29er Comportamento Cannondale F29c 2013

Duck

Member
Boas Pfafe tambem estou a pensar por ROTOR 3D+ na minha mas com pratos redondos... Em relação aos manipulos opta pelos XO eu gosto mais do que os XTR..
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O Rotor 3D+ ou o novo 3DF ficavam bem nesta bike, especialmente o segundo por não ter anodizados vermelhos.
Além disso o 3DF ainda é mais barato e deve ser mais resistente por ser forjado.
Escolham é uns cranks que sejam BB30, se não para andar com adaptadores não vale a pena.

Quando trocar o pedaleiro, estou a considerar 3 candidatos, um deles é o Rotor 3DF XC3.

Quanto à transmissão ser XTR ou X0, eu só escolhia X0 se fizesse questão de ter gripshift. Na minha opinião o sistema de 10v da Shimano é superior ao da Sram, pelas mesmas razões que o sistema de 9v da Sram é superior ao da Shimano.

Eu também ainda não tenho a certeza qual a transmissão a colocar na minha. Deve ficar conjunto XT, mantendo o desviador traseiro e compro a versão i-spec dos manípulos, embora gostasse de meter Sram XX1 e X01, com manípulo gripshift, o que dependeria dos preços dos novos componentes X01, em especial do preço da cassete.

Mas esta última opção fica sempre demasiado cara. Só para o cepo XD vão logo 70 paus. A cassete X01 duvido que vá custar menos que 200 paus. Os pratos com BCD de 76mm ainda é só a Sram fazê-los e também não são baratos.

Ou seja, é mais que provável que continue com Shimano 2x10.

Mas mesmo com Shimano posso fazer umas brincadeiras 1x10 sem manípulo esquerdo nem desviador à frente e com um prato 30T destes:
Race-Face-30t-104-chainring.jpg
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

....Camarada "Joel O." o referido prato 30, seria para manter a k7 (11-36) que o nosso amigo "Ficaçador" tem, e passaria a usar só este prato na frente (xx1 "made in home"). Não sei se está a ver o filme?!?! ;)

....Eu cá estou super satisfeito com 2x10 (vamos lá ver "amanhã"). ;)
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Sim, 30T numa 29er é o mais parecido possível de 34T numa 26, que foi o que eu testei e gostei. Para andar só em trilhos ou para provas de XCO 30T numa 29er chega perfeitamente, mesmo em estradões deve dar para andar confortavelmente a 35 km/h.

Se tivesse o grupo XX1 o prato escolhido seria também o 30T.
 

pfafe

New Member
os manipulos nao quero os rotativos aqueles que se leva no punho queros os normais iguais aos que vem na bike so k nao sei se meto X0 o XTR essa e a minha duvida tendo em conta tbm que vou trocar os travoes para uns XTR
 

Joel O.

New Member
Tinha a ideia de cabeça que o equivalente seria mais ou menos o prato 32. Dois de diferença. Mas nem fiz contas...
Sendo assim está explicado.

Medroso:yeah:
 

Medroso#78

Active Member
...Um amigo do meu grupo, na sua recente montada (spark rc sl), esta equipada com xx1, está a usar o 32T. Para já está a gostar...pelo que diz, não sei se o 30T não acaba por ser limitado na hora de rolar a sério. :s
 

Rui Marçal

New Member
Penso que para quem faz competição até faz sentido em algumas provas...

Mas para os passeios domingueiros...é preciso pernas...penso eu de quê.

Depois temos um cruzamento de corrente maior, o que me parece que os elementos da transmissão vão sofrer mais.

Por outro lado, as cassetes Sram desgastam-se com alguma rapidez...cheiram-me a desgaste prematuro e investimento muito mais avultado com o material XX1...
 

Medroso#78

Active Member
Talvez Rui mas...... o sistema está estudado (confio na sram). Estive a ver de perto o sistema do meu amigo, é tudo diferente de uma transmissão "comum". O prato tem uma "dentição" distinta. Até as roldanas são "diferentes"/esquisitas (talvez para que se possa cruzar a corrente sem stress). Mas sim, para nós amadores certamente não será o ideal. Mas repara, até a tua/minha bike são "um exagero" para nós amadores não?!?!?! :p

....É normal a malta gostar de material top (quem nãoo gosta do que bom)?!?! Mesmo que seja apenas para umas voltitas com os amigos no nosso "quintale". :D
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Boas Medroso#78,

Palavras sábias meu amigo, palavras sábias.

Sem dúvida que tenho um canhão que não aproveito ao máximo e nunca se sabe se um dia não terei um sistema XX1, mas por agora não tenho pernas para ele. Às vezes, em determinadas alturas até tenho, mas depois chegam as subidas mais empenadas e fica mal um gajo com uma bike tão cara e leve leva-la à mão, lol...
 

pfafe

New Member
era marcar um fim de semana com o pessoal das F29 para andar....
ia ser o passeio cannondale so para F29 que dizem???
 

Rui Marçal

New Member
Parabéns A.Moura, muito fixe.

Houve no fim de semana passado o encontro do forum Cannondalept no Gerês...e para o ano há mais...
 

A.Moura

Member
pfafe não gostas dos SRAM X0 Grip Shift ? Ando a ponderar meter uns na minha :) o pior que tenho de mudar também de desviador :( , mas como a maquina e nova agora tem de se gastar o que traz :) mas aceito ai ideias para ela perder peso :) tenho lido aqui algumas alterações como a do cubo traseiro visto que as rodas são todas caras....o que aconselham a mudar primeiro :) ?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Compra 2 válvulas e líquido Joe's ou Notubes (ou Schwalbe que é Notubes), tira as câmaras de ar e monta isso tubeless.
Tira esses punhos e mete uns Bontrager Race X Lite ou Ritchey WCS, ou ESI se quiseres "estar na moda".
Se achares que não era necessária tanta potência de travagem, podes comprar um disco HS1 igual a esses mas de 140 mm para o montar atrás, passar o de 160 mm para a frente com um adaptador IS-PM de +0mm, que também tem de ser comprado.

Só nestas pequenas alterações gasta-se pouco dinheiro, tira-se muito peso e mais importante, ganha-se em conforto e melhora-se a condução.
 

A.Moura

Member
Obrigada pela dica ficacador :) em relação as rodas achas boas como mudas te o cubo e aperto :) aconselham algum guiador :) mais leve? As primeiras alterações vão ser punhos os dicos vou manter :)
 
Top