim como o seu posicionamento. Uns fabricantes colocam os dentes no cubo e as linguetas no cepo. Outros fazem exactamente o contrário.
O numero de linguetas determina o numero de pontos de contacto entre as duas partes do cubo. A que se move solidária com a roda e a que se move solidária com a transmissão.
Diz quem sabe, que quantos mais pontos de contacto melhor, porque a força é distribuída por mais pontos, logo estes estão sujeitos a menos stress e são mais fiáveis ou podem ser mais leves e pequenos.
Alem disso, embora aqui o factor principal seja o numero de dentes, quantos mais, mais depressa se faz o "engate" ou seja, a distância entre mexer o pedal e começar a sentir a roda a reagir é mais curta.
Quando paramos de pedalar, uma das partes "salta" por cima da outra porque as linguetas e os dentes tem rampas em sentido contrário. Numa direcção as duas peças engatam e rodam juntas, na outra direcção, as linguetas saltam por cima dos dentes. É dai que vem o ruído que ouvimos nos cubos. E quanto mais linguetas, mais barulho :mrgreen:
Algo parecido com isto:
A força das molas que empurram as linguetas contra os dentes e a limpeza é fundamental para o rápido engate quando queremos acelarar. A lubrificação é fundamental para que o cubo rode livremente quando paramos de pedalar. É o equilíbrio entre estes que faz com que um cubo faça mais ou menos ruído. Um cubo com elevado numero de linguetas e dentes, devido ao seu pequeno tamanho, tem de ter uma lubrificação mais fina, sob pena de os linguetes saltarem por cima da massa e não engatarem nos dentes. Ou seja, quantos mais pontos de engate, menos grossa deve ser a lubrificação, mais barulhentos são. :mrgreen:
Finalmente, o caso dos D240 e outros cubos DT-Swiss. Estes cubos são completamente diferentes. Não usam linguetas e dentes. Em seu lugar usam duas "anilhas".
Na sua parte exterior, tem dentes que engatam no corpo do cepo e no corpo do cubo, e na sua face lateral, a que está em contacto entre as duas, tem dentes rampeados em sentidos diferentes. Duas grandes molas dos lados opostos das anilhas comprimem estas entre o cubo e o cepo garantindo que as faces com as rampas se mantém sempre bem encostadas. Deste modo utilizando apenas duas peças moveis e duas molas de grande tamanho, a DT tem um sistema simplicíssimo e que garante nada mais nada menos que 18 pontos de engate. A lubrificação tem também de ser muito fina. Resultado?? Um cubo barulhento, mas muito rápido, muito suave e ao qual se pode fazer manutenção sem ferramentas.
P.S. Não sou especialista na matéria. Tento aprender conforme preciso, por isso é natural que muita coisa tenha ficado por dizer sobre os sistemas de engate dos cubos e que algumas coisa estejam erradas. Se quiserem e puderem complementar e/ou corrigir, são mais que bem vindos.