Cubo Hope Pro II Traseiro

arquitonto

New Member
Boas!

Comprei e montei este cubo na minha Cannondale Prophet. Ainda não andei depois de o ter montado, devido a lesão física em tratamento, mas só de rodar a pedaleira parece-me um tanto ou quanto barulhento, coisa que sem estar montado não calculava que assim fosse. Disseram-me que o som é sinal de qualidade.

Alguém tem este cubo para que possa falar sobre ele e qual a sensação em andamento?

Obrigado.

Team Incha Power :D
 

Jorgex

New Member
O Bacalhau tem um Hope XC Disc e é super barulhento. Eu gosto pois assim que o som fica mais metálico é sinal para marcar uma "consulta", fazer a manutenção do cubo...

Um amigo meu tem os DT Swiss 240 Disc e são silenciosos. Assim que emitem um certo nível de decibeis é sinal de "secura".
 

MAntunes

New Member
Tenho uma questao e acho que este topico é o mais adequado para a fazer...
Estava com duvidas sobre o Hope Pro II 10mm Bolt-Up...
Estava a pensar em comprar um quadro cujos dropouts sao de 10mm.
Como vi no CRC que o cubo vem com dois parafusos penso que sao esses dois parafusos que vao fazer a fixaçao do cubo ao quadro como se fosse o eixo, certo?
O cubo em questao é este...

http://www.chainreactioncycles.com/Images/Models/Full/17387.Jpg

Cumps..
 

tkul

Utilizador Banido
Certo.
Os parafusos, são para fixar o cubo, no entanto podes sempre transformar para:

10 mm Saint
12 mm
10 mm QR

é só comprar o kit.

quanto ao barulho ser de qualidade, não sei pronunciar, mas são muito barulhentos sem dúvida (já me safou de uma pega com cavalos...)
 
Barulho não é nem nunca poderá ser sinonimo qualidade, pois existem cubos bons que fazem barulho e outros não.

No entanto eu tenho os 240 que fazem um ligeiro barulho e já notei que alguns mavic tambem fazem
 

Bravellir

New Member
Nos cubos, muita gente associa o barulho ( em condições normais ) ao sistema de engate. Normalmente os sistemas mais barulhentos são os que precisam de usar muito pouca lubrificação para funcionar bem. Dai o serem barulhentos. Quem prefere estes sistemas, seja ele por que razão for, acaba por dizer que quanto mais barulhentos melhor ( o que não é verdade porque como já foi dito, a partir de certo ponto já é sinal de falta de lubrificação ).

Alem disso, estes sistemas normalmente são utilizados em cubos mais caros e mais exclusivos por isso também a associação de que quanto mais barulhentos mais caros e logo com mais qualidade.
 

ziggy27

New Member
Eu tambem sou da opiniao de que quanto mais barulho mais qualidade, por acaso já tive uns hope e o que gostava mais neles era o "cantar", recentemente troquei apenas para ter uns mais leves da novatek, mas já estou arrendido pois estes não "cantam" como os hope.
 

pratoni

Active Member
:eek:fftopic:
Mas está tudo doido?!?!? :mrgreen:

Um gajo quer ir para o mato ir ouvir os passarinhos cantar e tem que apanhar com o trac-trac dos cubos??? :shock:

Se eu quisesse barulho levava uma mota...eheheheheh :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

:back2topic:

Agora a sério, nunca experimentei estes cubos mas acho prefiro uns cubos silenciosos na mesma... :D
 

JD

New Member
Eu tenho uns e não é por fazer mais ou menos barulho que são melhores.
Para os que não gostam do barulho, mas querem qualidade, têm bom remédio :mrgreen: pedalam que aquilo não faz barulho. 8)

cumps
 

Bravellir

New Member
Os sistemas de engate são quase sempre variações do mesmo. Um sistema de várias linguetas accionadas por molas que encaixam num conjunto de dentes. O numero de linguetas e de dentes varia conforme o fabricante, assim como o seu posicionamento. Uns fabricantes colocam os dentes no cubo e as linguetas no cepo. Outros fazem exactamente o contrário.

fr_71.jpg


d1dd_ringle_pawl.jpg
d1ddd_ringle_ratchet.jpg


O numero de linguetas determina o numero de pontos de contacto entre as duas partes do cubo. A que se move solidária com a roda e a que se move solidária com a transmissão.
Diz quem sabe, que quantos mais pontos de contacto melhor, porque a força é distribuída por mais pontos, logo estes estão sujeitos a menos stress e são mais fiáveis ou podem ser mais leves e pequenos.
Alem disso, embora aqui o factor principal seja o numero de dentes, quantos mais, mais depressa se faz o "engate" ou seja, a distância entre mexer o pedal e começar a sentir a roda a reagir é mais curta.

24-point-engagement-720x482.jpg
hope-pro-2-pawls-720x482.jpg


hub_btgr107.jpg
XT775-Cassette-Failure-7.jpg


Quando paramos de pedalar, uma das partes "salta" por cima da outra porque as linguetas e os dentes tem rampas em sentido contrário. Numa direcção as duas peças engatam e rodam juntas, na outra direcção, as linguetas saltam por cima dos dentes. É dai que vem o ruído que ouvimos nos cubos. E quanto mais linguetas, mais barulho :mrgreen:

Algo parecido com isto:
crnky1.gif


A força das molas que empurram as linguetas contra os dentes e a limpeza é fundamental para o rápido engate quando queremos acelarar. A lubrificação é fundamental para que o cubo rode livremente quando paramos de pedalar. É o equilíbrio entre estes que faz com que um cubo faça mais ou menos ruído. Um cubo com elevado numero de linguetas e dentes, devido ao seu pequeno tamanho, tem de ter uma lubrificação mais fina, sob pena de os linguetes saltarem por cima da massa e não engatarem nos dentes. Ou seja, quantos mais pontos de engate, menos grossa deve ser a lubrificação, mais barulhentos são. :mrgreen:







Finalmente, o caso dos D240 e outros cubos DT-Swiss. Estes cubos são completamente diferentes. Não usam linguetas e dentes. Em seu lugar usam duas "anilhas".

ratchet.jpg
DT_star_ratchet2.jpg


Na sua parte exterior, tem dentes que engatam no corpo do cepo e no corpo do cubo, e na sua face lateral, a que está em contacto entre as duas, tem dentes rampeados em sentidos diferentes. Duas grandes molas dos lados opostos das anilhas comprimem estas entre o cubo e o cepo garantindo que as faces com as rampas se mantém sempre bem encostadas. Deste modo utilizando apenas duas peças moveis e duas molas de grande tamanho, a DT tem um sistema simplicíssimo e que garante nada mais nada menos que 18 pontos de engate. A lubrificação tem também de ser muito fina. Resultado?? Um cubo barulhento, mas muito rápido, muito suave e ao qual se pode fazer manutenção sem ferramentas.

dt-swiss-240s-rear-hub-cut-away.jpg



P.S. Não sou especialista na matéria. Tento aprender conforme preciso, por isso é natural que muita coisa tenha ficado por dizer sobre os sistemas de engate dos cubos e que algumas coisa estejam erradas. Se quiserem e puderem complementar e/ou corrigir, são mais que bem vindos.
 

emparlace

Member
Excelente post do Bravellir. :yeah: :clap:
Agora já todos podem perceber melhor o funcionamento dos cubos, e o porque de uns serem mais barulhentos que outros.

Eu não percebo nada de mecânica e certo dia quis armar-me em esperto e abri os cubos das minhas crossland. Limpei e lubrifiquei aquilo tudo, até lubrifiquei de mais e os linguetes custavam a trabalhar por causa da massa lubrificante. Vá lá que apercebi-me logo do disparate e coloquei aquilo em condições num instante.
 

Batas

New Member
Apenas alguns apontamentos à excelente explicação do Bravellir:

O número de dentes não está directamente relacionado com a rapidez com que o cubo responde mas sim o POE (Points Of Engagement). Um cubo com 2 e outro com 4 dentes podem ter exactamente o mesmo número de "clicks" numa rotação. O de 4 dentes tem é mais pontos de contacto que o de 2 dentes. Agora se o cubo com 4 dentes tiver 1 par de dentes desfasado em relação a outro, tal como na marca Hadley, o número de pontos de engate duplica numa rotação.

O sistema da Dt não faz com que o cubo seja rápido, pelo contrário, é dos sistemas mais lentos, embora dos mais fiáveis. Para o final deste verão está previsto o lançamento das peças ("anilhas") com 36 pontos de contacto.

Mais barulho não está directamente associado à qualidade... O que acontece é que marcas de qualidade superior usam sistemas de engate mais barulhentos, tal como a Chris King... Logo é comum fazer-se essa associação.

Faltou referir que o POE dos i9 é de 120, Chris King 72, Hadlley 72, Halo 120...
 

ny12xx

Super Moderador
Grande post companheiro Bravellir

Do melhor que se faz por aqui!!!

:bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost:
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço

NY
 

viriatodasilva

New Member
Boas

gostaria de ressuscitar este tópico, pois o meu cubo deu o berro e pretendo comprar um novo. Estou indeciso entre o HOPE PRO II e o DT SWISS 340. Gostaria de ver feed back de quem tem um e outro.

quedas suaves,

ricardo silva
 
Top