Comprimidos para Cãibras

A.M.F

New Member
Causas das cãibras

A causa é uma perturbação dos movimentos do cálcio dentro da célula muscular.
A cãibra do desportista está ligado à fadiga muscular.A fadiga pode ser geral afectando o organismo inteiro ou limitar a um musculo ou a grupo de músculos que trabalham em condições desfavoráveis.
As cãibras pode resultar dum gesto ,solicitando os músculos muito fatigados ( ante-braço,pernas,tornozelos,ombros etc)
A fadiga muscular reduz uma diminuição ,das reservas energéticas e uma acumulação de resíduos do metabolismo que aumentará uma acidez muscular .
A fadiga afecta também o cálcio muscular e o sódio sanguíneo,estas modificações chegará a uma hipersensibilidade da fibra muscular e uma perturbação do seu relaxamento.

Factores agravantes.

Os factores que se agravam aos efeitos de fadiga muscular é ( idade,o frio,a desidratação,o abuso do café,chá,álcool ,uma carência iónica,acido láctico.)

Algumas cãibras não são causadas pelo desporto e serão estas que não desaparecem em poucos dias.
As mesmas que aparecem sem ser por esforço,principalmente as nocturnas,não são cãibras do desportista.

As cãibras do desportista finalmente traduzem-se por 2 situações possíveis

---- Um trabalho excessivo sobre um músculo mal treinado.
---- A resposta dum músculo que não está treinado ou habituado ao exercício.

AMF
 

RPires

Member
A.M.F said:
Os factores que se agravam aos efeitos de fadiga muscular é ( idade,o frio,a desidratação,o abuso do café,chá,álcool ,uma carência iónica,acido láctico.)


AMF


A.M.F
Podes desenvolver mais um pouco sobre o café e consequente efeito na fadiga muscular?

É que eu sou um acérrimo bebedor de café, aliás quando não bebo passado algum tempo a dor de tola aparece, só por aí podes ver... Já cheguei a questionar aqui no forúm a utilização do café e a sua relação com a pedalada e até apareceram uns post interessantes, no entanto se houver mais informação, melhor...
 

diogomota

Member
Boas :D A mim muito raramente me dão cãibras, mas na primeira maratona que fiz lá apareceram as malvadas :twisted: um colega meu aconselhou-me tomar umas pastilhas efervescentes que se vendem na farmácia "bioelectra" , experimentei e digo muito sinceramente que é um espectáculo, noutra maratona a seguir por volta dos 50kms tomei a mistura que já trazia no bidom e cheguei ao fim sem uma unica cãimbra e não tinha treinado nada para a maratona :wink: Agora quando vou fazer passeios com mais kilometragem vou sempre prevenido :p Mas não esperem milagres :rotfl:
 

mnunes

New Member
Depois de ler aqui sobre os Endurolytes, da Hammer Nutrition, mandei vir uma embalagem "Trial", para experimentar.
Pois bem, já experimentei e, para já, fiquei fã. Sempre que tomei as cãibras não deram sinal.
Já encomendei um boião de 120 cápsulas :D
 
mnunes said:
Depois de ler aqui sobre os Endurolytes, da Hammer Nutrition, mandei vir uma embalagem "Trial", para experimentar.
Pois bem, já experimentei e, para já, fiquei fã. Sempre que tomei as cãibras não deram sinal.
Já encomendei um boião de 120 cápsulas :D

Diz-me uma coisa, tomas isso quando? Antes de ires pedalar? Enquanto pedalas?
Vou encomendar uma caixa para esxprimentar...
 

mnunes

New Member
É para tomar durante o exercício. De 1 a 3 por hora, dependendo da desidratação/calor.

De qualquer maneira as encomendas vêm com um manual da Hammer onde explica tudo.
E na embalagem de cada produto tb vem a dosagem.

Cumps!
 

adbarbosa

New Member
Boas caros BTTistas

Preciso urgentemente de comprar essas cápsulas para as testar numa prova duríssima que se aproxima....e já não tenho tempo de encomendar pela net!!! Sabem se existe algum local fisico, de preferência no grande Porto, que venda este tipo de produtos?

Obrigado
 

mnunes

New Member
Aquilo demora 2-3 dias a chegar. Normalmente faço a encomenda à 2ªfeira e na 5ª/6ª já a tenho na mão.
Não sei se nas lojas especializadas, tipo Celeiro, haverá produtos equivalentes, é provável...
 

mtrindade

New Member
Myrage said:
Eu também sofro do mesmo mal, não existe nem km nem hora nem acumulado para que elas possam aparecer. Simplesmente aparecem e estragam o prazer de Pedalar.
Se quiseres perder o Amor a cerca de 150eur faz uma prova de Esforço Avançada. Consiste em pedalares em cima de uma bike com monitorização diversa. Inclusive uma mascara para leitura de O2 e CO2. Existem casos (o meu) que as cãimbras são provocadas pela insuficiência de O2.
Este é o preço da Asma. Se também sofres desse mal, o melhor é começares a treinar a respiração :wink:

MY


A mim também me foi diagnosticado asma :( e sofro muito com as cãimbras já me fartei de comer bananas, tomar carteiras com magnésio e as cãimbras não passam. Eu sempre que faço um maratona durante os km finais as cãimbras atacam-me sempre :s e até de noite quando durmo. :s
Gostaria de saber onde fez a prova esforço avançada para saber porque é que tenho cãimbras.
Boas pedaladas.
 

2W

New Member
Foram vários os comentários que aqui li. Não me vou pronunciar sobre os mesmos até porque tão pouco tenho conhecimentos para o fazer, contudo permitam-me um simples e ingénuo comentário.

Se praticam BTT por lazer e pelo prazer para quê o uso destas substancias?

Já pensaram que por exemplo as cãibras podem ser o fusível do nosso organismo a dizer que já se atingiu o limite?

O facto de alguém se sentir bem no momento e até achar que está tudo bem não sabe quais as consequências que essa substancia vai trazer ao organismo no futuro.

O grande problema do doping não tem a ver com a viciação dos resultados desportivos mas sim com um problema de saúde publica e a nova lei do doping que vai ser publicada dentro de dias é bem explicita nesse aspecto assim como deixa de estar vocacionada só para a competição federada. A qualquer praticante de qualquer modalidade desportiva pode ser a todo o momento ter que efectuar um controlo antidopagem e a penalização prevista para quem for “apanhado” poderá inclusivamente ir até pena de prisão efectiva, pelo que sugiro que leiam muito bem a composição dos produtos que tomam.

No site da Federação Portuguesa de Ciclismo no item “Regulamentos” podem lá encontrar informação sobre as substâncias proibidas.

Salvo melhor opinião nada melhor que consultarem um médico que faça a vossa avaliação física e depois complementarmente irem por exemplo a um nutricionista. Complementarmente ainda também e posteriormente poderão consultar um preparador físico.

As cãibras num praticante de 16 anos poderão não ter a mesma origem que a de um praticante de 40 anos.

O uso deste tipo de substâncias que aqui vi sugeridas pode eventualmente ter efeitos secundários num praticante jovem e que ainda tenha o seu organismo em desenvolvimento pois até os vinte e poucos anos ainda temos o nosso corpo ainda está em fase de desenvolvimento.

Por exemplo, qual os estado dos vossos dentes? Sabem que também tem uma importância fundamental num atleta?

Desculpem a ousadia do meu comentário e vejam-no tão-somente como um simples comentário pois isso que fiz.
 

nogueira.nuno

Active Member
Bem Diogo ou restantes, nunca usaste os produtos da GoldNutricion??

Eu caimbras não tenho mas uso productos que não são dopantes e como foi referido são apenas suplementos uteis e necessários!!
Vou te dar alguns exemplos de alguns que tenho e uso, tens os BCAA´s que são Aminoacidos que diminuem a degradação muscular e promovem a recuperação muscular, além de prevenir a fadiga, depois tens o IntraXcell que pode ser usado antes e depois do exercicio para poder dar mais força e potencia muscular e favorece a circulação sanguínea e prevenir a acidez muscular e tens o ZMA que pode ser o mais util para ti e muito importante que tem o Zinco, Magnésio, Vitamina B6 que aumenta a Endurance, força e resistencia muscular e diminuiu a tensão muscular e caimbras fazendo recuperações musculares mais rápidas.
De quaquer maneira existem outros produtos mais mas sempre podes dar uma olhadela no site deles e ver e há varias lojas já do grupo no País(finalmente) aonde podes efectuar as compras e ser informado.
 

Chaves

New Member
Tambem sofro do mesmo mal, desde que fracturei o tornozelo a um ano a tras, por volta dos 40kms ca estão elas e com força!!!, sem duvida que uma banana é alivio imediato, funcionou comigo por algumas vezes, o efeito é que é curto, 10 ou 15 a frente elas voltam.

Agora que tive tempo e a metereologia começa a deixar, com treinos 2 vezes por semana, (maximo de 40 kms ao fim do dia) notei diferença, as caibras ja não apareçem com a mesma facilidade, é de referir que tomo magnesona, 2 vezes por dia, ja esgotei umas duas caixas, pelo que parece o magnesio demora a acumular-se e por isso não funciona para quem toma antes dos eventos.

Por isso posso concluir que:

Treino
Magnesio tomado regularmente
Hidratação

São suficientes para ajudar a eliminar as caibras.

Agora se existe ai uns comprimidos miraculosos, força testem e digam ao pessoal que existe ai muita gente a rasca :lol:
 

agirão

New Member
Desculpem a brincadeira, com algo de muito sério..!!

O Bicarbonato de Sódio que as cozinheiras colocam nos vegetais para ficarem bem verdinhos, e cozerem mais depressa, faz milagres..!!

E é bem barato..!!

Há, por aí, produtos caríssimos que mais não são que Bicarbonato de Sódio camuflado com excipientes..!!
 
Este tópico é dos mais úteis que vi aqi no forum...

Após a leitura de todo o tópico, resolvi exprimentar e encomendar os comprimidos Endurolytes, da Hammer Nutrition...

Este fds andei de bike os 3 dias e cãimbras nem vê-las... Que categoria... Tma-se 1 ou 2 antes, 1 ou 2 durante e 1 ou 2 depois e nada de cãimbras...

Recomendo!!!

Boas pedaladas...
 

RSantos

New Member
Como já aqui disse anteriormente...

RSantos said:
E se fosses ao médico??!
Pode ser problema muscular, inadequação da hidratação e de tonificação muscular ao esforço dispendido, problemas nos dentes...depende de muitos factores.
Se diagnosticares, farás óbviamente o tratamento adequado.


Como não sou médico (e um mero leigo na matéria) posso apenas relatar a forma como alguns casos que conheço, ultrapassaram o problema:

Adequaram o esforço à capacidade fisica: Deixaram-se de fazer 80km's, para passarem a fazer 40..e regressaram aos 80, quando estavam preparados para tal;

Aprenderam a gerir o esforço: começaram a descer da "bike" para subir "paredes" ...o que lhes foi muito útil (especialmente quando se conhece a altimetria e se sabe o que ainda se tem pela frente) e lhes permitiu terminar provas sem sacrificio;

Hidratação/alimentação: um amigo, forte muscularmente, 20 anos de futebol semi-profissional, treina intensivamente todos os dias....tinha sempre cãimbras, nas provas de BTT. Motivo? Fez vários testes e exepriências ..tinha falhado no mais elementar: a hidratação e a alimentação em esforço!

Suplementos: um amigo, fruto do treino intenso (para ele), consultou um médico para lhe prescrever uma alimentação adequada e lhe sugerir relaxantes musculares. Receitou-lhe apenas Magnésio, porque ele queixava-se de "dureza" nos músculos (há vários medicamentos, mas no caso dele foi "Magnesium-OK", da Wassen). Diz que funcionou..
 

mnunes

New Member
2W said:
Se praticam BTT por lazer e pelo prazer para quê o uso destas substancias?

Já pensaram que por exemplo as cãibras podem ser o fusível do nosso organismo a dizer que já se atingiu o limite?

O facto de alguém se sentir bem no momento e até achar que está tudo bem não sabe quais as consequências que essa substancia vai trazer ao organismo no futuro.

O grande problema do doping não tem a ver com a viciação dos resultados desportivos mas sim com um problema de saúde publica e a nova lei do doping que vai ser publicada dentro de dias é bem explicita nesse aspecto assim como deixa de estar vocacionada só para a competição federada. A qualquer praticante de qualquer modalidade desportiva pode ser a todo o momento ter que efectuar um controlo antidopagem e a penalização prevista para quem for “apanhado” poderá inclusivamente ir até pena de prisão efectiva, pelo que sugiro que leiam muito bem a composição dos produtos que tomam.

No site da Federação Portuguesa de Ciclismo no item “Regulamentos” podem lá encontrar informação sobre as substâncias proibidas.

As bebidas do tipo Isostar/Powerade/Gatorade são doping? :wink:

Para que fique bem claro, não estamos a falar de substâncias dopantes, mas tão somente de suplementos de sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo e que, por uma ou outra razão, estão em carência/desequilíbrio. A falta dessas substâncias dá origem a diversos sintomas nomeadamente as nossas amigas cãimbras.

Uma das razões principais dessa carência é uma alimentação desequilibrada. Outra das razões é a perda derivada da desidratação resultante do exercício físico/calor.
É o meu caso. Como transpiro muito, desidrato facilmente, e ao fim de algumas horas de esforço, se só beber água, é quase certo ter cãibras. No meu caso utilizo os Endurolytes e funcionam a 100%. Certamente haverá outros que funcionam tão bem ou melhor (se calhar o simples Bicarbonato de Sódio :wink: ) mas estes são os que eu conheço. Também podia usar, e já usei muitas vezes, as tais bebidas isotónicas, mas comigo não são tão eficazes, além de que ao fim de 1 litro começo a ficar enjoado.

Noutros casos, já referidos aqui, a causa das cãimbras é mais por carência específica de magnésio ou zinco. Daí que com algumas pessoas as bananas resultem bem ou então suplementos tipo Magnesona, Magnesium-OK, etc. Comigo não funcionam.

Esta é a minha opinião, de leigo, baseada na minha experiência (tipo tentativa-erro) e no que fui lendo aqui e ali.

Cumps!
 

Myrage

New Member
Malta, cãimbras é matéria muito complicada...

Reforço o que ja escrevi no inicio do tópico:

Eu também sofro do mesmo mal, não existe nem km nem hora nem acumulado para que elas possam aparecer. Simplesmente aparecem e estragam o prazer de Pedalar.
Se quiseres perder o Amor a cerca de 150eur faz uma prova de Esforço Avançada. Consiste em pedalares em cima de uma bike com monitorização diversa. Inclusive uma mascara para leitura de O2 e CO2. Existem casos (o meu) que as cãimbras são provocadas pela insuficiência de O2.
Este é o preço da Asma. Se também sofres desse mal, o melhor é começares a treinar a respiração

MY


Existem muitas causas para as Cãimbras (tiroide, falta de O2, Alimentação, hitração etc.... Claro que se pode minimizar o problema, mas a factura será paga pelo Fígado.
Julgo que a solução é descobrir a causa !
Também não vergonha de assumir que não estáo em forma. O treino também minimiza/retarda as nossas amigas de Pedaladas

MY
 

TheShadow

New Member
Há montes de causas para isso aparecer, e quase todas (ou todas) elas aqui mencionadas.

Não há tratamento especifico que dê para todos.
Cada corpo é um corpo e cada um tem que fazer o tratamento/treino consoante o seu corpo.

Eu por exemplo não costumo tomar nada pois não sei ao certo os efeitos que o corpo poderá vir a ter já na idade mais avançada fruto das "aventuras" que se cometem no presente a tomar coisas que não se deve.

De qq maneira falar com um médico que saiba da matéria é um bom principio.
Depois cada um tem que se ir auto-testando para ver se consegue descobrir o sue problema da caimbras e não tomar receitas de outros que podem fazer bem aos outros, mas a eles nada faz.


No meu caso especifico e com o que vou experimentando, além de com o tempo de treimo que estou bem melhor, o suor deve ser a principal causa da minha perda de energia/rendimento.
Pelo suor perdem-se muitos sais e hidratos. só com água não se vai lá, mas um pouco de agua com açucar e limão já se nota algumas diferenças.

Estou até tentado em experimentar os tais Endurolytes da hammer, mas antes de tudo irei ver a sua constituição e falar com o médico antes para ver o que ele me diz.
 

TheShadow

New Member
Venho pedir aqui uma pequena ajuda pois no site da hammer há lá montes de coisas para ler e demora a conseguir encontrar o que pretendo.

Então ao pessoal que já tem os comprimidos da hammer; os endurolyts; podiam ver a constituição dos mesmos e meter aqui?
Tipo o que cada comprimido contém a a quantidade; ou a formula.
 
Top