29er Comportamento Cannondale F29c 2013

Medroso#78

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Cá para mim com um prato apenas, só se for com uma k7 11-42 (mesmo assim só é funcional em "pista"). Pois para maratonas é melhor esquecer um prato. ;)


Com uma k7 11-36, em subidas ingremes, por ex; prato 34 (que é o mais pequeno que acima apresenta), e no carreto maior da k7 (36), vai lá vai (com ela à mão)!!!! :D
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Numa 29er, para usar um só prato, na minha opinião o melhor é o 32T. Mais que isso já se perde demasiada eficiência em subidas a sério. E dá bem para chegar aos 40 km/h, mais que isso também dá mas já se começa também a perder eficiência por ter de pedalar demasiado rápido.
Eu continuo a achar que para provas em circuitos curtos e lentos e com menos de 2h de duração, como o é o XCO, e estando o atleta em boa forma, não há melhor relação que cassete 11-36 com prato 34T numa 26" ou 32T numa 29er.
 

Pmiguel

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concordo contigo ficaçador o 32 deve ser o melhor para a 29, eu ja rolei numa 29 com 32-11 a 41km/h mas ja devia de ir a 110 de cad. , depois aqui na arrabida subi o cai de costas com o 32-36 pelo esforço penso que equivale numa 26 a um 24-32
 

Bruno_MTJ

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FiCaçador penso que com a mudança que queres fazer nas rodas perdes bom peso pois os aros em si até nem são pesados! O problema é mesmo o cubo traseiro que pesa 1 tonelada lol :p eu nas rodas não perdi muito peso porque coloquei uns pneus que gosto mas que são pesadinhos :p
Força ai nessas mudanças :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O problema dessa adaptação é que a capacidade máxima do desviador traseiro para o numero de dentes da cassete é de 36T. Para não falar dos custos que deve ter a adaptação e do salto grande entre 1ª e 2ª mudanças. Mais vale treinar estrada em subidas como deve ser para estar em forma e usar a cassete 11-36.

Alguém faz ideia do q-factor mínimo do pedaleiro que consigo meter neste quadro sem que batam na escora?
Sei que o Sram XX na versão 156 já não dá nas Cannondale, mas e mais que isso, 163 mm por exemplo?
 

Carnivore

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Isso sem um guia de corrente parece-me que vai andar a saltar fora. O XX1 usa uma corrente específica e a dentição do prato também é diferente para que isso não ocorra (tanto)
2x10 numa 29 para mim continua a ser a melhor solução.
 

Meninho

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Boa noite,

desculpem se é off topic mas tenho uma 29er que vem equipada de fabrica com o grupo XX1 tenho 34 no pedaleiro e 42 na cassete.

Este sistema funciona na perfeição pois tanto o pedaleiro, cassete como corrente foram pensadas e desenhadas para trabalharem em sintonia na mudança mais pequena 10 como na maior 42.

Tudo que sejam adaptações/alterações correm o risco, pois o prato do pedaleiro tem uns dentes maiores e mais largos do que os outros como sabem as Bikes que trazem XX1 de fabrica vêm sem desviador da frente ou qualquer guia de corrente, é o prato que está desenhado para fixar a corrente, sendo que o desviador traseiro vem com um sistema que dá ou retira a tensão da corrente. tipo quando passamos sobre pedras a corrente sempre a saltar quase que bate na escora, o desviador XX1 elimina essa situação.

Espero ter ajudado a retirar algumas duvidas.
 
Ainda não viram a alteração na bike de estrada dele,mas isso era outro assunto, ;)
quanto aos custos não sei a unica situação que ele pondera é um guia de corrente mas sei que a bike já foi para o mato fazer kms e está ok como ele diz na foto do link que eu publiquei no post acima do facebook do Fabricio,agora, que o homem é "carola" disso não tenham dúvidas!
 

Joel O.

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Olá,

vou outra vez dizer o mesmo. O xx1 não é invenção nenhuma da sram. É sim um prolongamento de uma configuração mais que estudada e testada por dezenas de ciclistas como nós, e explanada em fóruns dedicados.
A sram, com mérito, fez um cozido à portuguesa: tudo para dentro do tacho, cozinhou e serviu. A bom preço. É natural que funcione bem. E eu gosto bastante de cozido à portuguesa.
A corrente é específica mas pelos que consta é só para chatear. Creio que li, que as correntes de dez funcionam perfeitamente.

Gosto desse tipo de experimentações, e existem delas bem conseguidas. Agora esse salto de 36 para 42 parece-me tudo menos harmonioso. É a minha opinião.

Cumprimentos
 

Meninho

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Boas Joel,

concordo ctg, ao olhar para a cassete e ver a diferença do 36 para o 42 dá a ideia que o desviador
tem de fazer um esforço enorme para conseguir puxar a corrente para cima.

Mas como disse anteriormente e penso que no teu post confirmaste este set está mais que estudado e testado
para funcionar na perfeição.

Eu pessoalmente na zona onde ando com o 34 á frente não utilizo o 42
(quando me desloco para as maratonas levo o prato 32 cmg eh eh eh) conforme o acumulado e acidentado do terreno
(e forma fisica na altura) opto por um ou outro.

Os pratos trocam-se em 1 minuto sem qualquer problema até para mim que sou um leigo em questões de mecânica,
quanto á corrente de 10v funcionar não posso opinar pois não tenho experiência de tal.

Um Abraço e boas pedaladas!
 
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Duck

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Uma transmissao XX1 fica brutal numa bike, quando passei de uma pedaleira tripla para dupla adorei, agora passar de uma dupla para um XX1 agradaria me a ideia, mas não sei se conseguisse ter andamentos tanto leves para subir como para velocidade..

Já que estamos a falar em transmissões dá para colocar pratos redondos num pedaleiro ROTOR??
 

Pmiguel

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meninho, tu com o prato 32 sentes nessecidade de meter na cassete o 42 ou o 36 chega bem?
quanto á modificaçao da cassete 11-36 para 42 pelo mecanico de marinhais eu acho excelente e pelo que tenho visto nao é um salto assim tao diferente do xx1, nao sei como ele fez mas deve de ter tirado o carreto 11 e substituiu-o pelo 42, se foi este o caso fica perfeito em subida mas perde velocidade de ponta e o prato 32 esgota muito, o 34 deve ser o indicado.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Meninho, qualquer desviador traseiro de 10v mais recente que seja Sram type 2 ou Shimano Shadow+ (como é o caso da F29 C3) também dificulta o movimento do braço do desviador num sentido para impedir a corrente de saltar, tal como o XX1. Aliás, foi a Shimano que se lembrou disso em primeiro lugar!
Mesmo com um prato comum de singlespeed não é tão facil que a corrente salte por não ter dentes mais baixos para facilitar as mudanças.

Duck, é claro que podes colocar qualquer prato nos cranks Rotor, desde que a furação seja compatível. Os cranks Rotor têm as furações mais comuns de 4 ou 5 furos, por isso mais fácil não há.
 

Meninho

New Member
Boas,

Duck, andei 3 anos com pedaleiro Agilis da rotor e penso que dá para colocares pratos normais desde que tenha a mesma furação.

Pmiguel, ainda não coloquei o prato 32, tenho andado com o 34 que para a zona onde ando/treino (palmela - arrabida)
dá perfeitamente subidas mais duras tipo vigia ou cai de costas faço em 34/28 ou 34/32 e ainda tenho 2 de reserva a 36 e a 42

a rolar em 34/10 dá para fazer velocidades interessantes tipo em estradão rolar a 40, 45 kms/h a 90, 100 de cadencia.

Pela experiência que vou tendo da utilização do XX1 penso que estando em boa forma na zona onde ando a relação 34/10 é a mais indicada.

Pelo sim pelo não quando vou para maratonas em que o acumulado é elevado e o terreno é tipo rompe pernas
levo o prato 32 e antes da prova troco.......é 1 minuto.


Espero ter ajudado!
 
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Pmiguel

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muito e muito obrigado meninho, faltava esta confirmaçao eu realmente ja tinha subido o cai de costas e aquela subida super inclinada das cruzes em 32-36 mas a bike nao era minha, vou comprar uma 29 e vou rodar em 34t-11/36 com carreto single speed, como ando sempre pela arrabida nao preciso de mais
 

wawando

Member
Em relação à solução cujas imagens o Fernado A. pôs na pag 25, qual é a vantagem em vez de ter o mesmo prato à frente? É pelo peso do desviador da frente e manípulo, uma vez que o prato é o mesmo? E valerá a pena? É que o mesmo prato à frente dá mais 10 mudanças e a consequente optimização de performance de pedalada e conforto, a trás dá só +1 mudança e não sei quantas dores de cabeça já referidas...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Pmiguel, o Meninho usa prato 34T mas com os 42 dentes da cassete XX1, bem diferente dos 36 das cassetes de 10v. Analisa bem de que relações precisas, existem sites e uma tabela cá no fórum para isso.
E sou só eu a achar a subida do cai de costas nada de especial? eheh!

wawando, além do peso a maior vantagem é a simplicidade, nunca se está no prato errado, nunca se perde tempo a mudar de prato, está sempre pronto para pedalar. Isto relativamente a todas as soluções com só um prato à frente, não apenas a essa solução adaptada.
 

lpsferreira

New Member
Peço desculpa mas ou estás muito forte ou fazes subidas muito softs, ainda há dias em conversa com o Rui lavarinhas ele se queixava das relações e tu ainda não foste ao 42...
 
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